É a morte definitiva do Windows 10 Mobile! Microsoft encerra hoje o suporte a este SO

28 Comentários

O Windows 10 Mobile e o Windows Phone foram dos projetos que representam um autêntico fracasso por parte da Microsoft. O Android e iOS estiveram sempre na preferência dos consumidores e a Microsoft encerra hoje o suporte dado ao seu sistema operativo móvel.

Os utilizadores do Windows 10 Mobile devem agora fazer a transição para uma das alternativas atualmente no mercado de modo a terem um produto com suporte para as mais recentes exigências.

É a morte definitiva do Windows 10 Mobile! Microsoft encerra hoje o suporte a este SO


A Microsoft esteve presente, durante vários anos, no segmento dos sistemas operativos móveis. A sua oferta, inicialmente, estava focada no mercado corporativo com dispositivos especializados para este tipo de clientela. Contudo, o Windows Phone mudou completamente esse paradigma.

A coligação com a Nokia, que deu origem à gama Lumia, ajudou nesse sentido. Desse modo, foi aliado um software de qualidade e intuitivo a uma das fabricantes mais prestigiadas do mundo. Contudo, tal não bastou para convencer os utilizadores a adotarem esta plataforma!

A última investida da empresa de Redmond, já após a compra da Nokia, foi o lançamento do Windows 10 Mobile. Este sistema operativo móvel estava mais idêntico do que nunca com o SO que equipa milhões de dispositivos.

Apesar de todos os esforços, o Windows Mobile teve vários erros de concepção e nunca cativou muito os utilizadores. Acima de tudo, o app gap foi sempre o grande inimigo do seu sucesso. Assim sendo, a Microsoft anunciou o fim do desenvolvimento em 2017, com o suporte a ser mantido até 2019.

Com a atualização lançada hoje, chega assim o fim definitivo do Windows 10 Mobile. A Microsoft já havia recomendado aos utilizadores para se prepararem para a mudança. A maior recomendação é que façam a transição para o Android ou para o iOS.

A transição para os sistemas concorrentes é simples, podendo ser transferidos SMS e contactos.

Alternativa ao Windows 10 Mobile? Para além do iOS, o Android pode ser uma boa opção…

Windows 10 Mobile morreu! O Android pode ser uma boa opção?

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de iSad
    iSad

    Foi uma boa tentativa. RIP

    1. Avatar de ze
      ze

      Melhor que toda a concorrência, ainda hoje existem funcionalidades que não conseguiram ser replicadas em Android e iOS.
      A introdução pecou por tardia e acho que se tivessem continuado a forçar o WM e investir mais, que por esta altura estaria a vingar.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Tenhi um 640 xl que uso para ler e ver conteudos nos transportes. Máquina simples e porreira

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Tenhi um 640 xl que uso para ler e ver conteudos nos transportes. Máquina simples e porreira

  2. Avatar de Jesus Cristo
    Jesus Cristo

    Isto ainda não foi o fim. 2020 será o ano do Windows Mobile. Escrevam o que digo!

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Eu escrevi, mas a lápis.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Nop. Espero que seja o ano de alguns Huawey sem os google services da treta. Assim deixava para segundas nupcias o iphone7 eo 640 xl ao mesmo tempo.

    3. Avatar de Elisio Cordeiro
      Elisio Cordeiro

      Se Jesus o diz, porque não acreditar. Afinal Jesus faz milagres

  3. Avatar de Simão
    Simão

    A rolar 5 estrelas o Lumia 930 desde 2013.
    Até agora só o whatsapp é que vai fazer falta pois de resto……………

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      E o meu Lumia 950 também continua a “bombar” sem problemas…não sinto a falta da maioria das app porque o browser é para ser utilizado! O melhor SO móvel até hoje desenvolvido…na minha opinião,claro!

      1. Avatar de PTO
        PTO

        LOL, isso é como dizer “não sinto falta do ar condicionado porque as janelas são para abrir”

  4. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Boa foto!

  5. Avatar de JOAQUIM M LOPES
    JOAQUIM M LOPES

    Só deixei o meu 950 por não existir “GIRA” para esse sistema operativo, nem nenhuma alternativa baseada no browser.

  6. Avatar de xoninhas
    xoninhas

    Era de facto um sistema muito prático, funcional, bonito e rápido.

  7. Avatar de galileu
    galileu

    Desde 2012 que dizia que este SO estava condenado.

    Surprise, surprise.

  8. Avatar de McGoms
    McGoms

    Sem duvida o melhor SO de sempre..

  9. Avatar de GM
    GM

    Acabei agora mesmo de actualizar o meu L950XL. Ultimamente, ainda hoje de novo, tem-me pregado algumas partidas. Começa a aquecer, do nada, drena a bateria. Ligo os dados móveis, abro a aplicação do mail, e “crasha”. Aparte estas dores de cabeça, 5*. Já começo a olhar para as alternativas, nomeadamente com ANDROID ONE, mas continuo relutante em deixar o equipamento. A minha opção vai para a NOKIA, concretamente o 7.2, mas está uns €€ acima do que pretendo despender, além do processador estar uns furos abaixo. Ao que parece, as câmaras são apenas razoáveis, quando deveriam ser boas, a julgar pelas especificações. Em alternativa a este modelo, no programa ANDROID ONE……não existe, pelo menos sem ser chinês. Daí a minha relutância.

    1. Avatar de Neves
      Neves

      É fácil, se queres Android One tens algo de “purista”, por isso compra um Google Pixel com Android Stock. Os Pixel 3a têm um desempenho bom se não fores gamer e uma câmara bastante boa.

      1. Avatar de Flavio Silva
        Flavio Silva

        tens os BQ

        1. Avatar de GM
          GM

          São inferiores aos NOKIA, excepto no preço.
          O mais actual é o AQUARIS X2 pro. Câmara inferior, bateria inferior, display inferior, bateria inferior, mesmo SOC que o 7.2. Opção? Não.
          GOOGLE, apesar de boas especificações, preço inflacionado.

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    O meu 925 enquanto durar não mudo por nada. Só quando morrer mesmo. Só tenho pena que o trampas só se preocupa com a Huawei e não com os indianos que já controlam duas das três maiores empresas americanas. Um já deu o fim no Windows fhone ou mobile como queiram chamar. É o outro já está a pensar acabar com o Android para lançar o fuchia.

  11. Avatar de sakura
    sakura

    Boa, viagem …. (Traidores <–MS), mais 1 (Surface Pro X)….?
    Linux, android, e em desktop não sei….. um bom suporte via China e ….. adeus windows.

  12. Avatar de art
    art

    Tão cedo não pretendo deixar de usar o meu 730….tudo o que me interessa funciona na perfeição…. inclusive aplicações que já li para aqui que não funcionam…..é uma morte um bocado estranha , parece-me mais vivo que morto…e ainda dá para gozar com a cara da maioria do zé povinho que ficam a olhar para aquilo muito espantados……

  13. Avatar de Napoleon Bonaparte
    Napoleon Bonaparte

    Foi uma tentativa tosca, levada a cabo por gestores trogloditas que geriam o sistema e o orientavam como o capitão que dirige um navio navegando á vista.
    Tinham muitos opositores, mas por vezes tenho a ideia que planearam o falhanço do negócio antecipadamente. E melhor conseguiram…
    Incompetentes de todo o tamanho: merecem uma taça. A da retrete.

  14. Avatar de phill walker
    phill walker

    Mudei para android no dia 4 deste mês. Adeus Lumia 735!

  15. Avatar de Paulo Lopes
    Paulo Lopes

    Ironias da vida, o windows pra pc é diabolizado em comparação com os *nixes, mas em mobile, nada o bate!

  16. Avatar de César Boaventura
    César Boaventura

    o meu 640 xl dei a um sem abrigo da mais jeito a ele do que a mim xiaomi e o futuro e ja estou no futuro nao vivo de passado

  17. Avatar de Manu
    Manu

    Já saltei à 1 ano para Android através de um Mate 20 Lite apesar de tecnicamente ser superior ao que tinha na prática não o é, o sistema em si é mais lento de se ir do ponto A ao ponto D e voltar ao B. A intuitividade da UI é imbatível é uma pena, será para mim o melhor So até vir um melhor.