Quantidade de sensores fotográficos nos smartphones está a trazer problemas à Sony

10 Comentários

Longe vão os tempos em que os smartphones tinham dois sensores fotográficos: um na traseira e outro na câmara frontal. A indústria dos dispositivos móveis mudou muito no quesito das câmaras e isso parece estar a trazer problemas à Sony!

A empresa japonesa é uma das principais fornecedoras de sensores para as câmaras de smartphones de várias fabricantes… Com o excesso de procura e a incapacidade em cumprir todas as encomendas, o desfecho pode não ser o melhor!

Quantidade de sensores fotográficos nos smartphones está a trazer problemas à Sony


Hoje em dia, os nossos smartphones podem chegar ao ponto de ter quase meia dúzia de sensores fotográficos. Isto é fruto da evolução que a indústria mobile sofreu nos últimos anos. A qualidade fotográfica esteve sempre como máxima a seguir, sendo que a adição de mais lentes e câmaras foi um passo lógico.

Apesar disso, o hardware das câmaras dos nossos smartphones – sensores, lentes e muito mais – não são muitas vezes produzidos pela própria marca que o vende e desenvolve. Ou seja, veja-se o caso do iPhone da Apple, que recorre a sensores da Sony… E como a Apple, existem muitos casos!

Google Pixel 4 recebe atualização que melhora um dos seus maiores problemas

Nesse sentido, a Sony é uma das principais figuras neste “jogo de câmaras” e, aparentemente, tem tido dificuldades em estar à altura da procura a que é sujeita.

Excesso de procura leva a que a produção de sensores fotográficos não pare durante o Natal…

Segundo o que foi adiantado pelo Bloomberg, a Sony está a lidar com problemas sérios na produção de sensores para câmaras de smartphones. A procura é tal que levou a empresa a ter de trabalhar 24/7, mesmo durante o período do Natal!

CEO da Xiaomi garante que a empresa irá lançar dez smartphone com 5G em 2020

Mesmo assim, a empresa estima que os esforços podem não ser suficientes. Há o risco de, já em 2020, o stock de sensores esgotar de forma total.

A julgar pela maneira como as coisas estão a decorrer, mesmo depois de todo este investimento em expandir a nossa capacidade, tal poderá não ser suficiente. Estamos a ser obrigados a pedir desculpas aos nossos clientes porque simplesmente não podemos fazer o suficiente.

| Terushi Shimizu, executivo da Sony

Para fazer face a esta possibilidade, a Sony está a construir uma nova fábrica para aumentar a produção. Não obstante, a nova fábrica só deverá estar operacional em 2021 e poderá não ser suficiente para cumprir todas as encomendas.

Sony anuncia a irreverente câmara fotográfica Sony RX100 VII

Sony anuncia a irreverente câmara fotográfica Sony RX100 VII

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Este tipo de problemas é o sonho de qualquer empresa, quererem tanto o seu produto/ serviço que literalmente não conseguem produzir mais fisicamente para dar vazão a tanta solicitação.
    Espero que tenham um padrão de qualidade elevado, porque já tive uns auscultadores da Sony cuja qualidade ficou bastante abaixo da minha expectativa infelizmente, tanto relativamente a produtos similares que produziam há uns anos como mesmo a outros produtos similares actuais produzidos por outras marcas. A sony já teve mais cuidado com a qualidade do que produzia do que tem agora.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Já foi muito melhor em qualidade, mas o preço qualidade não é o melhor já há algum tempo

    2. Avatar de Rui
      Rui

      A Sony não é uma Leica, mas tem uma excelente qualidade, ao nível da Nikon e Canon (DSLR).

      Mas compreendo o que diz. Por exemplo no som (alta fidelidade), muita gente pensa que a Sony é o topo da qualidade e……. na realidade estão muito longe disso. Têem um preço elevado, mas a qualidade……. deixa muito a desejar em comparação por exemplo com Denon, Harman Cardon, Onkyo e até para a Yamaha!

      1. Avatar de Luis Santos
        Luis Santos

        A sony pode ter tido alguns bons produtos até aos anos 90,que podiam estar lado a lado com marcas conceituadas dentro do audio .Agora não passa de uma marca de supermercado .Talvez nos AV´s ainda seja opção ,agora audio …

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A Sony era boa quando tinha coisas feitas no Japão. Tenho um sistema Hi-Fi da Sony com mais de 20 anos, e funciona perfeitamente. Fabricado no Japão. Hoje é tudo made in China e sítios assim, e se durar 5 anos já é uma sorte.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Eu também tenho 1 com 20 e tal e às vezes uso, mas já na altura algumas marcas tinham bons produtos e mais baratos, estéticamente aí acho que não davam hipotese.
        acho que pararam no tempo na marioria dos segmentos

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Quando comprei, se querias um sistema Hi-Fi bom era Sony ou Technics.

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Comprem os da samsung lol

  3. Avatar de AlphaB
    AlphaB

    Como a Kenwood nos anos 90 era topo ainda me lembro de ver amplificadores e decks no chiado na loja do Valentim de carvalho de ficar de boca aberta agora não vale nada passou a ser um marca que se perdeu .

  4. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    já se tornou desnecessário meter tantas lentes nos telemóveis, se antes fabricavam 2 sensores em cada tlm, passou a ser 4 5 6 7 lentes em cada tlm…. tanta demanda, torna-se um problema nos próximos anos, claro que há sensores de outras marcas mas não entregam qualidade máxima como a sony entregava os IMX de topo, não querem um topo de gama com sensor, por exemplo da samsung, que tire fotos mediana, mas com o gimmick dos 200mpx

    se a lente principal é wide, o secundário o superwide ou telephoto
    mais valia fazer a lente principal o superwide/telephoto que com software desse para alternar modo normal e superwide/telephoto, poupando a segunda lente

    já a lente para efeito bokeh.. o algoritmo do google camera funciona bem, portanto é quase desnecessário esta lente assim como macro que não apresenta uma grande qualidade fotográfica

    lente híbrida e sensores inteligentes são a solução para substituir telemóveis com 5 a 10 lentes.
    quanto mais lentes, mais propício a avarias ou falhas.