França deverá ter em breve programa nacional de identificação por reconhecimento facial

30 Comentários

A França parece estar pronta para se tornar no primeiro país europeu a usar a tecnologia de reconhecimento facial para dar aos cidadãos uma identidade digital segura.

Mas será que a população terá uma palavra a dizer?

França deverá ter em breve programa nacional de identificação por reconhecimento facial


Alicem – O reconhecimento facial de todos

O governo de Macron tem planos para lançar já em novembro um programa de identificação por reconhecimento facial. O argumento é que se pretende atingir um Estado mais eficiente. Assim, o programa está a ser apelidado de Alicem, e funcionará essencialmente através de uma app para smartphone.

Segundo o Bloomberg, está a ser criada já uma app para Android, para criar a tal identidade digital segura.

Na app será introduzida a foto do cartão de identidade do utilizador e um vídeo do seu rosto. Este vídeo terá como finalidade captar além do seu rosto, as suas expressões faciais e os vários ângulos do rosto.

Reconhecimento facial contestado

Apesar dos avanços para a implementação deste sistema, existem grupos que já se juntaram para contestar tal medida. Entre as alegações existem palavras que sobressaem como “segurança” e “privacidade”.

Em primeiro lugar, o regulador de dados do país refere que o programa viola a regra de consentimento europeu. Além disso, existe já um grupo ligado às questões de privacidade a contestar a medida em tribunal.

Para reforçar ainda mais a “insegurança” dos sistemas associados ao Estado, um hacker demonstrou que demorou apenas cerca de uma hora a invadir uma app de mensagens do Governo.

Apesar das vozes contra o sistema Alicem, o Governo parece estar decidido em avançar com o programa nacional de identificação por reconhecimento facial, ainda antes da data inicialmente prevista.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Deveriam prender o governo todo.

  2. Avatar de Miro
    Miro

    Se isso ajudasse a reduzir criminalidade e outros problemas, por mim era em todo o lado.

    1. Avatar de Mart
      Mart

      Isso não ajuda em nada, bem pelo contrário…

      1. Avatar de RPG
        RPG

        Pelo contrário? Explica lá isso.. ao teres reconhecimento facial revoltas-te e começas a praticar mais crimes é isso? Lol

        1. Avatar de Rego
          Rego

          Ahahaah muito bom

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Olha, outra Rep Popular da China by Macron

    1. Avatar de RPG
      RPG

      E deixas q te tirem uma foto e metam no cc? Olha lá a privacidade.. e as impressões digitais tb? Epahhhhh… gravíssimo.. única coisa que isto faz é identificarem as pessoas mais depressa/eficazmente.. já há anos que o fazem, mas de forma mais lenta e menos eficaz lol

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Essa eficácia | que é problemática. Só mostro o CC a quem quero. Não me digas que a solução é toda a gente andar de cara tapada

        1. Avatar de RPG
          RPG

          Sim, e no aeroporto só passas pelo scan biométrico se quiseres por exemplo, ninguém te obriga. Se bem entendi, aqui o que se pretende é que em vez de ser uma pessoa a olhar para a tua foto e confirmar que és a pessoa XYZ, sejam algoritmos. Diga-se, será bem mais preciso que os funcionários nos mais diversos tipos de estabelecimentos que muitas vezes são enganados por fulano X a fazer-se passar por Y, etc etc etc..

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            E? Basta ver o sistema que existe na China onde usam esses dados biométricos para identificar pessoas através de câmaras na rua. Deitar uma pastilha no chão pode aumentar o spread do empréstimo da casa. Isto não é brincadeira

          2. Avatar de RPG
            RPG

            Eu não vejo aqui nada que aponte em que isto será sequer perto do que se passa na China, nem vejo ninguém a falar em colocar câmeras em cada esquina das ruas… coisas diferentes, não vamos comparar o incomparável.

          3. Avatar de Filipe
            Filipe

            Sim, porque a NSA e a China não conseguem entrar nas bases de dados onde essas informações estão guardadas…

  4. Avatar de Fulano
    Fulano

    Se bem que a França e Inglaterra bem precisam. com tanto lixo que vai e anda por lá…

    1. Avatar de Tiago S.
      Tiago S.

      há vagas aí? falo francês fluente. PM: jester_t AT sapo PONTO pt

  5. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    É o futuro. Daqui pra frente os reconhecimentos biometricos vão ser cada vez mais comuns.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Tinha tanta razão que os próximos iPhones vão ter leitor de impressão digital. Tinha também tanta razão que praticamente mais ninguém está a investir nisso

  6. Avatar de Zé

    Pensava que a China é que copiava e não o contrário

  7. Avatar de celso
    celso

    o gado ja esta sendo vigiado e logo será marcado em todo mundo! o verdadeiro big brother já começou ! Assistam o Filme 1984 de George Orwell. Muitos ignoram , mas é oque vai acontecer com quem for contra o sistema

  8. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco
    Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco

    França, esse país que dentro de poucos anos estará em guerra civil…

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Existem previsões nesse sentido, de que a própria população se irá revoltar e queimar Paris.
      Com esse tipo de medidas de invasão da privacidade, realmente parecem estar a ir nessa direcção a grande velocidade.
      Quem não quer saber da privacidade por causa da segurança, não merece nem uma nem a outra.

      1. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco
        Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco

        A guerra civil não será por causa da privacidade, será isso sim devido à comunidade islâmica em pouco anos ser superior a qualquer outra.
        Depois já se sabe como é, quando são menos já querem que os outros sejam como eles, quando forem maioria então já se está a ver o que aí vem… Mas as pessoas querem assim, então que assim seja.

  9. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco
    Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco

    Atentados em Paris é dia sim dia sim, bairros islâmicos é terra sem lei, etc, tudo isto é sobejamente conhecido.
    Quando a situação estourar, vai tudo dizer que não sabia de nada…
    Os Polacos e Húngaros é que sabem….

  10. Avatar de Luís Martins
    Luís Martins

    O próximo passo é marcar o gado com um chip que emita um sinal para identificar os escravos . E quando digo gado estou a falar de povos imbecis que adoram votar em quem mais os roube e mais os escravizar com impostos, como por exemplo o povo Tuga . Não se esqueçam de ir votar nos ladrões que vos desgovernam.

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    FORÇA BESTA TOTALITÁRIA ORWELLIANA ! Valha-nos Sananda…

  12. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco
    Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco

    CHEGA

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    Pode ser bom em boas mãos, mas em más mãos é mau de certeza! Os mais optimistas e os mais preguiçosos acham que os bons vão ganhar sempre… Pois…

  14. Avatar de dajosova
    dajosova

    Passo-a-passo são dados pequenos passos pelo homem para controlar a humanidade mas… para a conveniência de muitos, tudo é e será visto com bons olhos até não haver retorno.