Facebook: mais de 400 milhões de números de telefone expostos graças à fuga de dados

40 Comentários

O Facebook parece não encontrar estabilidade, nomeadamente no que toca a polémicas relacionadas com dados e privacidade dos seus utilizadores. O mais recente caso é referente à exposição online de mais de 400 milhões de números de telefone dos utilizadores da rede social, resultado de uma fuga de dados.

A empresa já se pronunciou sobre o caso, indicando que a base de dados não é recente. No entanto, fica registado mais um episódio em que o Facebook não conseguiu proteger os seus utilizadores e os dados que lhe fornecem.

Facebook


As primeiras informações sobre este caso foram divulgadas por Sanyam Jain, investigador de segurança e membro da GDI Foundation, à imprensa internacional. O investigador encontrou um servidor não protegido onde constavam cerca de 419 milhões de números de telefone de utilizadores do Facebook.

O servidor reunia dados de diversas fugas de dados da rede social, aglomeradas ali de acesso livre com várias informações sobre os utilizadores. Números de telefone eram o elemento central, mas também era possível encontrar nomes, género, localização e ID no Facebook.

A abrangência de utilizadores afetados é global, mas foi adiantado que 133 milhões eram referentes a residentes nos EUA, 18 milhões no Reino Unido e 50 milhões no Vietname. Quanto a Portugal não foi adiantada nenhuma informação.

Facebook fuga dados números de telefone

O Facebook já se pronunciou sobre o sucedido, afirmando que a base de dados não é recente. O Facebook efetuou alterações, em 2018, na forma como era possível encontrar utilizadores através do número de telefone. Assim sendo, a empresa indica que as informações encontradas nos servidores são anteriores a esse acontecimento.

This dataset is old and appears to have information obtained before we made changes last year to remove people’s ability to find others using their phone numbers. The dataset has been taken down and we have seen no evidence that Facebook accounts were compromised.

Contudo, ficaram por esclarecer os motivos que levaram a estas fugas de dados e o momento em que tal foi feito e por quem. Estas fugas de informações de utilizadores não dão boa imagem ao Facebook que nos últimos tempos tem tido bastantes dificuldades nesse sentido.

Apesar de não ter sido divulgada informação tão sensível como a palavra-passe dos utilizadores, estes mesmo assim correm o risco de ver o seu número de telefone ser usado para spam ou ataques ao cartão SIM.

Mais uma vez o Facebook fica em maus lençóis por não proteger os utilizadores da sua plataforma. Depois do episódio Cambridge Analytica, os utilizadores estão num clima de desconfiança com a empresa de Mark Zuckerberg e estas situações não ajudam a que a situação melhore no futuro.

Facebook está a recolher bibliotecas dos smartphones Android…

Facebook avalia e recolhe bibliotecas dos smartphones Android às escondidas

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Eu sou tão burro.Já devia ter fechado a minha conta há que tempos e não há maneira de aprender.E estas coisas que acontecem no Facebook ainda mais me aborrecem.Vou ver se ganho juízo e encerro o raio da conta de uma vez por todas.Prefiro 1000 vezes o Twitter,sem dúvida.

    1. Avatar de Natan
      Natan

      Queria poder fazer uma piada mas estamos no mesmo barco 🙁
      Deveria ter fechado a minha conta também:(

      1. Avatar de Rafael Duque Da Mata
        Rafael Duque Da Mata

        A minha já foi há algum tempo, e olhem que não se morre se ficar sem conta no facebook. Até já me aconteceu pessoas telefonarem-me nos anos a dar os parabéns e tudo porque não podiam enviar os parabéns por mensagem. (tipo telefonar mesmo,… e falar uns com os outros… à moda antiga)
        🙂

    2. Avatar de Batatinhas
      Batatinhas

      Fechar a conta mas depois os dados ficarem lá na mesma…
      Isto é uma sanguessuga de dados…

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Mas sempre evita enviar dados novos (textos, imagens, vídeos, localizações, contactos, etc.).
        Depois é certificar-se que não mantém outros serviços deles como o Instagram e o WhatsApp por exemplo.

        1. Avatar de William
          William

          Melhor apagar do que deixar lá e continuar usando… Ao menos assim não terão mais acesso a dados novos.
          O Facebook você ainda pode optar por não usar, agora triste mesmo é o próprio sistema operacional fazer isso e enviar seus dados, quando deveria ser um ponto neutro. Isso sim é triste.

      2. Avatar de censo
        censo

        Quem meteu lá os dados ???

  2. Avatar de kuna1
    kuna1

    Ter hoje em dia uma conta no Facebook é tão vergonhoso como andar de cuecas sujas.

  3. Avatar de Quim
    Quim

    Eu já encerrei a minba conta ha uns anos! Espero que o meu numero não esteja nessa tal base de dados “antiga”, porque se estiver ainda meto um asvogado a tratar disto.
    É que eu quando pedi para apagar, foi para apagar MESMO, e não guardar numa
    Base de dados antiga….

    1. Avatar de Cralos
      Cralos

      boa sorte com os advogados, Quim.

    2. Avatar de censo
      censo

      E alguém quer saber o teu numero de telefone ? Olhando para a lista como é que te identificam ?? Mas que uso pensam que dão a estes dados ? Tanta conspiração…

    3. Avatar de William
      William

      Você pode mudar o número e pedir pra cancelar o número antigo, assim se ainda mantiverem os dados será totalmente irrelevante pois não terá mais ligação com você.

      🙂

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    FB é coisa de terceira idade.

    1. Avatar de censo
      censo

      Já largaste e se correr bem, vais lá voltar …

  5. Avatar de Íngreme
    Íngreme

    Uma vez na Internet, para sempre na Internet. Seja qual for o site onde cada utilizador insere os seus dados, estes pelas mais diversas razões acabam por ficar gravados em vários servidores. Isto para não falar dos dados que algumas empresas por exemplo obtêm das pessoas e que acabam elas próprias por guardar em servidores internos ou externos.
    Sendo assim o problema referido neste artigo não é exclusivo do Facebook, devendo-se apenas o mediatismo à dimensão desta rede social/empresa. Como tal, mais tarde ou mais cedo há-de haver uma “fuga” qualquer algures e os dados de um utilizador ou de milhões de utilizadores hão-de ficar expostos.

    1. Avatar de Filipe Rafael
    2. Avatar de censo
      censo

      A principal culpa é dos donos dos dados que deles abdicam. Carregam em todo o “yes” que lhes aparece no ecran. Não tem noção do que fazem. Não confiam em familiares e amigos próximos e dão informações preciosas a terceiros… Vá lá perceber-se isto !

      1. Avatar de William
        William

        Bem parecido com usuários ao instalarem o Windows e só clicarem em next, next, next install e nada de lerem a EULA, termos e condições e depois ao serem questionados da espionagem fingirem não saber do que está acontecendo, afinal, se recusaram a ler por pura preguiça. Pessoas assim eu tenho nojo!

  6. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Eu tenho 2 números telefone um para trabalho, Familia e GOV. Para redes sociais, emails , Google tenho outro já por causa destas coisas.

    1. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Mas FB nunca dei um numero de telefone

      1. Avatar de Batatinhas
        Batatinhas

        Certo…eu também nunca dei o número ao Facebook. E continuo a negar esse dado a eles.
        O que mais gostei (ironia) foi uma vez no site do Facebook virem-me perguntar se um determinado número de telefone era o meu….e não é que coincidia?
        Tenho o email de registo do Google, onde aí sim tenho o meu número de telemóvel.
        Parece-me que tão má atitude teve a Google como tem o Facebook. Desenganemo-nos

        1. Avatar de censo
          censo

          Bastava um amigo teu ter o Sync Me e associar contactos da lista telefónica dele com o facebook dele e eis o teu contacto no Facebook ! Mas isto porque o teu amigo não faz a mínima ideia do que faz e nem tem capacidade de medir consequências. É dos que dá “yes” a toda a porcaria que lhe aparece no ecran !

          1. Avatar de Luisa
            Luisa

            Ecrã*
            Analfabeto.

  7. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Hoje em dia em qualquer rede social seja ela qual for e eu não sendo defensor de qualquer uma, já se sabe que tem um preço a pagar. E eles mesmos usam e abusam dos utilizadores. O que para mim deveriam respeitar, mas como isso para mim passa-me ao lado, só é pena as empresas não respeitarem os utilizadores. Ainda vamos daqui a uns tempos voltar a idade da pedra. (sem Internet).

  8. Avatar de Daniel
    Daniel

    Não uso redes sociais… E também não uso smartphone… Preferi manter – me com um velhinho V3 da Motorola…
    As redes sociais são estranhas… E fazem – nos perder, muitas vezes, noção daquilo que é real, em detrimento do virtual… Ainda prefiro o convívio à antiga… Cara a cara…
    Mas as modernices são assim mesmo… Há meses que tirar o meu pequeno negócio só Google business… Não fui eu que lá o meti, e ele aparece lá, sem me terem avisado de nada, e não há maneira… Recusam a minha validação…
    Aquilo até pode ser útil, mas eu, como dono do espaço, deveria poder dizer “Não quero”… Enfim, até o direito de propriedade está “distorcido”…

  9. Avatar de pgomes
    pgomes

    Ainda bem que fechei a minha conta há uns anos…

  10. Avatar de Pedro Ramos
    Pedro Ramos

    Porque raio é que as pessoas dão o número de telefone ao Facebook?

    1. Avatar de Filipe Rafael
      Filipe Rafael

      … Para recuperar a conta…. Não será? Eu tenho o número de telemóvel na conta mas, em privado. Neste caso uso a verificação de 2 passos, confirmo o login no smartphone.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        “em privado”…..

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        O problema de fazeres isso é caso tenhas teu número adicionado em diversas contas fora o Facebook e por algum motivos troques o número e não percebes ou lembras de tudo e alguém pode ficar com seu número antigo (ao menos no Brasil é assim, se cancelas o número e trocas por outro, depois de um tempo o número antigo passa a outra pessoa), essa pessoa pode cadastrar no Facebook ou em outro site e descobrir que já existe uma conta linkada com seu número antigo e hackear sua conta por erro seu. Todo cuidado é pouco, evitem colocar números de telefone, celular, smartphone em outros serviços.

    2. Avatar de Jota
      Jota

      Eu não dou o meu nº de telemóvel a nenhuma dessa empresas!

  11. Avatar de Jota
    Jota

    Ops, foi sem querer!

  12. Avatar de LA
    LA

    É impressão minha ou as datas de update, que constam no ficheiro, são de 28-08-2019.

  13. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Se querem usar estas redes sociais duvidosas não deêm dados pessoais como número de telemóvel, moradas, onde trabalham etc. Metam tudo falso, até o nome.
    E se eles continuarem a insistir que querem um número “para proteger a conta” nem que peçam um cartão grátis a uma operadora só para isso.

  14. Avatar de Tiago
    Tiago

    Usem o reddit e deixem-se de Facebook.
    Nada de aprende com o facebook que não passa de um Tinder e de um colègio de ignorantes, terraplanistas etc. Nada de aprende nesse lixo.

    1. Avatar de censo
      censo

      Como se o reddit estivesse limpinho de porcaria… O problema somos nós, espécie, que deturpamos os fins de tudo o que nos aparece pela frente. Tem a ver com o estado evolutivo onde nos encontramos. Fazemos coisas muito boas que rapidamente estragamos.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Eu prefiro muito mais os fóruns da Deep Web, lá são descentralizados e anônimos, além de poderes criar seu e-mail lá, é muito top e a segurança é de alto nível perto do que se encontra na surface… Principalmente em relação a e-mail como tutanota e protonmail.

  15. Avatar de De Lisboa com muito amor!
    De Lisboa com muito amor!

    Se não fossem as mensagens e certos grupos, eu também já teria fechado o Facebook…

  16. Avatar de Cosme
    Cosme

    O Faces é um bordel.