Tripofobia: Saiba por que o iPhone 11 Pro está a causar revolta a quem sofre deste problema

102 Comentários

O recém-apresentado iPhone 11 Pro ainda não está sequer presente no mercado, mas já há utilizadores insatisfeitos com este terminal. Segundo vários relatos, pessoas com tripofobia sentem-se incomodadas e irritadas pelo design do iPhone 11 Pro, nomeadamente pelo arranjo das suas câmaras.

Este fator poderá vir a ter influência nas vendas do equipamento, não se sabendo ainda o impacto desta realidade. Será que uma característica no design do novo iPhone poderá ditar o seu fiasco comercial?


No passado dia 10 de setembro vimos o iPhone 11 Pro ser apresentado pela Apple na sua Keynote. Este modelo reúne o que de melhor a Apple consegue fazer, sendo um terminal de topo. Não obstante, têm sido várias as críticas ao design do iPhone… Inclusivamente há utilizadores a sentir aversão e irritação quando veem o módulo das câmaras!

A tripofobia é uma fobia de padrões irregulares ou de agrupamento de pequenos buracos ou saliências. Tendo em conta a sua definição, é simples perceber o motivo pelo qual o design do iPhone 11 Pro tem sido tão polémico.

iPhone 11 Pro

O módulo das câmaras traseiras do novo iPhone é composto por cinco elementos circulares que fazem lembrar “buracos”: três câmaras, um flash e um microfone. O facto de estes cinco elementos estarem agrupados de forma pouco lógica está a incomodar diversos utilizadores que já se manifestaram um pouco por toda a web.

Existem diversos especialistas que afirmam que todos os humanos sofrem desta patologia, e que a diferença está na intensidade dos sintomas. Em declarações à BBC News Brasil, o Dr. Geoff Cole confirmou esta realidade.

Todos nós temos um pouco disso, é apenas uma questão de intensidade.

| Dr. Geoff Cole, cientista da visão da Universidade de Essex

Numa investigação, os cientistas estudaram 286 adultos e descobriram que 16% reagiam com aversão a padrões repetitivos, tendo até reações fisiológicas como o aumento dos batimentos cardíacos. Alguns manifestaram arrepios. Para além disso, há testemunhos de algumas pessoas que vomitaram e outras que disseram que não poderiam trabalhar por vários dias.

Sendo uma característica que suscita sintomas diferentes dependendo das pessoas, sem dúvida que esta arquitetura do módulo das câmaras do iPhone 11 Pro veio-se a revelar uma má aposta. Esperemos agora para ver as reações dos utilizadores ao seu design, quando este chegar ao mercado.

Quanto a si, sente-se incomodado pelo design do módulo das câmaras do novo iPhone? Caso sim, que sintomas esta tripofobia lhe suscita? Deixe a sua opinião nos comentários!

Conheça em pormenor o novo iPhone 11 Pro…

iPhone 11 Pro: a proposta da Apple para os mais exigentes

Comentários

102

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco Fontes
    Marco Fontes

    Falem bem ou falem mal. Não importa. Mas falem da Apple. Valha-me Deus!!! Que notícia sem qualquer sentido!

  2. Avatar de Ze
    Ze

    Arranjam cada desculpa para não trabalhar.

  3. Avatar de vargas
    vargas

    Como alguém dizia,,,não existe má publicidade.

  4. Avatar de Zecao
    Zecao

    Sinto-me muito mal é pelo preço da peça. É um investimento muito grande, para uma vida tão curta.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      5 anos? Isso é peça de museu.
      Quem quer ter o melhor troca de equipamento todos os anos.
      Por isso pouco interessa quantos anos tem de updates

    2. Avatar de Rui
      Rui

      E são 6 anos de updates. Não 5! A partir do 5S para cima o ciclo quebrou

    3. Avatar de Janaina
      Janaina

      Eu pensei isso!mas comprei ‍♀️

    1. Avatar de eu
      eu

      Esse Nokia, é bem, bem pior.
      Já tinha pensado o quanto feio era na primeira vez que o vi.
      Parecem olhos de aranha.

      1. Avatar de Nuno Miranda
        Nuno Miranda

        Sem dúvida! Pareceu-me o mesmo!

  5. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Sem dúvida… Agora falta saber que telemóvel android custa 1000 EUR e é assim..pois vejo muitos até a 900 ou menos com 4k60 com HDR e até live focus a filmar, algo que o iPhone é incapaz, e sem lag..quanto ao malware existe em todo o lado. Se tens visto as notícias, até em apps bem usadas existe. A diferença é descobrir-se ou não que apps têm. E não te revolta 1000 EUR por 64GB de armazenamento nos dias de hj?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Com 64Gb deve filmar mtos filmes a 4k com mais de 5min…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Falas em gravação que 75% dos utilizadores nem usam as pessoas preferem usar 1080p/60FPS e estudos provam isso.

        Valha ne Deus 512GB para quê? Maioria nem 128GB usa e eu sou um utilizador que filma e tira mais fotos que o consumer normal.

        A Samsung (que nem gosto) tem a melhor camera de filmar do mercado. Huawei infelizmente das piores :S e sim a Apple tem uma excelente camera para fotos e filmar não podem colocar isso em causa.

        Agora falarem que um Android tem limitações quando o iOS ja teve melhores dias LOL, nos dias que correm é um argumento de medo.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        E são 6 anos de updates. Não 5! A partir do 5S para cima o ciclo quebrou

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      O huawei p30 pro nao grava 4k 60fps.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Mas o oneplus 6 que vai à caminho dos 2 anos grava…

    3. Avatar de Rui
      Rui

      iPhone XS e capaz de live focus. Aliás a nomenclatura live focus foi introduzida há 6 anos atrás, na altura do lançamento do 5S.

      Até o termo que usas para usurpar a Apple é… da Apple heheheeh

  6. Avatar de Zé dos Azeites
    Zé dos Azeites

    Que escândalo, lol. Até parece que a apple está a apontar uma pistola a cabeça para as pessoas comprarem… Simplesmente não comprem.

  7. Avatar de iSad
    iSad

    Para o ano isso passa com 4 assim o topo fogão fica mais completo. lol

  8. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    A serio, isso existe mesmo “Tripofobia”, eu sofro de 2ª fobia, odeio as segundas feiras : )

  9. Avatar de bruno
    bruno

    Cristo dude já percebemos gostas da Apple calma homem. Toda a gente tem gostos mas não tens de fazer uma declaração de guerra cada vez que a Apple lança um smartphone chiça

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Apesar de eu ser utilizador Apple ( iPhone ) este comentário imbecil choca-me!!!
      Se tu és a elite, espero nunca chegar a esse patamar, pois foi o comentário mais Parvo que li em todos este anos da pplware.
      A Elite deverá ser certamente a da Estupidez!!!

      1. Avatar de ervilhoid
      2. Avatar de Donedeal
        Donedeal

        Este foi o mais parvo que leste? não deves passar muito tempo aqui então. Todos os dias tens desse tipo de germes aqui mas tudo graças à pplware claro, sendo que são eles que influenciam este tipo de comentários

      3. Avatar de Donedeal
        Donedeal

        Este foi o mais parvo que leste? não deves passar muito tempo aqui então. Todos os dias tens desse tipo de germes aqui mas tudo graças à pplware claro, sendo que são eles que influenciam este tipo de comentários

    2. Avatar de O novo do Restelo
      O novo do Restelo

      Hahaha és um miúdo com piada, deves ter tanto de licenciado como o Paulo Futre e dinheiro para um iPhone depois de anos a juntar dinheirinhos dos avós, padrinhos… Sabes, ter um iPhone não te dá estatuto, nem uma licenciatura, e sobretudo… não te dá inteligência!

      1. Avatar de Toni Bomba
        Toni Bomba

        Na mouche… hehehe

    3. Avatar de O Homem da Motoserra
      O Homem da Motoserra

      A tua elite como eu ao pequeno almoço.

    4. Avatar de Tiago
      Tiago

      Estas a falar é de todos os nabos que se endividam para ter uma maçã meia comida. Ahahahha. É tudo a crédito. Bora viver das aparências.

    5. Avatar de José
      José

      Então estou além da elite e muito acima!
      Comprei e tenho comprado vários iPhone à minha micas. E volta e meia tenho que lhe explicar como funciona os iPhones. E eu compro para mim android e não me tenho queixado. Aliás muitas APP só consigo encontrar no Android.
      Mas comparar iPhone e Android é simples estupidez…
      Ambos têm prós e contras.
      Mas pronto a duas coisas que não têm limite na humanidade. É a imaginação e a estupidez.
      Mas pronto talvez a elite esteja imune a isso (nas duas coisas)…

    6. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não gosto a elite como tu. Têm iphones ás prestações, passam fome e andam sempre a ver de créditos.
      Ando de android mas também de barriga cheia!

    7. Avatar de Joao
      Joao

      Nessa tua super licenciatura não te ensinaram a escrever? É que tu mandas com cada pontapé no português que até dói…escreves como uma criança de 9 anos. Será que é por seres uma?

      1. Avatar de Kao
        Kao

        Pagam me 10x a mim para trabalhar, para escrever tenho palermas como tu que ganham o ordenado minimo. Desculpe professor, deve ser daqueles que partilha quartos ao pe das escolas ne?

    8. Avatar de JoãoATP
      JoãoATP

      Que gostas da Apple já todos percebemos, mas a elite gasta mil euros em telemóveis e depois nem português sabe escrever. É a realidade de hoje, muito consumismo e pouca cultura e inteligência.

    9. Avatar de Kakao
      Kakao

      Eu quero que se fo…. a elite dos parvos que gastam tanto dinheiro num iPhone quando com meia centena de euros fica tão bem ou melhor servido.
      Como diz o Ricardo Araújo Pereira…
      RIDÍCULO!

    10. Avatar de Paulo Pedroso
      Paulo Pedroso

      Este comentário mostra o quão fútil és. Elite é ter um iPhone?
      É isto a nossa sociedade. Enfim.

  10. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Podem sempre tapar uma cam com fita cola.
    O problema depois é haverem-se com a malta que sofre de bipofobia.

  11. Avatar de eu
    eu

    Efetivamente quando vi o design nos rumores achei horrível.
    O pior design de sempre da Apple.
    Bastava ter aqui um fundo diferente em 2 lentes (vejam o caso no Note 10 que tem não 5 mas 6 buracos e ninguém se queixa disso). Nota-se que não tem estes padrões e tiverem esse cuidado.

    Mas efetivamente o Nokia https://metro.co.uk/2019/02/25/nokia-9-pureview-triggering-people-fear-holes-unveiled-mwc-2019-8732333/ consegue ser ainda pior.

  12. Avatar de Luís Nabais
    Luís Nabais

    Vivemos num mundo em que as pessoas já nem precisam de lutar por nada. Basta manterem-se sensíveis e ofendidas com tudo, darem um nome de doença a esse processo e chamarem a atenção para essa minoria que está a ser afetada.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      +1 É de facto o ridículo levado a novos expoentes. Até hoje todas as civilizações que aprofundaram para além de um carto ponto o hedonismo -cenas gourmet, sexo em barda, mariquices levadas ao extremo na arte e na arquitectura, etc – colapsaram. Estamos no mesmo caminho e a mariquice do design industrial levado ao extremo é apenas mais um sintoma da doença que enferma as nossas sociedade: EGOS demasiado inchados.

  13. Avatar de Fundou
    Fundou

    É o melhor TM do mundo, top de tecnologia em todos os dimensões, ultrapassar tudo de concorrência, o mais bonito, o mais rápido, com a melhor tudo de tudo. Bravo Apple. Já estou na fila para comprar 3 .

  14. Avatar de santus
    santus

    Agora que falaram nisto… na primeira foto assustei-me , está uma macaco maquilhado a olhar para mim …

    1. Avatar de Nuno Miranda
  15. Avatar de say10
    say10

    Vim aqui e já tomei a minha dose de presunçosos para o mês de Setembro. Até pró mês que vem pessoal, que eu vou prá praia!

    1. Avatar de Pásiçocego
      Pásiçocego

      + 1.000.000.000.000

  16. Avatar de Tiago
    Tiago

    Calma cineasta dos telemóveis!
    Para que queres filmar 4k se depois vês os vídeos no máximo em full HD?!
    É de pessoas como tu que a Apple e Samsung gostam…. Pagar tudo sobrevalorizado só porque sim…

    1. Avatar de O novo do Restelo
      O novo do Restelo

      O teu comentário não faz sentido nenhum e demonstra que o teu standard é muuuito baixo (o que não faz dele mau, só não espelha a maioria das pessoas).

      Se filmas em 4K 60fps, capturas muito mais detalhe e informação, logo ao editar, cortar, rodar, ampliar, slow-motion, etc, mesmo que graves no final em 1080p, tens muito mais informação. Além disso quem tem dinheiro para comprar um de gama média-alta/alta, de certo já tem (ou irá ter a curto prazo) uma TV 4K ou mesmo 8K. Alguém no seu perfeito juízo vai comprar um telemóvel com fracas capacidades de video e depois ver 1080p numa TV 4 ou 8K?

      O que faria sentido era sim já poder gravar em 8K 30fps HDR 10-bit já que já existem TVs no mercado que o suportam, e ao editar no PC e gravar mesmo em 4K, tens muito mais detalhes. Só a título de exemplo a minha câmara fotográfica captura a 20 MP, 60fps, 10bit de cor, HEVC e grava o video em 4K. A quantidade de informação é brutal mesmo em 4K.

      1080p é tão 2010…

    2. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      podes ver isso dessa maneira… mas tb podes ver desta:
      1- as novas televisoes hj em dia ja sao 4k.
      2- como em tudo gostamos de relembrar o passado. Imagina daqui a uns anos ver os videos gravados hj. Se estiverem em 4k vais ter mais qualidade.

      sao duas mentalidades. nao estou a dizer que estas certo ou errado, mas pelo menos eu, sou mais virado para o lado do prevenir.

  17. Avatar de Rrrrrr
    Rrrrrr

    isto parece-me um nao problema….
    esta gente sofre ate com semafros…
    se nao suportam 3 cameras compram outro modelo ou outra marca com menos ou com mais cameras! XD

  18. Avatar de Maike
    Maike

    é o android é ahah pagas 1000 euros para ter um android? ahah

  19. Avatar de Vitor Jesus
    Vitor Jesus

    Espero que hoje, na rubrica “E Porque Hoje é Sexta” coloquem meia dúzia de imagens que ilustrem o problema:
    “agrupamento de pequenos buracos ou saliências”. É capaz de causar algumas reações 😀

  20. Avatar de PPPedro
    PPPedro

    Toda a gente usa airpods em Londres? Nem deve de chegar aos 10% pelo que vejo todos os dias

  21. Avatar de PPPedro
    PPPedro

    Agora que falam nisso, parece um pouco desconfortável olhar para a imagem

  22. Avatar de Woot!
    Woot!

    Sim sim. Não deves viver na mesma parte de Londres que eu concerteza.

    Apple watch o melhor smartwatch? É de clientes assim que a Apple gosta dao-te somente aquilo que acham que precisas e tu ficas maluco. Customiza lá uma watchface nesse teu relógio maravilhoso.

  23. Avatar de Tiago
    Tiago

    Já tinha visto gajos burros. Mas tu abusas.

  24. Avatar de Eu
    Eu

    Então, o que dizer da máquina fotográfica “Light L16”!
    Esta tem “apenas” 18 buracos! 😀

    1. Avatar de Eu
      Eu

      E se contarmos com um furo mais pequenino são 19!

  25. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Não se chama tripofobia, chama-se falha de design…

  26. Avatar de eu
    eu

    Não sou fanático da Apple ou Android como muitos que por aqui andam e tenho produtos da Apple (não o iPhone) e Android.
    Este telemóvel é feio que até doi.
    Sinceramente, só o aceitava mesmo dado … para logo a seguir vender rapidamente a metade do preço.

  27. Avatar de RR
    RR

    Não me afecta nada as cameras.. mas acho um bocado horrivel.. ter as cameras alinhadas na vertical seria muito melhor estáticamente.. na minha opinião. E sim.. parece um fogão 😀

    1. Avatar de RR
  28. Avatar de Daniel Lopes
    Daniel Lopes

    E todos os anos, que a Apple foi copiada?
    Saiu o IOS e o que que os restantes fizeram? Usaram um SO, que saiu claramente para “combater” o IOS e que não passa de uma copia do SO dos antigos Samsungs… Quem tinha dos primeiros Samsungs touchs sabe, o quão parecido o Android é aquilo.
    É normal que agora, todos os smarphones do mercado, sejam copias uns dos outros, porque de inovações, já nenhuma marca consegue trazer…

    O Mercado atual existe graças à Apple.

    Assim como o mercado de carros electricos existe, graças à Tesla.

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Sim, foi a Apple a principal responsável pelos smartphones que temos actualmente, mas agora que foi super-ultrapassada que não estorve e saia de vez do caminho!

  29. Avatar de Daniel Lopes
    Daniel Lopes

    Para alem da estetica, nao há mais nada a apontar a este Iphone.

    Falando da estetica, ja viram os novos Xiomis? Tem cameras até metade do telemovel…. Se a Apple pusesse tudo alinhado como a Xiami, com 3cameras + flash, iria até ao final do telemovel. Poupem-me a comentários sem nexo e que em nada acrescenta à noticia. Vir dizer que é pior que um Android é o mesmo que vir dizer que a Ferrari é pior que a Lamborghini. São ambas excelentes maquinas, iguais praticamente, mudando apenas design e logo da marca, mas a nivel de gosto, nem todos preferem a Ferrari…

    1. Avatar de eu
      eu

      Se não te consegues controlar com os comentários alheios, então enfia os talões nos teus tripoburacos 😀

      1. Avatar de Daniel Lopes
        Daniel Lopes

        Eu consigo controlar-me, tenho é pena de os pais, nao porem controlo parental nos putos que comentam :/

        Quem me derá enfiar os taloes do iphone 11 nos meus tripoburacos, mas felizmente tenho um iphone7, não preciso de trocar a cada ano, como nos droids. Este ano, em vez dos talões, ponho antes o guito :p

        1. Avatar de eu
          eu

          Só dor de cotovelo.
          Tenho pena de ti.

          1. Avatar de Daniel Lopes
            Daniel Lopes

            dor de cotovelo porque?

            Por estar bem servido e não ter a necessidade de trocar?
            Por colocar 1k ao bolso, em vez de comprar o novo Iphone?
            Ou é porque vou meter 1k ao bolso, continuo com o meu Iphone e simplesmente não compro uma chinesisse por 200€ todos os anos? Sempre ouvi dizer que o barato sai caro, e nesta vida é o que mais se confirma. Elabora ai um bocado master dos tripoburacos.

          2. Avatar de Daniel Lopes
            Daniel Lopes

            Pena tenho eu de ti por andares com a cabeça pesada.

            Liga a tua mulher antes de saires do trabalho, só para não teres uma surpresa ao chegar a casa 😉

          3. Avatar de eu
            eu

            Deves estar a referir-te a ti mesmo.

    2. Avatar de Pedro Valério
      Pedro Valério

      Não acertaste uma única vez no nome!
      XIAOMI

      1. Avatar de Daniel Lopes
        Daniel Lopes

        É para veres a relevancia que essa marca tem para mim.

        Não que nao seja boa, simplesmente não tenho interesse, em saber escrever xiaomi.

      2. Avatar de Daniel Lopes
        Daniel Lopes

        É para veres a relevancia que essa marca tem para mim.

        Não que nao seja boa, simplesmente não tenho interesse, em saber escrever xiaomi.

  30. Avatar de MMario
    MMario

    Bebam vinho, que isso passa.

  31. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Acaba por ter a sua graça, hoje em dia, acima de tudo antes de um lançamento tem que se ter em conta/consideração tudo!!!!, já estou a imaginar os departamentos tecnológicos num futuro a ter pessoas especializadas a estudar as Fobias existentes de modo a não chocar os mais sensíveis, quem diria que uma Fobia gere tanta revolta!!!
    Para o ano e como já vi fotos se passar a 4 é um fogão, etc…. exista Paciência.

  32. Avatar de Pedro
    Pedro

    O pior design de sempre alguma vez feito pela apple, concerteza vai ser um fiasco em vendas .

    1. Avatar de Pedro Fernandes
      Pedro Fernandes

      De repente também faz lembrar as máquinas de Barbear.

  33. Avatar de Manuel
    Manuel

    ‪I can’t buy it and be itchy all over every damn time I look at my empty wallet …‬

  34. Avatar de Pedro Sousa
    Pedro Sousa

    Não sei o que é pior…

    A paneleirisse de quem deixa de comprar um telemóvel oor causa da disposição das câmaras apesar do balurdio injustificado de preço…

    Ou a paneleirisse de quem faz disso uma não-notícia…

    1. Avatar de eu
      eu

      Ou a paneleirisse de quem comenta ser uma paneleirisse (excepto quem comenta de quem comenta :D)

  35. Avatar de aieu
    aieu

    bue fixe …… um telemóvel a filmar a 4k60fps Hdr, mas com um ecrã 720p e com 64GB…

  36. Avatar de João Pedro Silva
    João Pedro Silva

    A Apple distingue(ia)-se pelo glamour que proporcionava aos seus utilizadores. Agora com este equipamento vai de encontro aos padrões de requinte dos chineses e indianos. Com a globalização a próxima geração vai ser inspirada na comunidade cigana e nos aborígenes da Austrália. Vai ser só bom gosto.

  37. Avatar de Tiago das terças
    Tiago das terças

    This discution is not my proudest fap

  38. Avatar de MeGu
    MeGu

    Easy: comprem o 11 que so tem 2 camaras!
    ….Ou facam voluntariado em paises menos desenvolvidos, que a Tripofobia deixa de ser procupacao!

  39. Avatar de Daniel Lopes
    Daniel Lopes

    Malta, Nao comprem iphones ! É a maior banhada de todas !
    O meu acabou de morrer.
    Parece que ja vou ter de gastar 1,5k num novo…. bom, a sorte é ir a mediamarkt e faço um credito na hora 🙂
    Depois eu douº-vos feedback de como é o 11.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Qualquer tecnologia tem o potencial de avariar, e eventualmente é isso mesmo que acontece.
      Quanto tempo tinha o iphone? Em que situações era usado?

      1. Avatar de Daniel Lopes
        Daniel Lopes

        Tava a ser ironico em parte do texto(A parte de nao comprar), mas ja consegui ressuscitalo.

        Deulhe algum vipe nao sei… tava com 70%, deu freeze estando bloqueado, e quando volto a ver se ja tava “bom”, morto.
        Ficou sem bateria… Provavelmente foi do calor.

        Tenho um iphone7, uso normal, sms chamadas, apps sociais, mas que ja teve algumas quedas, no entanto, nunca partiu nada(Visivelmente).

  40. Avatar de Diogo Caeiro
    Diogo Caeiro

    Então não pagues, 1000 euros num telemóvel é ridiculo, só os fanbois é que caiem nessa..

  41. Avatar de djoje
    djoje

    Há cada fobia … quem compra um iPhone por exemplo …. tem guitofobia e quer ver a guita longe! LOL

  42. Avatar de Pedro Mesquita
    Pedro Mesquita

    De salientar ainda que o iphone 11 não vem com um carregador rápido e tem uma versão com 64 GB de armazenamento, o iPhone 11 vehm com tela LCD com resolução baixa para os padrões de 2019: 828×1792 pixels
    Até o Samsung s10e traz bem mais melhoras que o iphone 11

  43. Avatar de Nuno Miranda
    Nuno Miranda

    Efetivamente, mesmo que fosse fã da Apple não compraria este. Não sei se sofro de triofobia ou não mas a disposição das câmaras fazem-me lembrar os olhos de uma aranha!
    Quem sofre de Aracnofobia passará por cima deste modelo de certeza.
    Mais valia a disposição das câmaras tipo fogão. Apesar de pouco estético ao menos não meteria medo!

  44. Avatar de Nuno Miranda
    Nuno Miranda

    Efetivamente, mesmo que fosse fã da Apple não compraria este. Não sei se sofro de triofobia ou não mas a disposição das câmaras fazem-me lembrar os olhos de uma aranha!
    Quem sofre de Aracnofobia passará por cima deste modelo de certeza.
    Mais valia a disposição das câmaras tipo fogão. Apesar de pouco estético ao menos não meteria medo!

  45. Avatar de censo
    censo

    Mais uma parvoíce a juntar a tantas parvoíces …

  46. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Azar do c#%<$ se tens aversão a essas cenas. Todos os Smartphones que saírem este ano vão copiar a cena e vem tudo igual.
    Vou comprar um só para chatear !

  47. Avatar de Josué
    Josué

    Eu também quando vi fiquei com arrepios e tonto … com o telemóvel nem por isso