A Mazda apresentou a sua primeira proposta para o mercado dos carros elétricos

17 Comentários

A realidade do mercado automóvel está a mudar a um ritmo muito elevado. Os carros elétricos são cada vez mais uma realidade e todas as grandes marcas têm as suas propostas a chegar ao mercado.

Depois de termos visto propostas de topo serem apresentadas, é hora de termos no mercado ofertas mais acessíveis. Para essa área a Mazda tem também a sua arma. O MX-30 foi apresentado e tem alguns argumentos fora do comum.

Mazda MX-30 mercado carros elétricos

A Mazda tem uma novidade para carros elétricos

O que as marcas têm procurado, com os carros elétricos, é disponibilizar propostas diferentes do que está disponível. Com plataformas conhecidas e já provadas, é hora destas procurarem destacar-se. Foi precisamente isso que a Mazda fez com o MX-30, ao dar-lhe argumentos diferentes em contraste com o que existe.

Foi no Salão de Tóquio que a marca japonesa apresentou a sua proposta 100% elétrica. Este SUV elétrico tem capacidade para 5 pessoas e é um modelo criado a pensar na condução urbana. Garante uma autonomia de cerca de 200 km, segundo o ciclo WLTP, graças a uma bateria de 35.5kWh.

O MX-30 tem um design próprio

Em termos de design, a marca japonesa manteve as suas linhas, tendo presente algo de diferente. As portas deste carro são do tipo freestyle, onde as portas traseiras abrem de forma inversa. A marca explica a sua presença por manter uma linha mais elegante e igualmente por facilitar o acesso aos lugares dianteiros e traseiros.

Para a gestão do motor e a estabilidade geral, o Mazda MX-30 utiliza um sistema e-Skyactiv, que integra a bateria na carroçaria. Apesar de não haver dados oficiais, especula-se que este motor tenha uma potência de 144 CV.

Mazda MX-30 mercado carros elétricos

Nova proposta para o mercado dos carros elétricos

O interior deste novo carro é todo ele com linhas tradicionais, contando com um painel central de 7 polegadas. Este é complementado com um segundo, com as mesmas dimensões, para controlos de clima e outras funções. Os materiais usados são principalmente todos reciclados.

Apesar de parecerem limitados, os 200 km prometidos excedem a média diária de um condutor na Europa. O Mazxda MX-30 chegará aos mercados na segunda metade de 2020, bem como um preço que rondará os 34 mil euros.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    200km de autonomia? Nao creio que va ter muito sucesso, é uma autonomia demasiada baixa para o tipo de veiculo em causa.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      A Mazda só esta entrado neste nicho por pressão das outras marcas e a UE

  2. Avatar de Sxac
    Sxac

    Para quem gostar de abrir a porta dianteira, para que se possa abrir a traseira,
    Para quem gostar de verificar que os 200km anunciados, afinal são, para aí, uns 180, ou -,
    Para quem gostar de esbanjar uns 30000€, está aí uma proposta irrecusável… 🙂

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      em relação as portas, quiseram fazer algo tão futurista que acabaram por fazer algo nada prático.
      a autonomia é mesmo uma desilusão. para mim 200 km dá para 5 dias, mas se eu quiser ir um pouco mais longe tenho que parar para carregar o carro.

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Nao é nada futurista, uma vez que já o RX8 tinha o mesmo estilo de portas, e tendo tido um em 2003, posso dizer que até sao bem práticas.

  3. Avatar de Ajlopes
    Ajlopes

    O preço estraga tudo e ainda por cima com pouca autonomia… nao estou intetessado… NEXT.

  4. Avatar de Cortano
    Cortano

    Alguém sabe explicar porque é que as marcas não apostam mais nas portas traseiras de correr (tipo as carrinhas de passageiros/carga)?

    Eu tenho uma Kangoo e das coisas que mais aprecio é mesmo as portas de correr.
    Isto com filhos é do melhor que há.
    Mesmo sem filhos, nunca há o risco de bater com a porta na parede ou no carro do lado ao abrir.

    1. Avatar de ahramis
      ahramis

      As portas de correr implicam aumento substancial de hardware e, acima de tudo, aumento de peso…

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Completamente de acordo. É do mais prático que há.

  5. Avatar de Cortano
    Cortano

    OK, mas numa veículo famliar, suv, etc, acho que mais 20-30kg não deve fazer diferença (não sei quanto pesa o hardware ao todo).

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Resposta no local errado, era para o ahramis

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Nao é só a questao de peso, é a questao de que tens de ter para onde correr as portas, o que faz com que ou tens portas pequenas ou entao tens de ter um carro mais comprido na traseira.

      É daquelas coisas que nao consigo perceber mesmo, nas carrinhas de transporte faz todo o sentido ter portas de correr, em carros domésticos?

  6. Avatar de Manarte
    Manarte

    E sendo as baterias a 30000€ caso se tenham de substituir… Lá se vai a “ecologia”!

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Tudo é reciclado a 100%… ao contrário do que querem passar cá para fora: https://youtu.be/QC4Rs_xQtvI?t=956

  7. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Tirando ser feito que doí, (é por ser eléctrico?! já que a Mazda até tem uns carros com design bonito), ter “portas suicidas” que não se vê nos carros por alguma razão, ter uma minúscula bateria de 35,5Kwh, com autonomia de 200kms com a bateria carregada a 100%… que na pratica não deve chegar a 185km de autonomia real, e custar a partir de 34mil Eur. parece-me um excelente negócio para 2014!! Ahh espera… estamos em 2019, e o Peugeot e-208 tem bateria de 50Kmh com autonomia de 340kms ou o Vw iD3 com várias opções de baterias e autonomia que pode ir até aos 570 kms…. isto pelo mesmo preço do Mazda!
    Depois falta ver a que velocidades carrega o Mazda…. e se as baterias têm sistema de refrigeração para não acontecer o mesmo que está a acontecer aos donos dos Nissan Leaf, em que as baterias apresentam degradações ridículas por aquecerem em carregamento e já agora, como são todos carros citadinos, convém a Mobi.e e outras entidades começarem a espalhar pela cidades postos de carregamento… e que efectivamente funcionem! Portugal para variar neste capitulo está atrasado…

  8. Avatar de Vitor Arécio
    Vitor Arécio

    Se valer tanto a pena como o CX3…. Fujam…
    Atenção que a marca SÓ tem 3 anos de garantia e hoje em dia para um carro tao caro vão antes para os “Kias” ou “Hyundai‎” com 7 anos de garantia de TUDO!!!
    A marca tambem não assume nada… é de fugir.

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    A Mazda só esta entrado neste nicho por pressão das outras marcas e a UE