Portugal: Tem armas de fogo não registadas? Pode entregá-las até 2020

24 Comentários

Ter uma arma de fogo não manifestada ou registada constitui um crime previsto e punível pelo artigo 260.º do Código Penal. Sabia que pode até ao dia 22 de março de 2020 entregar as armas de fogo que não se encontrem manifestadas, ou registadas?

A última alteração à lei das armas permite que os cidadãos que detenham armas que não estão registadas possam entregá-las, de forma voluntária, sem qualquer penalização.

Portugal: Tem armas de fogo não registadas? Pode entregá-las até 2020


A informação foi avançada pela GNR na rede social Facebook. De acordo com a informação “Depois de examinada, a arma poderá ficar em situação de detenção no domicílio durante seis meses, período em que se processará o licenciamento.” 

Os cidadãos que sejam detentores de armas não declaradas vão poder regularizar a situação, desde que legalmente possível, e se forem titulares de licença habilitante, ou isentos de licença, por força de estatuto profissional específico.

Portugal: Tem armas de fogo não registadas? Pode entregá-las até 2020

Como entregar armas de fogo não registadas?

Caso pretenda entregar uma arma de fogo que não se encontra registada, sem qualquer tipo de penalização, é necessário entregar num posto da GNR ou PSP, os seguintes documentos:

  • Requerimento para manifesto e entrega voluntária de armas e sua detenção domiciliária provisória (descarregue o documento em: https://bit.ly/2m5AvC9)
  • Identificação de armas ou munições (descarregue o documento em: https://bit.ly/2mepbU9).

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fixo
    Fixo

    Nem registadas, nem por registar, não quero essa m*rda dentro de casa. Ainda acabava por dar um tiro em alguém. E não tenho interesse nenhum em levar um tiro numa discussão de trânsito da caca.

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      … mas tenho um cão … um bocado velhote, é certo 🙂

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Não estás livre de levar um tiro na mesma… basta que o outro tenha uma arma… e tu não tens… boa sorte.

      1. Avatar de Fixo
        Fixo

        Ainda não ouviste o meu cão a ladrar, mete medo a qualquer um 🙂

    3. Avatar de paulo.j
      paulo.j

      Eu quero uma pois vou precisar de um para o que está por vir, um gov tiranico comuno-socialista que nos vai querer escravizar!

  2. Avatar de poiou
    poiou

    Os armados em parvo também podem ir?
    É desta que vão devolver as glock?

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Eu por acaso queria mesmo ter uma Glock 9mm. Mas o MAI não me deixa 🙁 .

  3. Avatar de Godlike
    Godlike

    Antes ter e não precisar de usar, do que precisar usar e não ter 😉

    Perguntem à Venezuela por exemplo, o que eles acham.

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      “Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo”.
      Não sabias: https://www.publico.pt/2019/06/12/sociedade/noticia/portugal-terceiro-pais-pacifico-mundo-indice-global-paz-1876208
      Qualquer comparação com a Venezuela é despropositada.

      Em todo o caso, quem tem armas em casa e pensa que estão bem guardadas, lembrem-se que os “cabrões dos puto” descobrem tudo. O que tem havido de miudagem a matar irmãos, etc, é mais que muita.
      Se andam nervosos, se têm armas em casa e miúdos livrem-se delas – vão ver que andam muito mais descansados (não estou a inventar – é um facto).
      Os GNR podem levar as armas de serviço para casa. Vejam a percentagem dos que dão um tiro na cabeça.
      E por amor de Deus – não vos passe pela cabeça ir armados para uma discussão com o vizinho ou andar com uma no carro “para o que der e vier”. Vai dar m*rda de certeza.

    2. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Pois, eu também gostava de comprar uma legalmente, não é preciso perguntar à Venezuela, tens já muitos casos em Portugal que dava jeito ter uma.

  4. Avatar de Digo eu
    Digo eu

    Era preferivel dentro de certas regras – obrigatoriedade de treino, cadastro limpo, estabilidade mental, limite de munições – facilitar a licença de uso e porte de arma, e saber por onde as armas andam, que isto de dificultar ao máximo a ver se ninguém tem. Quem quer mesmo ter arma, acaba por a ter, e se envolvida nalguma situação, geralmente é difícil saber de quem é a arma. Quanto ao resto, adquire-se arma como um extintor de incêndio: é para não usar. Mas se necessário, é melhor ter, que não ter.

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      O que separa a estabilidade mental da instabilidade mental é uma película muito fina – rompe-se com mais facilidade do que muita gente pensa.
      Não garante que quem tem uma arma não possa cometer uma loucura qualquer, irremediável.
      Comparar uma arma com um extintor de incêndio é um valente disparate,

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Também acho, há pouca procura de extintores de forma ilegal. É muito mais fácil arranjar uma arma. Vá, toca a devolver as pistolas de alarme artilhadas a 9mm 😀

        1. Avatar de Digo Eu
          Digo Eu

          Vá perguntar aos tipos que o assaltarem e aos que além do assalto querem levar a sua mulher/namorada/filha, com eles, onde é que eles arranjaram as armas. É que nessa situação, aposto que preferia mais ter uma arma nas mãos, que esse monte de balelas que acabou de dizer. É tudo muito coração-de-pomba, até se verem em apuros sérios.

  5. Avatar de daniel
    daniel

    Pelo sim pelo não, tenho uma em cada divisão.

  6. Avatar de Vasco
    Vasco

    Toda a gente sabe que as pessoas de bem não devem ter armas. Apenas os bandidos as devem ter. E viva o pai natal.

  7. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Se tivesse ía mesmo entregar…. Deve ser para rir.

  8. Avatar de Maike
    Maike

    O que fizeram com o dinheiro para estarem a pedir às nossas armas? Existem armas antigas dadas pelos bis-avos e querem que entreguemos as armas? Ninguém precisa de saber quem tem licença e quem tem armas. Aparecam e levam um tiro e mais nada. Devem ser uma comédia. Já para não falar que existem polícias que não entrega tudo ao posto. Mas quem decidiu isso tudo? Cheira-me que estão a preparar algo e deixar-nos sem nada para nos defender.

  9. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Sr. ladrão, faça favor entregar o dinheiro que roubou, são estes artistas que governam Portugal, como se algu]em fosse entregar a arma que comprou ilegalmente.

  10. Avatar de António Lopes
    António Lopes

    Tenho várias mas não as entrego a ninguém……

  11. Avatar de Lobo
    Lobo

    Aviso … foi assim que começou a festa da bandidagem aqui no brasil, quem tinha arma e era honesto entregou de modo que so os bandidos ficaram armados, os roubos assaltos e humilhações por parte de bandidos que podem trabalhar sem medo de revide por parte da vitima… relaxe amigos portugueses depois vem mais direitos a favor dos bandidos ai vão entender como e aqui no brasil

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      Nem imaginas a quantidade de brasileiros que têm vindo viver para Portugal nos últimos meses. Não consta que tenham ido a correr comprar uma arma.

  12. Avatar de Alpha
    Alpha

    A primeira coisa que qualquer regime totalitário fez no passado (recente ou antigo), é desarmar a população!
    Qualquer sociedade que caminhe para a perda de liberdade (o nosso caso e de grande parte da maioria da europa) é retirar o poder das pessoas para o Estado (e a sua elite).

    Uma sociedade em que as pessoas têm direito e poder de defesa é sempre uma ameaça ao poder, sempre foi assim.

    Um criminoso ou pessoa mal intencionada tem sempre acesso fácil às armas, quem se lixa sempre é quem tem boas intenções.

  13. Avatar de Silvio
    Silvio

    Pessoal de Portugal…. Não entregue suas armas!
    Aqui no Brasil,teve essa campanha também,na época do PT (partido comunista brasileiro)
    A real intenção, é que se der uma merda no governo, é mais fácil que tenham menos pessoas armadas possível.