Bill Gates está a financiar nuvem química que pode acabar com o aquecimento global

46 Comentários

O aquecimento global está à vista de todos. Os devastadores incêndios na Amazónia vieram agudizar a discussão do tema. Contudo, nem todos querem perceber o erro que se está a cometer. Conforme os relatórios da NASA e de outras agências espaciais, a atividade humana continua a exacerbar o problema. Atualmente, há mais dióxido de carbono na nossa atmosfera do que em toda a história humana. Os países mais poluidores aprecem não querer de forma eficaz travar este atentado.

A solução potencial para o aquecimento global gira em torno da tecnologia de geoengenharia solar.

Bill Gates diz que nuvem química pode acabar com o aquecimento global


Bill Gates acredita que uma nuvem química pode ajudar

Dois terços dos eventos climáticos extremos dos últimos 20 anos podem ser ligados à atividade humana. Assim, somos testemunhas que os nossos verões e invernos estão a ficar muito mais quentes. A realidade mostra que não há convergência de esforços entre os grandes poluidores. No entanto, nem toda a esperança se perde.

Há algumas pessoas e entidades que desenvolvem esforços para combater as alterações climáticas. Um dos exemplos mais recentes neste campo está ligado a Bill Gates. Segundo informações, Bill Gates está atualmente a apoiar uma solução potencial para o aquecimento global que gira em torno da tecnologia da geoengenharia solar.

 

Geoengenharia solar

Este nome e o seu enredo pode estar-lhe a parecer um pouco de ficção. No entanto, mesmo sendo radical, pode ser potencialmente eficaz de parar o aquecimento global. Esta tecnologia tem por base uma técnica, chamada geoengenharia solar, e pretende reproduzir os efeitos de uma erupção vulcânica de larga escala.

Para conseguir um efeito massivo, a técnica terá de ser levada a cabo por milhares aviões que pulverizariam milhões de toneladas de partículas em todo o planeta. Basicamente, os aviões voariam em altitudes elevadas, pulverizando milhões de toneladas de partículas em todo o planeta para criar uma nuvem química maciça que arrefeceria a superfície.

A tecnologia não está oficialmente pronta, mas está perto do seu ponto de prontidão. Além disso, o processo terá de ser muito bem estudado, calculando alguns cenários penalizadores. Diz-se que poderia afetar o que hoje conhecemos como o nosso céu azul.

As consequências podem ser catastróficas. Estamos a falar de fome, cheias e secas que podem afetar grandes porções da população mundial.

Explicou Stephen Gardiner, autor do livro “The Ethical Tragedy of Climate Change”.

Portanto, será interessante ver se isto se torna uma solução viável, já que os potenciais efeitos colaterais do processo podem ser maus. No entanto, parece que os benefícios podem superar os efeitos colaterais gerais.

 

A Amazónia está a arder! Nuvem de fumo já é visível do espaço

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mart
    Mart

    Loucura Total do homen… a solução é simples… mas todo mundo quer levar uma vida elevada: último carro último telemóvel, andar sempre na moda, Burger King, Mac…Enfim.

    1. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      A solução é complicada, precisamente por aquilo que dizes e muito mais !

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Se o problema vem de todos, a solução não pode vir só de alguns. Precisamente pelo que dizes.

        1. Avatar de qqq
          qqq

          é mesmo assim. Precisamente pelo que dizes.

    2. Avatar de ze
      ze

      O problema começa em toda a gente querer ter filhos, não investir nas relações, divorciar-se, ter nova relação e ter mais filhos, e repetir o processo 2/3 vezes, depois vem o que dizes.
      Isso tudo é um problema social fomentado por todos os governos do mundo, pois é algo que gera mais votos e maior consumo, mais significa mais dinheiro para os partidos, mais consumo significa mais dinheiro para o estado. Como cada vez vivemos mais anos e balança tem de ter muita gente activa para sustentar as reformas cada vez se aposta mais em medidas de incentivo à natalidade, sendo este o maior problema actual e muito maior no futuro.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        A natalidade não é problema algum. Pelo contrário, a natalidade está em queda livre faz anos, globalmente.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          A natilidade não é problema? LOL

          Em 300 anos a população passou de 600 milhões em 1700 para 7700 milhões em 2019.

          Problema onde? Afinal está em queda livre….

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Isso seria se fosse assim que se fazem estatísticas para este caso.

        2. Avatar de ze
          ze

          Globalmente na tua aldeia.
          A população mundial não para de subir e as estimativas são: 8,6 bilhões em 2030, 9,8 bilhões em 2050 e 11,2 bilhões em 2100.
          Actualmente consumimos os recursos que teríamos para 365 dias a 1 de Agosto, com o aumento da população e do consumismo em 2050 nem sequer água potável terás para toda a população.

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Picaste-te, foi?

            Crescimento de população e decréscimo de natalidade não são incompatíveis. Pelo contrário, é exatamente o que temos.

            A questão dos recursos é outro assunto, importante, mas sem relevância para a compreensão da questão.

      2. Avatar de LuisP
        LuisP

        hahaha o problema é os outros, mas olha os teus pais tb tiveram filhos.. 😀 😀 😀 😀 😀

        1. Avatar de ze
          ze

          Tiveram 1, e eu concordo que possam ter filhos, limitados a 2 filhos por casal, e em caso de divorcios, caso já tenham atingido a quota não poderem ter filhos com outro parceiros. Esta seria a única solução que teríamos e não a vejo a acontecer porque além de ir contra a onda do politicamente correcto em que vivemos nos dias de hoje teria um impacto economico gigante. Uma coisa é certa, em 2 gerações os problemas de recursos estariam resolvidos, ficaríamos ainda com muitos outros inerentes à nossa espécie.

          1. Avatar de hsff
            hsff

            Eu por acaso acho que não deviam poder ter nenhum durante os próximos 50 anos para equilibrar a população mundial e por questões ecológicas.

          2. Avatar de LuisP
            LuisP

            Em Portugal a média é de 1,4 filhos por casal isso significa que nos espera um futuro cheio de recursos e sem preocupações ambientais?? 😀 😀

          3. Avatar de hsff
            hsff

            Foi um exagero o que escrevi, penso que os pobres e todas a minorias não dominantes deviam ser proibidos de ter filhos para os outros puderem ter os filhos que quiserem para equilibrar a população. Vamos salvar o planeta para os que vão nascer terem recursos suficientes para uma vida de qualidade mais do que merecida.

          4. Avatar de dajosova
            dajosova

            vai pastar com as tuas ideias.
            o problema não é a quantidade de gente mas sim as ideias trogloditas como as tuas

  2. Avatar de Nuno Coelho
    Nuno Coelho

    Isto não é o enredo do The Highlander?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Há vários… um deles é o Snowpiercer

    2. Avatar de Guilherme Lino
      Guilherme Lino

      No Matrix também destruíram o céu para tentar desligar as máquinas

    3. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      yap

    4. Avatar de douglas.
      douglas.

      pensei a mesma coisa heheh parece highlander!

  3. Avatar de Gonçalo Oliveira
    Gonçalo Oliveira

    Não foi uma nuvem de partículas causada pelo impacto de um meteoro que levou à extinção dos dinossauros?
    Se a ideia é extinguir a Humanidade para salvar o planeta, parece adequada, se bem que acredito que o próprio planeta e a Natureza tratarão do assunto mais cedo ou mais tarde.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Nem é preciso tanto. Na escola ensinava-se que a erupção de vulcões tinha sido responsavel pelo dizimar de população humana em larga escala no passada.

      Querer reproduzir isso é tudo menos equilibrado.

      1. Avatar de ze
        ze

        Ou será do mais equilibrado que poderias ter? ;D

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Ah, aprecio o sarcasmo : )

          Talvez. Eu particularmente acho que não.

    2. Avatar de Ralk2
      Ralk2

      A ideia da nuvem não é ruim. O planeta está começando a ficar cada vez mais quente, certo? Então o q se precisa é esfriá-lo. A nuvem causada pelo meteoro reverteria esse aquecimento. Se controlada, faria com que chegassemos na temperatura certa.

  4. Avatar de Miro
    Miro

    Tanto profeta do apocalypse….

  5. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Acho que a humanidade precisa de ter uma solução inteligente que possa ser usada quando tudo tiver falhado, mesmo com alguns efeitos colaterais, penso que uma solução deste tipo será melhor que todos os cenários apocalípticos que já se conhecem.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Nenhum cenário apocalítico se conhece pois nenhum cenário apocalítico ainda se revelou ou experienciámos.

      Ideias destas completamente loucas e contrárias a tudo o que a ciência diz que é boa ideia-
      (porque não nos enganemos, estão a ser promovidas por meia dúzia de gajos empresários e não pela ciência, que nem sequer o deverá alguma vez fazer visto que a ética destes assuntos é relegado à filosofia)
      – só farão qualquer tipo de sentido depois de sequer se ter começado a tomar medidas minimamente relevantes para reduzir a pegada ecológica.

      Os mesmo gajos que dizem para nos preocuparmos, são os mesmos que se isentam de responsabilidades morais, arranjam esquemas para estarem isentos legalmente e promovem a ideia de que a culpa é sumamente do povo.

      Falacioso no mínimo.

  6. Avatar de R
    R

    Sabemos ainda muito pouco para brincar com coisas sérias…
    É só ver os exemplos de quem tentou controlar pragas com supostos controladores de pragas.

  7. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    Ou salvam o planta ou o destroem de vez. Para alguns parece que o planeta é um tubo de ensaio.

    A fazer remendos da treta quando a solução é simplesmente, deixar de produzir tanto lixo.

  8. Avatar de Fixo
    Fixo

    “O aquecimento global está à vista de todos. Os devastadores incêndios na Amazónia vieram agudizar a discussão do tema.”
    O aquecimento global está a derreter as calotes polares, com implicações no nível dos oceanos, nas correntes marítimas e na circulação atmosférica.
    Os devastadores incêndios da Amazónia (há todos os anos, este ano não foi o pior) devem-se sobretudo a queimadas intencionais, que nada têm a ver com o aquecimento global.

    P.S. Li o que Bill Gates escreveu e pareceram-me coisas sensatas, que podem ser utópicas mas que é importante investigar – como o fabrico de aço sem consumir carvão (ou consumir menos). Não li nada sobre “nuvem química que pode acabar com o aquecimento global”.

    1. Avatar de Riasa
      Riasa

      Párem de atear fogos, que os estas situações irão diminuir 99.994% Ou acham mesmo que todo este circo de verão em redor dos fogos é tudo trovoada seca?

  9. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    Correção na tradução:

    Os aviões não “voariam”, mas sim “os aviões voarão”. Isto porque o projecto está aprovado faz quase 2 anos.

  10. Avatar de Cristiano Quintela
    Cristiano Quintela

    Chance 0 de isso ser implementado algum dia.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Exceto que já está a ser.

      É melhor reveres essas chances.

  11. Avatar de oleg677
    oleg677

    Desde quando homens, que nem penetraram mais do que 12 km de profundidade de nossa planeta, acham que podem manipular ou ter qualquer influencia sobre clima desta planeta.

    1. Avatar de Antonio Gomes
      Antonio Gomes

      Achas que não temos influência que chegue no que respeita ao clima do planeta!

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Depende de em quais cientistas acreditas.

        Há conclusões para todos os gostos, que significa que não se sabe.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Essas duas coisas não têm qualquer relação direta.

      Quanto ao clima, existe mais que muita documentção do tipo de controlo que conseguem obter e que já obtêm.

  12. Avatar de pauloj
    pauloj

    No inverno, com temperaturas negativas a rondar -15 lança umas nukes para aquecer, … aquecimento global hehehe, … tão bonito ver ver esses privilegiados cheios de pasta com iates e aviões e carros v8 a torrarem gasolina a dar lições de moral ao pobre,… triste, pior o pobre acredita,…

  13. Avatar de CARLOS VITORINO
    CARLOS VITORINO

    O FUTURO VAI SER A SIMPLICIDADE. jÁ AGORA, NINGUÉM FALA DA LOUCURA QUE É O TURISMO, ESPECIALMENTE DE VELHOS QUE SE ANDAM ARRASTANDO PELO MUNDO EM CRUZEIROS E AVIÕES E QUE DEVERIAM SER OS MAIS CONSCIENTES AO CONTRÁRIO ESTAM-SE NAS TINTAS PORQUE Á VIVEM POUCO TEMPO, COMO ALIÁS, J+A OUVI VÁRIAS VEZES. eU TENHO 75 ANOS E SÓ PEGO NUN CARRO OU TOMO AVIÃO POR NECESSIDADE ABSOLUTA. TENHO DITO. aH! A CULPA É SEMPRE DOS OUTROS.

  14. Avatar de AlphaB
    AlphaB

    Começo a acreditar que o aquecimento global é mais um fake news ao serviço de alguns.
    todos os dias a massacrar já deve fazer parte de alguma agenda temos cada vez mais grandes seguidores do Joseph Goebbels e da sua maquina de propaganda. já começo a ler o outro lado da moeda.

  15. Avatar de AlphaB
    AlphaB

    1º Programação mental é aquilo que todos os dias os povos consomem em grandes quantidades.
    2º Manter toda a gente ocupada e distraída para que o tempo para pensar seja cada vez menor.
    3º Promover gastos superfulos para que os povos estejam endividados ,pessoas endividadas são escravas e escravos não têm hipóteses de reclamar e são mansos.
    4º …………

  16. Avatar de Mac
    Mac

    AlphaB , = Estás 100% certo nos teus 2 comentários… Não tenho a mínima dúvida.
    “Começo a acreditar que o aquecimento global é mais um (BRUTAL CONJUNTO DE) fake news ao serviço de alguns. (PODER ECONOMICÓ-FINANCEIRO APOIADO POR LOBBY’S E POLITICOS)
    … todos os dias a massacrar, já deve fazer parte de alguma agenda(SIM, INEGÁVEL) temos cada vez mais grandes seguidores do Joseph Goebbels e da sua maquina de propaganda. já começo a ler o outro lado da moeda.” + Todos deviam ler o outro lado e parar de seguir a manada para a tosquia mental cada vez mais intensa.

    2
    AlphaB
    1º Programação mental é aquilo que todos os dias os povos consomem em grandes quantidades. (CERTISSIMO)
    2º Manter toda a gente ocupada e distraída para que o tempo para pensar seja cada vez menos. (CERTISSIMO)
    3º Promover gastos supérfluos para que os povos estejam endividados ,pessoas endividadas são escravas e escravos não têm hipóteses de reclamar e são mansos. (CERTISSIMO)
    4º Manter os países do chamado 3º mundo debaixo de um jugo de coitadismo, enviando ONG’s manipuladoras e lavadoras de cérebros dos nativos, para a troco de uma suposta ajuda financeira, os manterem no limbo da esperança de desenvolvimento sustentável, sacando biliões e biliões das suas riquezas naturais pelas portas dos fundos a coberto dos governos ditadores locais.
    5º Não atacar os problemas de fundo relativos à poluição industrial, saúde, liberdade e sustentabilidade nos países emergentes, na Índia, na China, África, América do Sul, Etc…
    6º Não atacar massivamente a absurda poluição da marinha mercante e da aviação…
    7º …