Vídeos captam rara tempestade de relâmpagos que se forma no furacão Dorian

23 Comentários

O furacão Dorian é um poderoso ciclone tropical ativo que tem destruído tudo por onde tem passado. As Bahamas foram arrasadas com ventos nunca registados. Agora a ameaça encaminha-se para região Sudeste dos Estados Unidos. No seu caminho, o Dorian tem vindo a desencadear uma impressionante tempestade de relâmpagos enquanto continua no seu caminho tragicamente destrutivo.

Imagens deixam claro que este é um dos mais destrutivos e com particularidades pouco vistas nos furacões.


Furacão Dorian será provavelmente o mais terrível de sempre

Conforme podemos ver nas imagens de satélite do final de agosto, a meteorologista Dakota Smith montou um impressionante espetáculo de luzes intermitentes dentro e à volta do olho turbilhão da tempestade.

Criei o loop principalmente para visualizar como os furacões são incríveis. As novas imagens de satélite que podemos obter são incríveis.

Referiu Smith, que trabalha no Centro Nacional de Investigação Atmosférica dos EUA, à publicação ScienceAlert.

Os vídeos de não só retratam o espetáculo de luzes violentas da tempestade, mas também indicam problemas que podem surgir. Uma série de flashes no núcleo interno de Dorian, capturados por satélites nos últimos dias de agosto, sugeriram que o pior ainda estava por vir.

Relâmpagos durante um ciclone tropical não são exatamente raros, mas normalmente atacam com pouca frequência e são geralmente confinados à periferia. Vê-los aparecer regularmente no globo ocular de Dorian é, portanto, uma indicação sinistra.

Um raio no globo ocular normalmente significa uma convecção profunda. Isto normalmente significa que a tempestade está a manter ou a aumentar a força.

Explicou Smith.

 

As tempestades mais terríveis que ocorrem na Terra

Furacões são as tempestades mais mortíferas da Terra. As investigações recentes indicam que a atividade dos raios tende a aumentar logo antes de uma dessas tempestades se intensificar.

Várias observações ao longo dos anos têm revelado que quando um furacão está a crescer rapidamente, pode produzir abundante atividade de relâmpagos no seu próprio centro.

Como o olho de um furacão ou ciclone tropical é mais quente do que o ar que está sobre o oceano, isso cria correntes ascendentes mais fracas no meio da tempestade. Segundo a NOAA, isto significa que o núcleo interno contém menos água super-arrefecida, que é o que fornece a carga elétrica necessária para uma tempestade.

Contudo, quando a tempestade muda de repente, criando pequenas explosões no centro da tempestade, as correntes elétricas podem enlouquecer.

Como resultado, os relâmpagos são considerados uma ferramenta útil para a previsão de furacões. Enquanto os cientistas ainda estão a descobrir exatamente o que estes flashes podem nos dizer. No entanto, pelo pouco que sabemos até agora, quando um raio aparece no olho de um furacão, isso não é algo a ser ignorado.

Geralmente não há muitos relâmpagos na região do globo ocular do furacão.

Então, quando as pessoas detetam relâmpagos num furacão, ficam animadas, dizem: ok, algo está a acontecer.

Explicou o cientista atmosférico Richard Blakeslee no site da NASA.

 

Tempestade de relâmpagos indica maior capacidade de destruição

Dois dias depois destas tempestades de relâmpagos aparecerem pela primeira vez, o Dorian foi promovido ao estatuto de Categoria 5. Posteriormente, atingiu as Bahamas com toda a força. Hoje, a tempestade está a assolar a nação insular e prevê-se que continue até à Florida e às Carolinas no final desta semana.

Depois de atingir um pico no domingo, é agora classificado como furacão de categoria 2. A seguir um caminho paralelo com a costa dos EUA em direção ao norte, está a atingir a Flórida como tempestade tropical.

Estima-se que Dorian seja o segundo furacão mais poderoso alguma vez registado no Oceano Atlântico.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Rodrigues
    Pedro Rodrigues

    Um dia que passe um destes por portugal não vamos ter capacidade nenhuma para o suportar …

    1. Avatar de Vítor M.

      Nem é bom pensar nisso. Embora não tenhamos as condições para que um tufão dessa magnitude passe por cá, as coisas parecem poder mudar. Nem imagino o impacto que teria tal poder de destruição no nosso tipo de construção.

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        O nosso tipo de construção, é bem melhor do que o tipo de construção que abunda por essas ilhas, basta atentar ao material que por norma constitui a estrutura, nas Bahamas e para aquelas bandas, madeira, em Portugal, betão!!!
        PS : por outro lado, seria necessário as nossas águas aquecerem muito, algo que pelos vistos este ano até está a ser ao contrário, mais frias do que o habitual

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        A nossa construção suportará provavelmente mais que as construções típicas americanas, de madeira.
        Os estragos seriam mais de árvores derrubadas e inundações

        1. Avatar de Vítor M.

          Também tenho essa ideia, mas por alguma razão, nos Estados Unidos, as casas têm aquela tipologia.

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Segundo respostas de várias pessoas que entrevistei por lá (inclusive de Entidades Oficiais), as casas são de madeira unicamente porque é muito mais barato construir assim.

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            Segundo respostas de várias pessoas que entrevistei por lá (inclusive de Entidades Oficiais), as casas são de madeira unicamente porque é muito mais barato construir assim.

          3. Avatar de Vítor M.

            Não vou afirmar, porque não sei ao certo, mas parece-me, pelo que já li e vi, que não é só por isso. Mas…

          4. Avatar de falcaobranco
            falcaobranco

            Temos que pensar porque é que as casas nos EUA têm essa tipologia… e milhares de pessoas não pensam nisso, e até porque nem em todos os estados as casas são iguais mas na maioria é e porquê? Simples… a quantidade que eles têm de furacões, tempestades e afins, as casas têm que ser assim porque são mais faceis de reconstruir…ok? E se querem saber mais… 5% a 10% do orçamento anual dos EUA são para estas catastrofes…

            Em portugal temos predios e vivendas e tudo em cimento…porque na historia de portugal conta-se pelos dedos de uma mão os furacoes ( a serio… ) que passaram por cá… aliás, basta uns ventos mais fortes e vai tudo ao ar… imaginem o Dorian cá… e ainda bem que não temos disto… ainda bem…

          5. Avatar de Vítor M.

            Exatamente. A tipologia das casas, mediante o estado, adaptam-se aos cenários naturais. O cenário de tufões obriga a ter algumas regras na construção, entre várias, está uma que diz “ser necessário” uma cave em betão. Depois os materiais, têm de ser para uma fácil reconstrução. Se fosse cá… nem é bom imaginar, claro!

        2. Avatar de LuisP
          LuisP

          Nas habitações o problema é o telhado, e algumas janelas, mas depois existem armazéns e estruturas para os animais onde os danos podem ser maiores. mas mesmo no continente americano as casas ou edifícios de cimento costumam resistir aos temporais, não ficam completamente destruídas como uma habitação de madeira.

    2. Avatar de Jeremias Sentado
      Jeremias Sentado

      Nao se pode comparar , nao se esqueca que Portugal nao tem casinhas de “papel” como nos EUA.
      mas concerteza se passar no bairro alto nao ira sobrar muita coisa.

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Furacão não combina com janelas em Portugal não tem janelas? Esqueçam que Portugal tem água do mar frio e o furacão perde velocidade nesse tipo de mar.

    3. Avatar de ExtremAtmosfera
      ExtremAtmosfera

      Felizmente, não temos as condições necessárias (pelo menos para já) para que um furacão destes chegue cá. Seria necessária água muito mais quente até à nossa costa (acima dos 26ºC/28ºC pelo menos), para que um furacão destes chegasse cá.. e ainda bem que assim é… porque de facto, também considero que não não estamos minimamente preparados para um evento destes (ou para qualquer outro fenómeno meteorológico severo – e já passei por muitos!)

    4. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      Nao temos nos nem ninguem. Estas coisas teem uma forca tremenda!

  2. Avatar de Néle
    Néle

    E eu que não percebo nada destes fenómenos pergunto, se seria possível provocar “explosões” no centro logo de início no meio destes furacões para que não se tornassem nestes monstros destruidores???

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Seria necessária uma quantidade abismal de energia (várias vezes o poderio nuclear actual), para conseguir provocar algum efeito na formação de um furacão. Resposta do NOAA http://www.aoml.noaa.gov/hrd/tcfaq/C5c.html

    2. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      ventos, furacões são massas de ar que deslocam de uma área de grande pressão para outra de bauxa pressão. É a lei narural das coisas.
      imaginem um balão enorme com ar, esse ar está em grande pressão comparado com o ar exterior e quando se larga o balão o ar tende a rapidamente equilibrar a pressão.
      bombas (não nucleares, claro) que detonassem nas camadas superiores da atmosfera ao redor do olho do furacão (naquelas camadas onde se vê a imagem a expandir as nuvens para o exterior do olho do furacão) poderiam resultar, mas creio que será melhor utilizar um simulador pois poderia ser que na realidade criassemos mais furacões mas descendentes onde o frio estratosférico descesse rapidamente e aí poderiamos entrar numa era polar…

  3. Avatar de Néle
    Néle

    E eu que não percebo nada destes fenómenos pergunto, se seria possível provocar “explosões” no centro logo de início no meio destes furacões para que não se tornassem nestes monstros destruidores???

    1. Avatar de censo
      censo

      A ficção cientifica não ajuda nada. Esquece isso. Trump , avançou com essa ideia, nada original, pois já tinha sido estudada nos anos 60.

  4. Avatar de Fernando
    Fernando

    Fiquem tranquilos porque furacão gosta de água quente. Em água fria ele perde velocidade e entra no continente já sem causar estragos.

  5. Avatar de carlos oliveira
    carlos oliveira

    é impressionante a força da natureza …
    este tipo de manifestações vem fazer o ser humano perder as arrogâncias e respeitar a natureza e vem trazer humildade onde a arrogância dominava

  6. Avatar de Filipe
    Filipe

    Este furacão vai chegar a Portugal?