Terminal Linux no Windows

33 Comentários

Nunca usou o terminal do Linux? Não tem um Linux instalado e precisa do terminal poderoso do Linux no Windows? Quer testar uns comandos? Calma, sem stress, tenho aqui a solução.

Num dia destes o meu chefe chegou ao pé de mim e disse-me que queria aprender Linux. Fiz-lhe logo a pergunta chave:”Qual a distribuição que quer que eu instale na sua máquina? Vamos ter de fazer dual-boot”, ao que ele me respondeu, mas eu quero aprender Linux a partir do Windows…

Hum…então crio-lhe uma conta num servidor Linux e assim já pode aceder via SSH…ele torceu o nariz !!!

E é isto que acontece com muito boa gente. Como referi anteriormente, eu tenho aqui a solução. Vamos lá…

Cygwin é uma aplicação que se instala no Windows e permite emular o terminal do Linux. Usa uma DLL do Windows, para que aplicativos GNU possam funcionar num sistema Microsoft. O Cygwin é uma boa opção para quem quer conhecer o Unix. A instalação mínima ocupa apenas 30 MB e possui vários utilitários poderosos do mundo UNIX. No URL http://cygwin.com/packages/ pode-se consultar uma lista de programas que já podem ser executados utilizando o Cygwin. Apesar de o programa emular um terminal Linux, é possível facilmente aceder às partições do Windows. Para tal basta fazer cd /cygwindrive/<drive_letter>

Como começar:

1 – Efecutar o download da aplicação no site da Cygwin (http://www.cygwin.com/setup.exe

2 – Duplo click no ficheiro setup.exe e irá aparecer a janela seguinte. Depois Next >

3- Escolher “Install from Internet”

4 – Escolher a pasta onde instalar o aplicativo (no meu caso c:\cygwin)

5 – Escolher uma pasta para guardar os ficheiros obtidos via Internet

6 – Escolher a forma de como se liga à Internet. Normalmente “Direct connection”

7- Escolher um “mirror” de onde vamos efectuar o download dos programas que necessitamos

8 – Download da lista de pacotes necessários para o cygwin funcionar

9 – Escolha dos pacotes a Instalar.

10 – Instalação dos pacotes base e pacotes escolhidos

Uma vez instalado, chegou a hora de experimentar. Ir a Iniciar->Programas->Cygwin.

Vou mostrar-vos nas próximas figuras alguns dos comandos

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de deathsurf
    deathsurf

    Já o usei várias vezes, e achei bastante interessante para quem não quer instalar Linux!

    Recomendo!

  2. Avatar de ALL
    ALL

    xD incrível, vocês desencantam cada uma!

    Eu q ando nestes tempos a entrar aos poucos no mundo linux, esta aplicação será de mt bom uso considerando q o meu principal problema neste momento é ainda a maneira leiga com q interajo no terminal, assim sp posso ir praticando no meu belo windows.

  3. Avatar de nuno

    falta dizer que pode correr aplicações do X 🙂

  4. Avatar de PeTiNgA
    PeTiNgA

    Pode-se sempre recorrer ao vmware para aprender Gnu/Linux a partir do Windows. 🙂

  5. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    Sim em queria correr aplicações X mas como é que arranjo os binários? Ou compilo eu mesmo?

  6. Avatar de Mario Nery

    Porque não usar um sistema completo rodando dentro de uma máquina virtual? Eu faço isso, uso Linux Kurumin em uma máquina virtual dentro do Windows XP. Tenho o shell e todo o resto do Linux. Vale a pena.

    Escrevi sobre isso já, aqui está:

    http://marionery.com/blog/2007/02/24/tutorial-virtualizao-ao-alcance-de-todos/

    Abraços!

  7. Avatar de trmanco

    Prefiro mesmo o Linux!!

  8. Avatar de António Manuel Dias

    Recomendar Cygwin a alguém que quer aprender a usar Linux é como oferecer um barómetro a quem quer aprender meteorologia: é giro, mede a pressão do ar, mas não se consegue prever o tempo apenas com ele. O Cygwin é uma excelente ferramenta, mas não para essa finalidade!

    Já a opção de usar o vmware — ou até um live-cd ou um pen-disk com uma distribuição lá instalada — é a maneira certa para alguém ter o primeiro contacto sem sujar muito as mãos. Ou seja, sem fazer qualquer dano no seu sistema windows.

  9. Avatar de Master Bruno

    Dá para rodar GNOME, KDE e o Windows Maker ai!

    Eu queria saber se n dah para vc conseguir um arquivo onde venha com a instalação dele sem ter q baixar pelo programa…

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    link nao funciona

  11. Avatar de Nuno
  12. Avatar de António Pedro

    é pena é o Cygwin correr dentro do cmd…. mete nervos, porque é lento, etc… Linux é melhor. No entanto, é bom para aquela vontade de ter um terminal quando estamos no Windows

  13. Avatar de ekanja
    ekanja

    WUBI ja alguém experimentou?????????????????????
    agradecia alguma resposta. Thanks

    http://wubi-installer.org/

  14. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    O BEOS dava mesmo para instalar uma versão no windows e funcionava mt bem. Ele fazia uma ficheiro con uns gigas e era virtualmente o SO instalado no windows (claro que ficava um pouco mais lento)

  15. Avatar de Me
    Me

    tb podem instalar o vmware player (free) e downloadar uma imagem linux para vmware, tb disponivel no site vmware.

  16. Avatar de nuno
    nuno

    @antónio pedro

    dentro do cygwin no cmd, lança o xterm :B

  17. Avatar de pedro
    pedro

    @ekanja
    ya, eu uso, é porreiro para quem que instalar o ubuntu em dual boot e não quer andar a particionar discos. Mas o desempenho é menor do que numa instalação “normal”

  18. Avatar de ekanja
    ekanja

    @pedro

    Thanks!! Vou xperimentar

  19. Avatar de ekanja
    ekanja

    @pedro

    Thanks!! Vou experimentar

  20. Avatar de beto pires
    beto pires

    eu gostaria de saber se os comandos que roda neste software são comandos linux ou comandos especificos do software
    desde ja muito obrigado

  21. Avatar de paulo
    paulo

    @beto pires
    sao comandos linux, ora pois

  22. Avatar de Luis
    Luis

    fantastico, obrigado

  23. Avatar de gay
  24. Avatar de Denis Fernandes

    Muito obrigado pelos programa e tutorial, vai ser muito útil pra mim que fasso modding de celular ezx-linux. vlw

  25. Avatar de Denis Fernandes

    deculpem-me pelo flood .. erro terrível de português “fasso” muito feio isso oO eu quis dizer faço. ^^

  26. Avatar de julio
    julio

    galera, isso é muuito louco..

    com isso a gente tem como utilizar shelscripts no windows(assim como nosso amigo carlos morimoto esbanja no kurumin).

  27. Avatar de evandro
    evandro

    cara.. voce é foda.. vlw mesmo cara.. esse programa vai me salvar muito agora em epocas de prova..

    parabens pelo site.

  28. Avatar de Ari Eduardo

    Portal brasileiro de Cygwin:

    http://aurelio.net/cygwin/

    Uso o Cygwin direto, pois o equipamento desktop padrão da empresa é Windos XP.

    Quando não estou grudado nos servidores, via ssh (Putty), é Cygwin direto !!!

  29. Avatar de TheMiguelJr
    TheMiguelJr

    Muito bom esse post

    com isso muita gente que quer ter um linux mesmo se for só por linha de comando, mas não quer deixar o windows, e não tem muito espaço no c:\ e nem do d:\(Se Tiver O Hd Interno) esse programinha serve pra varias coisas

    consegui criar uns programinhas nele hehe…

  30. Avatar de Vinicius

    Bom,de vez de procurarem isto,para migrarem em linux,eu aconselho primeiramente,usar Linux! pois vocês pensam que o linux é como o windows que inicia o cd e quando da boot vai direto para instalação,Não é bem assim viu!
    O linux fornece 100% de teste via (live cd) que permite que vocês lammers fucem avontade,e se interessando no linux que é bem mais rápido,de ao invés de ficar baixando temas (terminals linux),bom é melhor testar o LINUX,do que mexer em uma coisa só,ao invés de tudo nele.

  31. Avatar de anonymo

    galera queria saber se eu consigo compilar algum arquivo usando esse progama ae queria compilar o t50 nesse cygwin sera que da ? ( AGUARDO RESPOSTAS )

  32. Avatar de Bruno
    Bruno

    não roda o nano, não tem um monte de comandos, ou eu instalei errado.

  33. Avatar de sei la poh....
    sei la poh….

    nao consigo colocar o mirror, sempre da erro…