A sua carta de condução está em mau estado? Peça uma nova

15 Comentários

A carta de condução é o documento que atesta, em Portugal, a aptidão de um cidadão para conduzir veículos a motor na via pública. O IMT é a entidade competente para a emissão das cartas de condução.

Se a sua carta de condução se encontra danificada, saiba como pedir uma nova.

A sua carta de condução está em mau estado? Peça uma nova


Deve alterar a carta de condução sempre que há mudanças importantes nos seus dados ou a mesma se encontre danificada. Para tal, todo o processo de pedido de substituição pode ser realizado online no site do IMT. A nova carta é entregue no prazo de 10 dias e o valor a pagar são 27 euros.

Como pedir a substituição da carta de condução?

Para pedir a substituição da sua carta de condução devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) – Aceder ao site do IMT online

A sua carta de condução está em mau estado? Peça uma nova

Passo 2) – Proceda agora à autenticação usando o cartão de cidadão, número de contribuinte ou chave móvel.

A sua carta de condução está em mau estado? Peça uma nova

Passo 3) – Já dentro da plataforma escolham a opção “Pedido de Carta de Condução” e autorizem a utilização da fotografia e assinatura do cartão de cidadão.

A sua carta de condução está em mau estado? Peça uma nova

Passo 4) – Sem seguida escolham a opção Substituição e indiquem a morada para onde pretendem que seja enviada. Devem  ainda indicar qual o motivo para a substituição.

A sua carta de condução está em mau estado? Peça uma nova

Passo 5) – Por fim confiram se os dados apresentados para a emissão da nova carta estão corretos. Se tudo estiver OK, carreguem em Confirmar.

A sua carta de condução está em mau estado? Peça uma nova

Como referido o valor da substituição de carta é de 27 euros. Na área de pagamentos basta carregar em Finalizar para em seguida ser gerada a respetiva referência para pagamento na rede multibanco.

A sua carta de condução está em mau estado? Peça uma nova

Leia também…

22 condutores (em média) apanhados por dia sem carta de condução! O que lhes acontece?

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FernandoRJ
    FernandoRJ

    Não sei se acontece aí em Portugal, mas aqui no Brasil temos a oportunidade de ter a carteira de motorista através do app Carteira Digital de Trânsito tanto para Android quanto para IPhone, e tem o mesmo valor da tradicional de papel. É além da habilitação, temos também no mesmo app o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo que além das informações específicas traz também informações sobre multas, restrições judiciais, “recall”, etc.

    1. Avatar de Greenshines
      Greenshines

      Em Portugal tb há uma app que mesmo através de dec. Lei as autoridades não a reconhecem como tal.
      Ai meu rico Zé Povinho… 😛

    2. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Isso é excelente e é uma medida há muito pedida pelos condutores portugueses…
      Infelizmente, aqui em Portugal, só mesmo em papel.

    3. Avatar de Ricardo Costa
      Ricardo Costa

      E Se o telefone fica em casa um dia?

      Multa?

      1. Avatar de RP
        RP

        Tal como se a carteira fica em casa um dia …
        Multa e obrigatoriedade de a apresentar posteriormente.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          A carteira fica no carro…

          1. Avatar de Mário Cardoso
            Mário Cardoso

            Os larápios gostam de saber isso!

      2. Avatar de FernandoRJ
        FernandoRJ

        Com o smartphone temos mais uma oportunidade de não esquecer o documento. Comigo já aconteceu de esquecer o documento tradicional de papel, mas como o tinha no smartphone segui a viagem tranquilamente.
        Quanto às multas, caso as tenha, aparecerá no app.

  2. Avatar de rikardo pereira
    rikardo pereira

    ai nao que nao reconhecem.. ja passei 3x com app e o primeiro que vier com musica, tenho o decreto impresso e assinado pelo meu advogado.. se nao servir.. vamos para tribunal e la resolvemos as coisas.. é so falar em tribual que a conversa vai mudar logo.. experimentem …

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Espera aí não andas com a carta mas andas com o decreto? Isso é só mau feitio. Rua usar a APP é para reduzir papel mesmo.

      1. Avatar de André Meireles
        André Meireles

        O decreto pode sempre estar no carro sem haver necessidade de pegar nele; já deixar a carta no carro é sempre um risco…

  3. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Tenho a minha velha carta de papel já gastas, mas legível. Pagar 27 euros é um roubo!!
    Cambada de ladrões.

    1. Avatar de PGomes
      PGomes

      A minha também é em papel. Não está estragada, mas até estava a pensar atualizar.
      Depois vi os 27 euros e decidi não ser roubado…
      Fica como está.

  4. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Já tentei on line a carta não chegou, tive que me deslocar aos serviços do IMT mais do que uma vez e foi uma confusão, acabei por perder mais de 2 dias de trabalho.
    A minha mulher foi a uma escola de condução e renovaram lhe a carta em 20 minutos e estava despachada