Gráficos no Excel? É simples e rápido

23 Comentários

Esta dica vi-a há uns meses no Lifehacker, desde essa altura não deixo de a usar. O Excel é para mim uma ferramenta do dia-a-dia, sem esta ferramenta provavelmente a minha vida profissional seria um inferno, tantas são as tabelas, gráficos, analises e outras tantas funções que de forma manual levaria certamente um homem à loucura.


Quando apresentamos resultados numa folha do Excel tentamos que estes sejam claros e perceptivos de forma rápida pois uma análise criteriosa não se compadece de letras pequenas, números a negrito ou cores berrantes. Então usando esta pequena e simples forma fazemos num rápido uma diferenciação de resultados.

Falo no comando REPETIR.

Este comando repete um texto um determinado número de vezes. Utilize REPETIR para preencher uma célula com um número de ocorrências de uma cadeia de texto.

Sintaxe

REPETIR(texto;núm_vezes)

Texto é o texto que deseja repetir.

Núm_vezes é um número positivo que especifica o número de vezes que deseja repetir texto.

Observações

  • Se núm_vezes for 0 (zero), REPETIR devolve “” (texto vazio).

  • Se núm_vezes não for um inteiro, será truncado.

  • O resultado da função REPETIR não pode ser superior a 32,767 caracteres ou REPETIR devolve #VALOR!.

Exemplo

O exemplo pode ser mais fácil de perceber se o copiar para uma folha de cálculo em branco. Repete um texto um determinado número de vezes. Utilize REPETIR para preencher uma célula com um número de ocorrências de uma cadeia de texto.

O exemplo pode ser mais fácil de perceber se o copiar para uma folha de cálculo em branco.

Pode utilizar este comando para uma panóplia de situações. Até para demonstrar o preço do combustível que todas as semanas tem alterações!!!

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de noody
    noody

    sou leitor assíduo do lifehacker, e como tal já conhecia esta dica, é simplesmente fantástica.

    🙂

  2. Avatar de Jonas
    Jonas

    Em inglês esse comando é o REPT

  3. Avatar de Sniffer
    Sniffer

    Também não conhecia essa dica. O Excel é tudo, verdadeiro canivete suíço, limitado apenas pela imaginação acerca do tudo que se pode fazer com ele.
    Obrigado pela dica. E parabéns pela palavra “panóplia”.

  4. Avatar de Playmaker0pt
    Playmaker0pt

    Sim senhor, grande dica! Para quem quer uma comparação de valores rápida e eficaz é magnífico.
    (agora só falta mudar o “Excell” do título para “Excel”, com um “l”, portanto)

  5. Avatar de Vítor M.

    Playmaker0ptbem visto, corrigido. Obrigado.

    Jonas exactamente, é isso que se pretende a participação dos nossos leitores. portanto em inglês o comando é =REPT(text,number_of_times)

  6. Avatar de R3volution
    R3volution

    e para openoffice?!

  7. Avatar de Paulo

    O meu dia-a-dia depende do Excel, e mesmo 5 anos depois de ter começado a trabalhar com esta ferramenta, tento aprender qq coisa todos os dias.

    O meu top de dicas:

    1º Tecla F4 — Repete a última acção (Copy-paste, formatação da célula, inserção de linha, etc)

    2º Ctrl+Shift+1 ou 2 ou 3 ou 4 ou 5 ou 6 — Formata a célula para Texto, Data, %, etc

    3º VLookup — Pesquisem, vale a pena!

    4º Tabelas Pivot — Idem

    5º Pincel (Format Painter) — Faz um Copy+Paste dos formatos que pretendemos copiar (Cor, forma, letra, #, border)

  8. Avatar de R@lf
    R@lf

    Ah, vejo que os nossos amigos já atribuem os créditos a quem de direito.
    http://multibrasil.blogspot.com/2008/01/free-pdf-to-word-converter-11.html

  9. Avatar de Dário
    Dário

    Pois, atribuem os créditos mas não metem o site. Coisas à brazuca, deixam sempre tudo pela metade.

  10. Avatar de Vítor M.

    Dário, comentário mais desapropriado!!! Foi um pequeno lapso, quem é que não conhece o Lifehacker???

  11. Avatar de Douglas Hideo

    Pra quem quer saber mais sobre Excel!
    http://www.portaldoexcel.com.br/
    100% Gratuito

  12. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    @Paulo

    O vlookup foi umas daquelas que quando a descobri fiquei maravilhado, só deixo o conselho para verem bem o que faz o range lookup.

    Deixo uma que também me dá muito jeito o FIND. Para quem aqui andar e for contabilista é óptima para mandar ao ar as contas integradoras de um balancete, é só fazer =find(A1;A2) e por aí abaixo na coluna das contas, depois com filtro ou list escolher os 1 e apagar essas linhas e voilá.

  13. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    ja agora, alguem aki sabe onde arranjar o dicionario e o corrector automantico de portugues de portugal para o office 2007?????????

  14. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Ah até me esqueci-a

    Esta de usar o pipe mais o rept para fazer barras automaticamente é genial, grande dica.

  15. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    @ rui marques

    Tens outro office em pt??? instala só os correctores que vai funcionar.

  16. Avatar de NCarvalho

    Só acrescento uns pós à dica que não conhecia…
    Se não estivermos a trabalhar com valores de dezenas ou centenas… repetir milhares de vez um carácter pode deixar de ser tão interessante…
    Então porque não converter os nossos valores para percentagem por exemplo????

    Vamos então calcular a percentagem de cada valor sobre o total.
    Percentagem = Valor / Total de valores

    Imaginando os valores na coluna C, poderíamos então na coluna D calcular a percentagem de cada um destes valores.
    =C3/SUM(C3:C8)*100 [escrever esta formula na célula D3]

    E depois basta “desenhar” o gráfico baseado na coluna D (percentagem) em vez de ser na coluna C (valores).

    Eu quase que juro que existe uma formula para calcular o percentagem de forma automática, mas não me lembro e não a descobri… 🙁 se alguém souber…. 🙂

    Quanto à questão “OpenOffice”, pela minha experiência, a grande maioria dos comandos são iguais entre o MS Excel e o OpenOffice

  17. Avatar de cody

    aaaa isso seria numa forma rapida, mas primitiva
    pq no 2007 existe a FORMATAÇÂO CONDICIONAL Q CAUSA ESSE MESMO RESULTADO so q melhor mas rapido e facil nem formula precisa se mexer so 2 cliques

  18. Avatar de Marcelo Coelho
    Marcelo Coelho

    Experimentem colocar a letra “g” (tem que ser minuscula) pra ser repetida e formatar a célula com fonte Webdings que acaba ficando como uma barra.
    Boa dica.

  19. Avatar de Nath
    Nath

    eu quero fazer um gráfico no excel, entao eu abrir um arquivo que estava gravado em uma pasta, mas a planilha ficou no excel como texto….e quando eu seleciono para fazer o gráfico não faz, por que está como texto, já tentei mudar no formatar para número, mas mesmo assim não faz o gráfico, alguém pode me ajudar??

  20. Avatar de Douglas Hideo

    Nath.. me add no msn.. que eu te explico 😉
    k1m2k1s3@hotmail.com

  21. Avatar de Leandro Kirchner
    Leandro Kirchner

    Olá Bom dia,

    Gostaria de saber qual jeito mais fácil de criar um gráfico em uma planilha de excel? Gostaria de um exemplo mais fácil (passo á passo).

    Fico no aguardo,

    Leandro Kirchner

  22. Avatar de Marilene
    Marilene

    Gostaria de saber uma função onde eu possa descobrir a quantidade de digitos. Ex.: Tenho vários e vário numeros de milhar. Eu Gostaria de saber quantos numero ! ou 2 ou 3 …. sairam. E Quantas numeros da centena, e quantos da dezena e da unidade. Isso tudo separadamento. Pois queri saber a frequencia que cada numero tem em cada unidade.

  23. Avatar de Luna
    Luna

    Olá!
    Eu tenho uns dados numa folha de excell e agora queria fazer gráficos que me mostrassem em % o nº de vezes que um determinado nº aparece. Explicando: numa coluna tenho várias vezes os nºs 1, 2, 3 e 4; quero que num gráfico me mostre quantas vezes (%) aparece o nº 1, o nº 2, o nº 3 e o nº 4. Quem me ajuda? Estou a desesperar pois não estou habituada a trabalhar com isto…