Novas matrículas: Palavras obscenas não serão permitidas

78 Comentários

Estão a chegar as novas matrículas! Foi em fevereiro de 2018 que se ficou a saber que Portugal iria ter novas chapas para identificação de carros. Atualmente as chapas têm quatro algarismos e duas letras, mas vão mudar!

Depois de terem sido aprovadas em setembro de 2019, agora foi a vez do Presidente da República promulgar o diploma do Governo. As novas chapas de identificação não vão permitir palavras obscenas ou menos próprias.

Novas matrículas: Palavras obscenas não serão permitidas


Novas matrículas são palavras obscenas ou menos próprias

Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), esta nova combinação terá uma maior longevidade. Pela primeira vez, as letras Y, K e W farão parte das matrículas portuguesas.

O número de combinações permitirá ter 28 milhões de matrículas diferentes. Além da alteração das letras e números, as novas matrículas dos carros podem perder referência a mês e ano.

Novas matrículas: Palavras obscenas não serão permitidas

As novas chapas de identificação permitem também a formação de “palavras obscenas” ou menos próprias. No entanto, sabe-se que esse tipo de combinações não serão permitidas. Existem também determinadas sequências que estão reservadas

  • AP-00-00 – reservadas a veículos da Marinha Portuguesa
  • GNR x-0000 – reservadas a veículos da Guarda Nacional Republicana (GNR)
  • MX-00-00 – reservadas às viaturas do Exército Português
  • AM-00-00 – reservadas para a Força Aérea Portuguesa
  • Existem ainda algumas especiais reservadas a funcionários em missões internacionais ou diplomatas, com caracteres a vermelho, entre outras chapas de matrícula menos populares.

Leia também…

Novas matrículas dos carros podem perder referência a mês e ano

Comentários

78

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé das iscas
    Zé das iscas

    E eu a pensar que ia haver do tipo:

    XX-69-XX
    CO-69-NA
    AN-00-AL

    Etc… Lol

    1. Avatar de moonlightz
      moonlightz

      PI-00-LA

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Já FO-5T-ES

      1. Avatar de Realista
    3. Avatar de Antonio
      Antonio

      Para os menos atentos.
      As novas chapas de identificação permitem também a formação de “palavras obscenas” ou menos próprias. No entanto, sabe-se que esse tipo de combinações não serão permitidas. Existem também determinadas sequências que estão reservadas

      1. Avatar de Kingdastreet
        Kingdastreet

        Setembro 2020: a realidade é outra e já há nomes obscenos na estrada

        1. Avatar de Hugo Nabais
          Hugo Nabais

          Então podes mostrar referências?

          1. Avatar de kingdastreet
            kingdastreet

            https ://www.reddit.com/r/PORTUGALCARALHO/comments/ilsn4d/quem_disse_que_as_matr%C3%ADculas_novas_eram_foleiras/

            Há mais nestes subs (r/portugal incluído). É só procurar.

  2. Avatar de cat
    cat

    E outros idiomas, como o inglês ?

    SU – 33 – CK
    FU – 69 – CK

    1. Avatar de moonlightz
      moonlightz

      Se eu percebi, K Y W estão reservados para veiculos importados.

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Mesmo que assim fosse, o que duvido muito, continuam a haver milhares de veículos importados com a possibilidade de terem isso escrito.

        Além de que vão também tirar palavras do português Brasil/angolano?? Não acredito nisso. Devem limitar-se às palavras mais conhecidas em português e inglês e chega. Vão continuar a haver carros com matrículas que vão valer mais 🙂

      2. Avatar de helder alexandre assunçao lages rodrigues
        helder alexandre assunçao lages rodrigues

        Vão fazer parte das matrículas portuguêsas não vão ser reservada para importados

    2. Avatar de Edexote
      Edexote

      K não pertence ao alfabeto português, não tem nada que aparecer nas matrículas.

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Claro que pertence. Tás completamente desatualizado LOL tens que idade? É que já faz parte do alfabeto há 30 anos….

        1. Avatar de Nuno Oliveira
          Nuno Oliveira

          Realmente, uma letra que faz parte do nosso alfabeto desde o acordo de 1990…

      2. Avatar de Celta
        Celta

        Como se escreve kilo ou será quilo???

        1. Avatar de Bruno Miguel Luis
          Bruno Miguel Luis

          Quilo de quilograma…kilo não existe, talvez possa ser um estrangeirismo

        2. Avatar de André
          André

          kilo e kilómetro
          kart e kartódromo

      3. Avatar de Bernardo Alves
        Bernardo Alves

        Ai não?

    3. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      SUCK não é palavra ofensiva.
      Pode é ter um contexto ofensivo mas isso é outra coisa!

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    ME-33-DA!!! Queria mesmo uma matrícula original. 🙁

  4. Avatar de cat
    cat

    WW-00-WW
    TR-00-PA
    SN-00-PY
    PP-00-PY
    TR-11-PE
    TR-01-AN
    PA-61-NA
    LA-71-NA
    PA-60-DE

      1. Avatar de Ricardo silva
        Ricardo silva

        VA-91-NA

    1. Avatar de André
      André

      Tiraste um dia para inventar isso tudo..?

      1. Avatar de cat
        cat

        5 minutos … estava aborrecido. A minha “cabeça” é assim 😉

  5. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    VA 00 CA
    CO 00 NA
    PU 00 TA
    PI 00 CA
    ou seja.. Não ver ter muitas séries loooool

    1. Avatar de Ricardo Dias
      Ricardo Dias

      AN 00 US
      AN 00 AL
      OR 00 AL
      PI 00 LA
      CU 00 BA

  6. Avatar de Antero Monteiro
    Antero Monteiro

    Estou para ver se já mudaram o modelo para os motociclos e já inclui o P de Portugal.
    Segundo um email que recebi do IMT já vem com essa alteração.
    “Na sequência de proposta deste Instituto, foi aprovada na passada semana uma alteração legislativa que vem nomeadamente criar o modelo de chapa de matricula para os veículos de 2 rodas, já com o símbolo identificativo da Comunidade Europeia e de Portugal conforme o modelo já em vigor para os automóveis.”

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    São letras…a mente das pessoas é que levam isso a mal. Enfim!

  8. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Vai haver bronca com isto.

  9. Avatar de Louro
    Louro

    Já comecavam era a ter matriculas personalizadas.

  10. Avatar de Patanisca
    Patanisca

    Já não vai haver…. BI-69-CO ? Ohhhhhh

  11. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Vai haver muitas engraçadas:
    ZE-00-ZE
    XI-00-XI
    BO-69-BO
    XU-69-XU
    LA-00-ME
    LU-00-LU
    CL-69-IT
    FA-00-DO
    LA-00-DO
    JI-00-ZZ
    LI-00-CK
    PR-00-IK
    TW-00-AT
    AS-69-SS
    AN-69-AL

  12. Avatar de já foste
    já foste

    quem vai controlar o que é considerado uma palavra obscena ou não? o que para uns pode ser obsceno para outros não…

  13. Avatar de Papa figos
    Papa figos

    Passa a existir o KO-00-NA.

  14. Avatar de milkshaker
    milkshaker

    Daqui a pouco com tanta obscenidade, terão de arranjar outra forma, porque vocês irão ver “obscenidade” nos 28 Milhoes de combinações 🙂

    1. Avatar de FilipeOS
      FilipeOS

      +1

      Não me veio a cabeça nenhuma até que comecei a ler os comentários.. lol

    2. Avatar de Nuno Oliveira
      Nuno Oliveira

      São bem mais de 28 Milhões! Portanto estão a contar excluir muitas 🙂
      Sem exclusões nem reservas são mais de 45 milhões, portanto muito está reservado ou excluído…

  15. Avatar de Ok
    Ok

    FO-69-DA
    TE-00-TA

  16. Avatar de Zé da Costa
    Zé da Costa

    Modelo errado de matrículas criado/proposto por funcionários pouco qualificados pagos por todos nós!
    O modelo perfeito seria: AA-999-20. Aumentava-se um algarismo mas lucrava-se espaço eliminando o ano é o mês, já que 20 seria o ano da viatura. Com 2 letras e 3 algarismos seria possível 676.000 matrículas por ano, já que em Janeiro de 2021 as matrículas passariam a terminar em – 21. Tornando assim um sistema de matrículas eterno!

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      E os sistemas informáticos que já estão parameterizados para este tipo de matrículas .. xx-xx-xx ..

    2. Avatar de Dono da Internet
      Dono da Internet

      Isso era perfeito demais para ser implementado em Portugal

    3. Avatar de Raquel
      Raquel

      Vendem se mais do 676k por ano amigo…….lá se vai a esperteza..

      1. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Vendem? Em que ano?
        Nos últimos 3 anos nem a 1/3 chegou…

  17. Avatar de Francisco Rodrigues
    Francisco Rodrigues

    Não são 28 milhões, mas sim 45 697 600 combinações de matrículas.

  18. Avatar de Nabiça
    Nabiça

    Brilhante mesmo era ter o Hyundai Kona com a matrícula KO-00-NA e com muita co… lá dentro hehe.

  19. Avatar de NMGF
    NMGF

    Com tantas restrições, por causa das palavras ditas obscenas, a sequência destas matrículas vai-se esgostar num instante…

  20. Avatar de Alberto Cruz
    Alberto Cruz

    É claro que ninguém gostaria de ser identificado por alguma palavra obscena na matrícula, mas tão grave como isso é ser identificado pelo mês e ano do seu carro. Felizmente ainda não apareceu um patarata com poder para exigir que o povo é obrigado a tatuar na testa o dia, mês e ano para não haver equivocaçōes. O certo é que até às data ninguém me conseguiu explicar para que serve a identificação da data nas matrículas. Pelo que parece a polícia não tem, através da matrícula forma para identificar o ano e mês da matrícula.

    1. Avatar de Pierre
      Pierre

      Concordo! Os equívocos são sempre originados pelas equivocações.

    2. Avatar de Carol
      Carol

      Tem sim. Se o Auto SAPO tem a polícia so não tem se n quiser. São BD que existem comercialmente no mercado e que são disponibilizadas pelo IMT a entidades como a ACAP e grandes grupos do retalho automóvel.

  21. Avatar de Ricardo Alves
    Ricardo Alves

    K, Y e W?? Mas desde quando é que isso são letras do alfabeto português? Há alguma palavra portuguesa com essas letras?? Palhaçada…

    1. Avatar de cat
      cat

      Desde o acordo ortográfico de 1990 ? Duh !

    2. Avatar de JC
      JC

      Foi adoptado em 1990 por causa do sistema internacional de unidades. K para kilo (kg, kW, km) e o W para o Watt. O Y foi por causa do Yoda, unidade de medida da Força.. May the Force be with you! 😉

  22. Avatar de Carlos Barreiro
    Carlos Barreiro

    Eu quero LO-00-OL

  23. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Devia ser como na Alemanha e provavelmente outros países, a matrícula é atribuída à pessoa, ou seja pode vender o carro e comprar outro, mas a matrícula é a mesma, retira do que vende e coloca no novo carro.
    Na casualidade de possuir dois carros, a matrícula é a mesma, mas obviamente só poderá circular um dos carros.
    Por exemplo, no caso de um casal, se ambos conduzirem e tiverem dois carros, cada um terá que ter a sua matrícula, pois não podem circular duas viaturas com matrículas iguais.
    Por cá é o método que vemos, obviamente que é muito mais lucrativo para o estado!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Na Suíça é semelhante.

  24. Avatar de Celta
    Celta

    Poderia ser as matrículas personalizadas e se uma família tiver 2 ou 3 carros é só colocar um quadro na matrícula igual ao do ano com 01, 02 e 03.

  25. Avatar de Manuel
    Manuel

    Bastava acrescetar um alarismo. TIPO (AA-111-111) daria para 150.000.0000 de matriculas. E assim acabava com esta confusão.

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Mais fácil era eliminar as vogais das sequências.

  26. Avatar de NA.81.CA
    NA.81.CA

    Portanto quem gere isto acha que duas letras no início e duas no fim com números pelo meio podem formar palavras obscenas… genios!

    Espero que os atuais detentores de matrículas com CU processem quem de direito por dualidade de critérios e discriminação.

  27. Avatar de FranProdigy
    FranProdigy

    Em Portugal nada é permitido, uma tristeza. Noutros países pode-se personalizar, aqui são uns puritanos que até dá vergonha alheia.

  28. Avatar de Cat
    Cat

    Há cada imaginação

  29. Avatar de Apolo
    Apolo

    Ora FO-64-SE…

  30. Avatar de Ricardo Gomes
    Ricardo Gomes

    Então e já começou esta série ou não?
    No site de pesquisa de seguros por matrícula já aparece seguro para matricula AA-00-AA mas…

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Se já ha uma com seguro é porque já começou…

  31. Avatar de caganotas
    caganotas

    RA-00-TA

  32. Avatar de caganotas
    caganotas

    CA-00-GA nisso

  33. Avatar de PEDRO CARLOS
    PEDRO CARLOS

    CO 00 NA
    XI 00 XI
    AM 00 OR
    QE 00 QA

    ALGUNS EXEMPLOS

  34. Avatar de Anon
    Anon

    Para acabar com os problemas todos, acaba-se com as matrículas e pronto! Afinal precisamos delas para quê?

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Para passarem multas.

  35. Avatar de Bicho
    Bicho

    AT 00 UP
    A VER PELO RETROVISOR (A MATRÍCULA) É OUTRA OPÇÃO DE QUE NÃO SE PODE ESQUECER

  36. Avatar de Bicho
    Bicho

    AT 00 UP
    A VER PELO RETROVISOR (A MATRÍCULA) É OUTRA OPÇÃO DE QUE NÃO SE PODE ESQUECER

  37. Avatar de Jonny
    Jonny

    Bom o meu novo carro ta pra chegar e termina em QU a matricula, sei la… smp tem alguma fonetica curiosa.. nada de especial mas pelo menos ja sei o que me chamam quando tiver a conduzir mal…