Código da Estrada: É legal estacionar onde quiser e ligar os quatro piscas?

36 Comentários

Encontrou um espaço onde, por momentos, acha que pode deixar o seu carro estacionado mesmo sabendo que não deve. Parou, ligou os “quatro piscas” e aparentemente está tudo legal, pois está com a sinalização luminosa de perigo ativada.

Mas será que é mesmo assim? Saiba o que diz o Código da Estrada relativamente a estas situações.

Código da Estrada: É legal estacionar onde quiser e ligar os quatro piscas?


Estacionar em locais proibidos, em locais para deficientes, em segunda fila são práticas (infelizmente) muito comuns entre os condutores. Para “atenuar” a infração, os condutores costumam ligar a sinalização luminosa de perigo… mas será que vale de alguma coisa?

Segundo o artigo 63 do Código da Estrada, referente à utilização da sinalização de perigo…

  • 1 – Quando o veículo represente um perigo especial para os outros utentes da via devem ser utilizadas as luzes avisadoras de perigo.
  • 2 – Os condutores devem também utilizar as luzes referidas no número anterior em caso de súbita redução da velocidade provocada por obstáculo imprevisto ou por condições meteorológicas ou ambientais especiais.
  • 3 – Os condutores devem ainda utilizar as luzes referidas no n.º 1, desde que estas se encontrem em condições de funcionamento:
    • a) Em caso de imobilização forçada do veículo por acidente ou avaria, sempre que o mesmo represente um perigo para os demais utentes da via;
    • b) Quando o veículo esteja a ser rebocado.
  • 4 – Nos casos previstos no número anterior, se não for possível a utilização das luzes avisadoras de perigo, devem ser utilizadas as luzes de presença, se estas se encontrarem em condições de funcionamento.
  • 5 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.

Código da Estrada: É legal estacionar onde quiser e ligar os quatro piscas?

Em resumo, parar num local que não seja permitido e ligar os quatro piscas não vale de nada (não é legalmente válido). Se ainda tem dúvidas, é importante que conheça o artigo 50 do Código da Estrada, em especial o ponto 1b)

  • 1 – É proibido o estacionamento:
    • b) Nas faixas de rodagem, em segunda fila, e em todos os lugares em que impeça o acesso a veículos devidamente estacionados, a saída destes ou a ocupação de lugares vagos;

Conduzam em segurança e respeitem a lei! Até um próximo artigo. Mais artigos aqui.

Leia também…

Código da Estrada: Quando se devem ligar as luzes de nevoeiro?

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo L
    Paulo L

    Duhhh !!!
    O pessoal usa os 4 piscas de alguma forma para indicar que não vai demorar muito.
    Uma espécie de sinalética luminosa não escrito.
    Um pouco como o uso dos 4 piscas para agradecer o conductor de trás que facilitou uma manobra um indicou algo. Ou o uso de sinal de luzes para alertar o condutor da frente, os tais códigos de luzes que em lado nenhum estão escritos (como quando se assinala aos condutores em marcha contrária de polícia ou perigo na estrada)

    Agora não criei-o que alguém ache que pode estacionar onde lhe dá na gana e ao acender os 4 piscas fica automaticamente legal.(claro que os próximos comentários vão mostrar que estou errado )

    1. Avatar de Realista
      Realista

      “Park anywhere button”

  2. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Não percebi… o pplware não é um site de tecnologia?!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Os veículos agora são electrodomésticos… portanto está certo.

    2. Avatar de Frank Sinatra
      Frank Sinatra

      O meu carro está equipado com computador.

    3. Avatar de JC
      JC

      Tal como está indicado no cabeçalho, este site aborda: Apple – Linux – Android – Windows – Análises – Smartphones – Humor – Dicas- MOTORES.

      Quem não gosta tem bom remédio…

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      Se vires bem no topo do site…tem bem mais do que “tecnologia”. Como “humor”, “dicas” e “motores” que são assuntos que acabam por ir ao encontro de quem lê os artigos aqui.

    5. Avatar de Balmer
      Balmer

      Só porque um site tem foco em —-

      “TugAzeiteiro”

      Quando já há nao há mais nada para trollar no final do dia, hein?

    6. Avatar de V3rm3
      V3rm3

      Já foi…. agora é maquina publicitária da Apple e de carros electricos.

      1. Avatar de JC
        JC

        Mas continuas a cá vir…

      2. Avatar de Vítor M.

        Espera lá, quando se fala na Apple, estás cá a dizer mal, quando não se fala na Apple vens cá dizer mal e falar na Apple. Explica-me uma coisa, por que raio vens tu cá? 😀

        A cabeça de alguns é estranha 😀

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Vejo montes de gente a deixar o carro estacionado em cima da passadeira com os 4 piscas para fazer umas compras, e tenho de atravessar a estrada fora da passadeira, e como a visibilidade fica reduzida pelo carro mal estacionado, nem vejo os carros em trânsito nem eles que vêem a mim, há o perigo elevado de ser atropelado.

  4. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    O belo tuga é …3 – Os condutores devem ainda utilizar as luzes referidas no n.º 1, desde que estas se encontrem em condições de funcionamento:
    a) Em caso de imobilização forçada do veículo por acidente ou avaria, sempre que o mesmo represente um perigo para os demais utentes da via;..(tirar um borne da bateria e voltar a ligar )

    1. Avatar de André
      André

      Tiras o borne, ficas sem quatro piscas xD

  5. Avatar de Eu
    Eu

    Os instrutores das escolas de condução fazem o oposto.
    Usam os piscas para transgredir, obrigando muitas vezes os restantes utentes da via a cometerem infracções.
    Srs Instrutores, não sendo isto regra geral, quando precisarem de ir comprar o jornal ou fazer alguma tarefa daquelas que não lhes compete fazer durante o processo de instrução ao aluno. Ensinem aos alunos alguma ética pela vossa profissão.

    1. Avatar de Silvério Vallejo
      Silvério Vallejo

      Não o Conheço, mas …fale por sí. Nenhum instrutor que se preze faz ,ou ensina a fazer isso que diz.

  6. Avatar de José Carlos Augusto Moreira
    José Carlos Augusto Moreira

    Há uma diferença enorme entre “estacionar” e “parar”. No limite, em posso “parar” o carro em cima (por exemplo) de uma rampa, desde que me mantenha no interior do veículo em condições de o retirar desde que necessário.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      errado.

      lê o Artigo 48.°

    2. Avatar de Pedro Oliveira
      Pedro Oliveira

      O Portuga é um grande inventor…

    3. Avatar de Rui
      Rui

      A infração de que fala significa:
      60€ de coima
      De 1 mês a um ano de pena suspensa de conduzir
      2 pontosno título de condução
      É não perdoou essas atitudes

  7. Avatar de MegaDrive
    MegaDrive

    Mas os 4 piscas servem para a malta ficar imune às regras de transito… Não entendo estes artigos.

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      Boas
      Exactamente, vi um senhor muito bem vestido a argumentar acesamente com um agente da PSP precisamente por ter parado o seu bonito Audi em segunda fila obstruindo 2 viaturas de transportes de doentes não urgentes, o carro ficou assim porque o iluminado do condutor quis ir comprar tabaco e beber a bica da praxe, viu um bonito “cheque” de 300 euros ser passado.
      Se tivesse sido educado e cordial para com o agente se calhar tinha pago uma coima mais baixa.
      Enfim…

      1. Avatar de JC
        JC

        Então o problema era “o seu bonito Audi”.
        Se fosse um carocha com 25 anos, não havia crise…

        (Abomino quem estaciona em 2.ª fila, independentemente da marca ou modelo).

  8. Avatar de Pinto
    Pinto

    Os artigos do código de estrada fazem sentido quando a policia actua. Neste caso em concreto é para esquecer pois nenhuma força da autoridade quer saber …. É a realidade pura e dura.

  9. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Os 4 piscas só está na moda devido à grande preguiça por parte das forças Policiais que hoje em dia deixam estacionar em qualquer lado, depois é como em tudo….. existe 1 que faz pela a primeira vez toca de levar com eles.

    Lembro-me perfeitamente quando ia para a 5 de Outubro e para percorrer a mesma demorava algum tempo devido aos carros parados em 2 fila com os famosos 4 piscas, quase que aposto que hoje em dia não mudou nada quem diz esta, diz outras.

  10. Avatar de Sergio Garcia
    Sergio Garcia

    Tem que imperar o bom senso, para quem é comerciante e nao tem disponivel o lugar de cargas e descargas, os 4 piscas e em segunda fila sem impedir a passagem do transito, ajuda se a policia aparecer.. ” Senhor Guarda, fui ali à minha loja descarregar esta caixa ” e o senhor guarda compreende.
    Agora colocar 4 piscas para ir ao banco ou à casa de banho do café, é limpa-los todos a eito

    1. Avatar de Paulo L
      Paulo L

      Não intendi esse conceito, ajuda aí a perceber.

      Portanto, carro mal estacionado em segunda fila e a ocupar uma faixa de rodagem, mas sem impedir a passagem do trânsito (existe outra faixa no mesmo sentido ou caso contrário sempre existe a opção de os outros veículos irem á faixa de circulação contrária).
      Em primeiro lugar, se estás em segunda fila, estás a prejudicar o trânsito porque obrigas os outros veículos a circular á volta do teu carro.
      Em segundo lugar, onde está escrito que um comerciante deixar uma caixa na sua loja é mais importante que um funcionário que vai ao banco na sua hora de almoço e se tem de despachar para voltar ao trabalho ainda dentro da sua hora de pausa? A desculpa pode ser “ senhor polícia, fui só ao banco e tenho de me despachar porque se me atraso o sou demitido.
      Em terceiro lugar, isso não é bom senso, é simplesmente estupidez e arrogância em pensar que a tua caixa é mais importante que o assunto bancário (pode que o motorista foi assinar o contrato da sua nova casa, algo importante da vida de uma família.

      1. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        Não estamos a falar de veículos ligeiros de passageiros ou de mercadorias que vá fazer uma descarga estamos a falar de veículos pesados ou de dimensões consideráveis,que não estacionam em qualquer lado e que tem de estar parados perto de onde vão descarregar.Achar que isso é o mesmo que alguém que tem de ir ao banco ou afins e que pode estacionar mais longe e andar que até faz bem, demonstra o bom senso e o pouco que se usa os neurónios no nosso pais.

        Alias, já por varias vezes vi policias a ajudar no transito em zonas problemáticas onde veículos estão a descarregar ilegalmente como dizes,experimenta lá ir pedir a Psp para ajudar a controlar o transito enquanto o teu carro fica mal estacionado para ires beber café ou comprar a revista maria.

  11. Avatar de rikardo pereira
    rikardo pereira

    se está mals estacionado, nao importa ter os picas ligados ou nao.. está mal e pronto.. se nao andava tudo com os 4 piscas ligados para nao pagar multas de radar por excesso de velocidade……

  12. Avatar de pcrat
    pcrat

    Deviam fazer era um artigo sobre a localização da manete dos piscas nos carros, que as pessoas não os usam em lado nenhum… Todos sabem do botão dos 4 picas, mas ninguém sabe onde é a manete dos piscas e para que serve… Venha la um artigo… Se quiserem, existem dados sobre este assunto.

  13. Avatar de Alguém que anda na estrada
    Alguém que anda na estrada

    Pena é que muitos não dêem a devida utilização á manete dos piscas de mudança de direção como os 4 piscas, ultimamente para muitos passou de necessário a acessório.

  14. Avatar de João Pêgo
    João Pêgo

    Pois as leis existem mas a polícia não multa. São os policias que devem multar e não avisar como se estivessem a educar crianças. Os condutores, quando estudaram o código, responderam ao código. Agora só têm de o cumprir. Como não são multados, infringem as leis e os outros que se lixem. Ecocentrismo Mundial

  15. Avatar de Mário Santos
    Mário Santos

    Quando tive aulas de código o meu instrutor chamava os 4 piscas de “Botão para estacionar em qualquer lado”

  16. Avatar de iFernando
    iFernando

    Indevidamente, muitos usam os quatro piscas para agradecer.
    Dando uma informação de perigo errada.
    É tão fácil levantar a mão….

    1. Avatar de Venom
      Venom

      levanta lá a mão a 200km/h

  17. Avatar de Rui
    Rui

    Era melhor levantar o pé, principalmente a 200 km/h.