Mais um golpe na Google! Huawei vai usar mapas e serviços da TomTom nas suas apps

18 Comentários

Apesar de todas as limitações a que tem sido sujeita, a Huawei tem conseguido ultrapassar a ausência da Google. Esta é uma restrição imposta, que muitos pensavam ter um impacto negativo.

É verdade que a marca chinesa tem mostrado ser superior a qualquer um destes embargos e consegue já dispensar a Google. Isso é reforçado com uma novidade que surgiu agora. A Huawei e a TomTom selaram ontem um acordo para a utilização dos mapas e serviços da empresa dos Países Baixos.

Huawei TomTom Google mapas serviços

Uma nova parceria com a Huawei e a TomTom

A luta da Huawei contra o embargo a que tem sido sujeita tem revelado uma empresa capaz de se reinventar. Depois de perder o acesso aos serviços da Google, criou os seus e tem já propostas de apps para todos os gostos. O mesmo tem acontecido nos smartphones, onde o Mate 30 é o exemplo.

Onde a Huawei tem mesmo de se focar é agora na oferta de serviços, para colmatar a falta do que a Google disponibiliza. Se a maioria está também já coberta, há ainda áreas onde precisa trabalhar para se tornar realmente independente.

Huawei TomTom Google mapas serviços

Mapas para o ecossistema da marca chinesa

A mais recente, e onde tinha uma lacuna, veio diretamente da TomTom. As necessidades de serviços de mapas e funcionalidades de navegação para o ecossistema Huawei parece estar agora suprido. Um novo acordo entre estas duas empresas tratou desta parte de forma total.

Não são conhecidos ainda pormenores deste acordo, mas sabe-se que a Huawei vai usar a oferta da TomTom para tudo o que esteja relacionado com serviços de mapas para as suas apps e para os programadores que usam a sua loja.

Huawei TomTom Google mapas serviços

Cada vez menos dependente dos serviços da Google

Esta aproximação vai mais longe e a Huawei poderá usar não apenas os serviços de mapas, mas também a informação de trânsito e o software de navegação. Estes vão estar sobretudo abertos para a integração em aplicações dentro do seu ecossistema.

Na verdade, e segundo a própria TomTom, este acordo estava já estabelecido há algum tempo, mas apenas agora foi anunciado. Revela também que a Huawei parece mesmo estar a dispensar a Google e que provavelmente terá uma oferta similar ao que esta tem para os smartphones.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Não têm YouTube…

    1. Avatar de Robert Soares
      Robert Soares

      instalas lol simples. Tens uma versão bem melhor chamada YouTube vanced que basicamente é o youtube mas sem publicidade, sem lixo, sem propaganda a meio de videos, e podes ter ecra desligado e continuar ouvir os videos. e 100% funcional no Huwaei

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        +1
        Eu uso e é mesmo top

      2. Avatar de barf
        barf

        E como se comporta com o consumo de dados? Utiliza o plafond “youtube” ou ao “normal” ?

        1. Avatar de Fak
          Fak

          Barf

          Muito provavelmente gasta plafon normal, já que a app YouTube é closed source e o YouTube vanced deve usar outros meios de aceder aos vídeos…

          Realista

          Mas também há alguma problema em ir à net e sacar a app YouTube? Tens tantos sites, tens apk4fun, apkcure, etc. Até podes ir à apptoide (portuguesa) sacar a app do YouTube e todos os outros serviços Google se quiseres…
          O meu smartphone também não vinha com serviços Google, no meu caso, fui à apk4fun, saquei o apk do YouTube e da playstore (para poder atualizar o YouTube) e voila, também de serviços Google só uso YouTube mesmo.

          É com cada remoinho na cabeça desta gente…

      3. Avatar de The boy
        The boy

        Obrigado, não conhecia.

      4. Avatar de Joao
        Joao

        Tenho a aplicação no meu p30 pro..,e recomendo.,

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Ou o GetTube…

  2. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Mais um golpe na supremacia dos EUA. :)))

    1. Avatar de pauloj
      pauloj

      ignorância, não é de admirar o estado do país.
      Para tua informação, china e google são ótimos amigos mais do que com os EUA provavelmente. Além disso, informaçaes extra, gratis, se não fossem os EUA, tudo era praticamente comuma ou socialista na Europa, a liberdade e o estilo de vida (o que não é ruim, mas tende a piorar graças aos socialistas e à extrema esquerda) que tens hoje é muito gracas a eles.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Como que se a esquerda fosse má, as extremas é que são e temos varios exemplos disso na historia, prefiria muito mais viver na europa do que na americs, so se vive bem na america com um bom ordenado, não há serviços sociais nenhuns, só por dizer que tens mais “liberdade” que apenas significa que paga menos impostos, ou seja, tens a liberdade de ficar com o teu dinheiro todo, mas a Europa é muito melhor, há serviços sociais e ajudas sociais para todos e tudo, há hospitais publicos, além de que la eles se importam com o ambiente e o planeta ao contrário do bolsonaro e dos EUA

  3. Avatar de Bruno
    Bruno

    A vida encontra sempre novos caminhos. Não é pelo Trump meter um pedra grande no rio que o mesmo cai deixar de correr.
    Vamos lá ver se isto não se vai virar contra ele e as empresas de lá a longo prazo.

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    E ainda por cima uma empresa dos Países Baixos.

  5. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    A Microsoft deveria usar a Huawei como exemplo e voltar ao mercado com energia. Não tarda e temos o Huawei 11 para postos de trabalho

  6. Avatar de irlm
    irlm

    Licença vitalicia do mapas, quantos mapas tem?

  7. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Golpe porque? A Huawei está-se a focar no mercado Asiatico, onde por sinal o Google Maps é menos proveitoso e completo. Cada vez mais a Huawei será uma marca para os chineses e não para os ocidentais. Quem perdeu e perde é a Huawei porque ao não ter serviços Google que têm as provas dadas, anda a dar aos poucos que agora forem comprar fora da China, Huawei, serviços de qualidade inferior aos da concorrência no Android e por isso as vendas na Europa vão sendo cada vez menores

  8. Avatar de eu
    eu

    De tudo o que já li sobre este assunto, para mim, esta é sem sobre de dúvidas a maior bofetada ao Trump e o maior golpe à Google.
    Lembro-me do GPS da tomtom, hora bem, desde que uso GPS 🙂

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    É assim mesmo, quem fica a perder são os EUA. A UE aproveita os espaços vazios deixados pelos EUA para entrar no mercado chinês e ao mesmo tornar as suas empresas mais competitivas.