Código da Estrada: Dá multa se não passar na passadeira?

90 Comentários

Além dos condutores, os peões também têm as suas responsabilidades na estrada. É muito comum vermos peões a atravessaram as faixas de rodagem e às  vezes sem qualquer cuidado.

Fique a saber o que diz o Código da Estrada (CE) relativamente a esta questão.

Código da Estrada: Dá multa se não passar na passadeira?


Quem circula a pé também está abrangido pelo Código da Estrada. É preciso respeitar a sinalização, os condutores e toda a lei.

O artigo 99, do CE, revela quais os Lugares em que podem transitar (os peões):

  • 1 – Os peões devem transitar pelos passeios, pistas ou passagens a eles destinados ou, na sua falta, pelas bermas.
  • 2 – Os peões podem, no entanto, transitar pela faixa de rodagem, com prudência e por forma a não prejudicar o trânsito de veículos, nos seguintes casos:
    • a) Quando efetuem o seu atravessamento;
    • b) Na falta dos locais referidos no n.º 1 ou na impossibilidade de os utilizar;
    • c) Quando transportem objetos que, pelas suas dimensões ou natureza, possam constituir perigo para o trânsito dos outros peões;
    • d) Nas vias públicas em que esteja proibido o trânsito de veículos;
    • e) Quando sigam em formação organizada sob a orientação de um monitor ou em cortejo.
  • 3 – Nos casos previstos nas alíneas b), c) e e) do número anterior, os peões podem transitar pelas pistas a que se refere o artigo 78.º, desde que a intensidade do trânsito o permita e não prejudiquem a circulação dos veículos ou animais a que aquelas estão afetas.
  • 4 – Sempre que transitem na faixa de rodagem, desde o anoitecer ao amanhecer e sempre que as condições de visibilidade ou a intensidade do trânsito o aconselhem, os peões devem transitar numa única fila, salvo quando seguirem em cortejo ou formação organizada nos termos previstos no artigo 102.º
  • 5 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 10 a (euro) 50.
  • 6 – Quem, com violação dos deveres de cuidado e de proteção, não impedir que os menores de 16 anos que, por qualquer título, se encontrem a seu cargo brinquem nas faixas de rodagem das vias públicas é sancionado com coima de (euro) 30 a (euro) 150.

Código da Estrada: Dá multa se não passar na passadeira?

Ainda relativamente a este assunto é preciso saber o que diz o Artigo 101 – Atravessamento da faixa de rodagem:

  • 1 – Os peões não podem atravessar a faixa de rodagem sem previamente se certificarem de que, tendo em conta a distância que os separa dos veículos que nela transitam e a respetiva velocidade, o podem fazer sem perigo de acidente.
  • 2 – O atravessamento da faixa de rodagem deve fazer-se o mais rapidamente possível.
  • 3 – Os peões só podem atravessar a faixa de rodagem nas passagens especialmente sinalizadas para esse efeito ou, quando nenhuma exista a uma distância inferior a 50 m, perpendicularmente ao eixo da faixa de rodagem.
  • 4 – Os peões não devem parar na faixa de rodagem ou utilizar os passeios e as bermas de modo a prejudicar ou perturbar o trânsito.

O ponto 5 refere que quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 10 a (euro) 50.

É  importante também referir o Artigo 104 – Equiparação que equipara a circulação de alguns veículos ao trânsito de peões:

  • a) A condução de carros de mão;
  • b) A condução à mão de velocípedes de duas rodas sem carro atrelado e de carros de crianças ou de pessoas com deficiência;
  • c) A condução de velocípedes por crianças até 10 anos, nos termos do n.º 3 do artigo 17.º;d) O trânsito de pessoas utilizando trotinetas, patins ou outros meios de circulação análogos, sem motor;
  • e) O trânsito de cadeiras de rodas equipadas com motor elétrico;
  • f) A condução à mão de motocultivadores sem reboque ou retrotrem.

Em Resumo…

Em resumo, o mais importante a saber é que 5“Os peões só podem atravessar a faixa de rodagem nas passagens especialmente sinalizadas para esse efeito ou, quando nenhuma exista a uma distância inferior a 50 m, perpendicularmente ao eixo da via.” Caso não cumpram a coima vai dos 10 aos 50 euros. É também fundamental que o atravessamento da faixa de rodagem deve fazer-se o mais rapidamente possível.

Comentários

90

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BC
    BC

    Isto é que devia ser mais fiscalizado. Há tanta gente a pensar que as passadeiras são uma extensão do passeio, e atravessam sem sequer olhar/parar e ainda refilam se chamarmos à atenção. No entanto já assisti a uma pessoa atravessar a passadeira à balda, fazendo com que um condutor travasse a fundo, mesmo à frente de um polícia. O peão começou a reclamar ao polícia sobre o sucedido, o polícia mandou o condutor embora, e multou o peão pela estupidez que fez ao atravessar a passadeira.
    Já agora, uma coisa que muita gente não sabe:
    – Em lado nenhum do código da estrada diz que um condutor deve parar numa passadeira. Deve sim dar prioridade ao peão que tenha intenção de atravessar. Mas parar na passadeira, não é obrigatório.

    1. Avatar de Xnelox
      Xnelox

      Não podes parar na passadeira, a passadeira é para pioes

      1. Avatar de Xnelox
        Xnelox

        Piões não, peões lol

        1. Avatar de GM
          GM

          Um pião na passadeira também deve dar direito a multa ;).

          1. Avatar de sempaciência
            sempaciência

            e roda

    2. Avatar de Teresa
      Teresa

      Tu não deves ter lido o código por isso é normal que digas esses disparates.
      Os carros têm de abrandar nas passadeiras, para se assegurarem que não existem peões para passar.
      Os carros TÊM de ceder passagem nas passadeiras e nos semáforos…. mas lá está, não leste o código logo isto é novidade para ti. Mas talvez seja a tua compreencão da lingua, porque CEDER PASSAGEM é realmente parar para deixar passar…. só naquela da amizade.

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        Mas os peões também tem que respeitar a lei. Tipo não passar as passadeiras que tenham semáforos e esses estejam a vermelho para os mesmos.
        Ou até mesmo não andar embriagado na via pública.

        1. Avatar de hades
          hades

          Como eu já tantas vi.
          Pior, foi o sinal estar vermelho para o peão, havendo uma passadeira e uma pessoa dizer “Ah e tal está aqui uma passadeira. Os carros deviam parar”

          E eu a pensar “Fie-se nessa, depois diga como elas doem!”

      2. Avatar de Diogo
        Diogo

        Só naquela da amizade, cheira-me que também perdeste noções do código da estrada que vale a pena serem relembradas. Ao contrário do que dizes, CEDER PASSAGEM não “é realmente parar para deixar passar”! Quando te aproximas de alguma zona de interseção e/ou mudança de direção na via onde circulas, que tenha sinal de CEDÊNCIA DE PASSAGEM, a PARAGEM do veículo não é obrigatória. Podes muito bem abrandar e, se não houver razões de segurança e/ou abrangidas pelo código da estrada que obriguem a PARAGEM, podes muito bem continuar a marcha sem qualquer problema, desde que não esteja em velocidade excessiva. Portanto, PELO código da estrada, a pessoa portadora de veículo que transite na via pode avistar o peão, com a manifestação de atravessar a faixa de rodagem e pode começar a abrandar a uma distância de segurança suficiente para permitir a passagem do mesmo SEM a necessidade de PARAR! CASO e caso só verifique que não reúne as condições de segurança suficientes, então si, deve parar.
        Na prática, acredito que os peões tenham receio de avançar em qualquer tipo de condições e isso é compreensível, mas podem não saber as regras do código da estrada e podem aferir que os condutores têm OBRIGATORIAMENTE DE PARAR EM QUALQUER NATUREZA DE SITUAÇÃO, o que está errado! MAS, volto a dizer, CASO NÃO ESTEJAM REUNIDAS AS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA, ENTÃO SIM, O CONDUTOR DEVE PARAR PARA O PEÃO PASSAR!

        Agora tu, que vens para aqui “só naquela da amizade”, dá a entender que leste o código da estrada, poderás até ser portadora de carta e o sinal de triângulo invertido para ti é sinal de stop, o que não é, deves PARAR em tudo quanto é sítio quando vês este sinal, o que está errado, até porque incorres em infração por não permitires a normal circulação de veículos em via pública.

        Votos de resto de boa tarde.

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Atenção: QUER o sinal de ROTUNDA, QUER o sinal de PASSADEIRA são exemplos de zonas onde a CEDÊNCIA DE PASSAGEM está escrita no código da estrada. No entanto, os sinais de rotunda são, regra geral, acompanhados de sinal de cedência de passagem para relembrar os condutores que TÊM DE CEDER A PASSAGEM (e não PARAR, obrigatoriamente!) àqueles que circulam dentro dela.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      é OBRIGATÓRIO PARAR, sim.

      “Artigo 103.º 
      Cuidados a observar pelos condutores

      1 – Ao aproximar-se de uma passagem de peões ou velocípedes assinalada, em que a circulação de veículos está regulada por sinalização luminosa, o condutor, MESMO QUE a sinalização lhe permita avançar, deve deixar passar os peões ou os velocípedes que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem. 

      2 – Ao aproximar-se de uma passagem de peões ou velocípedes, junto da qual a circulação de veículos não está regulada nem por sinalização luminosa nem por agente, o condutor DEVE REDUZIR a velocidade E, SE NECESSÁRIO, PARAR para deixar passar os peões ou velocípedes que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem. 

      3 – Ao mudar de direção, o condutor, mesmo não existindo passagem assinalada para a travessia de peões ou velocípedes, DEVE REDUZIR a sua velocidade E, SE NECESSÁRIO, PARAR a fim de deixar passar os peões ou velocípedes que estejam a atravessar a faixa de rodagem da via em que vai entrar. 

      4 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.”

      LÊ a Lei ANTES de teres certezas sobre o que lá está escrito.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        “Se necessário”, não significa “obrigatório”, como o sinal stop, onde é preciso parar obrigatoriamente, com ou sem necessidade.

        1. Avatar de Careca
          Careca

          Sim o burro com o stop es obrigado a parar!

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        “deve” É uma obrigação

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          “o·bri·ga·tó·ri·o
          adjectivo
          1. Que não pode deixar de se fazer ou de ser cumprido.

          2. Forçoso.

          3. Que obriga.

          “obrigatório”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/obrigat%C3%B3rio [consultado em 12-11-2019].”
          Seria obrigatório se não dependesse de nada (como no caso que já dei do stop), uma vez que depende da necessidade não é obrigatório. É lógica básica.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            “deve” É uma obrigação

          2. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Portanto para ti, o sinal de cedência de passagem é igual ao sinal de stop, ambos OBRIGAM o condutor a parar, certo?
            Tens de entender que aquilo que as coisas significam para ti é irrelevante, o que interessa é a definição que está no dicionário, que neste caso é bastante clara.

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            ” DEVER
            de.ver

            verbo transitivo
            1. estar obrigado a
            […] ”

            dever in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-12 20:30:16]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/dever

          4. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            “SE
            do pronome reflexo sui, sibi, se)
            conjunção
            1. No caso de, dando-se a circunstância de.

            2. Se acaso, se porventura.

            “se”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/se [consultado em 13-11-2019].

          5. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Sinal stop: PARAGEM OBRIGATÓRIA no cruzamento ou entroncamento: indicação de que o condutor é obrigado a parar antes de entrar no cruzamento ou entroncamento junto do qual o sinal se encontra colocado e ceder a passagem a todos os veículos que transitem na via em que vai entrar;

            Portanto é como se existisse um sinal stop antes de uma passadeira, é isso?

  2. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Tantas regras, tantas leis, tantos incumprimentos. Não é possível fazer cumprir todas essas obrigações, por isso é só mais massa para chouriços

    1. Avatar de solopees
      solopees

      Portugal, aqui ninguem respeita nada.

  3. Avatar de Sonecas
    Sonecas

    E o artigo 103.º, ponto 3?

    Artigo 103.º – Cuidados a observar pelos condutores

    1 – Ao aproximar-se de uma passagem de peões ou velocípedes assinalada, em que a circulação de veículos está regulada por sinalização luminosa, o condutor, mesmo que a sinalização lhe permita avançar, deve deixar passar os peões ou os velocípedes que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem.
    2 – Ao aproximar-se de uma passagem de peões ou velocípedes, junto da qual a circulação de veículos não está regulada nem por sinalização luminosa nem por agente, o condutor deve reduzir a velocidade e, se necessário, parar para deixar passar os peões ou velocípedes que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem.
    3 – Ao mudar de direção, o condutor, mesmo não existindo passagem assinalada para a travessia de peões ou velocípedes, deve reduzir a sua velocidade e, se necessário, parar a fim de deixar passar os peões ou velocípedes que estejam a atravessar a faixa de rodagem da via em que vai entrar.
    4 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 120 a € 600.

  4. Avatar de Itrafulha
    Itrafulha

    A passadeira indica o local de passagem. Mas muita gente pensa que é chegar e toca a andar. Por vezes até se mandam para a estrada sem olhar ou perceber que o carro que se aproxima é o único e ficam com a estrada toda. Mas a culpa é do código que está mal escrito.

    1. Avatar de Teresa
      Teresa

      Tu não deves ter lido o código por isso é normal que digas esses disparates.
      Os carros têm de abrandar nas passadeiras, para se assegurarem que não existem peões para passar.
      Um peão tem o direito de se “atirar” se o carro estiver a uma distância da passadeira…. mas pelos vistos gostas de andar a abrir. E a culpa é do código.

      1. Avatar de PowerVerde
        PowerVerde

        Falas, mas também não lês:
        1 – Os peões não podem atravessar a faixa de rodagem sem previamente se certificarem de que, tendo em conta a distância que os separa dos veículos que nela transitam e a respetiva velocidade, o podem fazer sem perigo de acidente.
        Ou seja, NÃO, os peões não se podem atirar para a faixa de rodagem. É tipo a linha do comboio, para, escuta e olha.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          não sabes ler

          a Teresa disse exatamente isso

      2. Avatar de Infinity
        Infinity

        “Um peão tem o direito de se “atirar””?!?!

        Volta a ler o ponto número 1 por favor.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          não te esqueças de ler este:

          “Artigo 25.º 
          Velocidade moderada

          1 – Sem prejuízo dos limites máximos de velocidade fixados, o condutor DEVE MODERAR especialmente a velocidade: 

          a) À APROXIMAÇÃO DE PASSAGENS ASSINALADAS na faixa de rodagem para a travessia de peões e ou velocípedes; 
          [mesmo sem estares a ver qualquer peão]

          b) À aproximação de escolas, hospitais, creches e estabelecimentos similares, quando devidamente sinalizados; 

          c) Nas localidades ou vias marginadas por edificações; 

          d) Nas zonas de coexistência; 

          e) À APROXIMAÇÃO DE utilizadores vulneráveis; 
          [mesmo sem estar a iniciar travessia da faixa de rodagem]

          f) À aproximação de aglomerações de pessoas ou animais; 

          […]”

          1. Avatar de Infinity
            Infinity

            Sim, mas não é por isso que dá o direito aos peões de se atirarem para a passadeira. A lei tem que servir para ambos os lados.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            nas passadeiras que ganharam lombas os peões deixaram de se ‘atirar’ para a passadeira.

            hum…

          3. Avatar de Infinity
            Infinity

            Alguns tem civismo suficiente para não se atirarem, mas há sempre artistas embriagados que não pensam no que fazem.

  5. Avatar de Alpha
    Alpha

    “É também fundamental que o atravessamento da faixa de rodagem deve fazer-se o mais rapidamente possível.”

    Aqui não há coima… mas infelizmente muitas vezes há pessoas que julgam que podem passar calma e alegremente na passadeira como se nada fosse e fazer os outros esperar (o pequeno poder).

    Para ter prioridade devia ser obrigatório fazerem um sinal de intenção de passar, muitas vezes as pessoas “atiram-se” para a passadeira.

    1. Avatar de solopees
      solopees

      mas toda a gente que conduz esta sempre com pressa???? não podem esperar 10, 15, 20, 30 segundos??? é muito?
      na escola de condução ensinaram-me a abrandar perto das passadeiras…. nunca vejo ninguem abrandar, sempre apressados para parar no sinal vermelho 20 metros depois.

      1. Avatar de King Banido
        King Banido

        O peão esperar 10,15,20,25,30 seg é muito?

        Uma coisa que não tá escrito no codigo da estrada, porque já se espera, que voces aprendam desde pequeninos é ter respeito pelos outros! Coisa que em Portugal não existe. Depois admiram-se de levarem altas panadas e ficarem acamados para a vida.

        Não interessa se tas numa passadeira, a tua obrigação é esperar, olhar e esperar que o carro ceda passagem, não simplesmente andar em frente e os carros que sa fo***
        Eu se vejo que é o unico carro em estrada, deixo-o passar e só depois é que passo. e a maioria dos condutores quando não faço sinal para continuarem, param. Custa muito, Sr/Sra Peão, aguardar que o carro pare? até é melhor para si, que nao vai ter de ir assistir ao vivo o Tony no hospital durante o natal…

      2. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Conduzes em cidade?! 20 ou 30 segundos em cada passadeira e demoras duas ou 3 vezes mais a chegar ao destino.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          não, não demoras mais.

          só ficas menos tempo parado atrás dos outros carros parados logo à frente.

          1. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Como se pode sugerir que estar parado (o tempo que seja) não causa atraso?? Podes apanhar um vermelho a seguir e não adiantar, mas também podes apanhar um verde, que se esperasses ficaria vermelho. Pela tua teoria é indiferente andar ou estar parado quando há trânsito?

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            pela tua teoria quando estás parado atrás de outros carros parados estás a andar e a chegar mais cedo ao destino…

          3. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Os carros estão parados momentaneamente, quando o semáforo ficar verde (por exemplo) avançam e se tu continuas parado, independentemente dos segundos, vais ficar para trás, vais apanhar o vermelho e/ou vais deixar que outros carros se metam à frente perdendo tempo. Parece-me algo muito fáciltiva fórmula da física: v=d/t e tendo em conta que o trânsito é dinâmico, não vais numa fila ininterrupta e imutável do ponto A ao ponto B.

          4. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            A tua teoria só funcionava se as paragens fossem sincronizadas com o andamento da fila, parecendo-me desnecessário explicar a utopia.

          5. Avatar de Miguel
            Miguel

            utopia é tentar explicar-te que
            parares 5+5
            = parares 10

          6. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Tu e as tuas limitações de percepção. Talvez lá fosses com um desenho sob a forma de animação, mas não tenho tempo nem paciência para tal, por isso experimenta por ti próprio, faz uma viagem em cidade e para durante 20 segundos em intervalos regulares e poe alguém a seguir o trânsito, a ver quem chega lá primeiro.

          7. Avatar de Miguel
            Miguel

            tu nem com um desenho lá chegas.

            faz tu a experiência ao contrário.
            deixa de andar colado ao carro da frente, cheio de pressa de ficar parado atrás dele sempre e logo que ele pára, e vais ver que perdes tempo rigoroso nenhum.

          8. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Claro que não perdes… se não tiveres semáforos que passam a vermelho enquanto ficas a pastar, se não houvesse cruzamentos com carros que depois se metem à tua frente, se não houvesse carros estacionados que depois se metem à tua frente, etc., portanto se vivessemos no teu mundo imaginário porque na realidade não é assim que as coisas são.

    2. Avatar de Careca
      Careca

      E os carros em cima dos passeios!! E as pessoas têm que ir pela rua , isto ta uma vergonha! E depois vêm falar de código de estrada, há mas uma grande falta de civismo e o que é!!!!

  6. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    E o bom português que “tem prioridade” na passadeira por isso atravessa como e quando quer sem ver se o pode fazer em segurança? E os que não sabem que têm o dever de a atravessar “o mais rapidamente possível”? E os que param no início da passadeira mas não querem atravessar? O problema não são as leis e transgressões, é mesmo a falta de civismo e a presunção que somos cheios de direitos e sem deveres.
    Agora numa abordagem mais polémica, não concordo com a prioridade (absoluta) dos peões, é mais fácil, mais seguro e mais ecológico um peão esperar que o veículo passe do que o contrário.

    1. Avatar de King Banido
      King Banido

      Ó Tó não existe respeito em Portugal, acho que era isso que querias dizer.

      Falo respeito no geral, nao só de condutor vs peão, que é algo que não está previsto no codigo da estrada. Supostamente, os nossos paizinhos nos ensinaram o que era o respeito, apenas existem uns nabos que já o perderam à muito…

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Isso. Com civismo ou respeito pelos outros, as coisas funcionavam muito melhor, de forma mais eficiente que respeitando a lei.

  7. Avatar de joao
    joao

    Lendo o artigo e pelos comentarios anteriores, parece que o peao é quase culpado de ter que atravessar uma rua, quando está longe da verdade. É certo que existem alguns que pensam que a passadeira é deles e atira-se de qualquer maneira mas a regra nao é essa. Felizmente posso ir para o trabalho a pe, e todos os dias vejo carros parados em cima da passadeira nas rotundas em vez de pararem antes ou depois que me obriga a sair da passadeira. Verem um sinal de passadeira que sao obrigados a moderar a velocidade e vao a velocidade maxima na mesma como se nada fosse. Estacionamentos antes da passadeira e nao deixarem os 5 metros que tem que deixar que reduzem a visibilidade do peao e dos condutores que pode originar a acidentes graves na passagem.

    Aqui ficam algumas leias importantes nao referidas sobre o assunto:

    Artigo 25.º

    Velocidade moderada

    1 – Sem prejuízo dos limites máximos de velocidade fixados, o condutor deve moderar especialmente a velocidade:

    a) À aproximação de passagens assinaladas na faixa de rodagem para a travessia de peões e ou velocípedes;
    b) À aproximação de escolas, hospitais, creches e estabelecimentos similares, quando devidamente sinalizados;
    c) Nas localidades ou vias marginadas por edificações;
    d) Nas zonas de coexistência;
    e) À aproximação de utilizadores vulneráveis;
    f) À aproximação de aglomerações de pessoas ou animais;
    g) Nas descidas de inclinação acentuada;
    h) Nas curvas, cruzamentos, entroncamentos, rotundas, lombas e outros locais de visibilidade reduzida;
    i) Nas pontes, túneis e passagens de nível;
    j) Nos troços de via em mau estado de conservação, molhados, enlameados ou que ofereçam precárias condições de aderência;
    l) Nos locais assinalados com sinais de perigo;
    m) Sempre que exista grande intensidade de trânsito.

    2 – Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.

    ————————————————–

    O artigo 103.2) diz que “Ao mudar de direcção, o condutor, mesmo não existindo passagem assinalada para a travessia de peões, deve reduzir a sua velocidade e, se necessário, parar a fim de deixar passar os peões que estejam a atravessar a faixa de rodagem da via em que vai entrar.” O 146.h) acrescenta que é contra-ordenação grave “a não cedência de passagem aos peões pelo condutor que mudou de direcção dentro das localidades”.

    ————————————————————————-

    Existem mais, mas fica para outro dia

  8. Avatar de João M
    João M

    O que me incomoda mais quando conduzo é em locais mal iluminados e lá aparece um peão do nada. O carro tem luzes mas nem sempre são a melhor iluminação para quem anda de roupa escura À noite. MAs vá, como diz o código – conduzir na defensiva e abrandar nas passadeiras – “just in case” –> principalmente quando está um carro já parado, ou mal estacionado, numa passadeira e obstruí a visibilidade. Já vi malta a ser quase atropelada porque os condutores não abrandam e não reparam que um peão já está na passadeira mas está “escondido” por um segundo carro (parado ou mal parado).

  9. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Os peoes só deveriam passar nas passadeiras quando os veículos estivessem completamente parados e já agora sem auriculares e sem telemóveis

    1. Avatar de King Banido
      King Banido

      O que que diz a lei?
      Tu que escreveste este comentario, apartir do teu smartphone, dentro de uma aula, que por sinal pertence a uma escola… A dizer ao outro para ir pa escola…
      Adorava que levasses uma passa bem dada, para ver se aprendes a ter respeito pelos outros, nao pela falta de respeito com o Nuno, mas sim por seres dos parasitas, que acham que a passadeira é toda deles 😉

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        @King Banido,
        Às vezes pergunto-me que moderação é feita em exemplos de comentários como o do João. Acho (friso, ACHO!) que isso vai contra as políticas de uso dos comentários do Pplware e seja qual for o mecanismo que deixa este tipo de comentários serem expostos só prejudica a qualidade deste fórum.
        Deixo este comentário como apelo à verificação deste mecanismo, porque pessoalmente adoro este fórum, gosto de visitar os comentários porque uma pessoa pode sempre aprender com outros e passar os olhos por este tipo de comentários só dá vontade de ignorar a secção de comentários em publicações futuras.

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Não há necessidade de pararem, antes pelo contrário, o trânsito flui mais eficientemente se os carros nunca pararem (e simplesmente abrandarem), têm é de se certificar que o podem fazer sem colocarem os outros ou a si mesmo em risco, tal como está na lei.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      veículos sem auriculares e sem telemóveis
      é uma boa ideia

  10. Avatar de King Banido
    King Banido

    Desde pequeno que fui ensinado a olhar para os dois lados 😉
    Obvio que o condutor tem obrigações e deveres, e caso nao sejam cumpridos, o peão sofrerá mais em caso de acidente, mas temos de ver que o “Peão” tambem tem deveres e obrigações…

    Podem dizer que sou má pessoa, mas se algum dia atropelar alguem fora da passadeira, que simplesmente se tenha atirado po carro, vou ficar de consciencia tranquila.
    Pagar o hospital é o seguro que paga, por isso para mim é me igual(Monetariamente) se atropelo alguem.
    As vezes os peões é que nao ficam la muito bem… mas olha, pensassem na vida, antes de atravessarem 😉

  11. Avatar de Silva
    Silva

    Um familiar meu já esteve envolvido num acidente por culpa de um peão (ia a correr), que meteu-se na passadeira de repente, sem olhar, simplesmente ia a correr, chegou à passadeira e atravessou. O carro que ia à frente do meu familiar teve de fazer uma travagem a fundo, e o meu familiar não conseguiu evitar a colisão. O indivíduo que ia a correr prosseguiu como se nada tivesse acontecido.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      “Artigo 18.º
      Distância entre veículos

      1 – O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade deste, tendo em especial consideração os utilizadores vulneráveis.

      […]”

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        “Artigo 101 – Atravessamento da faixa de rodagem:

        1 – Os peões não podem atravessar a faixa de rodagem sem previamente se certificarem de que, tendo em conta a distância que os separa dos veículos que nela transitam e a respectiva velocidade, o podem fazer sem perigo de acidente.

        […]”

        O peão tem que parar antes de atravessar.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          não. não tem de parar.

          1. Avatar de Infinity
            Infinity

            A lei esta em português e é de fácil compreensão.

            “1 – Os peões não podem atravessar a faixa de rodagem sem previamente …”

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            onde é que consegues ler que têm de parar???

          3. Avatar de Infinity
            Infinity

            Caramba, é assim de tão difícil compreensão?!?!

          4. Avatar de Miguel
            Miguel

            onde é que consegues ler que têm de parar???

          5. Avatar de Infinity
            Infinity

            “não podem atravessar a faixa de rodagem”, o “não” está la por alguma coisa, é bom senso parar e olhar antes de atravessar.

            Ou atravessas sem olhar primeiro?

          6. Avatar de Miguel
            Miguel

            será que à terceira consegues responder?

            onde é que consegues ler que têm de parar?

          7. Avatar de Infinity
            Infinity

            Já respondi à primeira, mas já deu para ver que não passaste no departamento de inteligência quando estavam a distribuir qualidades.

            Mesmo assim também não respondeste se atravessas sem olhar, o que leva a entender que se vier um carro atiras-te para a passadeira.

            Em todo o caso, ficas com a bicicleta…

          8. Avatar de Miguel
            Miguel

            olho SEM PARAR.

            continuas a não dizer onde é que consegues ler que o peão tem de parar.

          9. Avatar de Infinity
            Infinity

            é uma questão de ter alguma inteligência para saber interpretar o português da frase. Não é para todos.

            Se olhas sem parar, e se o condutor for a uma velocidade a baixo do limite de velocidade, se tiver a 5 metros da passadeira por mais reacção que tenha, alguém vai ficar magoado

          10. Avatar de Miguel
            Miguel

            és daqueles artistas que não pára no stop porquê consegues ver o cruzam em andamento, não és?
            mas, no stop, é obrigatório parar.
            para entrar numa passagem de peões não.

          11. Avatar de Infinity
            Infinity

            Eu não ganhei a carta na embalagem do Chocapic ao contrário de alguns…

            Mas qual e a relação entre o tópico das passadeiras com o parar num Stop…

            Ou seja, pela tua lógica tu atiras-te para a passadeira, mesmo olhando e se vier um artista a alta velocidade, atravessas na mesma..

          12. Avatar de Miguel
            Miguel

            a Língua Portuguesa é demasiadamente difícil para a tua inteligência.

          13. Avatar de Infinity
            Infinity

            Por acaso é até bastante fácil.

            Também ensinas aos teus: atravessa enquanto olhas ou para olha para ambos os lados e se não vier nenhum ou o carro parar (situação segura) é que atravessas?

  12. Avatar de Manuel Noites
    Manuel Noites

    Multas, coimas, é tudo a mesma coisa, não é? Não, não é. Porque não entregam este tipo de artigos a juristas que sejam rigorosos em relação ao que estão a falar? Fica a sugestão.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      E a médicos em artigos de saúde e a mecânicos em artigos de automóveis, e a engenheiros das diversas áreas em artigos de cada um delas e etc…
      Entendeste “porque não”?

  13. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas. Fui o único que achou estranho os 50m (da passadeira mais próxima) serem medidos PERPENDICULARMENTE ao eixo da via, ao invés de paralelamente?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      foste o único que leu essa parte na diagonal…

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Tendo uma passadeira, como medes os 50m? Colocando “uma régua” perpendicular à passadeira e medes, logo é medido perpendicularmente. Paralelamente seria por exemplo a medição do comprimento de uma outra passadeira com a mesma orientação desta.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        nem na diagonal conseguiste ler

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Para além de não entenderes física básica, também não entendes matemática (geometria) básica? Não sabes o que é perpendicular e paralelo? Ou para ti tem significado diferente do que está no dicionário?

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            “[…] podem atravessar a faixa de rodagem nas passagens especialmente sinalizadas para esse efeito OU,

            quando nenhuma exista a uma distância inferior a 50 m,

            PERPENDICULARMENTE AO EIXO(art.1.f) DA FAIXA DE RODAGEM(art.1.h). […]”

            LÊ o que efetivamente lá está escrito
            e deixa-te de teorias macacas.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            entendo física, matemática, geometria, finanças e economia.

            e entendimento algo que é fundamental para entender tudo isso.
            entendo Português!

          3. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Ao eixo da via, OK, tinha lido mal. Mea culpa.

          4. Avatar de Tiago
            Tiago

            Não creio que hajam dúvidas sobre o que é Paralelo ou Perpendicular (nem diagonal) na cabeça de ninguém, nem sobre o método ou equipamento de medição.
            A dúvida surge apenas na direção referida no texto escrito, e não na direção óbvia e lógica. Assim, o texto deveria dizer 50m paralelamente ao eixo da faixa de rodagem (não diz eixo da passadeira), caso contrario estamos-nos a afastar da via que queremos atravessar. Para além de podermos especular que o plano gerado por todas as rectas perpendiculares ao eixo da via num determinado ponto implica termos de verificar se existe alguma passadeira até 50m de altura ou enterrada por baixo de nós…

          5. Avatar de Miguel
            Miguel

            ahahahahah ahahahahah ahahahahah ahahahahah

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    *e entendo algo

  15. Avatar de Vladimiro Espirito Santo
    Vladimiro Espirito Santo

    isto falta de responsabilidade que os condutores nem r
    espeitam os peões quando eles estão atravessar na passadeira