Novas matrículas dos carros podem perder referência a mês e ano

59 Comentários

Sabe aquela zona a amarelo nas matrículas com a referência do mês e ano? Tal pode deixar de fazer parte nas novas matrículas. A informação é do próprio Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

As alterações à regulamentação dizem respeito à mudança da série de 00-AA-00 para AA-00-AA.

Novas matrículas de carros podem perder mês e ano


A notícia está a ser avançada pela Agência Lusa que refere que podem existir mudanças nas novas matrículas de carros. Numa mensagem datada de outubro, a que a agência Lusa teve acesso, o IMT refere que…

Importa alertar que as alterações à referida regulamentação decorrentes da introdução da nova série de número de matrícula poderem vir a contemplar, no caso das chapas destinadas a automóveis, a eliminação da inscrição do ano e mês da primeira matrícula e remoção da correspondente área de cor amarelo

Portugal: Conheça já o novo Documento Único Automóvel (livrete do carro)

Novas matrículas para quando?

A passagem para a nova série, constituída por dois grupos de letras e outro central de dois algarismos, estava prevista para o final de 2019, mas as vendas do setor automóvel ainda não atingiram o fim da atual série.  De acordo com a ACAP em 2019 total de 267.828 veículos em 2019, dos quais 5.575 pesados e 262.253 ligeiros (223.799 de passageiros e 38.454 de mercadorias).

Como se pode ver na imagem seguinte, as novas matrículas serão constituídas por um grupo de duas letras, seguido de um grupo de dois algarismos e outro grupo de duas letras. A separação é feita através de traços. A confirmar fica então se terá o mês e ano.

Novas matrículas de carros podem perder mês e ano

Segundo o IMT, a nova série permitirá atribuir cerca de 28 milhões de matrículas.

Leia também…

Portugal: Novas matrículas dos carros aprovadas! Saiba como vão ser

Partilhar:
Tags:

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Quim
    Quim

    Excelente. Não faz falta nenhuma. É só para o vizinho saber de que mes é o carro.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Ou se é importado ou não.

  2. Avatar de João Sousa
    João Sousa

    Ora uma boa noticia para os carros importados…agora sim vão passar despercebidos.
    Para os mais atentos que nos usados usavam essa informação a seu favor vão ficar a arder…

  3. Avatar de poiou
    poiou

    Uma vez que em Lisboa há zonas proibidas a carros a partir de uma certa idade, e as matrículas irão perder a data, então a polícia municipal já tem acesso à base de dados das matriculas? Ou estamos em Portugal e vão aparecer as matrículas sem data, e só daqui a uns anos é que é dado acesso à base de dados?

  4. Avatar de Tiago Eusébio
    Tiago Eusébio

    Eu cá acho piada saber através do mês/ano em que série as matrículas vão e se os carros são importados ou não.
    Apenas por motivos de curiosidade. Até porque não é porque a matrícula do vizinho deixa de ter o mês/ano que vou deixar de saber que o carro é novo…… como se isso me interessasse.

  5. Avatar de Guedesnet1969@
    Guedesnet1969@

    Portugal é o único país da Europa onde as matrículas têm o ano e mês!

    1. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      Mês e ano sim, mas ano tens:
      Suécia
      Itália
      Inglaterra (os 2 nrs a seguir às letras sao a identificação do ano)
      Chipre
      Entre outras que tal como a inglaterra usam na própria numeração ou codificação uma parte dedicada a identificar o ano.
      E em muitos paises tens na matricula a região. Prefiro o ano e mês, que dizer na minha matricula qual a minha cidade.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        +1
        Pelo menos incluir o Ano faz sentido.

        1. Avatar de LA
          LA

          +1
          Também acho que o ano faz sentido.

        2. Avatar de Navi
          Navi

          Não faz sentido, neste pais vale tudo, um inspector impmicou com falta de tinta amarela, querendo apresentar nova matricula ,pagando nova inspeção

    2. Avatar de manuel jose morais ribeiro
      manuel jose morais ribeiro

      Andas a ver muito mal

  6. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    sempre achei estranho a matricula ter o ano e o mes! Nao ha outro pais europeu com essa informação na matricula!

  7. Avatar de radamel
    radamel

    Então e a retroatividade? O meu carro já chumbou na inspeção por o amarelo estar “bastante” descolorado.

    1. Avatar de Navi
      Navi

      Vergonha, o meu também.

    2. Avatar de tony
      tony

      sem estar a ser racista os ciganos nem matricula eles tem na carrinha e passam sempre na a com cada coisa neste país

  8. Avatar de Philippe Marques
    Philippe Marques

    E depois de ZZ-ZZ-ZZ o que vai acontecer ?
    Começar de novo por 00-00-01 ?
    O bug do ano 2000 : 1999 –> 2000 ie 99 –> 00
    Alguem faz algo de intelligente, chega outro, nao compreende e assim fica.
    Congrats guys you’re so smart.

    1. Avatar de Philippe Marques
      Philippe Marques

      Até gostava de compreender como fizeram os parametros : (36 ^ 6 ) + (36 ^5) + (36^4) + (36 ^3) + (36 ^2 ) + (36 ^1) + (36^0 ) = ??? ( 26 letras + 10 numeros) ^n n=0..6 ( compreendo que so ha numeros en ^3 e ^4 ) mas mesmo assim. ???

    2. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Tens permutações como 99-XXX-9, X-999-XX, etc.

      Portugal não é o único país com matrículas alfanuméricas com 6 caracteres

      https://en.m.wikipedia.org/wiki/Vehicle_registration_plates_of_the_Netherlands

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      ainda faltam 446.008.576 matrículas para esgotar este formato…

  9. Avatar de pedro
    pedro

    Não faz sentido ano/mes na matricula, é pleonástico, e aproveitavam era para acrescentar uma serie de 4 letras em vez de 2 … tínhamos sistema para mais de 50 anos …. mas esta gente só pensa no curto/médio prazo !!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      os carros vão acabar antes das 446.008.576 matrículas que faltam neste formato

  10. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    Mas é só para novos? Ou depois posso fazer no meu matrículas sem ano e mês? Eu odeio ver aquele amarelo

  11. Avatar de Louro
    Louro

    É agora que o pessoal pode comprar importar um carro com uns anos e andar a dizer aos vizinhos que comprou um carro novo.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Portugueses a ser Portugueses , sempre mais preocupados com os outros que com eles…

    2. Avatar de manuel jose morais ribeiro
      manuel jose morais ribeiro

      Só se o vizinho for cego

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Basta que seja um modelo que ainda esteja no mercado e que tenha saído há uns anos atrás ou que o vizinho nao perceba do assunto.

    3. Avatar de tony
      tony

      toda a gente tem carro importado pois eles veem de fabricas no estrangeiro aaahaha nao percebo esta tara por carros importados

  12. Avatar de Marco
    Marco

    Até 1994 não tinham ano e mês, depois passou a ter, agora vão tirar de novo?
    Alguém anda aborrecido por não ter nada para fazer!!!

    1. Avatar de lumia
      lumia

      Não foi em 1994! foi a partir de 1998.. que começou o ano e mês nas matriculas…

  13. Avatar de Caetano
    Caetano

    Não se preocupem, antes de acabar a sequência actual chegam as matrículas digitais. No entanto eu tinha uma solução a preto e branco ainda, bastava um QR Code. Acho que o pessoal iria gostar.

    1. Avatar de Tuga
      Tuga

      Era e depois quando te pisassem as unhas e não parasse, sacavas o I-Phone inicializavas a aplicação para ler QR Code da matricula…

  14. Avatar de Guedesnet1969@
    Guedesnet1969@

    Olhem pra Holanda, a nemeraçao é ugual à nossa!

    1. Avatar de Guedesnet1969@
      Guedesnet1969@

      Numeração

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      A Holanda não existe desde dia 1 de Janeiro
      Países baixos *

  15. Avatar de Theboice
    Theboice

    Para quando as matrículas das motos com a simbologia do país para evitar ser multado por exemplo em espanha…

  16. Avatar de não importa o quê
    não importa o quê

    As matriculas deveriam ser identificadas por zona geográfica, vai um tipo do Porto para Lisboa, não conhece vai a apalpar terreno, leva umas buzinadelas valentes, se estivesse na matricula a zona penso que o pessoal iria ser mais brando e compreender! No que toca a barra amarela, ainda bem que desaparece…

    1. Avatar de Navi
      Navi

      Sim,pois os meliantes agradeciam,sabendo que és de fora

    2. Avatar de tony
      tony

      só quem percebe de economia de paises sabe que regioes nao sao ilhas sao todas um todo de um país

  17. Avatar de JB
    JB

    E se tivessem localidade?

  18. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Assim os donos de carros importados deixam de ter vergonha.

    Mas e as matrículas das notas? Vão passar a estar legais para andar fora de Portugal? É que não têm a banda azul e o pessoal tem de colar aquele dístico branco que em certos modelos é impossível.

    1. Avatar de Tiago Eusébio
      Tiago Eusébio

      Vergonha porquê?

  19. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Quando dava jeito marcar bem a distinção entre que podia e quem não podia colocou-se o mês é o ano. Tempo das vacas gordas e feira das vaidades. Agora que o parque está a ficar todo velho há que esconder a miséria. Pobre país de aparências bacocas.

  20. Avatar de Auto
    Auto

    Realmente só num pais de caramelos é que existia uma matricula com o ano e o mês, está no documento único, as autoridades que vejam, é o mesmo estigma das palas que piroso.!!.. O que os outros países fazem ou têm é problema deles o nosso é que interessa, p português mete sempre os países à baila…..

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      “os outros países fazem ou têm é problema deles”
      logo depois de teres chamado os outros países à baila
      “só num pais é que existia”

      ahahahahah ahahahahah ahahahahah

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Inicias o teu comentário a falar dos outros países depois dizes que o que os outros países tem é problema deles.

      Mais um que quer dizer aos vizinhos que tem um carro mais novo que aquilo que na verdade tem.

    3. Avatar de tony
      tony

      basta ler alguns comentarios aqui, falam tanto nos carros importados mal sabem que so temos a autoeuropa e psa citroen em mangualde entre outras o resto e tudo importado ehehe das fabricas ou pensam que e fabrico portugues eheheeh

  21. Avatar de Vasco Pereira
    Vasco Pereira

    Como é óbvio, o ano e o mês da matrícula estimula o consumo. Para um país pobre que importa muito mais do que exporta (vai-nos valendo o turismo para tentar remediar) tudo deveria ser feito para travar as importações

  22. Avatar de LA
    LA

    Pelo menos o ano faz todo o sentido. No caso de 2020, seria 20 em cima e vinte por baixo.

  23. Avatar de Tuga
    Tuga

    Para dizer a verdade acho as matriculas portuguesas das mais “farsolas” que existem em termos de estéticos. Então com a zona amarela ainda pior. Não serve para nada.
    Vou vos contar, tive um carro em que o mês estava errado (comprei novo foi o stand que colocou a matricula e levantei o carro no mês 12) o carro era de 11 e na matricula estava 12, já o carro tinha 10 ou 12 anos quando na inspecção periódica viram e fizeram-me fazer novas matriculas, ou seja fui parado em operações de fiscalização pela policia, fui várias vezes à inspecção e só depois um reparou, eu já tinha reparado à muito, mas tb não foi no imediato. Em relação a ser importado a informação está no DU, não necessita estar na matricula.

  24. Avatar de Vítor
    Vítor

    Por mim até podia ficar ano e mês desde que tirassem o amarelo. De qq das formas acho completamente desnecessário ter essa info nas chapas. Tbm sou contra a colocar a zona ou localidade do veículo, pois a dimensão do país não exige. Já existiu em Espanha e terminou pois dava azo a vandalismos estúpidos principalmente por causa do futebol.
    Keep it simple.

    1. Avatar de Toze
      Toze

      totalmente de acordo!

  25. Avatar de Nobre Luso
    Nobre Luso

    Incrível a imaginação de alguns “especialistas”…
    Como é que uma conjugação de 2 letras + 2 algarismos + 2 letras (AA-01-AA) pode fazer um palavrão?…
    Expliquem com um exemplo!
    Nem um vernáculo se consegue escrever!
    Nem vale a pena perder tempo a experimentar…

  26. Avatar de Mario rui
    Mario rui

    È uma vergonha a matricula ter o mes e o ano sò mesmo em portugal os portugueses mandar uma carta ao partido do Dr andrè ventura e dizer chega de andare com o ovo estrelado

  27. Avatar de ORLANDO SANTOS
    ORLANDO SANTOS

    Boa Nobre Luso, até que enfim alguém reparou nesse pormenor. Eu lembrei-me de uma: co-11-na. Será? Ou a nossa mente é que é perversa? Então e por que é que incluiram palavras obsenas e calão no dicionário atual?

  28. Avatar de ORLANDO SANTOS
    ORLANDO SANTOS

    Já agora: PU-21-TA +
    PI-53-LA + XO-69-TA + MA-87-MA

  29. Avatar de Vítor
    Vítor

    Está confirmado. As matriculas vão perder a indicação de ano e mês. Vão ser proibidas obscenidades. Saiu ontem em Diário da República.

  30. Avatar de tony
    tony

    lol todos os carros sao importados acho piada essa tara acham que os carros sao todos produzidos em portugal ou seja sao importados das fabricas no estrangeiro da marca 😀 ahaha