Chrome vai gastar menos bateria e a Google só pode agradecer ao Edge e à Microsoft

38 Comentários

Ao longo dos anos a Microsoft sempre tentou bater a Google num dos seus principais campos. O combate entre o Edge e o Chrome sempre existiu e isso tem sido visto a cada nova versão que vai sendo lançada.

Com a passagem para o novo Edge, baseado no Chromium, todos ficaram na expetativa do que seria criado. A verdade é que o Chrome só tem a ganhar com esta chegada. As melhorias vão surgir e entre elas consumos de bateria muito menores.

Edge Chrome Microsoft Google bateria

O Edge traz novidades no campo da energia

A filosofia do Chromium permite que qualquer um possa contribuir para a sua progressão e melhoria. É um projeto de código aberto e que está livre para ser avaliado e usado. Claro que isso pressupõem que seja retornado código.

Com esta ideia, a Microsoft tem contribuído para melhorar este browser e os seus concorrentes diretos, curiosamente. Este cenário já foi visto no passado recente e agora volta a repetir-se. Novamente está focado nos consumos de bateria, prometendo sobretudo melhorias ainda maiores.

Edge Chrome Microsoft Google bateria

A Microsoft vai contribuir para o código do Chrome

O código está já submetido para a Google, devendo ser incorporado muito em breve, em versões que os utilizadores possam usar e comprovar as melhorias. Vai passar a avaliar o estado da ligação à rede elétrica e gerir assim os consumos e os recursos.

Da primeira colaboração, a Microsoft focou-se na forma como os vídeos são guardados em disco, diminuindo assim os consumos de energia. Este código foi incorporado e está já em utilização nas versões mais recentes do Chrome e de todos os browsers baseados no Chromium.

Edge Chrome Microsoft Google bateria

A Google só tem a ganhar com esta novidade

É curioso como depois de várias vitórias no campo dos consumos de energia, onde a Microsoft levou várias vezes a melhor, esta volta a ser uma preocupação. Para além disso, é também par si uma área de atuação.

A gigante do software consegue assim dominar esta área e poupar energia, dando mais tempo de utilização do seu browser. A Google, por seu lado só pode agradecer esta ajuda e tornar o seu Chrome ainda melhor.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    …neste momento pessoalmente o chrome, está a perder, passei tudo para o edge e como browser alternativo Firefox,.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      É precisamente essa a minha opção também…Edge como browser principal e Firefox como alternativa! Já há muito que nem tenho o Chrome instalado nos pcs…

    2. Avatar de SRF
      SRF

      Caro,

      Caso não tenha reparado, o Edge passou a ser baseado no Chromium, que é nada mais do que a Open Code project do Google Chrome.
      Em suma o Chromium, MS Edge e Chrome irão partilhar o mesmo engine, o que trará de certeza muitas lágrimas de alegria a muitos Devs de UI/UX.
      Cumprimentos

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Para o consumidor isso não interessa. O que interessa é que agora não temos de aturar os serviços da Google que o chrome tem e para quem não usa muitos produtos da Google não interessam para nada e só estão lá a gastar recursos. É o edge a nível de performance por causa disso está mais rápido do que o chrome e gasta menos recursos de bateria e isso nota-se. Eu sei que a Microsoft também introduziu lá os seus serviços mas muitos menos porque para quem usa Windows muitos deles já estão no sistema operativo.

      2. Avatar de Toder
        Toder

        Baseado no chromium não quer dizer que saje o mesmo que o Google Chrome. O opera ou Firefox já não sei qual, não era baseado no chromium? É olha que a diferença entre eles é grande

        1. Avatar de João
          João

          Chromium≃Chrome≃MS Edge≃Opera≃Brave≃Falkon

          (Chromium≃Safari -> mais ou menos – visto que o Blink foi um fork do WebKit da Apple (que por sua vez era um Fork do KHTML do KDE)… mas as diferenças não são muitas)

          A unica coisa que é realmente “diferente” é o Firefox…
          Sendo por isso que todos os projectos que tem a privacidade em conta se baseiam maioritariamente nele.

          Firefox≃Tor Browser≃Waterfox≃PaleMoon≃IceCat≃IceDragon

    3. Avatar de José
      José

      Esse tem sido também a minha opção. Edge como principal e o Firefox com secundário.

    4. Avatar de Dc
      Dc

      A mim é precisamente ao contrario, Firefox principal, edge secundário e o Safari para um ou outro site.

    5. Avatar de Felipe Cardoso
  2. Avatar de Miguel Mendes
    Miguel Mendes

    Tenho o Windows 10 Enterprise e ainda não fui oferecido o novo Edge.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      O novo Edge não é oferecido por update. Tens que fazer o download na página.

    2. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      As versões Enterprise e Education estão fora da oferta
      Se realmente queres o ChrEdge, há soluções para essas versões, procura na Internet.

    3. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Miguel Mendes,faça o download daqui—>(https://www.comss.ru/page.php?id=6246.Pode) escolher entre 32-bit e 64-bit.A instalação é por ficheiro MSI, claro.Espero ter ajudado. 🙂

      1. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        tu deves ser maluco de todo, ir buscar o edge numa pagina russa? se não sabes ajudar esta quieto!
        https://support.microsoft.com/pt-pt/help/4501095/download-the-new-microsoft-edge-based-on-chromium
        ou nas paginas do pplware também tem links oficiais

  3. Avatar de rikardo pereira
    rikardo pereira

    eu ja ha muito que uso o opera .. tanto no telemóvel como no PC

  4. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Mais monocultura.

    Só recomendo uma única coisa: Firefox.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Portanto quando falas em monocultura…é uma referência a ti mesmo! Não tens interesse no que se passa fora das tuas “janelas”…existe um animal a quem os donos fazem isso mesmo ao colocar umas palas para que não se “distraiam”!

      1. Avatar de João
        João

        aqui eu concordo com o Carlos…

        quanto as palas, dantes estas eram postas ao burros… agora não!!! Está tudo mais moderno!!!
        Agora são postas a + de 60% das pessoas

  5. Avatar de A MORTE
    A MORTE

    Edge está perfeito!!

  6. Avatar de Jonithu
    Jonithu

    O Edge está espetacular e pouco a pouco estou a migrar para o novo Edge e que já uso há muito as versões betas.

  7. Avatar de manuzka
    manuzka

    Enquanto o scrol se fizer aos repelões…não migro definitivamente…

    1. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      O scrol está mesmo suave…
      Mas mesmo assim não mudo

  8. Avatar de ALen
    ALen

    Nada melhor que o Brave

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Concordo plenamente!
      O melhor navegador sem dúvida.

  9. Avatar de joaquim
    joaquim

    safari+1blocker – em tudo que é apple
    firefox+ublock origin – em tudo que é windows

    1. Avatar de João
      João

      na minha humilde opinião, neste momento, quem quiser realmente usar alguma coisa baseada em Chromium no Windows só Brave, Falkon ou Edge (pessoalmente acabo por optar mesmo pelo Edge, por estar integrado com o Windows…)

      No entanto, sem dúvida, Firefox em 99,999999999999(9)% do tempo

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Francamente, eu até sou utilizador de muitos serviços da Google e sempre fui utilizador do Chrome. No entanto, há que dizer que este Edge está… incrível!

    Esteticamente parecido com o Chrome (um plus na minha opinião) mas tem a sua própria identidade, compatível com os add-ons do Chrome, muito mais rápido, mais otimizado em algumas funcionalidades do Windows 10. No fundo, é um Chrome com menos defeitos e isso é bom. Vamos ver como o Marketing da MS irá agora promover o produto (normalmente um calcanhar de Aquiles da empresa), porque o produto em si é muito bom.

    Depois de décadas a falhar (que resultaram numa QM superior a 60% pelo Chrome), a MS acertou em cheio desta vez.

  11. Avatar de Ivone Ribeiro
    Ivone Ribeiro

    Quem decide continuar com o Google Chrome, e com a Google como faz? Pode instalar ou é proibido ou se persistir somos bloqueados? Alguém sabe.

  12. Avatar de Louis
    Louis

    O edge canary é bom porque gasta menos bateria e é possível usar os addons do chrome

  13. Avatar de Victor
    Victor

    FORA DESTE ASSUNTO
    Caro Sr Pedro Simões, acabo de receber o android 10 para o Nokia 7 plus 30 dias após o anúncio de lançamento para este modelo.
    Receba cumprimentos e bom trabalho

  14. Avatar de cK
    cK

    Faltava só mesmo agora um SO móvel da Microsoft! Assim era um mundo perfeito… Na minha opinião claro

  15. Avatar de Diogo
    Diogo

    Eles estão a contribuir para o projeto Chromium, e não para a Google como dizem no artigo.

  16. Avatar de Pedro Resende
    Pedro Resende

    Mas alguém já olhou para o código em questão ? Trata-se apenas para situações em que se esteja a utilizar media (video e audio)…. Acham que vai fazer uma grande diferença para uma utilização normal de consulta de sites ?

  17. Avatar de Jota
    Jota

    Não gosto da nova actualização do Edge para telemóveis, porque deixou de ter o botão Home, e por isso vou deixar de usar!

    1. Avatar de Emerson
      Emerson

      Não excluiu. É só apertar “…” logo abaixo que ele está lá.

  18. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    Meia dúzia de linhas num projeto de milhões