Recebeu uma SMS do Pingo Doce? Tenha cuidado, é fraude

8 Comentários

Nos últimos tempos o número de campanhas fraudulentas tem aumentado. Os alvos são sempre os utilizadores, mas os piratas têm vindo a usar o nome de grandes empresas. Desta vez a campanha fraudulenta que circula é em nome do Pingo Doce.

Se recebeu uma SMS em nome do Pingo Doce… ignore e apague!


Se recebeu uma SMS com o remetente ‘PingoDoce’  e com a referência a um sorteio ou concurso, não clique no link e apague a mensagem. Trata-se de uma campanha fraudulenta. A informação da SMS é semelhante à apresentada na imagem seguinte.

Segundo informação no site oficial da cadeia de supermercados

Foi identificado o envio de mensagens falsas com o remetente ‘PingoDoce’ com a informação de que foi um dos vencedores de um sorteio. Caso receba esta mensagem no seu telemóvel, ou alguma semelhante, não forneça os seus dados pessoais e/ou bancários.

SMS do Pingo Doce é um ataque de Phishing

Este tipo de SMS pretende aliciar o utilizador a clicar no link da mensagem, para fornecer dados pessoais (nome, morada, número de identificação fiscal, entre outros) e dados bancários numa página de internet falsa identificada como Pingo Doce, dando assim credibilidade à fraude. Tenha sempre presente que o Pingo Doce não solicita dados pessoais e bancários por SMS.

Estas SMS são enviadas para números de telemóvel aleatórios que podem ou não pertencer a clientes Poupa Mais registados. O Pingo Doce não tem evidências de ter sido alvo de acesso indevido à sua base de dados de clientes.

Em caso de dúvida, não forneça os seus dados pessoais e/ou bancários e contacte o nosso Serviço de Apoio ao Cliente através do número 808 20 45 45.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de zei
    zei

    No outro dia recebi uma igual mas foi da “worten”.

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    Já recebi dos CTT e da Worten também. Com a sorte que tenho, quando recebo uma SMS a dizer que ganhei o prémio X, é porque estão a brincar.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Eu com as mensagens que já recebi a informar-me que já ganhei este e aquele prémio por esta altura já devia ser milionário !! Há anos e anos que recebo essas mensagens.Só trafulhices. 🙂

  3. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Eu recebi dos CTT mas foi a dizer que uma encomenda estava com problemas, para ir ao link ver como solucionar. Sorte que fui ao site onde fiz a encomenda e ainda nem tinha sido enviada…

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Já recebi do Pingo Doce,do Continente e de outra que não me lembro.Nunca abro essas mensagens de texto.Vejo logo que é trafulhice.Além de poder ter algum vírus que me lixe a vida.

  5. Avatar de Jose Lopes
    Jose Lopes

    Abri a dos CTT o link mas não desenvolvi mais apos isso, como sei se fui “burlado” ou não ao abrir apenas link?

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Em teoria “phishing” é para capturar dados (pessoais, cartões de crédito, dados de acesso ao banco, etc.)… se não introduziu dados nem instalou nada na sequência da visita ao web site, provavelmente estará seguro.
      A menos que estejam a recorrer à exploração de falhas nos browsers/ sistemas operativos, mas não é referido tal na notícia.

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    É uma pena a Internet móvel para todos ilimitada em tráfego (mesmo que com velocidade reduzida tipo: 8 Mbps/ 8 Mbps) e a um valor realmente muito baixo (tipo: menos de 5 euros por mês sem contractos de permanência e associações a outras coisas) não seja ainda uma realidade, porque isso a somar a algo tipo aplicação Threema, mas uma versão de especificações abertas, código aberto, e gratuita poderia resolver estes problemas de uma vez por todas.
    Depois era bloquear tudo o que fosse chamadas/ SMS/ MMS no sistema operativo das actuais redes de comunicações públicas e só se comunicava de forma mais autenticada/ privada / segura, fosse por voz/ mensagens escritas/ vídeo-chamadas.

    Este problema já poderia estar parcialmente resolvido se existisse vontade política para acabar com as redes públicas telefónicas tal como existem actualmente… mas as pessoas são erradas e querem manter os sistemas errados pelos motivos errados. No fundo só temos o que merecemos, e não merecemos melhor, apesar de estar tecnicamente disponível neste mundo, neste preciso momento.