Portugal: Matosinhos já tem rede móvel 5G a funcionar

53 Comentários

O ano de 2020 marcará certamente uma nova era digital. Uma das tecnologias que contribuirá para a melhoria significativa dos serviços será o 5G. As características desta tecnologia são simplesmente fantásticas e poderosas.

Em Portugal as operadoras têm vindo a realizar alguns testes, mas a cidade de Matosinhos já tem rede móvel de quinta geração operacional.

Portugal: Matosinhos já tem rede móvel 5G a funcionar


Em parceria com a Huawei, a operadora NOS cobriu totalmente a cidade de Matosinhos com a quinta geração de comunicações móveis.  A rede de 5G da NOS em Matosinhos utiliza o espectro na banda dos 3,5GHz solicitada à ANACOM para efeitos de testes.  A nova rede está integralmente operacional e disponível, em regime de piloto, à autarquia, empresas e polos de investigação, para o desenvolvimento de use cases alavancados nesta tecnologia.

A infraestrutura 5G de Matosinhos é composta por uma rede com cerca de 20 estações rádio que cobrem integralmente a cidade.

De acordo com, CEO da NOS…

tornar Matosinhos a primeira cidade nacional com uma rede 5G 100% operacional é um marco na história das telecomunicações em Portugal.

O desafio tecnológico de disponibilizar em toda uma cidade a nova geração de comunicações móveis foi acolhido com entusiasmo e energia pelas equipas da NOS e hoje estamos orgulhosos do resultado. Estamos certos que tecnologia 5G vai beneficiar toda a sociedade portuguesa, das empresas e instituições públicas aos cidadãos, e que o pioneirismo da NOS vai constituir um contributo inquestionável para o desenvolvimento económico e social do país

Portugal: Matosinhos já tem rede móvel 5G a funcionar

Ao implementar a tecnologia de quinta geração em Matosinhos, a NOS estará a assegurar à cidade uma capacidade de acesso à internet até 10 vezes superior .O futuro será totalmente conectado ao suportar 1M equipamentos / km^2 (pessoas, sensores, câmaras e todo um mundo de outras “coisas)” ligados.

Com esta tecnologia, qualquer utilizador com um dispositivo móvel 5G navegar com velocidades máximas acima de 1 Gigabit por segundo. A latência é muito baixa, o que proporciona uma experiência de utilização de dados “instantânea”.

Leia também…

NOS lança o primeiro smartphone com suporte para 5G a 1099,99 euros

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de martelo
    martelo

    como é que esta banha da cobra ainda anda aqui…
    estas operaoras estas mortinhas por vender milhões de telemoveis novos com 5g à população. interesses que estão a obrigar a instalação da porcaria do 5g.
    5g devia ser proibido.

    1. Avatar de fc
      fc

      O 5G é muito mais que os telemóveis com net mais rápida como muitos teimam em simplificar e é ai que está a urgência. Coisas que hoje não se conseguem fazer devido aos tempos de resposta e à falta de capacidade se houver grande concentração de equipamentos passam a ser possíveis.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        E dever-se-ia apenas tratar desse não problema, não existente, apenas quando lá se chegasse.

  2. Avatar de fábio azev
    fábio azev

    Por todo o lado tenho visto os perigos que o 5G vai trazer para o dia a dia das pessoas. De interferência nas antenas parabólicas, de terem de ser removidas árvores de grande porte nos centros das cidades (tal como já aconteceu em Inglaterra em zonas de lançamento 5G), desde interferências em outros aparelhos domésticos, já li de tudo um pouco. Mas em Portugal está tudo maravilhado como se fosse um maná dos deuses. Até em muitos países da Europa o LTE interferiu com a TDT e as antenas de tv passaram a ter o conselho para instalar filtros. Sorte a nossa que temos a pior TDT da Europa. Tal é que a Altice já disse que vai abdicar dela no fim do prazo da licença. O grande negócio é o tripleplay e o quad (e o que mais vier). Agarrar milhões de pessoas a mensalidades chorudas para terem acesso a telecomunicações. Tentem ter um pacote só com net e vão ver que sai quase tão caro como ter tripleplay. É surreal.

    1. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      ” de terem de ser removidas árvores de grande porte nos centros das cidades (tal como já aconteceu em Inglaterra em zonas de lançamento 5G) ”
      Eu não soube nem li nada disso, em que cidade foi e onde lestes isso

      1. Avatar de José
        José

        É de facto surreal o comentário do Fábio

        1. Avatar de Pedro Century
          Pedro Century

          mesmo.o Fábio não sabe o que diz nem diz o que sabe,isto é,se souber alguma coisa…….vivo muito tempo entre Inglaterra e Portugal,e nunca lá vi nada do que ele fala Fábio o que é que a beira da estrada tem a haver com a Estrada da Beira?????

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Exceto que é verdade.

          O teu desconhecimento do assunto não é problemático. Apenas a tua convicção na tua ignorância.

      2. Avatar de fábio azev
        fábio azev

        Há várias notícias e artigos sobre isso. É só googlar.

      3. Avatar de Pendulo
        Pendulo

        Isso é fake news, repetida N vezes por pessoas mal informadas e que acreditam em qualquer guru do youtube.
        Já me cansei de lhes pedir provas, nunca têm (ou têm videos de youtube sem qualquer credibilidade).

      4. Avatar de Miguel
        Miguel

        A mim não me enganam! O meu iphone diz me para ficar no 4g e nunca mudou para o 5G por algum motivo. 5g so para gastar bateria e poluir com radiacao. Prefiro confiar na apple

        1. Avatar de Nurio
          Nurio

          Tens de me dizer onde compraste 1 iPhone com suporte a 5G ahah.

    2. Avatar de pirata das cavernas
      pirata das cavernas

      tanta gente preocupada com a “saude” por causa do 5g .. mas depois sacam de um cigarro e lêem a noticia seguinte.. diz que ja leu de tudo um pouco.. agora devia ir ler para ver se o que leu é verdade ou não.. é que cheio de noticias de lixo esta a internet inundada..

      1. Avatar de just saying
        just saying

        uma coisa é prejudicar a saúde voluntariamente, outra é não teres opção de escolha…

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          O pirata das cavernas está a justificar o seu próprio mal com o mal dos outros.

          Não há limite para a incongruência humana quando as pessoas querem justificar não terem de se informar.

  3. Avatar de sakura
    sakura

    “20 estações rádio que cobrem integralmente a cidade.”
    a cidade de Matosinhos tem limites ou é uma “Área Metropolitana”?

    https://www.google.com/search?ei=DB-yXZe0OMrTgwfwzqD4DQ&q=cidade+de+Matosinhos+area+m2&oq=cidade+de+Matosinhos+area+m2&gs_l=psy-ab.3..33i160l2.1239.7626..8011…0.2..0.1835.7128.5-1j0j1j3……0….1..gws-wiz…….0i71j33i22i29i30.-AXkvfMBQlI&ved=0ahUKEwiX6qvS8rXlAhXK6eAKHXAnCN8Q4dUDCAs&uact=5

    62,42 km² com “20 estações rádio” ??? não era preciso ++ “antenas”?

    “Matosinhos é um município pertencente à Área Metropolitana do Porto.”
    OK, Matosinhos é um município uma cidade e uma Área Metropolitana do Porto ??#???%? 62,42 km² é a área do 5G correcto?

    1. Avatar de B.
      B.

      Pensei que o 5G iria se restringir apenas a Matosinhos(pelo menos para agora), mas faz sentido, 20 torres de rádio cobrem muito mais que uma cidade, deve também abranger parte do distrito de Aveiro, não consigo precisar, talvez esteja a exagerar,não sei.A ser verdade, estou tramado.

  4. Avatar de Bruno F.
    Bruno F.

    Muito bom. O que custa é começar. Depois disso rapidamente irá propagar se para o resto do país..future is now

    1. Avatar de Sara
      Sara

      Bruno F

      Só se for para si.
      Para mim, pessoalmente não vejo grande utilidade e vantagem….
      Certo que não entendo nada de Tech, até porque não é a minha área académica, mas se estas Tech vierem poluir e prejudicar ainda mais a nossa cidade e, consequentemente, Ar, águas, etc…. ou seja, recursos naturais, quem sofrerá no final das contas, seremos nós, os cidadãos locais.
      Pessoalmente, não fico nada feliz ou entusiasmada com esta notícia…

      1. Avatar de Bruno F.
        Bruno F.

        Exatamente Sara, não vê grande utilidade porque não percebe nem gosta de tecnologias e como isto é uma inovação tecnológica…
        Eu também não vejo utilidade nenhuma em explorar a superfície de Marte mas isso não quer dizer que não seja interessante. Para os amantes dessa área, será concerteza empolgante.
        Em suma, o 5g será benéfico no futuro, para todos, quer saibam ou não.
        Ah e não, o 5g não vai poluir mais que o seu automóvel ou smartphone ou até o seu router lá de casa. Já que se preocupa tanto com o ar, água e demais recursos naturais, aconselho vivamente a livrar se disso tudo

        1. Avatar de Sara
          Sara

          Bruno F

          Isso é porque você não é nem mora aqui em Matosinhos…
          Falar é fácil… como o costume

          1. Avatar de Bruno F.
            Bruno F.

            Sou de Guimarães e estou ansioso que cá chegue. Qual a diferença?

          2. Avatar de Sara
            Sara

            Bruno F

            Quer um prémio Nobel ⁉️❓
            Já agora, se quiser, também podemos trocar de cidade….
            Que tal ⁉️❓

            Isto à coisas, sinceramente…. é com cada uma

            Olhe, desisto.
            Como queira.
            Felicidades!

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Há muita balela no comunicado da NOS.
    Essas velocidades “milagrosas” (10x+relativamente ao 4G) apenas serão possível em campo aberto e muito próximo de uma antena.
    Em breve poderemos conferir

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Daí as 20 antenas quando com 3G/4G nem de metade precisarias, para irradiar aquela área.

  6. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Mas porquê Matosinhos ?? Porquê ?? Porque não em Viana do Castelo,em Bragança,em Vila Real,em Viseu,na Guarda,em Castelo Branco,em Santarém,em Portalegre,em Évora,em Setúbal,em Beja,em Faro,no Funchal(Madeira),ou em São Miguel(Açores) ?? Porque não escolher estas cidades capitais de distrito ao invés de Matosinhos ?? Que mais tem Matosinhos que estas cidades capitais de distrito em Portugal ?? E isto já tirando Braga,Porto,Aveiro,Coimbra,Leiria e Lisboa que são as outras capitais de distrito mais beneficiadas em Portugal !! isto é de espantar,sinceramente !! 😐

    1. Avatar de Rui Rosas
      Rui Rosas

      A sede da nós não é lá?
      Mesmo ao lado do Norte Shopping? Ou estou enganado? Se estou enganado, em Matosinhos tem um aglomerado de empresas do grupo Sonae… Incluído o próprio Norte Shopping…

      1. Avatar de Alvaro Campos
        Alvaro Campos

        Sim, a sede da NOS é lá
        Penso que ainda será também a sede do principal acionista, a Sonae, e onde a Sonae abriu o 1º hipermercado.
        Matosinhos é emblemática para aquelas empresas e para os seus fundadores.
        Tecnologicamente, Matosinhos tem alguma importância a nível nacional.

      2. Avatar de Sara
        Sara

        Rui Rosas

        Sim, tem
        Eu mesma moro aí perto..
        O grupo Sonae, Norte shopping fica na Senhora da Hora, perto do metro , e eu moro um pouco mais acima do metro… moro em Custóias

    2. Avatar de Sara
      Sara

      Sandokan 1513

      Penso que se deve por ser um ponto importante e estratégico, aqui perto da minha casa fica situado e instalado precisamente o grupo Sonae, Continente e Norte Shopping …
      Deve ser por isso… Não sei
      Só sei que, pessoalmente, não vejo isto com bons olhos, mas, não posso fazer nada ‍♀️

  7. Avatar de O Justiceiro
    O Justiceiro

    Depois de sermos avisados 300x sobre os perigos de instalar antenas dos chinas (Huawei) este país de m*** decidiu ignorar os avisos e instalar na mesma. Só mesmo num país de 3º mundo, dar tudo ao governo chines de bom grado.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      A Huawei é muito mais de confiança do que qualquer empresa americana para além de ter a tecnologia mais avançada.

      1. Avatar de Andre Silva
        Andre Silva

        Esta é para rir caro Manuel.
        Posso-lhe indicar umas quantas empresas que já abdicaram de Huawei por vários motivos… No meu caso em particular tenho vários equipamentos cisco ligados á vários anos… 0 problemas. Os Huawei se não levarem o reboot da praxe de vez em quando, esqueçam.

    2. Avatar de Pedro Century
      Pedro Century

      Oh amigo,vossa senhoria analfabética percebe alguma coisa de tecnologia para atacar uma empresa que é a empresa mais evoluida do mundo (e arredores)?Percebe o porquê do cromo americano estar a fazer o que faz?Informe-se e não mande atoardas infelizes.

  8. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Eles querem libertar o espectro da TDT .
    Libertar ?
    O sinonimo de liberdade já anda por vertentes ilusórias .

  9. Avatar de Vergazoit
    Vergazoit

    A “NOS” só é boa em publicidade

  10. Avatar de Luis Maia
    Luis Maia

    Onde moro, em matosinhos, por vezes apanho 3G e já vou com sorte … Quanto mais 5 g :\ Ide enganar outros 🙂

    1. Avatar de Sara
      Sara

      Luís Maia

      Não estou honestamente muito entusiasmada com esta notícia, pessoalmente…
      Não vejo grande utilidade e benefícios, além de que isto não é bom para a saúde… Só vem poluir tudo e prejudicar a nossa saúde.
      Não vejo benefícios nenhuns…

      1. Avatar de JMCXL
        JMCXL

        O 5G é tão mau para a saúde e \ ou para a poluição como o 4G, o 3G ou qualquer outro G que não o ponto “G”.
        Os ganhos com o 5G são similares aos da passagem do 2G para o 3G: permitirão fazer coisas até aí “impossiveis”.
        Se está assim tão preocupada porque usa computador? Está a contribuir para a poluição mundial.

        1. Avatar de Bruno F.
          Bruno F.

          Não fale assim com a menina Sara. Não vê que ela sinceramente não está nada entusiasmada com esta notícia? Resta lhe pouco tempo de vida devido às radiações do 5G. Foi um prazer conhece la Sara, o mundo nunca mais será o mesmo agora

          1. Avatar de Sara
            Sara

            Bruno F

            Graças a Deus!
            Felizmente tenho conhecimento, cultura, inteligência e bom senso, sensatez suficiente para realmente me afastar destas novas Techs. E, por isso, não, não estou minimamente entusiasmada com esta notícia..
            Se fosse a si, aliás…. se fosse a si e não só… se fosse a vocês todos optaria pelo mesmo caminho e pela mesma atitude.
            Mas, cada cabeça, sua sentença! ‍♀️

            E não, Bruno ❗
            Não gosto de Techs não só por causa da poluição que liberta e causa, provenientes das radiações….
            Não gosto de Techs por causa da poluição/radiação e porque não gosto de ser controlada!!!
            Mas, se você não se importa….
            Problema seu, não meu ‍♀️

          2. Avatar de Sara
            Sara

            Bruno F

            E, quanto ao meu tempo de vida, não se preocupe comigo, !!
            Preocupe – se sim mas é consigo, não só por causa da poluição e das malditas radiações, mas também para acordar para a realidade, e deixar de ser controlado

            Além disso e, para terminar, as Techs pouco, mesmo pouco ou nada me valerão, assim que o Armageddon rebentar

            Sejam sensatos e responsáveis de uma vez por todas, pelo menos, uma vez na vida…. ‼️

        2. Avatar de Sara
          Sara

          JMCXL

          E, olhe que tem sorte que, pelo menos, ainda sei mexer no meu Smartphone e no meu portátil …..
          Não entendo mesmo nada de Techs, graças a Deus!
          (dispenso Techs e, honestamente, se fosse a si e a todos vocês, a todos estes Tontos também dispensaria, mas infelizmente a burrice, Ignorância e comodismo fala mais alto, verdade ⁉️❓

          É o costume…. ‍♀️
          Fazer o quê? ‍♀️

      2. Avatar de Eu
        Eu

        Mas, porquê tanta aversão ao 5G?
        Com o 5G era para ficares 5x mais feliz 😀

  11. Avatar de James
    James

    Alguém comece a registrar então as mortes nesse lugar. Só não busca quem quer…já tem portais na internet feito por médicos e especialistas em várias áreas alertando os riscos do 5g.
    Fiquem atentos às notícias desse local..caso não sejam ocultadas. Isso vale pra animais mortos também.

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    Malta deviamos ir arrancar as antenas para mostrar que não queremos o 5g. Isto so traz radiacao chinesa para as nossas cidades. Se destruirmos as antenas eles deixam de as colocar. Ja chega de radiacao, o meu iphone so escolhe 4g e nunca 5g porque não e seguro

    1. Avatar de Pedro Bonifácio
      Pedro Bonifácio

      Um iphone americano com 5G ,oh amigo você anda adiantado.Nos Estados Unidos ainda só agora andam a começar com o 4G e a Apple está a anos luz atrazada em relação á Huawei,homem concorra ao prémio Nobel das TIC

    2. Avatar de Bruno F.
      Bruno F.

      O problema é mesmo este. Pessoas que não percebem nada e além de espalhar notícias falsas e enganosas, só dizem barbaridades. Era suposto o iPhone apanhar 5G? Meu deus…
      Quando eu vejo que não pesco rigorosamente nada sobre o assunto, fico calado e não comento.

  13. Avatar de Joaquim Catarino
    Joaquim Catarino

    IPhone com 5G???…. Ainda estão longe!

  14. Avatar de Anton
    Anton

    A ignorância é atrevida!
    A Apple já anunciou que todos os novos modelos da sua marca para 2020 estarão equipados com o 5G!
    O problema levantado com os equipamentos de origem na China Comunista de partido único totalitario e ditatorial é o da impossibilidade de um controlo democrático nas suas actividades que com estes novos meios de controlar os cidadãos internos e estrangeiros, por camaras e dados analisados por AI, que vão parar às mãos dos comunas da ditadura chinesesa, que não são controláveis pelos cidadãos comuns e nem estes se apercebem dos perigos do que se pode fazer com isto e da influencia e controlo que o governo chines ganha com estas novas capacidades, instaladas no coração dos inimigos e concorrentes pelo mundo .

  15. Avatar de António Cego
    António Cego

    O Covid 19 apareceu devido as radiações 5g, vai uma aposta»

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Dizem que os sintomas são parecidos… e foi no norte que apareceram os primeiros casos..

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      P não falar nos focos da doença em madrid valência milão bergamo nápoles, onde o 5g está bem activo. Espero que a Alemanha não tenha muitos casos.