Alerta: Temperatura dos oceanos bateu recordes em 2019

17 Comentários

O planeta Terra está mais quente que nunca! Há muitos estudos que compravam tal situação e recentemente confirmou-se também que os oceanos atingiram recordes em 2019, no que diz respeito à temperatura.

A informação foi publicada na revista científica Advances in Atmospheric Sciences e os investigadores lançaram um alerta para o aquecimento global.

Alerta: Temperatura dos oceanos bateu recordes em 2019


De acordo com o estudo agora revelado, a água dos oceanos esteve mais quente especialmente entre a superfície e uma profundidade de 2.000 metros no ano passado.

Do estudo fez parte uma equipa internacional de 14 cientistas de 11 institutos de todo o mundo e também conclui que os últimos 10 anos foram os mais quentes nos registos das temperaturas globais dos oceanos.  

Alerta: Temperatura dos oceanos bateu recordes em 2019

Temperatura média dos oceanos sofreu um aumento de 0,075 ºc

De acordo com o estudo, a temperatura média dos oceanos aumentou no ano passado em cerca de 0,075 graus centígrados face à média de 1981-2010. Para atingir essa temperatura o oceano terá absorvido 228 sextiliões (228 seguido de 21 zeros) de joules de calor. 

Na verdade, são muitos zeros. Para facilitar a compreensão fiz um cálculo. A bomba atómica de Hiroxima explodiu com uma energia de cerca de 63.000.000.000.000 (63 biliões) de joules. A quantidade de calor que colocámos nos oceanos do mundo nos últimos 25 anos é igual a 3,6 mil milhões de explosões de bombas atómicas em Hiroxima

Este aquecimento medido dos oceanos é irrefutável e é mais uma prova do aquecimento global. Não há alternativas razoáveis além das emissões humanas de gases com efeito de estuda para explicar este aquecimento

Lijing Cheng, principal autor do estudo

 

Os investigadores alertaram que o aquecimento global está a aumentar, mas que felizmente se pode inverter a situação, usando-se a energia de forma mais sábia e proveniente de fontes diversas. Desde 1970 que mais de 90% do calor do aquecimento global foi absorvido pelos oceanos, com menos de 4% desse calor a ir para a atmosfera ou para a terra.

 

Leia também…

NASA: Experiências mostram que o fogo no espaço é mais perigoso que na Terra

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Tem que subir mais. É muito pouco e a água vai continuar fria para ir a banhos cá no norte. Água à temperatura boa não pode ser só lá para o reino do Algarve!

    1. Avatar de cra2sh
    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nem no Algarve. Só teve água de jeito lá para o fim de Setembro.

    3. Avatar de Space Cowboy
      Space Cowboy

      Hahahaha, win!

    4. Avatar de PGomes
      PGomes

      Por acaso, se a temperatura continuar a subir mais 2 a 3ºc, vai alterar a circulação da corrente quente do golfo do México. Sem esta corrente marítima, as temperaturas na Europa ocidental vão diminuir consideravelmente.
      Repara que estamos à mesma latitude que Nova Iorque. Mas temos temperaturas mais elevadas. Eles têm um inverno cheio de neve. Nós não.

    5. Avatar de Justino, o Justo
      Justino, o Justo

      Já esteve muito mais quente. Querem no entanto fazer-nos crer que agora está a bater recordes.

      1. Avatar de PGomes
        PGomes

        Tens razão. Estamos no Holoceno do Período Quarentenário, ou seja uma época menos fria de uma Era do Gelo.
        Logo, já tivemos no nosso planeta climas muito mais quentes.
        Mas o problema não é esse. O problema é a velocidade a que a temperatura altera, pois caso não haja tempo para as espécies se adaptarem, incluído a nossa, o resultado pode ser uma extinção em massa.
        Tem em conta também que a nossa civilização, para todos os efeitos, apenas viu o Holoceno. As nossas primeiras civilizações começaram apenas há cerca de 12000 anos. O Holoceno começou há 11.650 anos.
        Nós não temos qualquer adaptação para climas muito mais quentes ou frios e o mesmo se aplica há maioria das espécies de animais e plantas que comemos.
        Para piorar a coisa, não há registo geológico de um aumento tão rápido de CO2 na atmosfera e isso significa que temos qualquer exemplo de o que poderá significar para o futuro.

        1. Avatar de Space Cowboy
          Space Cowboy

          Precisamente!

  2. Avatar de powerverde
    powerverde

    “não há alternativas razoáveis além das emissões humanas de gases com efeito de estuda para explicar este aquecimento”
    A sério? Ao menos podiam ir buscar um cientista para ajudar a investigar….

    1. Avatar de Justino, o Justo
      Justino, o Justo

      Esqueceram-se da história geológica do planeta. Coisa de somenos. Típico nos dias que correm ao sabor das modas…

  3. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    ºC – graus Celsius desde 1948.

  4. Avatar de Abreu
    Abreu

    E um perigo para a população, 1 a temperatura da água do mar muito alta vai fazer tempestades cada vez mais destrutivas 2 se muda correntes nos oceanos devido ao aquecimento da água vocês nem sabem o que vem a caminho.. e a destruição da planeta causado por esta praga de 2 patas que só vê dinheiro a frente, quando não for possível fazer agricultura vão papar notas de EUR e dólares…

    1. Avatar de Justino, o Justo
      Justino, o Justo

      Está descansado que o planeta vai tratar da extinção desta e de outras espécies. O homem tem dado uma ajuda ? Sim. Mas tens de estudar um pouco mais a história geológica do planeta. O planeta já foi mais quente como também já foi mais frio. Tivemos a sorte de viver num período de relativa acalmia geológica, e por isso surgiu esta espécie (nós). Mas tudo acabará para nós. Para o planeta será mais um ciclo. Até que o Sol…tenha o seu ciclo. E… pum ! Tudo resumido a pó…

  5. Avatar de eu
    eu

    Que suba mais pois eu acho que 2019 foi o verão mais ventoso, mais frio e a água estava gelada.

  6. Avatar de gonsa
    gonsa

    É neste tipo de comentários que se vê a mentalidade e consciência dos humanos. “Quero é andar de carro, comer carne e tomar banho em águas quentes. O resto que se lixe.”
    Pronto. Aí têm o resultado.
    Prevejo que a vida dos vossos filhos e netos seja mais tentar sobreviver com as condições adversas do planeta deixadas por nós do que disfrutar da vida como nós fizemos.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Qual resultado?

    2. Avatar de Justino, o Justo
      Justino, o Justo

      O planeta é que vai tratar de ti. Não és tu que estás a tratar do planeta.