Google baniu câmaras da Xiaomi do seu Assistente por razões de segurança

18 Comentários

Nos dias de hoje é cada vez mais comum termos câmaras de vigilância nas nossas casas. Estas integram-se de forma única com os assistentes virtuais e permitem que sejam consultadas em qualquer lugar.

A Xiaomi já entrou neste mercado e tem algumas propostas certamente bem atrativas. O problema é que estas têm uma falha grave de segurança e por isso, a Google retirou-lhes o acesso aos seus serviços, em especial ao seu Assistente.

Xiaomi câmaras Google segurança assistente

Novos problemas para a Xiaomi

Apesar de disseminadas pelas casas, as câmaras inteligentes têm níveis de segurança muito baixos. Acabam facilmente na Internet a difundir as imagens dos seus donos, algo que ninguém quer e sobretudo que dificilmente conseguem controlar.

Se muitas vezes os problemas estão nas configurações aplicadas, noutras têm causas bem diferentes e muito mais preocupantes. É esse o caso da Xiaomi, que perdeu agora acesso aos serviços da Google por culpa de um relato de problemas graves de privacidade.

As câmaras estão a violar a segurança mais básica

O caso que deu início a este processo surgiu inesperadamente no Reddit, reportado pelo utilizador /r/Dio-V. Afeta uma Xiaomi Mijia 1080p Smart IP Security Camera e do que se sabe, esta está ligada a um Google Home.

O problema é que em vez de ver as imagens da sua câmara Xiaomi, este utilizador tem estado a ver imagens de outras. Estas surgem algumas vezes em vídeo e outras em imagens estáticas. Do que revelou, ambas estão com as versões mais recentes de firmware e foram igualmente compradas novas.

A Google bloqueou o acesso ao seu Assistente

Para impedir a propagação deste problema e a perda de privacidade, a Google já tomou medidas preventivas. Bloqueou o acesso de todas as câmaras ao seu assistente virtual, impedindo assim que este problema grave se propague a outros equipamentos e a outros utilizadores.

A Google também já está em contacto com a Xiaomi para detetarem o problema e posteriormente para o resolver. Até lá, e durante a correção do problema, as câmaras da Xiaomi vão estar impedidas de usar os serviços da Google.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PTdoNorte
    PTdoNorte

    Pedro Simões ai esse Português
    é cameras e nao camaras

    1. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      Tens a certeza? Então passa por exemplo no site da Canon e vais ver… Há dias tive a mesma dúvida…

    2. Avatar de golo
      golo

      é camaras(português), cameras(brazil)…

      portanto ai esse português é para ti.

      1. Avatar de VAR
        VAR

        Para ti também, em português é Brasil.

    3. Avatar de Paulo Jorge
      Paulo Jorge

      Penso que as duas formas são correctas, sendo Câmera (um brasileirismo) e Câmara, Português europeu.

      1. Avatar de FilipeOS
        FilipeOS

        Não está correcto as duas não. Se estamos em PORTUGAL é CÂMARA, não camera 🙂

        1. Avatar de Paulo Jorge
          Paulo Jorge

          Não é por ser um brasileirismo que temos de banir a palavra do nosso dicionário…

          câ·me·ra
          (latim camera, -ae ou camara, -ae, tecto abobadado, abóbada, arco)
          substantivo feminino
          O mesmo que câmara.

          “camera”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/camera [consultado em 03-01-2020].

    4. Avatar de carlos costa
      carlos costa

      As duas formas estão correctas

  2. Avatar de António Marques
    António Marques

    Não foi só as câmeras, eu tenho uma lâmpada Phillips/Xiaomi e deixou de dar ontem no Google Assistant, fiz o unlink da conta Mi Home e…já não aparece mais.

    1. Avatar de EB
      EB

      Aconteceu-me exatamente o mesmo ontem por volta das 18h

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ainda existe muito pessoal tolo usar camaras ligadas a internet dentro de casa, depois ficam admirados…

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Mesmo.

      Câmaras dentro de casa só ligadas ao gravador, e depois acede-se ao gravador via computador que esse sim está ligado à Internet, visto que os computadores são muito mais fáceis de proteger que os gravadores e as próprias câmaras onde basicamente é quase impossível proteger as mesmas a menos que sejam excelentes programadores, façam as vossas próprias câmaras/ gravadores e tenham muitos amigos excelentes programadores/ analistas dispostos a testar se fizeram tudo bem… pouco ou mesmo nada realista.

  4. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Eu bani o assistente da Google por razões de segurança.

    1. Avatar de FilipeOS
      FilipeOS

      Por razões de segurança tens de te banir da internet em si porque nada é seguro..

  5. Avatar de Marcos Silva
    Marcos Silva

    no meu caso foi as luzes e a no google home ja nem aparece o mi home para adicionar contas… tenho algumas xiaomi philips e a integracao cloud nao funciona

  6. Avatar de Zémanel
    Zémanel

    Quem põe uma camara online em casa pode fazer conta que pode estar a ser vigiado. Portanto um “capuz” dá sempre jeito em situções mais intimas.