Netscape Navigator 9.0 Beta 3

19 Comentários

A americana AOL lançou a mais recente versão do conhecido browser Netscape Navigator – Velocidade, Flexibilidade, Interface limpo e mais seguro que qualquer outro navegador até hoje lançado.


É assim que a AOL define o seu navegador. Baseado no Firefox, o Netscape apresenta uma estrutura muito similar mas num nível superior de acessibilidade só possível usando o melhor do Firefox, como os separadores, menus de contexto e barras de menu. Provavelmente a superioridade advém das opções escolhidas para o motor do browser, o Netscape corre em dois potentes motores, “Mozilla Foundation’s Gecko engine” que é usado no Firefox e que foi usado em versões antigas do Netscape e o famoso motor do Microsoft Internet Explorer.

Logo desta conjugação poderão ver as potencialidades que a navegação todo-o-terreno vos proporcionará.

Tendo em conta que o Navigator 9 é baseado nas mais recentes tecnologias da Mozilla podemos perceber algumas capacidades que esta versão adopta, ao contrario das versões anteriores do Netscape Navigator.

Seguindo uma linha limpa como referi anteriormente, o Navigator perdeu o seu cliente de e-mail embutido desde a primeira versão e também ferramentas como o “newsgroup reader” e o “HTML composer”.

Perdeu umas mas ganhou muitas mais, únicas do Netscape Navigator 9:
Aspecto refrescado. O tema do Netscape Navigator 9 dá mais espaço de visualização, mais claridade para navegar.

Corrector de URL. Navigator 9 automaticamente corrigirá as URLs mais comuns e aprenderá quais as que o utilizador mais visita. Por exemplo se inadvertidamente escrever googlecom, ele interpretará google.com. São 30 tipos diferentes de possíveis erros que este browser lhe perguntará para confirmar e para guardar como experiência de futuro.

Restart Netcape. Uma função que dá jeito reiniciar o browser sem perder as tabs que continuarão abertas.

Área de texto ajustável. Arraste com o botão direito os cantos do texto para cima do browser aumentando, se necessário, o espaço de leitura.

Separador de histórico. Pode agora ter um histórico de aberturas por separadores, como se fossem páginas nem todo, mas identificadas em separadores, podendo ser repostas como antes de as fechar.

Além destas alterações, muitas outras estão também presentes no novo Netscape Navigator 9, um browser certamente a ter em conta entre a luta instalada na aldeia global.

Nota pessoal: Gostei bastante do browser, rápido, leve e com muito bom aspecto. Está aqui uma excelente opção ao Firefox… talvez até melhor. Experimentem e digam de vossa justiça. Aguardo as vossas opiniões.

Licença: Freeware
Sistemas operativos: Windows/Linux/Mac
Download: Netscape Navigator 9 beta 3 [5.59MB]
Homepage: Netscape

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos

    Alguns anos atrás já tinha navegação por abas e outras funcionalidades hoje reclamadas ou pelo IE ou FF . Na altura era o meu browser de eleição, e pelos vistos agora vai pelo melhor caminho .

    Bem Haja
    Carlos

  2. Avatar de Nuno Almeida
    Nuno Almeida

    Se as normas W3C fossem cumpridas sem dúvida que o OPERA seria o melhor browser que existe pois é o único que tem verdadeiros separadores.

  3. Avatar de Preto
    Preto

    Vou ver, mas melhor que firefox tenho de ver para crer lol.

  4. Avatar de Preto
    Preto

    Muito parecido com o ff, até as extensoes e assim sao as mesmas, vou usar uns dias para ver, agradavel, rapido, atraente tb.

    Bom fim de semana.

  5. Avatar de Rafael
    Rafael

    Testei.. aprovei… e troquei!
    Achei melhor que firefox, mas tenho que testar mais um tempo para ter certz
    vlw!

  6. Avatar de Miguel Jeri

    Uso esporadicamente, é quase iagual ao firefox na interface, por isso deixo-me estar pelo FF.

    O Opera é o único que tem os verdadeiros separadores? Não percebi, no meu fox ele parecem bem reais!

    Cumps a todos

  7. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    Qualquer dia tenho os navegadores todos, mas vamos lá experimentar este netscape (nunca gostei muito) e ver se tem algo interessante. 😀

  8. Avatar de Miguel Santos

    Na minha opinião mudar de um browser open source para um proprietário é fazer “downgrade”

  9. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    vamos testar, embora ache que o FF ainda está muito bom.

    Tenho uma dúvida, por que será que o ópera não está tão divulgado, sendo que é o browser com maior potencial para os próximos tempos ?
    estranho…

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    Eu usei durante muito anos mas a micro$oft fez-lhe guerra feroz e destruiu-o tornado muitas funcionalidades das paginas incompativeis com o netscape, estava sempre a crashar
    mas como eu detesto ser manipulado mudei-me para o opera e firefox
    agora vou voltar a tentar o netscape
    Internet explorer é que NUNCA
    A internet e o mundo não são a microsoft, nunca serão

  11. Avatar de Danilo Santos
    Danilo Santos

    Essa animosidade entre marcas além de beirar a irracionalidade, faz com que
    percamos excelentes oportunidades de conferir novidades. O que impede de aparecer algo melhor que I.E, Firefox e Opera? Afinal, isto é o que mais acontece na Internet?!! Vou experimentar sempre.

  12. Avatar de aver
    aver

    Concordo inteiramente com o @ Danilo Santos. O Maxthon é que está a dar.
    … e tem árabes mais bonitas
    http://fotos.sapo.pt/soledo/pic/00003qtg

  13. Avatar de Miguel Santos

    Maxthon e o Internet Explorer são idênticos, apenas mudam o aspecto e alguns extras. Usam o mesmo motor de renderização que é o Trident. E também não respeita os padrões W3C tal como o Internet explorer.
    O Netscape usa dois motores de renderização: o Gecko que é o motor do Mozilla e o Trident.

  14. Avatar de Miguel Jeri

    Como faço para ajustar a área de texto, no Netscape?

  15. Avatar de leon_deniz
    leon_deniz

    a outra versao cheguei a testar, uma vez que 3 paginas em java é dificil pro ff, logo trava , fui testar o netscape, mas muito instavel, travando, me deu a impressão que esta absoleto, digo, não absorve o mundo moderno feito pra ser aberto no IE, …fico com o FF.

  16. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Vou experimentar uma vez que já parece mais estável.
    @aver
    que sabes tu, debaixo do véu pode ter verrugas e ser desdentada. 😀

  17. Avatar de gr1298
    gr1298

    Caramba, já são mais de 10 anos que o Netscape era o top de linha e o ff ainda era sombra do Mozilla/Sea Monkey apenas como Browser… bom vou testar e ver se do ressucitou… vale para aqueles que falam do Maxthon conferir o GreenBrowser, encotramos em http://www.morequick.com/indexen.htm e a pagina de help em portugues esta em http://www.morequick.com/GreenBrowserHelpPortuguese.htm é bastante leve, muto rápido, completo e eficiente na linha do IE…

    Abraço a todos

  18. Avatar de marco

    Boa tarde…já experimentei todos eles e na minha opiniao o opera é o mais completo, muito embora o firefox é o mais estável e provavelmente o meu favorito, mas tem um inconveniente, nao consigo aceder ao meu e-mail que é do IOL…sabem alguma solução para isto??? é que o ficheiro de correcção que eles disponiblizam no site do iol é só para um das primeiras versoes do firefox!!!

    abraço obrigado!!!

  19. Avatar de Katsuraki
    Katsuraki

    Na minha opiniao, o melhor browser e o Opera.
    Usei-o ha uns anos, mas depois desisti para o firefox. Ha uns meses entao voltei para o opera, que considero optimo.
    Tem o speed dial, uns atalhos espectaculares e funcionalidades imensas. Claro que o firefox tambem tem os add-ons, a diferença é que o opera ocupa METADE da memória que o firefox usa, na mesma pagina e mesmo numero de tabs obviamente.
    Quanto ao netscape, utilizei ha uns 2/3 anos tambem, e nao gostei tanto que agora nem me apetece testar este.
    Concordo com o Miguel Santos, quanto ao downgrade, os open-source são os melhores (falando de browsers, ha coisas que nao e bem assim).