Produção de lítio para as baterias dos Tesla é “menos poluente do que 30 chávenas de café”

100 Comentários

É interessante o debate sobre o quanto é poluente produzir lítio necessário para as baterias de um carro elétrico Tesla. Segundo muitas das críticas, a poluição começa logo pela utilização de grande quantidade de água necessária para produzir este lítio. Contudo, um especialista alemão em armazenamento de energia eletroquímica vem dizer que afinal não é bem assim.

Cálculos feitos, a conclusão é que para produzir lítio necessário para uma bateria de 64 kWh, a água gasta é equivalente à usada para produzir 30 chávenas de café!

Imagem de carregar das baterias de lítio da Tesla

Água para produzir lítio para uma bateria vs água para produzir abacates

O lítio ainda é um elemento de discórdia no meio da discussão sobre os benefícios dos veículos elétricos (VE). Segundo o investigador Maximilian Fichtner, Diretor do Instituto Helmholtz de armazenamento de energia eletroquímica na Alemanha, muitas críticas são imprecisas.

Em declarações ao portal Tagesspiegel Background, o investigador afirmou que a produção das baterias de carros elétricos não é tão poluidora quanto o que os críticos dos VE sugerem.

Para produzir o lítio para uma bateria de 64 kWh, por exemplo, são “consumidos” cerca de 3840 litros de água. De acordo com Fichtner, é um valor obtido a partir de métodos de “cálculo normais”. Isto é assim comparável à produção de 250 gramas de carne bovina, 10 abacates, 30 chávenas de café, ou meio par de jeans.

Segundo o especialista em baterias, o lítio é utilizado em grandes quantidades noutras áreas, mesmo antes dos carros elétricos. Ou seja, as baterias de iões de lítio também são amplamente utilizadas em dispositivos móveis, que são universalmente aceites hoje em dia.

Sempre me surpreende que o público nunca fale sobre lítio nos computadores portáteis ou nos telemóveis – mas de repente é um problema com o carro elétrico.

Exclamou o investigador alemão.

 

Tesla vai remover terras raras do processo

O consumo de água envolvido na produção de lítio para as baterias de carros elétricos é apenas a ponta do iceberg. Fichtner faz estas estimativas para uma unidade de 64 kWh, que será um meio-termo da oferta no Tesla Model 3, cujas versões de longo alcance podem facilmente ir além de 450 km por carga.

Uma bateria de um carro elétrico pode permanecer impecável com 2000 ciclos de carga completa. Nesse sentido, isso poderia equivaler a uma distância total de cerca de 900000 km, usando os cálculos atuais.

Se existir um termo de comparação em relação à durabilidade dos produtos no tempo, as baterias de iões de lítio da Tesla são realmente menos poluentes do que outros itens quotidianos acima mencionadas. Cerca de 2000 ciclos de carregamento, afinal de contas, seriam provavelmente equivalentes a anos de uso médio de VE.

Empresas como a Tesla estão a trabalhar arduamente para melhorar as suas células de bateria. Na verdade, a Tesla evoluiu substancialmente as suas baterias. Como resultado, o investigador espera que as baterias dos carros elétricos tenham uma vida útil média de 3000 ciclos até 2025, o que tornaria as baterias VE ainda mais ecológicas.

 

O problema do Cobalto nas baterias

Segundo a sua conversa, o investigador discutiu um dos temas mais sensíveis em torno da produção de baterias: o cobalto. O cobalto desenvolveu uma reputação muito negativa devido às condições deploráveis em minas de cobalto nas áreas de extração como existem no Congo.

Felizmente, muitos fabricantes de automóveis estabeleceram um compromisso desde então. A utilização deste metal nos seus carros elétricos só era fornecido a partir de áreas que cumpram normas rigorosas. A Tesla faz isto e muito mais, pois está a tentar desenvolver baterias sem cobalto para uso num futuro próximo.

Nesse sentido, para já os fabricantes de carros elétricos estão num jogo de redução de cobalto. Contudo, a Tesla tem uma vantagem notável. Isto porque as baterias usadas no recém-chegado ID.3 da Volkswagen, por exemplo, contêm cerca de 12 a 14% de cobalto. O Tesla Model 3, por outro lado, só contém cerca de 2,9% de cobalto.

Apesar desta utilização, Fichtner prevê que, se as coisas correrem bem, as baterias sem cobalto poderiam entrar no mercado já em 2025.

Comentários

100

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António Alves
    António Alves

    balelas

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Pode, por favor, comentar o porquê de achar que são balelas? Cálculos, um artigo, ou simplesmente elaborar.
      É que vir aqui escrever “balelas” é muito simples e qualquer um pode fazer, mas não acrescenta nada e torna isto numa “tasca” onde só cada um diz uma asneira maior que o anterior e todos se riem…

      1. Avatar de pailo.j
        pailo.j

        duas vezes balelas!

      2. Avatar de TF
        TF

        Porque não sabe mais, e como pertence ao cartel à que defender o seu dono. Loool

      3. Avatar de Antonio Da Silva
        Antonio Da Silva

        três vezes balelas.
        30 chávenas de café custam 20 mil euros. LOLOLOL

        1. Avatar de TF_
          TF_

          Que é que o cu tem a ver com as calças, o que custa 20 mil euros?

        2. Avatar de IonFan
          IonFan

          Estava a tentar perceber se o seu nível de argumentação ultrapassa ou não o de uma criança. Infelizmente não encontrei qualquer argumentação…

      4. Avatar de ze
        ze

        Não são balelas, apenas é divergir a atenção para outro lado, o problema do litio não está na produção das baterias, está na exploração onde além de ser realizada a céu aberto com efeitos nefastos para o meio envolvente ainda é necessário ter lavadeiras nas minas de extração para tratamento do litio que é feito com vários acidos, nomeadamente sulfurico e que depois se infiltram nas terras e rios. Para além disso temos a posterior alienação das baterias quando já não servem, a ideia de conversão para armazenamento só servirá a um pequeno nicho.
        O lobby é grande e está forte, mas não passa disso, um lobby que conduz as sociedades numa direcção financeiramente aliciante para os clientes dos lobbistas.
        Litio está longe de ser a melhor alternativa e à parte das emissões de CO2 (que são muito inferiores ao aclamado) dos carros de combustão, todo o lobby do petróleo consegue ser mais amigo do ambiente.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas leu o artigo ? é exactamente disso que ele fala.

          “Cálculos feitos, a conclusão é que para produzir lítio necessário para uma bateria de 64 kWh, a água gasta é equivalente à usada para produzir 30 chávenas de café!”

          Lítio tratado com ácidos ????? LOOOOOOOOOOOOOOL, estes discípulos
          inventam com cada uma.

          1. Avatar de Infinity
            Infinity

            https://www.turbo.pt/baterias-dos-eletricos-poluem-motores-combustao/

            A matéria prima que é maioritariamente extraída no Canada e enviada para a China onde é transformada para a construção das baterias vai a pé não?

            E quando CO2 produz 1 kWh nas baterias?

        2. Avatar de JL
          JL

          Qual loby ??? explique lá? aquele que detém 2 % do mercado mundial ? LOL

          “a ideia de conversão para armazenamento só servirá a um pequeno nicho.”

          por acaso servem para todas, por isso mesmo é extremamente difícil arranjar baterias em segunda mão.

        3. Avatar de IonFan
          IonFan

          Mas você vive em que planeta? Quer lobby maior do que o do petróleo, carvão e gás!? As emissões dos veículos de combustão são inferiores ao aclamado!? Quando é que foi a ultima vez que fez a média de consumo pela qual o veículo foi homologado e as emissões calculadas?

          Então, para si, qual é a melhor solução neste momento? Agora estou curioso…

  2. Avatar de Redin
    Redin

    Torna-se engraçado imaginar que um sistema de hidrogénio produzido por energia verde, não consome agua porque ela retorna no fim do ciclo.

    Quando andamos todos com calças de ganga que para serem produzidas se gastam 500 litros (quinhentos) de agua, esta preocupação parece ser uma ninharia por comparação.

    1. Avatar de sgr
      sgr

      segundo o artigo sao mais de 7000 litros.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        É muito provável que tenhas razão sim… até porque tal como diz o artigo que deixei abaixo, para produzir uma simples t-shirt foram precisos 2700 litros.

    2. Avatar de Filipe Rocha
      Filipe Rocha

      Nada se perde, tudo se transforma, os 500 litros gastos para as calças voltam ao ciclo da mesma forma que o sistema de hidrogénio.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Andas tão enganadinho Filipe.
        Dou-te meia razão. O ciclo de retorno na transformação de que falas é verdade mas neste caso essa transformação não se traduz em água infelizmente.
        Talvez não saibas mas a industria dos têxteis é a segunda maior poluidora do planeta a seguir aos combustíveis fosseis. Por causa dessa industria o Mar do Aral secou por completo. E mesmo que fosse verdade que esse ciclo voltasse a criar agua em algum outro lugar do planeta ele certamente provocou um impacto enorme na economia, na geografia, na ecologia e na taxa de população. Enormes perdas que não cabem na equação de Antoine Lavoisier.
        Vê e aprende com este artigo para levares para a escola um pouco mais de sabedoria.
        https://www.publico.pt/2019/11/29/infografia/pegada-roupa-391

      2. Avatar de mico
        mico

        O problema é nrsmo tudo se transforma.
        Não comes dinheiro, transformas dinheiro em comida para depois sim a comeres. Depois de comeres tens energia acumulada e residuos biológicos. A primeira podes usar para arranjar mais dinheiro, mas a segunda… só se fores agricultor

    3. Avatar de TF
      TF

      Com qual energia verde? Com aquela que dizem não chegar para veículos eléctricos?

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Não é preciso ironizar. Se souberes o que é energia verde talvez saibas que ela será produzida por meio de energias renováveis.
        Hoje ainda é um fardo em muitos locais em que se produz essa energia mas a isso se chama fase de transição. A tendência é para acabar o mais rápido possível e se ainda não acabou, já são outros tostões que não caberá aqui discutir.

        1. Avatar de TF
          TF

          E sabe que se produzir hidrogenio usando água e electridade, 50 a 60% da mesma sai pelo ralo em forma de calor?

          1. Avatar de João Ferreira
            João Ferreira

            this ^
            Muita gente não percebe que a produção de hidrogénio é extremamente ineficiente.
            Passar os carros todos para hidrogénio ia requerer aumentar a produção de energia mundial imenso, o que por enquanto só quer dizer mais carvão e petróleo queimados.

          2. Avatar de Ruy Acquaviva
            Ruy Acquaviva

            O conceito que move a ideia de uma “Economia do Hidrogênio” é a chamada Fotossíntese Artificial. A busca por um dispositivo que possa hidrolisar a água usando a energia solar, produzindo assim hidrogênio que seria aproveitado em células de hidrogênio tanto em veículos quanto em residências, indústrias, etc.
            Ainda não se produziu um dispositivo verdadeiramente eficiente e economicamente viável para tal tarefa, no entanto grandes e promissores avanços foram obtidos nas diversas pesquisas que se desenvolvem em todo o mundo.
            Para além disso eu acho que ainda há questões a se solucionar para o armazenamento e o transporte de hidrogênio. E as próprias células de hidrogênio ainda estão em processo de maturação tecnológica.
            Por trás de tudo isso tem a hipótese de que o hidrogênio seria mais eficiente que as baterias elétricas em termos de autonomia, durabilidade e custo. Mas essa hipótese ainda não se provou.
            Pessoalmente eu vejo com muito bons olhos tanto o desenvolvimento das tecnologias relacionadas ao hidrogênio quanto as tecnologias de baterias. Acho que são complementares e não concorrentes.

          3. Avatar de Alguem
            Alguem

            Se conseguires produzir essa eletricidade apenas de renováveis (ex: painei solares no telhado de uma estação de produção de hidrogénio), qual o problema disso se compensar na autonomia?

          4. Avatar de JL
            JL

            Porque essas coisas não são de borla !!!

            Não é melhor ter os mesmos paineis a injectar na rede para que outros também possam usar quando eu não estou a usar ? em vez de deitar energia pelo ralo.

  3. Avatar de TF
    TF

    Eu gostava de saber o que fazem às baterias depois de mortas… e o impacto ambiental ?

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Engraçado, como ninguém se preocupou com as toneladas de lixo electrónico que até agora se produziram ao longo das últimas décadas e neste momento só se fixaram nos carros eléctricos como sendo um “grave” problema!
      O problema do lixo é global a tudo o que a humanidade fabrica.
      Não é um problema exclusivo dos carros eléctricos, que até já se viu trazerem muito mais vantagens a todos os níveis: económicos, ecológicos, etc..
      Mas, esta vontade ávida de só dizer mal dá nisto! Foco fechado sem olhar em volta.
      Já que têm acesso à internet, não será difícil encontrar as inúmeras aplicações de uso destas baterias após o fim de vida desses VE.
      Muitas baterias ainda estão em perfeitas condições para serem aplicadas em sistemas de armazenamento de energia de origem solar em habitações. Outras serão desmanteladas e serão aproveitados os seus preciosos constituintes, como se fazem noutros processos de reciclagem de materiais!

    2. Avatar de jorge antonio
      jorge antonio

      litio podem ser recicladas

    3. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Aqui tens a resposta à tua pergunta: https://youtu.be/QC4Rs_xQtvI?t=955
      Resumidamente todos os materiais que compõem uma bateria de um veículo eléctrico podem ser reciclados indefinidamente e sem perder as suas qualidades!
      Desta é que o lobby do petróleo não estava à espera….. ou se calhar até estava, já que é uma industria que faz milhões de $ por dia e detém o maior número de patentes registadas… agora pensem!

      1. Avatar de Njss
        Njss

        Sim é possível reciclar e reutilizar as baterias dos EV. Só que ainda não é possível nem lucrativo. Isso é um ponto que devia ter sido visto antes de começarem a vender os carros. No estado atual vais ter 10x mais vendas que a capacidade de recuperação, o que da um belo problema ambiental.

        https://www.theverge.com/2019/11/6/20951807/electric-vehicles-battery-recycling

        1. Avatar de Ruy Acquaviva
          Ruy Acquaviva

          Não há viabilidade comercial na reciclagem de baterias ainda por uma razão de escala. A medida que se aumente o número de veículos eletricos tornar-se-há lucrativa a recuperação de materiais a partir das baterias usadas. Até lá elas devem ser estocadas para reciclagem futura e os custos de armazenamento devem estar embutidos no custo das baterias.
          Esse processo já ocorreu com vários materiais que no início da sua respectiva indústria não tinham escala suficiente para a reciclagem e a medida que atingiram essa escala passaram a ser reciclados.

        2. Avatar de TF
          TF

          Claro que não é lucrativo, não as há para reciclar.

      2. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        Ja disse mts vezes que a reciclagem das baterias usadas dos veículos eléctricos sera um grande negocio no futuro muito proximo! Quando começar a aparecer irei investir o meu dinheiros nessas empresas

        1. Avatar de TF_
          TF_

          Já há várias empresas a fazê lo cá.

    4. Avatar de JL
      JL

      O que faziam antigamente com os óleos usados dos veiculos a combustão ???

      Metiam em bidons e enterravam não era ??

      Que fazem agora ? aproveitam para fazer óleo novo !!

      Porque não faziam antigamente ??? porque era caro e não dava à conta….

      O mesmo vai acontecer com as baterias, de velhas se vai fazer novas.

  4. Avatar de NjsS
    NjsS

    Produzir as baterias nunca foi grande problema dos veículos elétricos, os problemas são extração dos materiais, as fontes de energia para os carregar, a inexistência de infraestrutura publica(rede) capaz de aguentar carregamentos em larga escala e por fim o que fazer com as baterias em fim de vida. (Ah claro reciclagem… neste momento isso são arco-íris e unicórnios….)

  5. Avatar de Fulano
    Fulano

    E quais são os custos em destruição do ambiente? 5 chávenas de café?

    1. Avatar de Eu
      Eu

      A própria existência humana já degrada e destrói o ambiente, mesmo sem VE! Com estes se calhar começa a melhorar alguma coisita.
      Pelo menos o ar que se respira nas grandes cidades ficará mais leve!
      Isto sem falar da enorme poupança energética obtida pelo facto dos VE rentabilizarem eficientemente o uso de energia. Porque os motores eléctricos têm rendimentos energéticos muito mais elevados (>90%) e sem tantas perdas como os motores térmicos (<30%).

    2. Avatar de IonFan
      IonFan

      Têm certamente custos ambientais. A maior parte do lítio extraído no mundo é de “brine” (tipo salina) e não a céu aberto como se quer fazer cá. No caso das brine o maior impacto é mesmo a agua gasta, mas até esta agua não se perde, passando a estar no estado gasoso para mais tarde se precipitar em forma de chuva.

      Seja qual for o método, tem sempre muito menos impacto do que a exploração e refinação de hidrocarbonatos, com a vantagem de uma bateria dar para fazer centenas de milhar de kms, ao contrário do combustível.

      1. Avatar de ze
        ze

        E as lavarias necessárias para tratamento do litio extraído, onde são usados acidos nefastos como acido cloridico, isso deixa tudo morto num raio de kms já para não falar em contaminação de solo e águas.

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Eu não disse que não havia impacto. Só disse que o maior é o da agua.

          Isso de deixar tudo morto num raio de kms até podia ser bastante impacto, não fosse o facto de estas explorações se situarem em planícies salgadas onde já é tudo maioritariamente morto…

          Se formos comparar à extracção dos combustíveis, o impacto do lítio é uma anedota. E, como já disse, é uma vez para a vida toda do veiculo, ao contrario dos combustíveis…

  6. Avatar de NjsS
    NjsS

    Sempre me surpreende que o público nunca fale sobre lítio nos computadores portáteis ou nos telemóveis – mas de repente é um problema com o carro elétrico.
    Isto dito por um investigador neste contexto é bastante grave e retira-lhe toda a credibilidade.

  7. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Agora imaginem as enormes minas a ceu que serão necessárias para produzir tal demanda. Uma coisa é produzir meia duziax outra são milhões e milhões. Curiosamente em Portugal ficam todas à entrada de parques naturais/nacionais.

    Curioso será ver a evolução do preço. Será que com tamanha procura o preço para os telemóveis e afins não será que vai subir.

    Conseguimos produzir tanto lítio e outras terras raras em suficiente? Ou vamos ficar ainda mais dependentes da China e Japão? Sei que no Japão descobriram um jazida enorme que resolveria o problema das terras raras, mas a que preço?

    Aparentemente o artigo fala sobre a questão da água necessária, mas e o resto?

    A reciclagem também é possível, mas com que preço? Não me refiro a dinheiro..

    1. Avatar de TF_
      TF_

      Será assim tão mau, existem cá minas de litio com possibilidade de visita às instalações aberta ao publico.

    2. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Eu percebo cá uma certa tentativa de algumas pessoas(não estou dizendo que é o seu caso) de apresentar o lítio como um grande vilão ambiental. Sim, toda mineração (TODA) possui um impacto ambiental considerável. O Lítio não é pior que a maioria dos demais minérios que consumimos normalmente sem fazer todo esse alarde.
      Por que será que há essa intenção determinada de apresentar o Lítio como um produto perigoso, sendo que não é nem de longe esse o caso?
      Se for para falar de minerais consumidos em baterias, talvez a mineração de outros componentes seja pior que a do Lítio e se compararmos a mineração de Lítio com a extração de Petróleo vemos que esta última é muito mais prejudicial ao meio ambiente e provoca muito mais dependência que o Lítio, então por que essa fixação por esse minério?
      A mim parece ser apenas uma forma de apresentar um vilão ambiental para os carros elétricos, tentando minimizar por consequência a suas vantagens sobre os veículos convencionais. Um exemplo emblemático de viés de confirmação.

      1. Avatar de TF_
        TF_

        São pessoas que pertencem ao cartel, como os da droga, e tentam defender o seu dono a todo o custo. Lol

        A melhor que vejo é esta: o veiculo eléctrico não tem futuro, o futuro é veiculo a hidrogénio. meu caro, o veiculo a hidrogénio é um veículo eléctrico. Lol

  8. Avatar de Louro
    Louro

    Os comentários dos haters são hilariantes.

  9. Avatar de Paulo dinamite
    Paulo dinamite

    Não explica porque os alemães não querem produzir litio na alemã mas eu explico. Para produzir as tais chávenas de café não se destrói definitivamente o terreno. Com o litio envenenado -se os cursos de água. Vejam o que diz o país que mais produz ao desastre ambiental no meio do deserto. Agora imaginem que é na nossa área urbana ou agrícola.

    1. Avatar de TF_
      TF_

      Litio envenando? Loool, você bebe litio todos os dias e não sabe.

      1. Avatar de Paulo dinamite
        Paulo dinamite

        Você bebé água todos os dias e não sabe que se for demais pode envenena -lo?

        1. Avatar de TF_
          TF_

          Por isso mesmo só bebo vinho. Lol

          1. Avatar de Louro
            Louro

            Cerveja 😉

      2. Avatar de ze
        ze

        Ele não sabe explicar, o que envenena são lavarias, que usam acidos, nomeadamente acido cloridico para tratar o litio extraído, isso sim contamina solo e águas.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não se esqueça do acido sulfúrico, nítrico e muriático.

  10. Avatar de Filipe
    Filipe

    É interessante ver tamanha preocupação com a exploração de lítio, com a reciclagem de baterias e a capacidade da rede assim que os VE se tornem comuns.
    Mas há pouca gente que percebe que a exploração de hidrocarbonetos é severa para o ambiente, com casos extremos como o fraking. Também não se perguntam sobre a reciclagem dos componentes químicos que saem de um tubo de escape e das peças e óleos substituídos num carro a combustão. Já para não falar em toda a energia que se desperdiça desde a exploração de crude até se pegar na pistola num posto de abastecimento.
    Quanto à pressão na rede elétrica, verifiquem qual a indústria que gasta mais energia nos seus processos. Vão descobrir que é a da refinação de hidrocarbonetos.
    Por favor, informem as pessoas e não cedam a especulações.
    Nenhum sistema de transporte é 100% amigo do ambiente, mas podemos transitar para esse estado um dia. Até lá usem o que menos impacto produz.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Andar? Carpooling? Transportes Públicos?

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Como eu referi, nenhum é 100% amigo do ambiente. Até andar gasta solas e energia que teremos de repor com uma refeição. Tudo é energia

  11. Avatar de TF
    TF

    Cobalto não convém falar muito porque afinal a maior parte dele é usado para refinação de combustível. Nem um piuuuu.

  12. Avatar de Peace
    Peace

    Como é que passam de poluição para consumo de água? Que trapalhada monumental.

  13. Avatar de fc
    fc

    A coisa mais importante da noticia é a referencia aos quase 4000 litros de água para se ter 250gr de carne de vaca. Quem se preocupa com o ambiente e por isso não toma banho de emersão deve ver que este apenas gasta 260 litros. Ou seja um bife de vaca gasta a mesma água que uma semana de banhos de emersão. Devíamos parar para pensar nisto, e deixar de folclore de algumas medidas.

  14. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Cada um acredita no que quiser, eu pessoalmente!! nada de jeans de agora em diante só mini-saias …

  15. Avatar de Luís David
    Luís David

    Mas onde é que se compara a água gasta na produção de Lítio, com a água gasta na produção de abacates?
    O nível de poluição é o mesmo?? o que está na natureza e o que é utilizado na industria é a mesma coisa??
    o café ingerido polui o ambiente???
    A mim parece-me uma tentativa de lavagem cerebral….
    Em suma, que comparares descabidas num enorme jogo de interesses…

    1. Avatar de Vítor M.

      O investigador refere o nível de consumo de água no momento da produção. Quanta água é usada para produzir café que servirá 30 chávenas. No fundo ele está a nivelar tudo à base. Não tem nada de lavagem cerebral, tem a ver com o comparar processos comuns. Depois podemos extrapolar outros níveis de desenvolvimento, mas aí já não se terá um “comparador”.

      1. Avatar de ze
        ze

        É querer desviar as atenções, tal como todo este movimento ambientalista tem feito.
        Olham para o que lhes dizem, não olham para o que acontece.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas já viu algum ambientalista defender a extracção do que quer que fosse ? já viu algum a defender que não se ande 1 em cada carro a gasóleo e passe a andar 1 em cada carro eléctrico ? Acorde homem…

    2. Avatar de TF_
      TF_

      Nem se compara com a água usada em refinação de combustíveis.

  16. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    A verdade, eventualmente, acaba por vir ao de cima…

    Parabéns pelo artigo!

    1. Avatar de ze
      ze

      A verdade? Ou será a ignorância da verdade?

      1. Avatar de JL
        JL

        Você é que diz o contrário , prove-o !!!

  17. Avatar de Amilcar Alhos
    Amilcar Alhos

    Já agora sabiam que a quantidade oxigénio gasto por um operador durante produção de Lítio, é a mesma de um voluntário a fazer uma recolha de lixo. Logo o resultado final (oxigénio consumido) é o mesmo!!
    Mais uma noticia no alinhamento: Abaixo a exploração sexual das galinhas! Quem quer ovos quiser os ponha.

  18. Avatar de me and me
    me and me

    ora bem, fazendo contas simples:
    meio par de calças= 3840lts *2= 1 par de calças= 7680lts de agua por par de calças… ou seja, quando se produz um lote com 10 calças vamos gastar 768000lts de agua.
    eu nao conheço a industria têxtil, mas custa a crer que na produção de 10 calças de ganga seja necessária tanta agua, pois esta deve ser usada em grande parte para o tingimento do tecido… a nao ser que estejamos a contar com a produção do tecido, com a produção da linha que faz o tecido, com a produção do algodão (e outras matérias primas) que compõem o tecido em si.

    continuando, para uma chávena de café expresso sao necessários +- 7 gramas de café * 10= 70 gramas de café=3840lts de agua * 14.29= 54873,6lts de agua = 1000 gramas de café.
    mais uma vez nao conheço a industria, mas decididamente temos de contar com a produção do cafeeiro, com a secagem, torragem, moagem e todo os processos associados a produção do café ate chegar na nossa mao.

    isto para dizer que é necessário olhar com muita atenção para estes numeros e a que fase da produção do produto final eles correspondem.
    vamos continuar, para fazer uma bateria de um carro electrifico, neste caso o leaf pq nao encontrei dados relativos aos tesla, sao necessários entre 4 a 6,4 kg de lítio. agora estao a dizer que para ir buscar este litio apenas gastamos 3840lts de agua? nao me parece, ate porque a quantidade de minerio a ser extraido para obter o litio deve ser muito mais elevado (talvez multiplicado por dezenas ou centenas) do que a quantidade de produto final obtido. isto do litio. se formos falar dos outros minerios utilizados na bateria em si o numero aumenta sem duvidas nenhumas.

    resumindo, gostava de saber como foi tudo calculado:
    quero saber a quantidade de minerio bruto necessario (litio, cobalto e todos os outros), a quantidade de agua necessaria para a extraçao, para a refinaçao, purificaçao, na produçao e depois quero ter o resultado final do uso de agua…

    apenas a minha opiniao

    1. Avatar de JL
      JL

      Sem contar com o cobalto.

    2. Avatar de JL
      JL

      Cuidado quando se fala de cobalto, não convém falar muito, afinal a grande maioria dele é usado para refinar combustíveis.

    3. Avatar de JL
      JL

      Já agora, também já viu quando se gasta de água para refinar um litro de gasóleo ?

      1. Avatar de me and me
        me and me

        nao vi nao.
        apenas usei os dados brutos que foram dados pelo artigo.
        tentei encontrar mais dados mas sem sucesso.. por que sera….

        1. Avatar de JL
          JL

          Porque é uma coisa nova, sem grande dados ainda.

          Mas para a refinação de combustível tem os relatórios das refinarias da GALP, da ultima vez que vi ia em 0.68 m3 de água por cada tonelada de petróleo refinado.

          1. Avatar de me and me
            me and me

            0,68m3 de agua sao literalmente 680lts de agua. seguindo a lógica do artigo é mais ecológico refinar crude….

          2. Avatar de Vítor M.

            Capaz… então para refinar crude, quantos litros de água precisas?

          3. Avatar de me and me
            me and me

            @ vitor m.
            a resposta esta na pergunta. sao necessarios 680lts de agua por cada tonelada de crude

          4. Avatar de Vítor M.

            Pronto, então o crude refinado polui pouco. Não se pode é queimar 😉

          5. Avatar de JL
            JL

            Cada tonelada, em média de petróleo dá uns 150 a 170 litros de diesel e uns 300 litros de gasolina, valores que variam muito dependendo da qualidade do mesmo.

          6. Avatar de JL
            JL

            Seguindo a lógica é algo muito pouco ecológico visto que só dura uma vez….

          7. Avatar de me and me
            me and me

            nao estamos a falar de duração mas pegada ecológica, neste caso consumo de agua, na sua produção. foi o que o artigo falou. alias, o artigo disse que por cada 10 chávenas de cafe sao gastos 3840lts de agua para este chegar a nos…

          8. Avatar de me and me
            me and me

            @ vitor m.
            verdade, o problema é que para carregar as baterias temos de usar electricidade verde, o que em muitos casos nao é verdade ou possível.

            na minha opinião, o que temos mesmo, mas mesmo de fazer é diminuir o desperdício, seja ele onde for.
            neste caso da industria automóvel, era bom trocar um carro em cada 20 anos e nao de 5 em 5 (e menos em alguns casos) de forma a deixar de promover um automóvel como um produto de consumo.

            isto das pegadas tem muito que se lhe diga, tudo o que fazemos deixa pegada. so o simples facto de estar a ler e comentar este artigo eu estou a deixar uma pegada carbónica.

            volto a dizer, temos é de reaprender a nao desperdiçar

          9. Avatar de JL
            JL

            Não pode contabilizar pegadas sem incluir todo o ciclo, gastou essa água para beber 30 cafés, mas no caso do crude e até das baterias tem ainda muito água e outras contas para incluir.

            Concordo, devemos racionalizar e desperdiçar o menos possível, eu também não acredito que só eléctricos ou outra seja solução, a solução passa por um mix, cada uma com a sua utilização própria e aproveitada no seu máximo rendimento.

      2. Avatar de me and me
        me and me

        basicamente destilação fraccionada do petróleo…. do que investiguei não é utilizado cobalto na refinação….

        1. Avatar de JL
          JL

          https://pt.wikipedia.org/wiki/Cobalto

          Procure por catalisadores de petróleo.

          1. Avatar de me and me
            me and me

            ja vi thanks. é usado para catalisar os vapores da refinação para nao serem tao nocivos

      3. Avatar de me and me
        me and me

        o cobalto é usado para catalisar os gases da refinação de forma a tornarem-se menos nocivos. nao sei quantidades porque tb, la está, nao convém saber.

        seja como for, eu nao estou a defender A nem B. apenas estou surpreso como necessito de gastar tanta agua para fazer um par de calças quanto a necessária para fazer 2 baterias para EV que custam se calhar 10k€ cada…. so isso

  19. Avatar de Redin
    Redin

    Também consigo viver bem com isso se o crude não fosse queimado.

  20. Avatar de José Garcia
    José Garcia

    Como é que é cultivado o,café? Em climas quentes com muita pluviosidade e zonas de altitude. A água usada na cultura é a das chuvas e penetrava terra “sãzinha” ao contrário da usada na produção do lítio nomeadamente na lavagem que fica poluída durante décadas e polui por onde passa. A água utilizada na máquina de café, além de pouca, muito puçá mesmo, volta ao ciclo através da urina…… mas que raio de notícia estupidamente tendenciosos!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Água da chuva? Não acredite nisso. A rega é um dos pontos fundamentais, se esperar só o que vem da chuva…. macera 😉

    2. Avatar de JL
      JL

      Outro a confundir o lítio com o petróleo.v lol

  21. Avatar de Infinity
    Infinity

    É começar tudo a andar a pé ou de bicicleta como antigamente que já há menos poluição.

  22. Avatar de Eugenio
    Eugenio

    Vocês pararam com a chegada do Korona? Para onde posso enviar meia dúzia de SMS que apresentam as PILHAS E ELECTROLISE nas vuaturas e barcos, ou seja HIDROG+ENIO, poluição O, tão fáceis de executrar em Portugal…

    1. Avatar de JL
      JL

      A séria, então porque não aplica a ideia e fica milionário ?

  23. Avatar de Eugenio
    Eugenio

    Meu caro, Já fiz 81 e tenho que me chegue para ter um bom funeral se não fôr encaixotado à pressa na pandomia…Mas como tenho Netos deixe acabar a quarentena e terei mtº gosto em voltar a contactá-lo. favor troque mail . eugenioaoliveira@gmail.com

    1. Avatar de JL
      JL

      Então passe a ideia aos seus netos.