Hubble acabou de captar uma imagem nova e impressionante de Saturno… nem parece real!

16 Comentários

Saturno é um planeta incrível. Para ter uma ideia “aproximada” do seu perfil, podemos dizer que tem de diâmetro cerca de 116 464 km, nove vezes o tamanho da Terra. O seu aspeto hipnotiza com os seus 32 anéis e 62 luas. Sim, faz frio, a sua temperatura média da superfície é de -178 graus Celsius. Contudo, o seu interior fervilha até aos até 11.700 °C. Portanto, é um astro supremo. De tal forma que o Hubble, da NASA, captou uma nova imagem de Saturno que nos faz pensar se será real ou não.

Se prestar bem atenção, verá que a imagem é tão nítida que parece que Saturno está apenas a flutuar no espaço. Na verdade… é isso mesmo!

Imagem captada pelo Hubble, da NASA, mostra o impressionante Saturno


Saturno é composto essencialmente de hidrogénio. Tem uma densidade de 0.687 g/cm³

Segundo estas imagens fantásticas captadas pelas lentes do Hubble, Saturno parece estar a flutuar. Além disso, dada a nitidez da imagem do planeta anelado, este parece estar próximo da Terra. Calma, na verdade, está a “apenas” 1,36 mil milhões de km de distância.

Esta imagem nítida foi captada pela Wide Field Camera 3. Este é o mais recente e mais tecnologicamente avançado instrumento do Telescópio Espacial Hubble a captar imagens no espectro visível.

 

Mais do que apenas uma imagem bonita: é científica

A imagem faz parte de um programa chamado Outer Planet Atmospheres Legacy (OPAL.) O objetivo da OPAL é acumular imagens de longa distância dos planetas gigantes de gás do nosso Sistema Solar. Dessa forma, as imagens servem para nos ajudar a perceber as suas atmosferas ao longo do tempo. Esta é a segunda imagem anual de Saturno como parte do programa OPAL.

Saturno parece sempre muito tranquilo e pacífico visto a milhões de quilómetros de distância. No entanto, com uma inspeção mais atenta, este revela muita atividade a acontecer no planeta.

Quando pensamos em tempestades e gigantes gasosos, geralmente pensamos em Júpiter, esse guardião da Terra. Vem-nos à ideia as suas faixas de tempestade horizontais proeminentes, e, é claro, no Grande Ponto Vermelho. Mas Saturno é um planeta muito ativo e tempestuoso também.

Graças ao programa OPAL, sabemos que uma grande tempestade hexagonal na região polar norte do planeta desapareceu. E tempestades menores vêm e vão com frequência.

Há também mudanças subtis nas faixas de tempestade do planeta, que são em grande parte gelo de amoníaco no topo.

Esta imagem composta, obtida pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA em 6 de junho de 2018, mostra o planeta Saturno com os seus anéis e com seis das suas 62 luas conhecidas

 

Algumas características insistem em permanecer ao longo dos tempos

A sonda Cassini avistou a tempestade hexagonal no Polo Norte de Saturno há alguns anos. Contudo,  essa tempestade ainda está lá. Na verdade, a nave espacial Voyager 1 foi a primeira a detetar essa característica em 1981. Esta nova imagem Hubble de Saturno é muito mais bonita.

Em virtude de ter sido recolhida mais informação, a NASA lançou uma versão anotada e mais informativa da imagem Hubble. Além disso, a agência espacial norte-americana também lançou um vídeo time-lapse de imagens Hubble de Saturno.

Só para ilustrar as imagens, podemos reparar nas suas, ou pelo menos algumas das mais de 60 luas de Saturno. Elas orbitam de forma majestosa em torno do gigante gasoso.

Conforme podemos ver, este vídeo é composto por 33 imagens separadas tiradas no dia 19 e dia 20 de junho de 2019.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MACnista
    MACnista

    Hummmm!?!??!!? têm a certeza que os “saturnianos” não colaram um poster gigante à frente da lente!!!! mas sim está mto fixe, mesmo!!!

  2. Avatar de Greenshines
    Greenshines

    Haters irão odiar e dizer que é photoshop 😀

    1. Avatar de censo
      censo

      Claro que é Photoshop ! E Saturno é plano, onde é que já se viu um planeta ser redondo. E os aneis não existem: aquilo é um arco-íris congelado.

    2. Avatar de André
      André

      Vão dizer que é plano…
      Já repararam na foto a preto e branco, que o polo do planeta parece um hexágono? Muito fixe 🙂

    3. Avatar de Johndoe
      Johndoe

      Não sendo hater…,
      Já em 2004, no blender3d se conseguiam fazer animações semelhantes.

  3. Avatar de Robert Simmon
    Robert Simmon

    Yes, its photoshop!

  4. Avatar de PTdoNorte
    PTdoNorte

    Outros dizem que a terra é plana
    Lol

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      suposta teoria da terra é plana , só serve para descredibilizar as teorias da conspiração com bons fundamentos .

      1. Avatar de Wishmaster
        Wishmaster

        É verdade. E não se sabe até que ponto não foi criada exclusivamente com esse propósito.

        Por outro lado, há quem acredite que o termo “teoria da conspiração” criado precisamente para descredibilizar posições opostas, irreverentes, que contradizem as teorias reinantes (o establishment). Mas lá está…Dizem que mesmo essa, que diz isso, é uma teoria da conspiração… (vêem como funciona..? 😉 É absolutamente genial…Quem se lembrou disto.)

        Estamos a cair cada vez mais no Homem Unidimensional, de Hebbert Marcuse.

      2. Avatar de Wishmaster
        Wishmaster

        Deixo aqui parte desta página e quem quiser confirmar se ocorreu mesmo assim…
        É importante analisar estes conceitos, quem os criou e por que razão se difundiram e ocuparam as nossas conversas, o nosso dia-a-dia e que influência têm em movimentos de pensamentos e como influenciam a nossa visão, levando-nos a rotular de imediato e quase sem pensar ou ouvir o outro como teoria da conspiração.

        it is important to remember that the concept of CONSPIRACY THEORY was created by… CIA in 1967.
        Indeed, as the old English proverb goes,
        “FIRST GIVE A DOG A BAD NAME, THEN HANG IT”
        In 1967, the CIA Created the Label “Conspiracy Theorists” … to Attack Anyone Who Challenges the “Official” Narrative.

        https://medium.com/@lenabloch/it-is-important-to-remember-that-the-concept-of-conspiracy-theory-was-created-by-cia-in-1967-f19459cc9a7c

  5. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    Como conseguem ver um buraco a 250 milhões de anos luz e não conseguem ver uma “formiga” logo ali?

  6. Avatar de LG
    LG

    Imaginem agora quando for lançado o telescópio James Webb 😀

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      james webb mão é um telescópio óptico , mais um telescópio no espectro de infravermelhos mas sim é possível transformar as imagens de infravermelhos em no espectro da luz normal .

      1. Avatar de LG
        LG

        Pensava que para além do conseguir “ver” o espectro da luz visível e ultra-violeta, também “ve” o espectro infravermelho (ou seja tem multiplos sensores)

  7. Avatar de Zé

    Não e possível que alguém acredite nisso kkkk,puro cgi animação gráfica.