Afinal campanha da NOS do 5G é para manter! ARP muda decisão

20 Comentários

A campanha da NOS, “Uma Geração sem Limites” tem vindo a causar algumas controvérsias. De um lado a MEO, que apresentou uma queixa à Auto Regulação Publicitária (ARP) e do outro a NOS que considera estar tudo legal.

Depois de numa primeira fase a NOS ter sido obrigada a retirar campanha sobre 5G, após recurso a ARP vem dar razão… à NOS.

Afinal campanha da NOS do 5G é para manter! ARP dá razão à operadora


A ARP deu agora razão à NOS no recurso sobre uma campanha publicitária sobre um tarifário móvel 5G. Tal decisão revoga a decisão anterior de cessar a sua divulgação, segundo deliberação a que Lusa teve hoje acesso.

Em causa estava uma campanha publicitária denominada “Uma Geração sem Limites” relativa a um tarifário móvel, no qual é promovida a 5ª geração de Internet móvel e “sem limites de dados, chamadas e SMS”. De relembrar que a  MEO, detida pela Altice Portugal, tinha apresentado uma queixa junto do Júri de Ética Publicitária da ARP contra a NOS sobre esta campanha. A entidade tinha deliberado, em 30 de outubro, que aquela constituía “uma prática comercial enganosa”, pelo que “a sua divulgação” deveria “cessar de imediato e não deverá ser reposta, seja em que suporte for”.

Despacho da ARP muda a decisão inicial

Segundo agora o despacho da ARP…

Não se vislumbra minimamente qualquer falta ao dever de atuar com veracidade – a anunciante NOS disse estar pronta para o 5G e nada existe que coloque em causa a fidedignidade de tal afirmação”, lê-se na deliberação, datada de 26 de novembro.

Na decisão é ainda referido que

Delibera esta Comissão de Apelo conceder provimento ao recurso, revogando a deliberação tomada em 30 de outubro de 2019, da 1.ª Secção do Júri de Ética da Auto Regulação Publicitária, a qual não produzirá qualquer efeito

De acordo com o calendário indicativo proposto pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), o início do leilão de atribuição das licenças para o 5G decorrerá em abril do próximo ano (2020). O seu encerramento está previsto para junho, pelo que a conclusão dos procedimentos de atribuição de DUF [direitos de utilização de frequência] será entre junho e agosto.

Leia também…

NOS obrigada a retirar campanha sobre 5G após queixa da MEO

Partilhar:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Bem assim sendo, a concorrência pode lançar uma publicidade a dizer que vão ter 10G. E não é mentira, um dia terão…

    1. Avatar de Antonio Correia
      Antonio Correia

      David, tem toda a razão, o certo é que o 5G já está a funcionar em vários países da UE.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      e pois claro que devem ter, nem que seja uns SFP+ 10G nos switches.
      🙂

    3. Avatar de Cm
      Cm

      Basta ver a lei da publicidade, que taxativamente que “é proibida a publicidade em língua estrangeira, *mesmo que traduzida*”, e depois ver o que acontece todos os dias *há anos* (na realidade, há uma década ou mais, até), para ver o valor e a utilidade dessa pseudo “autoridade reguladora”…

      Tacho para bois, e nada mais.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    A NOS (ex-ZON) também foi a mesma que publicitava o Zon Fibra, quando apenas conseguia entregar cabo coaxial em casa dos cliente.

    É preciso ter muita “fibra” e imaginação para iludir os cliente.

    1. Avatar de verdadinha
      verdadinha

      O 5G vai ter que ser banido, portanto tranquilo

    2. Avatar de JustaGuy
      JustaGuy

      A NOS utiliza FTTB e FTTC. Utilizam fibra sim, só não até casa do utilizador. O último troço de cabo em coaxial não é fator limitativo ao desempenho da rede uma vez que a que distância (e logo a atenuação) é curta. Isto obviamente assumindo que a SNR é boa (o que muitas vezes não acontece)

  3. Avatar de NunoR
    NunoR

    Não se percebe de todo esta marcha-atrás da ARP!!! Embora algures no meio do video esteja mencionado que “está pronta para o 5G”, na realidade todo o anúncio está preparado para levar a crer que o 5G está disponível. O que obviamente é enganoso! Como dito num comentário anterior até podia dizer que estava preparada para 10G!
    E afirmar que é um tarifário “sem limites” mas afinal com velocidade limitada a 10Mbps… é o quê? Publicidade real e verdadeira?????

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Este fim de semana a Mariscada é por conta da NOS.

  5. Avatar de Alexandre Conceição
    Alexandre Conceição

    Boa tarde,

    Tenho uma dúvida no 5G, quando esta tecnologia estiver activa para quem a quiser utilizar é obrigatório ter um smatphone que suporte a tecnologia? Ou vai ser possível usar sem ter de trocar de equipamento?

    Obrigado

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Tens de trocar de equipamento.

    2. Avatar de Bruno S.
      Bruno S.

      Vai ter de ter equipamentos compatíveis para tal.

  6. Avatar de Rennie
    Rennie

    coitados dos defensores dos patrões do Gaynaldo do Gaymar…..tomem Rennie que isto passa

  7. Avatar de cat
    cat

    O marketing e a publicidade são, de entre muitas coisas, um método e uma forma de “enganar” para poder vender mais. Já não chegam estes anúncios de Natal (um exemplo de entre muitos) – onde o espírito natalício é usado e abusado, onde os seus valores, muito humanos, são alienados para vender pacotes de telecomunicações, carros, produtos financeiros, bancos, etc – para permitirmos situações completamente surreais de empresas que, como neste caso, publicitam produtos que ainda não possuem e que as obrigam a tirar licenças que só vão a concurso para o ano que vem. Agora, não há limites. Agora a NOS até vai dar uns terrenos na Lua ao acumular os pontos suficientes na sua conta, se aderir a este serviço, claro … Faz sentido, ARP ?

    A ARP, no meio de isto tudo e pela sua natureza, deveria proteger a ponta final da cadeia: o consumidor. Mas faz exactamente o contrário. Aprovam esta publicidade que todos percebemos não ser verdadeira. E sendo assim, estamos todos a ser enganados. Mas para mim o problema é bem maior e é evidente nos consumidores, cada vez mais fanboys e a sua demagogia. Cada vez mais eludidos com ilusões artificiais e onde os valores mais básicos são usurpados e alienados para fins económicos: You’ve been branded ….

    1. Avatar de Cm
      Cm

      Lê o meu outro comentário sobre a arp e já ficas a saber o que a casa gasta.

      1. Avatar de cat
        cat

        Sim li e concordo. Existe um sem número destas organizações “da treta” que só servem para atirar areia para os olhos dos consumidores. Olhe-se para a electricidade e para os combustíveis, por exemplo. É o país que temos e não queremos mudar.

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Esta nos nem 4g e meio tem. Quanto mais 5g. A mim não me apanham nessa rede. Nem oferecido queria nos

  9. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O dinheiro que a ARP não deve ter recebido da operadora para mudar a decisão e voltar atrás.

    1. Avatar de Cm
      Cm

      Acho que eles já estão vendidos de origem…

  10. Avatar de Francisco R
    Francisco R

    Não há cu que aguente ouvir esta porcaria de 5 em 5 anúncios.
    Raio da moda dos anúncios irritantes.