Com o novo elementary OS 5.1… não vai querer mais o Windows 10

60 Comentários

O Windows 10 é provavelmente o sistema operativo mais completo da atualidade. Mas há alternativas igualmente fantásticas e a custo zero. Uma das nossas sugestões é o elementary OS, uma distribuição baseada no Ubuntu e direcionada para desktops.

Hoje vamos ensinar como podem instalar o novo elementary OS 5.1.

Com o novo elementary OS 5.1...não vai querer mais o Windows 10


O  elementary OS 5.1 traz uma nova interface de login e foram também vários os pacotes atualizados. Esta versão chega com o objetivo de melhorar a produtividade dos utilizadores e também com uma plataforma (alternativa) de trabalho para programadores. Pode ver todas as novidades aqui.

Como instalar o novo elementary OS 5.1

Para a elaboração deste tutorial criarmos uma máquinaVirtualrecorrendo ao VirtualBox com as seguintes configurações:

  • Disco: 20 GB
  • Memória RAM: 2 GB

Com o novo elementary OS 5.1...não vai querer mais o Windows 10

Passo 1 –Depois da máquina virtual arrancar com o elementary OS, devem carregar em Try or install elementary OSpara dar início à instalação do sistema no disco.

Com o novo elementary OS 5.1...não vai querer mais o Windows 10

Em seguida escolham o idioma de instalação. Para iniciar a instalação carreguem no botão Instalar o elementary

Com o novo elementary OS 5.1...não vai querer mais o Windows 10

Passo 2 –Indicamos agora o layout do nosso teclado.

Com o novo elementary OS 5.1...não vai querer mais o Windows 10

Passo 3 – Decidam agora se pretendem que o sistema obtenha as últimas atualizações e drivers de terceiro para a placa gráfica e Wi-Fi. Se tiverem tempo, para uma instalação mais demorada, escolham as duas opções.

Com o novo elementary OS 5.1...não vai querer mais o Windows 10

Passo 4>– Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá veraqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opçãoApagardisco e instalar oelementaryque irá proceder à formatação de todo o disco e instalação do elementary OS.

Atenção:Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção>Maisuma coisa.

Com o novo elementary OS 5.1...não vai querer mais o Windows 10

Passo 5 –Vamos agora definir o nosso fuso horário

Com o novo elementary OS 5.1...não vai querer mais o Windows 10

Passo 6 –Neste passo (último passo) criamos o primeiro utilizador assim com a respetiva password. Definimos também qual o nome da máquina.

Com o novo elementary OS 5.1...não vai querer mais o Windows 10

…início do processo de cópia de ficheiros (no meu caso demorou cerca de 20 minutos).

Com o novo elementary OS 5.1...não vai querer mais o Windows 10

O elementary OS vem com uma seleção cuidadosa de aplicações que atendem a todas as necessidades do dia-a-dia. Experimentem e desfrutem do fantástico ambiente gráfico desta distribuição.

elementary OS 5.1

Leia também…

Trocaria o Windows 10 pelo novo Linux elementary OS 5.1?

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PTdoNorte
    PTdoNorte

    Acho que deveria de ser mais “Com o novo elementary OS 5.1… não vai querer mais Macbooks”

      1. Avatar de Romão Ferreira
        Romão Ferreira

        Na hora de fazer baixar pede para pagar $20.00

          1. Avatar de Romão Ferreira
            Romão Ferreira

            Ok obrigado assim já deu

  2. Avatar de Fulano
    Fulano

    Com o novo elementary OS 5.1… não vai querer mais o MacOS.

  3. Avatar de mais do mesmo
    mais do mesmo

    A instalação é igual em praticamente todas as variações do ubunto, podiam era apresentar algo novo, por exemplo, dicas de otimização pós instalação, sugestões de aplicativos com a capacidade de atenuar a mudança de ambiente windows/mac para Linux, isso sim era interessante e talvez levasse alguém a testar linux.
    Estes tutoriais de nada servem são sempre iguais praticamente só muda a interface do instalador.

    Já agora façam a instalção em maquinas reais onde podem surgir problemas numa maquina virtual qualquer um instala Linux.

  4. Avatar de Astrix
    Astrix

    Qual a compatibilidade com software de faturação. Etc? A compatibilidade é exatamente a mesma do Windows 10? Obrigado

    1. Avatar de Vítor M.

      Depende do software. Por exemplo, o Colibri tem total compatibilidade, tem uma versão Linux. Outros, que funcionam na cloud, por exemplo, com avesso via browser, também irão funcionar. Além destes, ainda existem outros com suporte Linux. Só ficam de fora os mais “tradicionais” rígidos para Windows.

      1. Avatar de Antonio Silva
        Antonio Silva

        Caro Vitor

        Os ditos mais tradicionais, que devem ser mais de 95% do mercado são Primavera, PHC, Eticadata, Sage, Artsoft, Centralgest, WInrest, Gestware e muitos outros que só correm em Windows e nem sequer estão presentes na nuvem com versões decentes e completas (alguns com umas mini versões).

        Não devia abrir a boca para dizer asneiras ou defender os patrocinadores. Colibri ? Quantos utilizadores terá?

        Cumprimentos

        1. Avatar de Vítor M.

          António, não são patrocinadores, nós apoiamos o projeto, porque é bom e em muitos casos, melhor que os que citou, mas como não sabe do que fala, pronto, mandou o bitaite da publicidade. Típico.

          Depois, pese o facto de ter interpretado à sua maneira, não citei nenhum desses porque só correm em Windows, e não foi isso que foi perguntado. Esse seu comentário, inútil, poderia ser útil se mostrasse que mesmo esses softwares têm serviços cloud que funcionam em Linux, mas como não sabe, lá mandou a boquica 😉

          Para dar aqui utilidade a este comentário, quero referir que a Primavera tem um serviço muito interessante que pode correr em Linux, chama-se Jasmim. Assim, este software de gestão cloud tem sido uma escolha de muitos empreendedores e PME. É mais do que um software de faturação. Atenção, é grátis para quem está a começar.

          Cumprimentos António, espero ter ajudado.

          1. Avatar de Fernando
            Fernando

            O PHC também ja esta está prensente na versão web.
            Tem ainda opção da loja web

          2. Avatar de Paulo JaPaulo Jaimeime
            Paulo JaPaulo Jaimeime

            epa gostei…tem pessoas que vêem logo com aquela atitude superior de que eles é que sabem e o que os outros dizem é m…. ! Podia ter dado a opinião dele de forma humilde; assim levou com o mesmo tom!

        2. Avatar de Alex
          Alex

          Winrest corre em Linux.

        3. Avatar de carlitos
          carlitos

          Um ERP ou sistema integrado de gestão é algo diferente de um vulgar software de faturação (certificado). Para aprox. 99,9% das empresas portuguesas isto basta ao que se pode acrescentar um office open source do qual só vão aproveitar menos de 50% da sua capacidade e a habitual fotocopiadora para os papéis. That´s it.

        4. Avatar de Alex
          Alex

          Primavera tem versão cloud… enfim!

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Hoje quase tudo funciona na cloud. Apenas necessitas de um browser

      1. Avatar de Antonio Silva
        Antonio Silva

        Se for no seu pequeno mundo.
        IRL (In Real Life) nada ou quase nada funciona na cloud.

      2. Avatar de Alex
        Alex

        Quase tudo funciona na cloud.. Mas ninguém as usa por várias razões…

    3. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Através do Wine a compatibilidade é mais de 80% tudo depende das dll que se encontram na versão do Wine.

  5. Avatar de Rosa
    Rosa

    “Mas há alternativas igualmente fantásticas e a custo zero. Uma das nossas sugestões é o elementary OS, uma distribuição baseada no Ubuntu e direcionada para desktops”…?? Parece-me que é necessario pagar, pelo menos eu não consigo o downlod que não seja a pagar.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Na parte do donativo, podes sempre personalizar e colocar a zero

  6. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Para muita gente, como eu, o DESKTOP tem de permitir ter ícones pois isso faz parte do nosso fluxo de trabalho.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Mas tirando isso e o único clique nos ícones até é uma alegria trabalhar com este SO.

      1. Avatar de Luis Sousa
        Luis Sousa

        No Windows 10 também podes abrir o que quizeres com um click, é só mudares nas defenições do rato. Sobre este SO, gostaria de perguntar ao Pedro Pinto se dá para trabalhar com produtos da Adobe ex. Illustrator ou Photoshop e também programas para produção musical (Daws) como o Studio One ou Protools, obrigado.

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Não sou o Pedro Pinto, mas posso-te responder a isso.
          O Photoshop funciona bastante bem através do wine, o Illustrator vai depender da versão. Quanto a software de produção musical eu uso o FL Studio através do wine sem grandes problemas.

          1. Avatar de Luis Sousa
            Luis Sousa

            Obrigado Diogo, irei experimentar.

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Jorge Santos, existe uma aplicação na loja do elementary que te pode ser útil, deixo aqui o link. https://appcenter.elementary.io/com.github.spheras.desktopfolder/

  7. Avatar de David
    David

    Sair do windows para ir para isso… deve ser para voltar para trás no tempo…

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Bem, parece que tu é que ficaste atrás no tempo.

      1. Avatar de Alê
        Alê

        Que isso?? OS lindo mais ele só é útil para pessoas independentes, não para quem trabalha em empresas grandes que são todas completamente MS!

        1. Avatar de Domdiego
          Domdiego

          Não me parece. trabalho numa empresa pública, tudo MS. Mas em casa não preciso de nada da Microsoft. Quem trabalha em TI lá precisará de algumas coisas, mas nós, os meros curiosos, não.

  8. Avatar de Diogo
    Diogo

    Eu o meu daily driver. Gosto bastante desta distribuição e da filosofia dos seus programadores. A loja de aplicações é óptima com aplicações desenvolvidas especialmente para o elementary e na minha opinião a distribuição que melhor implementou o suporte a pacotes Flatpak. Podiam ter referido isso.

  9. Avatar de carlos
    carlos

    Esta distribuição já tem o bug da rotação do ecrã nos portáteis HP corrigido?
    A última que experimentei, anterior a esta, depois de instalar a par com o windows, rodava o ecrã sempre que iniciava (uso um portátil HP Pavilion 14-ce2002np).

  10. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Eu não confio numa distro que tenha Ubuntu por base.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Porquê? Podes explicar, sff.

  11. Avatar de Boris
    Boris

    Linux é vida, usei muito o fedora, fui para mint Xfce (mais fácil para minha mãe e irmã usar), desde o windows 10 foi lançado (queimou a minha placa de WiFi), desde então tenho gostado muito, no início tem que testar vários sabores do Linux, estou querendo experimentar o elementary quem sabe.

  12. Avatar de Cortano
    Cortano

    Pronto, voltaram os titulos da treta.
    Lançaram aí uma meia duzia de artigos com titulos adequados, mas já voltaram ao sensionalismo ridiculo.

    Já agora, porquê atacar o Windows 10 e não meter antes “Com o novo elementary OS 5.1… não vai querer mais o MacOS”
    Têm alguma explicação lógica?!
    É que ainda por cima, o interface o Elementary é mais parecido com o MacOS do que com o Windows.

    1. Avatar de Alê
      Alê

      Verdade, e essa comparação ninguém faz!

  13. Avatar de JCFB
    JCFB

    Prefiro arch linux e ubuntu com um DE leve

  14. Avatar de Daniel
    Daniel

    De todos os users Linux por aqui, o que aconselham para gravar blu-ray? Eu, na minha partição Windows 7,uso imgburn, mas como não tenho interesse em usar o 10 (nenhuma razão em especial, apenas não gosto), estou a experimentar algumas distro de Linux.
    Na partição secundária do PC, tenho Mint, no pc da esposa, zorin… Mas procuro algum software de cópia… Sei que o imgburn funciona bem com wine, mas gostava de saber um pouco mais… Uma dica?
    Obrigado

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Obrigado, vou tentar 🙂

  15. Avatar de Ask Me
    Ask Me

    Que vergonha de titulo.

  16. Avatar de JMonte
    JMonte

    Uso o Linux Mint no desktop e Macbook Pro como máquina principal, é uma conjugação agradável.

    A razão de eu usar o L.Mint era aproveitar um velho e fiável PC, juntei nele vários HDDs para
    criar a minha versão pobre de um JBOD. Funciona lindamente e poupei algum dinheiro.
    Partilhei os discos com o MBP entro e faço o meu trabalho tranquilamente.

    Fica a dica.

  17. Avatar de Luis
    Luis

    Adoro! Gostava de instalar num mini PC Samsung N102 slim com uma pen e não consigo… Alguém para ajudar?

  18. Avatar de Paulo
    Paulo

    Uma sugestão para a Pplware:
    Artigos sobre como instalar esta ou aquela distro de Linux há “aos montes”, sobretudo com títulos do género “deixe o Windows e passe para ….”
    O que eu vos pedia, se for possível, é um tutorial sobre como instalar Windows 10 e Linux em dual boot. Já procurei e não encontrei, além de que agora há essa coisa da UEFI que nem sei bem como funciona.
    Se eu podia usar o Linux que já vem incluido no Windows 10? Poder podia, mas não é a mesma coisa…

    1. Avatar de Vítor M.

      Viva Paulo. Temos já isso no passado, mas é uma boa sugestão para atualizar o tema.

      Cumps.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Criar dual-boot nem é complicado, por vezes o mais complicado mesmo é quando queremos acabar com o dual-boot.

      @pplware: quando fizerem o tutorial para dual-boot, façam um também em acabar com o dual-boot, em especial se optarmos por só ter novamente o Windows como único boot, principalmente quando a gestão do dual-boot passa a ser feito pelo GRUB da distro linux e não o boot windows.

      Em tempos tive o computador em dual-boot e acabei por retirar o dual-boot porque passava o tempo a ter de reiniciar o PC para trocar de sistema.
      Hoje em dia prefiro ter as distro Linux a correr no Hyper-V (VM nativa do Windows Pro) – claro que depois depende da máquina e dos recursos físicos que podes “dar” à VM.

      1. Avatar de carlos
        carlos

        Experimenta procurar (em inglês) como retirar o dual-boot no youtube e também no google ou outro. No meu caso, procurei no google e youtube e consegui desinstalar o Linux, voltar às partições de origem e depois através de linha de comandos também o Grub/gnub (não me lembro bem do nome, voltando a usar o W10, até terem isto arranjado.
        Já tive o Elementary 5.0 no portátil, e este experimentei, mas volta com o erro do ecrã invertido 🙁 , mesmo em demonstração. Vou ver outras versões, ou pesquisar sobre linhas de comandos sem ter de instalar patches.

  19. Avatar de x
    x

    mike, outro linux? em que ano andas? vais falar a vida toda do mesmo e que todos ja conhecem?
    Achas que disseste alguma coisa nova?

  20. Avatar de Roni
    Roni

    Até não queria, mas ainda preciso do win10.

  21. Avatar de Acogero
    Acogero

    Em muitos casos o Windows ainda é melhor. Por exemplo, para os jogos. Eu trabalho muito melhor no Linux, mas meus jogos rondam somente no Windows. 😐

  22. Avatar de astrix
    astrix

    Olá. Não consigo Instalar na Virtual Box. Da me um erro logo ao início. Tenho o print, onde posso pedir ajuda? Contactei a Pplware no Facebook por msg privada mas não tive resposta. Onde posso pedir ajuda? Obrigado

    1. Avatar de Astrix
      Astrix

      Ja consegui instalar. Tentei abrir um ficheiro excel e não dá. Nao vem com nenhum software. Qual o software free mais parecido com microsoft office? Excel, word, etc?
      Obrigado

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        LibreOffice, por exemplo.

        1. Avatar de paulo g.
          paulo g.

          https://www.youtube.com/user/libreofficeporpaulog
          Fiz isto à uns tempos mas dá para quase tudo.