Zorin OS 15 Lite: Largue de uma vez por todas o Windows 7

32 Comentários

Zorin OS é talvez a distribuição mais parecida ao Windows, muito por causa do seu visual e menu iniciar muito idêntico ao Windows 7. Esta distribuição é baseada no popular Ubuntu e traz como ambiente gráfico de trabalho o Zorin Desktop.

Recentemente foi lançada uma versão lite do Zorin OS 15. Conheçam as novidades.

Zorin OS 15 Lite: Largue de uma vez por todas o Windows 7


Apesar de o Windows 10 ser o sistema operativo para Desktop mais usado do mundo, o Windows 7 continua a estar instalado em milhões de computadores. A Microsoft já alertou várias vezes para o facto de ser importante migrar para o Windows 10, mas a mensagem tem sido um pouco ignorada.

Migrar para o Windows 10? Experimentem o Zorin OS 15 Lite

É verdade que existem muitas distribuições Linux para se escolher. Alguns utilizadores acham que são demasiadas e que o know how de tantos programadores poderia ser direcionado distribuições mais completas e robustas.

No entanto, havendo tanta oferta existem também mais opções de escolha. Para quer quer algo parecido com o Windows, então experimentem o Zorin OS.

Zorin OS 15 Lite: Largue de uma vez por todas o Windows 7

Como principal novidade, o Zorin OS 15 Lite vem com o Desktop Xfce 4.14 que traz várias melhorias à interface. Há novos temas que estão disponíveis em várias cores. Os temas podem ser escolhidos via app Zorin Appearance.

Zorin OS 15 Lite: Largue de uma vez por todas o Windows 7

Esta versão é baseada no Ubuntu 18.04.3 LTS. Vem totalmente personalizada para tirar o melhor partido de máquinas com menos recursos. Se ainda usam o Windows 7, pensem em dar uma oportunidade ao novo Zorin OS 15 Lite.

Zorin OS

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Eu até gostava de experimentar a versão Core mas por uma qualquer razão que me transcende não consigo passar do écran inicial onde podemos escolher que querermos correr o Zorin 15 ou instalar…

    Resultado: Tenho o PC em questão a correr Peppermint…

    1. Avatar de Victor
      Victor

      Tive o mesmo problema e nao consegui seguir de forma nenhuma

    2. Avatar de BILL JOBS
      BILL JOBS

      Deve ser problema ao passar pelo pen drive, tenta usar o rufus 3.5

  2. Avatar de Fulano
    Fulano

    Uma boa alternativa ao MacOS…

    1. Avatar de Cicrano
      Cicrano

      Uma boa alternativa ao MacOS para quem esteja habituado a ele é o Elementary OS 😉

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Demasiado pobrezinho para o meu gosto…

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Verdade, além de ser datado em aparência, é uma interface tão limitante a customização quanto o próprio Gnome.

    2. Avatar de BILL JOBS
      BILL JOBS

      Qualquer Linux é uma alternativa boa pro Mac OS kkkkkkkk

  3. Avatar de B. Sousa
    B. Sousa

    Atualmente, qual é a melhor distribuição Linux para jogos?

    Obg.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Se for para jogares Warzone 2100 qualquer uma se bem que já joguei Command and Conquer Generals e Tiberian Sun no Mint xFce…

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Qualquer distro que não limite libs de 32-bits e que tenha acesso a pacotes e drivers mais recentes. Arch Linux e Manjaro são as melhores. No entanto os leigos preferem o Ubuntu e Mint.

      1. Avatar de BILL JOBS
        BILL JOBS

        Tem aquele tal de POP OS

    3. Avatar de Andrey
      Andrey

      RegataOS, voltada para jogos

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Desconhecia essa “versão”… 😀

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Para a utilização que faço do meu PC, o 7 serve perfeitamente… Como a nível laboral trabalho com MacOs, em casa só uso PC para ver uns filmes… Nada mais…

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Aliás, eu não consigo compreender como é que alguém, que trabalhe com pcs o dia inteiro, ainda tem paciência para o usar em casa… O meu, desde que comecei a trabalhar nesta área, só faz função de mediacenter… Uns emuladores, uns filmes e está..
      Já agora, conhecem alguma versão Linux boa para esse fim? Que não tenha grande curva de aprendizagem, porque para perder muito tempo, já me basta no trabalho (mas lá, o tempo é pago eheheh)

      1. Avatar de roni
        roni

        Não tem perda de tempo pior do que ficar em redes sociais.

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Linux Mint Cinnamon,
        procura lá.
        Até mesmo o Zorin OS servirá.

      3. Avatar de BILL JOBS
        BILL JOBS

        Qualquer Linux com KDE

  5. Avatar de bruno
    bruno

    é bom pra jogos ? tipo lol ?

    1. Avatar de gabriel
      gabriel

      ubuntu nao tem suporte pra LOL

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Funciona em qualquer distro usando o Lutris.
        https://lutris.net/games/league-of-legends/

        1. Avatar de Gabriel
          Gabriel

          Pode ocorrer falta de otimização por que se o lol não está disponível para linux e por algum motivo

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      O grandes problema destas distribuições Linux será sempre a falta de capacidade para correr programas, não vale a pena… por algum motivo é grátis.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Existem distros pagas e o problema de não ter certos programas não é do Linux em si, nada impede de programas pagos existirem e já existem, como o próprio DaVinci Resolve, Piranha, BricsCAD e DraftSight. Que são programas pagos que existem para Linux, como também para outras plataformas.
        Se tal programa não existe é culpa do desenvolvedor que não quer portar.

  6. Avatar de Tomás Pereira
    Tomás Pereira

    O problema aqui é conteúdo e compatibilidades, para quem está habituado a Mac, Ok, mas…

  7. Avatar de Ricas
    Ricas

    Steam os ou ubuntu

    1. Avatar de Humberto
      Humberto

      Ubuntu é que nem se pergunta. Steam OS é muito limitado

  8. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Eu tenho o Manjaro KDE e eu estou a gostar

  9. Avatar de Domdiego
    Domdiego

    Boas tardes a todos. Nesta guerrinha entre utilizadores do Windows e do Linux, os melhores defensores do linux são os seus detractores. Não me levem a mal, mas a conversa dos defensores do Linux soa-me a “conversa de vendedor de carros usados”, é para desconfiar. No entanto as acusações dos defensores do Windows, paradoxalmente, impeliram-me a instalar este sistema operativo. Porquê? Porque pegando nas principais “falhas” do Linux, segundo estes, rápidamente me apercebi que não se aplicam a mim, ou á maioria dos utilizadores de PC’s. Quem trabalha na área de IT e programação, ou por motivos profissionais seja obrigado a ter programa “X”, “Y” ou “Z” terá as suas razões para querer/exigir que determinados programas funcionem, que tenham compatibilidade com, etc. Nem sequer ponho isso em causa, mas quem não trabalha nessa área (e somos maioria)pura e simplesmente não precisa deles. A maioria das pessoas não precisa do Word (para imprimir uma página A4 a dizer “Caros vizinhos, é favor fechar a porta do prédio quando sairem”, o Wordpad chega e sobra, e por inerência qualquer um dos muitos Offices livres que por aí há. Eu tenho o windows (e Linux, agora), mas uso o open office. Quando preciso de fazer algo um pouco mais elaborado, não gravo como doc(x), mas exporto para PDF. Para o excell, quem sabe utilizar fórmulas simples, também o faz em qualquer outro clone do mesmo.
    Há muito tempo que o sourceforge me fornece pequenos utilitários freeware para resolver os problemas que vou tendo e/ou automatizar processos. Para quê instalar o Photoshop, se só preciso de corrigir os níveis de brilho e contraste? Apenas não sei como o Linux se porta com jogos recentes, porque os que vou jogando são algo antigos (o mais recente é o WOW).
    Depois de ponderar isto, decidi-me a instalar o Linux. Escolhi a o Mint 19.2 porque li o artigo aqui no PPLware e pareceu-me o mais indicado para começar.
    Utilizo produtos da MS desde 1991, começei com o DOS 5.0 e o Windows 3.1. Desde então apenas falhei (propositadamente) o Millenium e o Windows 8. O DOS nunca foi um bicho de sete cabeças para mim, pelo que a famosa “linha de comando”, também não me mete medo, se bem que apenas a usei esporadicamente e porque assim o quiz, visto que nunca ter obrigatoriedade de o fazer (Mais uma acusação contra o Linux desfeita).
    Começando, decidi instalar o Mint num velhinho disco externo de 200GB. Tentei criar uma pen de arranque/instalação com um programa que agora não me lembro o nome, mas não tive sorte. A instalação parava com um erro no GRUB, e o comando exit (ou era quit?) não fazia nada. Saquei o Balena Etcher, e com este tive mais sucesso. O erro de GRUB continuava lá, mas quando saía deste, o Mint começou a carregar. Finda a instalação. Actualizei os drivers da gráfica (NVIDIA), e tive mais um problema… Mas quando reiniciei a máquina… Tudo ok. Saquei os utilitários que costumo utilizar, ou os seus equivalentes, e passei para um assunto mais complicado (pensei eu). O Wine… para executar os meus jogos favoritos. Tenho a dizer que já há muito que utilizo emuladores para executar no windows alguns dos meus jogos favoritos, por exemplo o DOSbox, e o VirtualPC (começei a usar quando ainda era da Connectix, e não da MS). Após instalar o Wine e quejandos necessários (DXKV etc), copiei a Directoria do WOW que tenho no disco do windows e colei na Pasta do WINE… executei e… Funcionou sem problemas… ou melhor, tenho um problema, que é ter mais 10 FPS no linux do que no windows… Como copiei e não instalei, não alterei as preferências do jogo. Não faço ideia de como isto é possível, mas estando o jogo a correr em emulação, alguma coisa devo ter perdido nos gráficos pq não me parece possível isto acontecer sem estar o jogo a correr nativamente.
    Conclusão: Faço tudo o que fazia no windows. Precisei de encontrar alguns programas equivalentes aos que utilizava (o BRU – Bulk Rename Utility, não existe para linux, mas há equivalente, se bem que sempre o posso utlizar no WINE), mas o facto é que tudo corre bem e suavemente, apesar de estar a correr num velho disco externo USB2… No próximo PC que comprar, o linux vai ser o SO de raíz.

  10. Avatar de ryan
    ryan

    zorin e mt ruim e falo isso por que eu estou escrevendo do zorin 15 n tem opções basicas tipo atualizar uma pasta n tem muuitas confguraçãoes e varias outras coisas

    1. Avatar de Andrey
      Andrey

      Te convido p/ conhecer e testar o Big Linux. Irá se surpreender.