Microsoft vai trazer mais uma excelente novidade para as GPU usadas no Windows 10

18 Comentários

A Microsoft tem desenvolvido o Windows 10 a um ritmo elevado. Nos últimos meses têm sido muitas as novidades que são mostradas como quase prontas a serem lançadas, em áreas que até agora eram esquecidas.

Uma novidade poderá chegar em breve, sendo útil para muitos utilizadores. É algo que o Windows 10 já merecia há anos e que agora finalmente vai surgir. Está dedicada às GPU e vai permitir controlar melhor que se passa nestas.

Windows 10 Microsoft GPU temperatura novidade

Ainda mais informação das GPU para o Windows 10

Com a última grande atualização a ser apenas uma simples correção de problemas, espera-se muito da próxima que vai ser lançada. A 20H1 será disponibilizada no início de 2020 e, por isso, os utilizadores esperam por todas as novidades que já deviam ter sido lançadas.

Mesmo com esta lista pronta e quase pronta, há ainda espaço para algumas novidades serem preparadas pela Microsoft. A mais recente surgiu na build 18963 e mostra que há ainda espaço para inovação e para a criação de melhorias.

Falamos da novidade que surgiu no Gestor de Tarefas, onde é possível ter ainda mais informação sobre as GPU instaladas e em utilização. Falamos em especial das externas, que melhoram a utilização do Windows 10, ao nível gráfico.

Windows 10 Microsoft GPU temperatura novidade

A Microsoft tem a temperatura como novidade

O que esta build trouxe ao Gestor de Tarefas é a possibilidade de ver a temperatura a que estes elementos estão a funcionar. Por norma tendem a atingir temperaturas elevadas e é importante controlar. Até agora havia a dependência de aplicações externas para ter esta informação.

Algo que não está presente é um histórico associado a estes registos. Apenas está disponível a temperatura atual e só esta pode ser consultada. A Microsoft poderá em breve complementar a informação com este registo temporal de temperatura.

Depois de testes com esta novidade, tudo aponta para que seja incorporada já na próxima grande atualização. Está madura e será extremamente útil para os utilizadores do Windows 10, que assim podem controlar mais um parâmetro das GPU.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de informado
    informado

    No Linux já existe há anossssssssssss

    1. Avatar de José
      José

      E depois? Estamos a falar de Windows, não de linux!

  2. Avatar de HG
    HG

    O título está um pouco confuso.

    1. Avatar de Felipe Cardoso
  3. Avatar de BlaCkKnight
    BlaCkKnight

    “Microsoft vai trazer mais uma novidade…” O que é novidade para eles, é comum para o resto do planeta.
    Podiam fazer é alguma coisa sobre a questão da privacidade dos utilizadores do W.10

    1. Avatar de José
      José

      Para o resto do planeta? Hum… serão os dois ou três por cento que não usam Wobdows no pc? Deve ser.

      1. Avatar de José
        José

        Queria dizer como ė óbvio: windows.

      2. Avatar de Zé

        2% ou 3%? Não há dados porque é um SO gratuito, mas duvido que o linux tenha conquistado menos de uns 15% dos utilizadores de computadores em todo o mundo. E depois há os utilizadores do mac, que aumentaram bastante nos últimos 10 anos. Pessoalmente, conheço muita gente que se virou para o linux, muitos após o fim do suporte ao windows xp. Outros virar-se-ão dentro de em breve para esse SO, após o fim do suporte ao windows 7, como forma de fugir às práticas pouco éticas da micro$oft, e à necessidade de fazer upgrades de hardware dos seus pc’s, para conseguirem correr o windows 10, que não tem quaisquer benefícios em relação ao w7. É apenas mais vistoso, mais inclinado a impor a sua vontade ao utilizador (actualizações forçadas, por exemplo), menos tolerante a personalizações e a software mais antigo, e menos amigo de privacidades, em relação aos seus antecessores…

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          “Não há dados porque é um SO gratuito”, totalmente irrelevante se assumires que todos tem aceso a internet.

          Com acesso a internet tens estatísticas dos browsers, de programas, updates etc etc.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Não há dados mas é no mínimo 15%.
          Se não há dados então podemos afirmar que não existe 1 único utilizador….

  4. Avatar de Leonardo Miguel
    Leonardo Miguel

    De notar que muitas das novidades no W10 estão relacionadas com a atualização do wddm (Windows Display Driver Model) para a versão 2.7, mas apenas suportado pelas gpu’s mais recentes.

    Poderá ver se a sua gpu suporta a wddm 2.6, abrindo a aplicação dxdiag

    As novidades para a wddm 2.7: Windows 10 20H1 (10.0.18980) mínimo
    Shader Model 6.5 (6.3 mínimo)
    DirectX 12 Raytracing Tier 1.1 ( muito importante nos próximos jogos, 2020 on)

    Muitos jogos já têm suporte para Vulkan (API), concorrente ao DirectX 12 da Microsoft.

  5. Avatar de Peace
    Peace

    Que excelente novidade. Não caibo em mim de felicidade. Irra

  6. Avatar de Mestre em direito
    Mestre em direito

    A novidade é… que dá a temperatura do GPU?! Who cares? A quem interessa a temperatuda do GPU tem apps da própria empresa ou muito melhores dedicadas (a maioria a OC ou UC).

    Se se encarregassem de acabar com o DX12 e adotassem o Vulkan, e obrigassem a AMD/NVIDIA a enviar os updates de drivers pelo centro de updates do Windows (ou pela loja)… mas nao. Inutilidades.

    1. Avatar de Francisco Morais
      Francisco Morais

      +1

  7. Avatar de SWYK
    SWYK

    Novidade, temperatura kkkkkkj

  8. Avatar de Cassio Luis Riboli
    Cassio Luis Riboli

    Apenas mostra a temperatura

    “Meu Deus que incrível”

    Seria incrível se:

    colocassem abas no Explorer (ficou para os apps)

    Usar os app como gadgets na área se trabalho

  9. Avatar de Danilo
    Danilo

    Não entendi dessa, as fabricantes de VGA já tem softwares específicos, além disso vc mesmo faz suas configurações controlando as linhas de temperaturas ideais para cada VGA ou simplesmente deixando em modo automático! Lá mostra, temperatura, voltagem, velocidade das fans etc etc!

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      é para quem nao usa esses softwares e para quem quer ter algo integrado,

      O facto que terceiros ja terem criado uma funcionalidade nunca é mau ter uma solução nativa