Mozilla quer que o Firefox acabe com o maior aborrecimento da Internet

24 Comentários

Ao longo dos anos a Mozilla tem levado o Firefox a adaptar-se ao que vai sendo criado na Internet. Desta forma dá aos utilizadores as mais recentes novidades, ao mesmo tempo que evolui e cresce.

Com tudo o que tem conseguido nos últimos tempos, a Mozilla quer agora que o seu browser mude a Internet. Para isso o Firefox vai acabar com o maior aborrecimento da Internet. Falamos dos pedidos de notificações.

Mozilla Firefox Internet browser notificações

A Mozilla quer mudar as notificações do browser

As notificações nos browsers surgiram como uma forma simples dos sites alertarem os seus utilizadores. Sem estarem presentes, recebem principalmente indicações de novos conteúdos e de novas informações. A verdade é que estes perderam o seu propósito e hoje são abusados.

Para acabar com este flagelo, a Mozilla quer mudar agora o Firefox. A partir da versão 72, que chega em janeiro de 2020, o browser vai tratar de forma diferente os pedidos de notificações.

Se agora estes surgem diretamente no ecrã, ocupando espaço e incomodando o utilizador, isso vai mudar. Nessa nova versão as notificações passam a surgir apenas como um novo ícone na barra de endereço. Para o ver, o utilizador terá de clicar nessa nova notificação.

Mozilla Firefox Internet browser notificações

O Firefox quer assim melhorar a Internet

Da informação que a Mozilla tem, estas notificações não são populares junto dos utilizadores. Cerca de 99% das mensagens não são aceites e 48% são ativamente recusadas. Foi também descoberto que a repetição dos pedidos de notificações não leva os utilizadores a mudarem a sua opinião.

Durante o primeiro mês em que o Firefox 63 foi lançado, os utilizadores receberam 1,45 mil milhões de pedidos de notificação. Embora destas apenas foram aceites 23,66 milhões. O pior mesmo é que estas notificações servem também para levar os utilizadores a descarregarem apps maliciosas.

A Mozilla tem mudado o Firefox para que estas notificações tenham um comportamento diferente. Com esta nova versão, tudo mudará e vão ficar mais acessíveis. É um pequeno passo, mas inegavelmente mudará a presença daquele que para muitos é o maior aborrecimento da Internet.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Que venha Janeiro do próximo ano.Até chegar a versão 72 do Mozilla Firefox ainda deve demorar mais uns 2 meses e tal.Temos que esperar mais um pouco. 🙂

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Já agora,excelente artigo,Pedro Simões. 🙂

  2. Avatar de dajosova@gmail.com
    dajosova@gmail.com

    Bem mais aborrecido e intrusivo é a aceitação das políticas de cookies. Nalguns sites, incluindo tugas, só desativando individualmente cada uma de dezenas empresas é que se evita que os sites mandem os n/ dados para terceiros. Ridículo!

    1. Avatar de Pingu
      Pingu

      Alguns sites… 99,99% queres tu dizer. E tugas, inclusive este mesmo onde estamos. Há algum tempo atrás o Vítor M dizia que não era verdade, que não havia tracking de utilizadores neste site. Depois teve de engolir o sapo, porque o Sapo mor (o portal) foi obrigado na sua plataforma, em conformidade com a nova legislação, a anunciar todas as empresas que estão penduradas a fazer tracking, e são às carradas.

    2. Avatar de luis borges
      luis borges

      add on – “I don’t care about cookies”
      e claro, por seguranca, “Privacy Badger”

      1. Avatar de Miguel Mendes
        Miguel Mendes

        Continuo a levar com alguns mesmo com o I don’t care about cookies instalado. É isso e com vídeos a auto-reproduzirem-se mesmo com uma extensão que supostamente impede isso instalada. E como bloquear as notificações no Chrome? Há sites que obrigam a desativar o Adblock Plus para lhes podermos aceder e outros que têm problemas com ele ativado mas não o dizem e a pessoa tem de o descobrir, o que é ridículo.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      A culpa neste caso é da legislação. Todos esses popups deviam ter uma opção bem visível em primeira instância e com um click desautorizar todos os cookies que não os estritamente necessários ao acesso ao site. Esses cookies estritamente necessários deveriam estar definidos na legislação europeia.

    4. Avatar de Web Designer
      Web Designer

      Faço sites… ás centenas deles: todos estão protegidos com firewalls que para prevenir ataques, registam ip e actividade no site… preciso de colocar o aviso da politica de privacidade. Todos os sites têm formulários… um utilizador que o preencha está a enviar os seus dados para ser contactado… logo sou novamente obrigado ao aviso da política de privacidade. Se quero saber quantas visitas e outras estatísticas tenho de colocar o aviso de privacidade…. não tenho hipotese. Isso não é problema… o problema é quando dizem QUE VÃO usar os dados para marketing e vender e etc…. mas isso não ficam com os vosso dados só por visitarem a página… não os vossos são recolhidos UNICAMENTE quando fazem um registo (utilizador/password) onde inserem o vosso telefone email ou morada ou em formulários de contacto e os sites SÃO OBRIGADOS a mostrarem explicitamente quando fazem estes registos ou formularios…. o cartão da NOS funciona assim (para receberem publicidade), o cartao da Worten, Fnac, Springfield etc… esses sim são os “grandes” que vos podem bombardear com publicidade. Por isso só quando INSEREM os dados é que alguém fica com eles… só por visitarem não ficam com nada que sirva para vos contactarem a chatear directamente como telemarketings spam e etc.

  3. Avatar de Vitorpt
    Vitorpt

    E o mesmo para o chrome no android, que seca.

  4. Avatar de Fulano
    Fulano

    E eu a pensar que tinham descoberto como acabar de vez com TODA a publicidade que se vê em TODAS as páginas…

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      E qual é o problema da publicidade ? Quem não aceita a publicidade de um site , não deveria de poder ver o seu conteúdo também . O serviço proposta seria de bloquear a visualização de todos os sites com publicidade para quem o solicita-se .

  5. Avatar de Gianluigi Buffon
    Gianluigi Buffon

    Mozilla quer que o Firefox acabe com o maior aborrecimento da Internet entao tem de acabar com o Firefox

    1. Avatar de blablabla
      blablabla

      Quem soltou a criança…

    2. Avatar de VaGNaroK
      VaGNaroK

      Ok, agora pode espernear no chão e gritar feito um maricas pedindo seu todinho.

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      O firefox continua com bugs e problemas que tem desde a versão 2. Vídeos com stuttering em sites com players em html5 num pc que não é nenhuma “tostadeira”, crashes aleatórios em sites onde muitos anúncios ou elementos eram bloqueados… Posso dar como exemplo, o site do jn que quanto eu usava o firefox como browser do dia-a-dia, sempre que acedia a essa página, o browser todo ele dava freeze por completo até se lembrar de acordar.

      Twitch? Abria 2 streams e o browser dava freeze quando havia 3 ou 4 mensagens com emotes em gif no chat. Uma coisa é ser “gratuíto” (ganham dinheiro com os dados de quem o usa, tal como todos os outros browsers), outra coisa é ser mau por desleixo ou falta de conhecimento de quem está a trabalhar com o seu código.

      Por algum motivo, os forks dele funcionam radicalmente melhor que o original. Diferença entre noite e dia.

  6. Avatar de Carlos R
    Carlos R

    + uBlock Origin + NoScript

    1. Avatar de Miguel Mendes
      Miguel Mendes

      Tanto o uBlock Origin como o Adblock Plus impedem de ver as fotogalerias de sites como o dn há anos.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        A popup do nónio é muito pior do que não conseguir ver galerias. Essa praga, bloqueias hoje, daqui a uns dias é como se nem tivesses feito nada.

      2. Avatar de nop90
        nop90

        ou seja, nada de importante se perde…

  7. Avatar de Ninguem
    Ninguem

    nossa que grande feito… Há pouco mais de 1 mês conheci e utilizo yandex. 1 Milhão de vzs melhor que google e firefox juntos…

    1. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Ganhei o dia só de ler , ahahahaah, o teu nick diz tudo

      1. Avatar de Ninguém
        Ninguém

        Hahahahahs

    2. Avatar de anon
      anon

      por acaso desconhecia que a yandex tinha um broser…é troll ou vale mesmo a pena? é que isso com russos… hmmm lol

  8. Avatar de anon
    anon

    e eu a pensar que o maior aborrecimento da internet eram as publicidades que abrem quando se carrega no X de fechar…