A evolução não para e muitas tecnologias morreram nesta década! Quais as principais?

12 Comentários

Se fizermos um exercício de retrospetiva relativo à última década, sem dúvida que a evolução tecnológica foi incrível! No entanto, esse fenómeno ditou a morte de algumas tecnologias, marcas, dispositivos e serviços. Quais os principais?

Nesta equação, o smartphone foi um elemento crucial para as mudanças que vimos acontecer. No entanto, a cloud e outras tecnologias foram igualmente revolucionárias nos últimos anos.

A evolução não para e muitas tecnologias morreram nesta década! Quais as principais?


O iPhone foi apresentado em 2007, mas a grande democratização dos smartphones deu-se na presente década. Este pequeno gadget que carregamos connosco para todo o lado foi um dos responsáveis por uma evolução incrível da tecnologia. Não obstante, desta vez olhemos para os dispositivos e serviços que morreram nos últimos dez anos.

Leitores de MP3

No início do século XXI, com o aparecimento do iPod da Apple e a música em formato MP3, deu-se o crescimento dos leitores de MP3. Estes pequenos dispositivos mudaram por completo a maneira como ouvimos música.

Acima de tudo, tal passou a ser mais simples, cómodo, rápido e até barato! Para além do iPod, outra grande figura deste segmento de produtos foi o Zune da Microsoft que se veio a revelar um fracasso gigantesco.

Ironicamente, o iPod foi um ponto de partida para o iPhone… E este, juntamente com os restantes smartphones que foram criados, ditaram a morte deste tipo de gadgets! Mais recentemente, o Spotify e restantes serviços de streaming de música elevaram a capacidade dos smartphones ainda mais além na reprodução de música.

Serviços de comunicação

Atualmente, a comunicação pela Internet é feita sobretudo através de e-mail… E pelos serviços do Facebook! WhatsApp e Messenger são as principais figuras. Para além disso, iMessage, Telegram, Skype e mais alguns continuam relevantes, mas sem a dimensão dos dois pesos pesados do Facebook.

Não obstante da realidade atual, há uns anos a comunicação na Internet era feita de forma muito diferente! O Windows Live Messenger (MSN) foi líder indiscutível, especialmente junto dos mais novos. AOL, Yahoo! e BlackBerry Messenger – popular no segmento corporativo – foram igualmente figuras de destaque.

Estes serviços serviram como molde para o que temos hoje em dia e ainda são muitos os internautas com saudades de algumas funcionalidades que desapareceram para sempre.

CD e DVD

É cada vez mais rara a presença do CD e DVD nas salas de estar e estúdios dos utilizadores. Há uns anos, estes pequenos discos eram local para armazenamento de músicas, filmes, séries, arquivos e todo o tipo de conteúdo… Quem se lembra de recorrer a CDs para instalar um sistema operativo, software ou até mesmo para atualizar o sistema de navegação do carro?

Os serviços de streaming, como a Netflix, e as ligações à Internet ilimitadas e cada vez mais rápidas foram responsáveis pela morte destes pequenos discos brilhantes. A somar aos referidos anteriormente, o armazenamento flash e a cloud foram igualmente importantes neste desfecho.

Desse lado, qual acha que foram os gadgets, serviços e tecnologias em destaque a desaparecer nesta década? Partilhe a sua opinião nos comentários!

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco Sousa
    Marco Sousa

    Acho que é sempre necessário fazer uma certa distinção entre “morte” de uma tecnologia e o facto de ter simplesmente saído do mainstream. Apesar de tudo quem ainda há quem prefira comprar os filmes em Blu-ray , comprar a sua música quer seja em formato físico ou em download.
    Os leitores áudio dedicados portáteis têm tido um grande ressurgimento nos últimos anos e alguns são tão ou mais caros que a maioria dos smartphones flagships.
    Às vezes não é uma questão de simplesmente uma tecnologia melhor vir substituir outra. Às vezes vem apenas o caso de vir satisfazer um use case que é mais popular, mas não satisfaz os use cases de outro tipo de utilizadores.

    1. Avatar de RM
      RM

      +1
      Eu gosto de ter os MEUS CD’s.
      Para dar um exemplo em relação aos leitores MP3/DAP, os Astell & Kern A&ultima SP2000 custam apenas $3500.

    2. Avatar de eu mesmo
      eu mesmo

      Exacto, eu prefiro muitas vezes instalar um SO por CD/DVD que propriamente por uma pen bootable.

      1. Avatar de Fernando Dias
        Fernando Dias

        Eu trato das minhas máquinas e das de alguns amigos de borla. Aprendi com o tempo que tenho de ter um leitor de CD/DVD USB para utilizar nos equipamentos que ja não tem estes dispositivos. Pois já sei que comentários não vão ser muitos e a deitar abaixo no entanto vou aqui deixar duas dicas:
        CD/DVD ainda tem um preço mais baixo que uma pen o problema maior é o seu tamanho.
        CD/DVD depois de gravados e fechada a sessão não apanham virus.
        Pen se metida num pc com virus é provavel que também fique infectada.
        As minhas pen que não são de boot têm a escrita na raiz protegida para as proteger de infecções.
        Pen também avaria e ainda custa mais do que um CD/DVD

        1. Avatar de PeterOak
          PeterOak

          O mesmo se passa comigo! Cd’s de tudo e mais alguma coisa e, claro está, um leitor de CD/DVD externo que liga por USB. No entanto, por vezes também faço alguns trabalhos com pens bootaveis, mas nunca deitarei fora os meus cd’s.

          1. Avatar de Fernando Dias
            Fernando Dias

            Eu faço o mesmo. O problema é que já começa a ser difícil encontrar CD/DVD de qualidade a vender. Os melhores são os da Taiyo Yuden fabricados no Japão. Enquanto venderam DVD Plextor apesar de mais caros foi sempre os que comprei. Tenho alguns com mais de 10 anos e ainda estão ok. Só encontrei uma loja on-line em inglaterra que vende DVD desta marca que é a https://www.svp.co.uk/

    3. Avatar de Jorge RIBEIRO
      Jorge RIBEIRO

      Lá por ainda haver gente a usar não significa que a plataforma estaja morta ou prestes a morrer. Obviamente que ainda há mercado para todos os produtos acima mencionados mas esse mercado é residual comparado com o que havia na decada passada ou no inicio desta. Plataoformas como MS-DOS ou a Atari 2600 estão mortas há decadas e não é por isso que ainda hoje não haja jogos a ser lançados para essas plataformas porque haverá sempre um mercado reduzido criado por saudosistas. Eu contra mim falo que ainda hoje jogo 16bits no hardware original e nasci em 94 no ano de lançamento da PS1 e a Sega saturn já tinha um ano, mas isso não significa que a Super Nintendo o a mega drive não sejam plataformas mortas.

  2. Avatar de RM
    RM

    Leitores de MP3, também conhecidos como DAP, mortos !?
    Se isso fosse verdade, não havia actualmente MP3/DAP a custarem centenas ou milhares de €.

  3. Avatar de Sergio
    Sergio

    Se por morte entendermos aquilo que as massas consomem, o artigo está perfeito.

    Mas uma curiosidade, em 2010 no palacio do gelo em Viseu, fui abordado por uma empresa que pretendia mostrar/expandir/vender um relogio inteligente.. essa empresa penso que nunca vingou, e hoje em dia os smartwatchs já possuem uma boa cota de mercado =P

  4. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    tecnologia de cd e dvd morta…. hummm… não parece.. isso é um exagero
    Existe muitos municípios que no âmbito do processo digital (licenciamentos outros) que só aceitam a instrução de processos com recurso em exclusivo a essa tecnologia dita “morta” nesse formato apenas para suporte de ficheiros…
    por isso morta… nem por isso, apenas uma redução do uso face ao antigamente.

  5. Avatar de Rui Fernandes
    Rui Fernandes

    Pois , eu prefiro , ainda , comprar vinil do que todas estas formas e gadgets (inovadores). É tudo uma outra clase e , diga-se de passagem , QUALIDADE…Saravá !!!

  6. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Para mim o IPod continua a ser o melhor produto que a Apple tem, claro que é a minha opinião, tenho quase todos os IPod que saíram até hoje e è por isso mesmo que digo que as baterias da Apple são uma boa porcaria, tenho vários iPod com a bateria estragada, à dias o touch 6 ao carregar a bateria inchou tanto que descolou o visor, valor do arranjo numa loja oficial 160€ .