Marinha dos EUA admite que os vídeos de OVNIs são verdadeiros

89 Comentários

Antes de mais e de qualquer outra ilação, OVNIs não nos diz que são extraterrestres. Assim, OVNI diz-nos que é um Objeto Voador Não Identificado. Portanto, logo à partida é percetível que a Marinha dos EUA não sabe e não consegue identificar o que foi captado e comentado pelos pilotos que gravaram os vídeos.

De acordo com declarações da Marinha americana, obtidas por uma publicação dedicado a expor segredos do governo, The Black Vault, as imagens dos OVNIs são verdadeiras.

Imagem captada por piloto da marinha dos EUA de OVNIs


OVNIs que a Marinha dos Estados Unidos não sabe explicar… ainda!

Atualmente a dada a enorme disponibilidade tecnológica, países como os EUA, Rússia ou China, têm a capacidade de desenvolver equipamentos que são autênticos fenómenos de ficção científica. Por conseguinte, já no passado, foram os próprios americanos que declararam serem os responsáveis por certos avistamentos. Eram testes levados a efeito com dispositivos secretos.

Tudo começou em 2017, quando os vídeos foram revelados ao público, pela mão do The New York Times e pela Academia de Artes e Ciências The Stars. Estas imagens mostraram vários objetos voadores não identificados, ou Fenómenos Aéreos Não Identificados (UAP).

Conforme podemos ouvir, os pilotos dos caças em treino ficaram assustados e eufóricos. No entanto, nem mesmo a sua mais moderna tecnologia conseguia identificar o que estava a ser monitorizado.

Posso dizer-vos, eu não acho que seja deste mundo. Não sou maluco, não estive a beber. Depois de 18 anos a voar, já vi praticamente tudo o que posso ver lá – e isto não é nada semelhante. Nunca vi algo na minha vida, na minha história de aviação, que tenha esta performance, esta aceleração. Lembrem-se que aquela coisa não tinha asas.

Referiu o piloto reformado David Fravor à ABC, descrevendo o objeto não identificado que viu em 2004.

 

Avistamento de OVNIs, serão extraterrestres?

Logo à ideia de muitas pessoas suou o alarme da invasão de alienígenas. No entanto, estas afirmações não significam que a Marinha dos EUA esteja a afirmar que são alienígenas do espaço sideral.

“Fenómenos aéreos não identificados” são apenas isso – não identificados e inexplicáveis (até agora).

Num dos vídeos, o de 2004, as imagens mostram um objeto que “apareceu repentinamente a 80.000 pés (24 km). Depois disparou em direção ao mar muito veloz, o que deixou o piloto incrédulo. Posteriormente, este OVNI parou e ficou a “pairar” a 20.000 pés (6 km), conforme escreveu o The New York Times em 2017.

Do mesmo modo, outro vídeo mostra imagens feita por um caça em 2015 de um objeto que passou abaixo dele em velocidades extremamente altas.

Que m*** é essa?

Exclama um dos pilotos no vídeo.

Segundo um relatório interno elaborado pelos militares em 2018, a forma como o Veículo Aéreo Anómalo (AAV) de 13,7 metros de comprimento e “sem meios visíveis de gerar sustentação” foi visto por vários navios da Marinha dos EUA. Também foram detetados e gravados pelo jato F-18 de David Fravor.

Os AAVs desceriam ‘muito rapidamente’ de aproximadamente 18 mil metros até aproximadamente 15 metros em questão de segundos.

Refere o relatório acrescentado que este comportamento causou perturbações na água, causando “ondas de espuma” por baixo e o oceano parecia estar “a ferver”.

Segundo Susan Gough, porta-voz do Pentágono, estes vídeos nunca deveriam ter sido vistos pelo público.

Os vídeos nunca foram oficialmente divulgados ao público em geral pelo Departamento de Defesa e ainda devem ser retidos.

Referiu Gough à pubicação The Black Vault no início deste ano.

Comentários

89

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Eles sempre aqui estiveram, não falta evidência e provas deixadas ao longo dos séculos.

    1. Avatar de censo
      censo

      O que é aquilo afinal? Não se sabe. Daí a dizer o que quer que seja vai muito.

    2. Avatar de Lopes
      Lopes

      menos canal “história”!!!

    3. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Jesus Cristo é um excelente exemplo. Ele sempre disse que o reino dele não é na Terra…

      1. Avatar de César Oliveira
        César Oliveira

        Jorge, Jesus disse mais, disse que há muitas moradas na casa do meu pai.
        O que é a casa do pai ? O universo.

        Jesus também disse vejam os que têm olhos para ver e ouçam os que têm ouvidos para ouvir.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    OVNI—>objecto voador não identificado.Certo,muito bem.Mas também posso garantir a 100% que muitos não são deste mundo e são de civilizações extraterrestres,de habitantes de outros planetas.Isso que ninguém tenha a mínima dúvida !!

    1. Avatar de k
      k

      Eu garanto a 100% que não são. Em que ficamos?

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        E a resposta certa é:
        – São naves, sim, são extra-terrestres porque são de fora desta Terra, o cerne da questão é que não obstante poderem existir algumas destas máquinas que possam ser fabricadas pelos seres humanos aqui na Terra, a maioria destes casos em que vão dos 15 mil metros aos 15 metros em segundos na boa e depois vão para os 20 mil metros de altitude em segundos na boa e por aí em diante é de veículos que operam na matéria grosseira fina ou lá próximo (basicamente anda mais ou menos próximo do nível da matéria onde circulam os pensamentos e as formas de pensamento), que não sendo a mesma matéria grosseira terrena ainda é próxima o suficiente para ser visível aos seres humanos e equipamentos.
        Algo do género foi visto também na Cova-da-Iria a 13 de Outubro de 1917, a diferença é que foi pré-anunciado… logo revela que tais naves não são simplesmente coisas que andam por aí ao acaso.
        E antes que fiquem preocupados com os extra-terrestres… todos os seres humanos e animais são extra-terrestres, sem uma única excepção! No fim todos voltam para regiões superiores da Criação seja conscientemente ou inconscientes!

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Não te queres juntar àqueles maluquinhos que agora se põem às portas das estações com panfletos em todas as línguas?

          O milagre do sol e todo o enredo de Fátima é a maior aldrabice já alguma vez vista em Portugal, não te iludas.

          1. Avatar de censo
            censo

            Fatima não é aldrabice. É sim um brilhante caso de marketing baseado em nada! É que rende milhões por ano. Melhor dizendo: Fátima é uma brilhante aldrabice porque continua a render milhões e milhões.

        2. Avatar de Lopes
          Lopes

          wtf!!! Que alucinação p’ra aí vai!!!!

        3. Avatar de anonimo
          anonimo

          clap, clap, clap!

      2. Avatar de Charles
        Charles

        Hahaha
        Gostei!
        Em que ficamos mesmo?
        Venham essas provas…

    2. Avatar de nop90
      nop90

      acredito em ti amigo, pelo que tenho lido, a tua estupidez é de facto de outro mundo 🙂

    3. Avatar de Lopes
      Lopes

      “Mas também posso garantir a 100%”Caríssimo, partilhe informação 🙂 🙂

  3. Avatar de vestel
    vestel

    Bem, se garantes a 100%, então acredito!

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Vindo do homem que agradece a Deus pelas velocidades da sua Internet, essa garantia é muito credível!

  4. Avatar de JPM
    JPM

    eles sabem que é já amanha o “Storm Area 51, They Can’t Stop All of Us”. a malta está ansiosa para ver mais coisas

  5. Avatar de Fundou
    Fundou

    O Deus não dorme e envia nós os extraterrestres.

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      Pena mesmo é não enviar mais educação para que pudesse aprender a escrever português corretamente!

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Concordo contigo, mas e as vírgulas?

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Deus é um extraterrestre…

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Agora só falta explicar que OVNI é diferente de ET, Extraterrestre, Alien e sim que OVNI é Objeto Voador Não Identificado o que não significa que seja AUTOMATICAMENTE ET, Extraterrestre, Alien.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      “Antes de mais e de qualquer outra ilação, OVNIs não nos diz que são extraterrestres. Assim, OVNI diz-nos que é um Objeto Voador Não Identificado. Portanto, logo à partida é percetível que a Marinha dos EUA não sabe e não consegue identificar o que foi captado e comentado pelos pilotos que gravaram os vídeos.”

  7. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Bom artigo. Deviam ter posto mais vídeos.

  8. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Só os americanos é que veem destas coisas!! Eu noutro dia sai para tomar um café até agora nunca vi nada!!!

    1. Avatar de Tiago S.
      Tiago S.

      lamento, mas não é verdade.

      “Às duas horas da madrugada de 14 de agosto de 1995, o pastor Jorge Lota dormia ao relento, com o seu rebanho, perto de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, quando acordou com um som estranho, um zunido, e reparou que não se conseguia mexer. Ao olhar para o céu, viu um objeto com a forma de um “charuto acabaçado” e que projetava uma luz azul. Ao mesmo tempo, segundo contou, duas luzes alaranjadas movimentavam-se perto do chão, assustando as cabras.”

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Em Fátima, há uns anitos, milhares de pessoas viram o sol a dançar entre outros eventos cósmicos….

      2. Avatar de censo
        censo

        Que grande piela apanhou o homem! A ressaca deve ter sido terrível.

      3. Avatar de Hugo
        Hugo

        Isso soa-me a “Paralisia do sono”, pesquisa sobre isso.

      4. Avatar de souza
        souza

        para a proxima tem de colocar mais tabaco…

    2. Avatar de Metal
      Metal

      Tens aqui outro caso que aconteceu em Portugal.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Lemos_Ferreira

      Se calhar fostes tomar café de olhos vendados.

  9. Avatar de Nuno
    Nuno

    “Logo à ideia de muitas pessoas suou o alarme da invasão de alienígenas.“

    Estagiário, tomado de pânico com extraterrestres aéreos, encontra alarmes sudoríferos.

    1. Avatar de Tiago S.
      Tiago S.

      eu ia fazer um comentário para corrigirem, mas este ganhou a taça!

  10. Avatar de Portugês International
    Portugês International

    … conforme sempre foi dito, ao longo dos tempos, existe um Português em todo lado, então certamente existe um Português a manobrar um AAV …

  11. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Eu próprio já vi, no final dos anos 90, uma luz muito brilhante no céu (nocturno) dos arredores de Lisboa, que depois se moveu a uma velocidade supersónica e sem fazer barulho, para muito longe – e que não consigo, ainda hoje, explicar como uma aeronave convencional.

    E, o que suspeito que tenha sido, é mais uma qualquer experiência por parte dos americanos…

    A tecnologia que o governo dos EUA possui está sempre *décadas* à frente do que é do conhecimento e de uso públicos: https://pplware.sitedev.pt/ciencia/cientistas-implantaram-com-sucesso-uma-memoria-artificial/#comment-2437110

    No entanto, não seria de estranhar que este mesmo governo pudesse estar a preparar as coisas para, um dia, tentar elaborar uma qualquer grande farsa, para manipular politicamente as pessoas: https://www.youtube.com/watch?v=9dE4jh6Ti5U

    (Já o fizeram com os ataques de 11 de Setembro e foram bem-sucedidos: https://pplware.sitedev.pt/informacao/11-de-setembro-presidente-bush/#comment-2443571)

    1. Avatar de censo
      censo

      Sim, chama-se trovoada e é um fenómeno relativamente vulgar. Mas naquela altura ainda eras muito novo para perceber.

      1. Avatar de Lopes
        Lopes

        Este tipo de pessoas só alinha em teorias da conspiração. Tudo o que é explicação cientifica não serve os seus propósitos!!! Não permite alucinar!

        1. Avatar de Metal
          Metal

          Portanto para ti o caso Lemos Ferreira foi uma alucinação colectiva….
          Se és bom a inventar desculpas, inventa uma para esta. (sem ser a de alucinação colectiva. Pois eram militares e de certeza que não tomavam MMDA ou LSD ou algo do género antes de começarem a voar).

    2. Avatar de Vx
      Vx

      Se foi poucas horas apos o por do sol, ou a lua cheia estava alem do poente é possivel ver satelites a refletir a luz do sol nestas condições, são bem mais rapidos que os aviões e quando a inclinação dos paineis solares é “ideal” em relação a posição do observador dão um clarão muito forte, ja me aconteceu de ~30min apos o por do sol ver a ISS a reletir o sol diretamente para a zona que estava (norte do país). Pelo n2yo podes ter uma ideia dos satelites que estão a passar numa determinada zona e da visibilidade (reflectividade) dos mesmos.

  12. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Também,

    Esta história dos OVNIs é uma muito boa maneira de manter as pessoas distraídas, enquanto os nossos governos atiram – e se preparam para atirar ainda muito mais – pessoas para a miséria.

    Por isso… Sim, preocupem-se com os OVNIs. Informem-se antes sobre estes (e não sobre outros assuntos realmente importantes) que, quando ficarem desempregados e sem tecto, irão ter muitas oportunidades para procurar por estes fenómenos no céu.

    1. Avatar de m3mn0t
      m3mn0t

      LOOOL, +1 !!!!

    2. Avatar de Ze Carlos N
      Ze Carlos N

      ahahah ora nem mais!!!

  13. Avatar de Jorge
    Jorge

    Juntar americanos e verdade na mesma frase é nao combina…é aquela tipica piada. Um ovni, vou pegar na pior camera e gravar isto na pior resolucao que existe…ou como nos filmes onde o fim do mundo so acontece nos E.U.Amerigays.

    1. Avatar de Guilherme Lino
      Guilherme Lino

      Verdade. O que disserem deve ser o contrário.

      Pode ser um novo avião secreto que não querem que se saiba?

      Tantos vídeos que já apareceram e nunca comentaram.

  14. Avatar de O óbvio
    O óbvio

    … ++RIR++, RIR é o melhor dos remédios para o que vem aí e para a crenças doss demais, para que não entrem em loucuras e desesperos … a questão é que há ovnis de todo o tipo, poi depende da especie e seu nivel de evolução e dimensão em que habitam … mas não há só extraterrestres mas também seres Dimensionais e ou de realidades paralelas … a Terra e o sistema Solar está sob controlo de milhões de naves de guerra, pois estamos no meio de uma guerra galatica , do sistema solar e de Terra-Gaia, onde Terra-Gaia é o centro desta disputa, que já vem da grande Guerra de Orion, que ainda hoje se manifesta , onde todos os tempos estão em convergencia … e a guerra de Orion se está a manifestar neste momento em várias dimensões e tempos-espaço … … …
    … se querem provas terão que aprender a meditar e reEncontrar vosso ser interior e dái abrir os olhos espirituais e acederem a toda esta informação … ” O EVENTO ” está próximo, por isso preparem-se … … … quanto a deuses são meros extraterrestres que manipularam e usaram a humanidade para seus interesses pessoais, eu já estive com alguns e são meros predadores que se aalimentam das energias negativas dos humanos e da sua carne … e manipulam a humanidade genéticamente para seus interesses, e roubam o DNA da Humanidade para poderem evoluir, pois a Humanidade é o topo da Evolução da Galaxia e mais além … … … ESTÁ NA HORA DE ACORDAR E LEVANTAR EM LUZ, HARMONIA, PAZ, ALEGRIA E LIBERDADE … … …

    1. Avatar de censo
      censo

      Tens de beber mais água, estás a desidratar.

      1. Avatar de GM
        GM

        Pode ser uma bebida 0% álcool? É que a água não tem sabor…..

      2. Avatar de O óbvio
        O óbvio

        »»» diz-me que tipo de água tu bebes que eu te direi qual o teu nivel de consCIÊNCIA …
        … já alguma vez ficas-te em êxtase com ÁGUA PURA DA MONTANHA ???_!!!_???
        … mas eu sei bem quem está contigo, e ou quem anda pendura em ti no invisivel,a dar-te essas dicas para tu escreveres aqui, … como tu aqui por aqui há muitos com essas inspirações …

        1. Avatar de censo
          censo

          Importas-te de repetir ? Mas depois da água, se fazes favor !

  15. Avatar de Samuel
    Samuel

    Só quando um estacionar ao pé de mim é que eu vou acreditar.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Jesus Cristo está quase a voltar… segundo os cristãos 🙂 .

      1. Avatar de O óbvio
        O óbvio

        está cá há muito, e a queda sas duas torres e a vinda de g.w.bush aos Açores, teve haver com o cristo (CRISTAL DA HUMANIADEDADE SE RER MANIFESTADO E MOSTEADOS AOS COMUM DOS MORTAIS, nesse Agosto) se ter manisfestado, e que colocaria em casa o governo oculto, e seus senhores dimensionais, intraterrenos e extraterrestre, que são quem realmente controlam todo o planeta e criaram os países e as religiões … … …

        1. Avatar de o sarcástico
          o sarcástico

          ahahahahahahahahahahah!!! muito bom!

  16. Avatar de Paulo Firmino
    Paulo Firmino

    Se os vídeos são reais ou não, não sei. Mas que “eles” existem não tenho duvidas. Apenas um ignorante poderá crer que no meio de milhares de milhões de estrelas e de muitos mais planetas apenas este micróbio aqui plantado na via láctea tem vida. Se eles veem cá ou não, não sei, pois eu nunca vi nenhum. Penso eu de que!!

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      É isso, no entanto existe muito mais do que milhares de milhões de estrelas…
      “there are about 1,000,000,000,000,000,000,000 (that’s 1 billion trillion) stars in the observable universe!”
      E isto é só no universo observável!

    2. Avatar de censo
      censo

      Não existe nada. É nós somos um mero acaso natural e que em breve desaparecerá. Ficarão os nosso fósseis para contar a história.

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Mais um que tem certezas e garantias para tudo…

        1. Avatar de censo
          censo

          E tu ? Não tens ? O que revela esse desdém no teu comentário ?

          1. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Onde tive algum comentário onde indicasse que tinha certezas de alguma coisa?
            Comentários “Não existe nada.” ou “tenho a certeza que existe” não são para mim garanto-te.
            E cada um mete o chapéu que lhe serve 🙂

          2. Avatar de censo
            censo

            Então nem sabes o que dizes ou o que escreves. E isso devia preocupar-te pois pode trazer-te problemas.

          3. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Obrigado pela preocupação mas mais depressa têm problemas aqueles que têm certezas absolutas.

          4. Avatar de censo
            censo

            Não tens de agradecer. Tens é de ficar preocupado. Por exemplo : respeitar a opinião alheia e totalmente contrária à tua. É um exercício difícil eu sei, mas tenta. E até pode ser que mudes as tuas certezas e consigas alargar o teu campo de visão.

          5. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Pensava que tínhamos estabelecido que tu é que tens certezas e não eu 🙂

  17. Avatar de ET
    ET

    Alguem sabe como caminho para a Area 51? estou perdido em Viseu nas rotundas

    1. Avatar de Mart
      Mart

      Hahahahah, melhor comment +1

  18. Avatar de Sandro
    Sandro

    O Universo “nosso, assim como o vemos” não é mais que um Sistema Operativo, de um super Computador “DEUS ” . Os “OVNIS”, nada mais são do que OBJECTOS GERADOS PELA COLOSSAL TECNOLOGIA DESSE MESMO Sistema Operativo. Tudo é VIRTUAL.

    1. Avatar de HV
      HV

      Também vi esse filme, é o Matrix! Gostei do primeiro, os outros já foram mais fraquinhos!

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        O Matrix não é um filme, é um documentário. Dito pelos próprios na altura irmãos Wachowski. John Carpenter também disse o mesmo acerca do seu Eles Vivem.

        1. Avatar de censo
          censo

          Irmãos que já não existem. Já entraram na Matrix !

  19. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Não percebo porque é que esses co tinua a ter o mesmo desenho, não evoluem? Não existe modelos diferentes de outras “marcas” ou desenvolvidos por outras raça que têm o design diferente? Parece que só existe nós e mais 1 tipo de

    1. Avatar de Knx
      Knx

      Bob Lazar, mencionou que existem varios modelos, os mais antigos são redondos e circulares, os mais recentes (como no 3o video) são ovais tipo bala.

  20. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Ontem, não era nada. Todos que falavam de ovnis eram gozados, hostilizados, tomados como loucos, ignorantes, drogados, …
    Hoje, são objetos voadores não identificados
    Amanha, naves extraterrestres de outras civilizações mais inteligentes do que a nossa.
    E isso fere o estúpido orgulho de muita gentinha.

    Enfim, o que isto me diz, diz-me que os governos estão a começar a levantar o véu sobre o facto de que nunca estamos sozinhos no universo no que toca a seres inteligentes. E nem poderíamos estar.

  21. Avatar de TerraPlanista
    TerraPlanista

    “países como os EUA, Rússia ou China, têm a capacidade de desenvolver equipamentos que são autênticos fenómenos de ficção científica. Por conseguinte, já no passado, foram os próprios americanos que declararam serem os responsáveis por certos avistamentos. Eram testes levados a efeito com dispositivos secretos.”
    É por isso que defendo a teoria da terra plana , não existe nada la em cima .

  22. Avatar de Elkido
    Elkido

    Estāo 1 milhão de pessoas indo para a área 51 para verem os OVNI’s acidentados e os Et’s do caso Roswell. . acho que é para este Sábado…as autoridades estão preocupadas

  23. Avatar de AlexX
    AlexX

    Claro que são verdadeiros. E nem precisavam vir a público, milhões de pessoas já os viram em todo o mundo, milhares de portugueses já os viram em Portugal. O projecto Blue Book só foi ficção no que diz respeito às séries e filmes nele baseados. Estão cá desde sempre e só os nega quem nunca observou nada a respeito e passa antes o tempo olhando para baixo. Ei, quem sabe alguns desses ovnis sejam dos fenícios 😀

  24. Avatar de Roberto
    Roberto

    Preparem-se essa divulgação é para não chocar muito por alguma notícia que vão dar sobre os extra…. agora é que as religiões vão a vida kkkk

    1. Avatar de César Oliveira
      César Oliveira

      Olá Roberto boa noite, podem ir as que vão contudo é preciso não esquecer que Jesus disse:
      “O meu reino não é neste mundo”
      “Há muitas moradas na casa do meu pai” O universo está repleto de moradas

      Por outro lado é preciso reparar que quanto maior for o universo e mais repleto de vida maior é a obra de Deus.

      Se apenas existisse vida na terra, para quê tantos planetas no universo ? Para nada ? Não.
      Para quê tantas estrelas, para quê tantas galáxias, para quê tantos enxames de galáxias e por ai vai. Para quê tudo isso ?

      Então, admitir que Deus só colocou a vida na terra é reduzir a sua grandiosa obra.

      1. Avatar de HV
        HV

        Gostei desta resposta 🙂

  25. Avatar de Knx
    Knx

    para quem quer ter algumas ideias do que como sao feitas as naves dos “ET” recomendo o documentario de Bob Lazar, ou Rober Lazar, que ele proprio explica como os ovnis navegam. É algo interessante, muitos tentaram desacredita-lo mas são demasiadas informações que é muito dificil ser mentira..ou pelo menos tudo ser mentira.

  26. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Porra,que barulho…foi o despertador a tocar, não posso beber tanto á noite antes de ir para a cama

  27. Avatar de sérgio
    sérgio

    Apenas observei acima, suposições com baixa cientificidade, não avançamos muito após aos ATOMISTAS, (Demócrito-Leucipo), também se acredita, que os átomos se subdividem em milhões de sub-partículas, para não me alongar demasiadamente.