Usa caderneta do banco? Acabaram-se os levantamentos e transferências de dinheiro

46 Comentários

É verdade que estamos em plena era digital, mas ainda há muitos que usam o “papel”. A caderneta bancária é um dos exemplos que agora vai ter várias limitações por questões de segurança.

Ainda usa uma caderneta bancária para levantamentos e transferência de dinheiro? Tais ações deixam de ser possíveis a partir do dia 14 de setembro.

Usa caderneta do banco? Acabaram-se os levantamentos e transferências de dinheiro


Os clientes dos bancos que ainda usam a caderneta para realizar operações passam a ter um conjunto de limitações. A partir do dia 14 de setembro a caderneta apenas servirá para consultar movimentos e saldos das contas. Operações como levantar e transferir dinheiro deixam de ser possíveis por questões de segurança.

Tais limitações estão já definidas na lei, em concreto no Decreto-Lei n.º 91/2018, de 12 de novembro. Este Decreto vai ao encontro da Diretiva de Serviços de Pagamento (PSD2). A PSD2 é uma diretiva da União Europeia, cujo objetivo é contribuir para a criação de um mercado único de serviços de pagamento na Europa mais integrado.

Esta medida é aplicada em toda a União Europeia. Em Portugal serão afetados os clientes da Caixa Geral de Depósitos, Banco Montepio e Crédito Agrícola. Só da Caixa Geral de Depósitos são mais de 290 mil clientes.

Usa caderneta do banco? Acabaram-se os levantamentos e transferências de dinheiro

Qual a alternativa à caderneta?

Para conseguir levantar e transferir dinheiro os clientes dos bancos terão de usar um cartão de débito ou então aderir ao banco online. No caso da Caixa Geral de Depósitos há informações que irá sugerir um cartão gratuito por um ano aos seus clientes.

Se acordo com o Banco de Portugal, “os prestadores de serviços de pagamento/bancos são obrigados a fazer a autenticação forte dos seus clientes sempre que acedam online à sua conta de pagamento, iniciem uma operação de pagamento eletrónico ou realizem uma ação, através de um canal remoto, que possa envolver risco de fraude no pagamento ou outros abusos”.

As cadernetas, com uma banda magnética e um PIN, não oferecem atualmente a segurança suficiente. Nesse sentido deixam de poder ser usadas para movimentar e levantar dinheiro em todos os Estados-membros da União Europeia.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelito
    Nelito

    Deviam ser totalmente abolidas…. coisa de pré-história bancária

    1. Avatar de MANU
      MANU

      que comentário ….

  2. Avatar de Joao
    Joao

    Mais uma maneira para virarmos para os cartões de debito e por sua vez pagar anuidade e dar mais dinheiro aos bancos

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      99% das pessoas com conta bancária já têm cartão de débito (mesmo que não o usem).

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Pronto, tinham de vir as estatísticas inventadas…

      2. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        Mentira, abri uma conta para a minha mulher no crédito agricula e como ela não entende-se muito com cartões e tal e é só para receber bolsa nem pedi cartão.
        Isto vai obrigar as pessoas a ter cartão e ter de pagar anuidade. Ao menos que metam o cartão gratuito já que vão abulir estas opções.

  3. Avatar de Nunes
    Nunes

    Esta medida vai criar MAIS, problemas as pessoas de idade. Que não sabem usar o multibanco.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Vão ao balcão, coisa que já faziam antes, ou então pedem o cartão e adaptam-se às novas circunstâncias… é para o interesse delas, certamente que mesmo gente idosa consegue.

      1. Avatar de Bruno M. Dias
        Bruno M. Dias

        As operações realizadas ao balcão são pagas, contrariamente às feitas com caderneta

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Percebi que vai deixar de dar para levantar dinheiro com a caderneta no MB, não percebi é se continua a ser possível ou não levantar dinheiro com a caderneta no balcão.
        Obrigado.

        1. Avatar de JLB
          JLB

          Caro Rui,
          Para levantamento de dinheiro ao balcão não é necessário a caderneta nem nunca foi. Basta o titular/autorizados da conta identificarem-se ao balcão e levantam o dinheiro.
          Espero ter esclarecido!

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Agradeço.

      3. Avatar de Theboice
        Theboice

        Desculpa mas escreveste “… é para o interesse delas”, presumo que te enganaste e querias escrever “… é para o interesse deles”, certo?

    2. Avatar de censo
      censo

      Isso não existe. Se levantavam dinheiro nas máquinas com a caderneta, qual é o problema em fazê-lo com um cartão ? Isso é estigmatizar as “pessoas de idade”. Já agora, que idade ??

      1. Avatar de JLB
        JLB

        Caro “Censo”…
        Não é estagmatizar, mas é uma forma de nos referirmos uma pessoa idosa.
        Como diz o ditado: “Para bom entendedor, meia palavra basta !”

        1. Avatar de censo
          censo

          Mudaste de Nunes para JLB ? Associaram problemas a pessoas de idade, se isso não é estigmatizar, é o quê ? Os novos não tem problemas ?? Nascem logo ensinados ?

  4. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Que pelo menos ponham cartões gratuitos para sempre o de débito claro já que as cadernetas não vão ter grande uso agora.

  5. Avatar de JLB
    JLB

    Não esquecer que se calhar existem muitas pessoas idosas que só sabem trabalhar com a Caderneta.
    Além de que a CGD é uma autêntica máquina de chular as pessoas.
    No meu caso, que tenho uma pessoa idosa a cargo e esta tem uma conta na CGD; por mês a CGD cobra 5E e tal por manutenção de conta, por cada levantamento ao balcão mais 2E e tal, por uma transferência bancaria online 0,55Cent cada, mais a anuidade por cada cartão e por aí a fora…
    Estou mesmo a pensar mudar de banco, mas tem de ser para um que exista lá “terra” e só existe mais um !!!
    Quem julgue que é só acabar assim com as cadernetas não deve ter a noção da realidade que se vive em muitas povoações do interior em Portugal.
    Por acaso a CGD fez algum estudo da real necessidade da utilização da caderneta por cada pessoa?
    Sim em termos de segurança não são lá muito seguros, e os cartões só são mais seguros porque começam a existir 2,3,4,…FA para os tornar mais seguros !!! 🙂

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Informe-se melhor por favor. Essa pessoa idosa com certeza que recebeu uma informação (em papel) onde era informada das alternativas ao pagamento dos €5,15 que refere. Caso receba pensão/reforma no banco,e desde que tenha cartão de débito (gratuito para clientes que recebam reforma),passa a pagar ou 0 ou muito menos do que paga actualmente. A CGD é um banco,uma empresa,que tem como objetivo apresentar lucro ao accionista. Neste caso ao estado.

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        E os milhares de milhão injectados de dinheiro publico na caixa, foram para os accionistas?Trata essa cabeça, deves ser accionista…ladrão

        1. Avatar de censo
          censo

          Mas quem é o acionista da CGD ?

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            É o estado. Pensei que por esta altura isso fosse claro.

          2. Avatar de censo
            censo

            Não percebeste a retórica aqui para o Antonio.

      2. Avatar de JLB
        JLB

        Já me tinha informado !
        É preciso ser-se mesmo muito pobre para se ter esse benefício…
        Para sua informação:
        https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/contas-ordem/noticias/como-fugir-aos-aumentos-das-comissoes-na-caixa-geral-de-depositos

    2. Avatar de censo
      censo

      Esta inibição de uso de caderneta é uma imposição da União Europeia à qual pertencemos. Quanto à relação com o banco, basta consultar o preçário, neste caso da CGD no portal do Banco de Portugal ou no site do próprio banco para perceber desde logo que tem forma de isentar os custos à pessoa idosa a cargo. Informar é melhor que mandar bitaites.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Às vezes penso que não vale a pena. O português acha que por um banco “guardar” o seu dinheiro,que lhe deve tudo e mais alguma coisa. Não vai ser fácil mentalizar o português de que o banco presta um serviço. Os serviços são pagos. No resto da Europa já é senso comum,aqui continua a pensar-se “eles têm o meu dinheiro, têm mais é de me limpar o rabo se eu assim o entender”

        1. Avatar de JLB
          JLB

          Não deve tudo e mais alguma coisa, mas no mínimo deve uma boa gestão do dinheiro que os clientes lá depositam. E como a gestão foi péssima então há que ir buscar o dinheiro a algum lado. Vamos lá ver se quando começarem a ter mais lucros se vão deixar de cobrar taxas e taxinhas !!!
          https://www.cgd.pt/Precario/Documents/1.pdf

      2. Avatar de JLB
        JLB

        Já me tinha informado !
        É preciso ser-se mesmo muito pobre para se ter esse benefício…
        Para sua informação:
        https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/contas-ordem/noticias/como-fugir-aos-aumentos-das-comissoes-na-caixa-geral-de-depositos

        1. Avatar de censo
          censo

          Fia-te na Deco e depois queixa-te…

          1. Avatar de JLB
            JLB

            Já percebi que nem te deste ao trabalho de ler o artigo da DECO e comparar com o que CGD tem escrito… EH EH EH !!!
            E nem percebeste que quem te respondeu lá em cima foi mesmo o JLB (eu) e não o Nunes…
            Terminamos a conversa por aqui, fica lá com a bicicleta que eu vou a pé !

  6. Avatar de Manuel
    Manuel

    Parece absurdo ainda existir esta opção mas para vários milhares de pessoas vai começar um pesadelo. Toda a vida usaram as cadernetas. Os balcões da caixa vai ficar ainda mais entupidos.

  7. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    Isto é só para dificultar a vida às pessoas é o que é! Além de que é uma maneira da caixa mamar mais uns milhares em anuidades do cartão! Era esses 250mil fecharem conta lá e eles pensavam duas vezes!

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      E depois mudavam para lado nenhum, problema não resolvido.
      Mudar para o cartão de débito/ crédito não vai resolver o problema de segurança mas alguém vai ficar mais cont€nte.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Para o típico utilizador da caderneta,ou seja,o pensionista/reformado, o cartão é gratuito. Uma vez mais. Está no preçário do banco.

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Terão então de aumentar o limite diário de cada cartão de 400 para o mesmo que cada caderneta tem associado, pois muitas pessoas têm caderneta mesmo por isso, para poderem levante valores muito superiores aos 400 sem ter de ir ao balcão…

    1. Avatar de jafOStes! :D
      jafOStes! 😀

      700€ com caderneta + 400€ com cartao

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    A alternativa é aderir aos serviços mínimos bancários, coisa muito pouco divulgada pelos próprios bancos (vai-se lá saber porquê) hahaha

  10. Avatar de Bruce
    Bruce

    Os idosos que aprendam a usar cartão pois é mais fácil.
    Sei do que falo, minha mãe já ficou com a caderneta presa na máquina várias vezes, uma delas por desgaste!

    Acho mais difícil usar a caderneta face ao cartão de débito, eu mesmo usei a dela e já me pediu várias vezes para tentar novamente, numa delas até escreveu por cima da página errada ficando sobreposta a informação.

    Abri uma conta para ela no banco CTT com cartão e ponto final. Zero comissões!

    Se um idoso aprende a usar um smartphone também pode aprender a usar um cartão de debito, deixem-se de mariquices.

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Oportunidade bancária em ganhar mais dinheiro, apresentando desculpas técnicas, a sociedade, enfim tempos modernos, pagar,pagar a qualquer preço, sem possibilidade de defesa…

    1. Avatar de censo
      censo

      Quais desculpas, isto são regras impostas por Lei que se não forem cumpridas…aí é que passarás a pagar mais. Vontade de maldizer… !

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      O cartão é GRATUITO para clientes reformados. Pelo menos no banco a que o artigo se refere.

  12. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Eu acho que todos nós estamos aqui a especular as capacidades de cada um. Em 1990 quando a TMN, lançou os telemóveis portáteis, a Telecel em 1992 e a Optimus em 1998, muitos idosos não tinham telemóvel porque não sabiam usar, outros porque não se entendiam com eles. Hoje em dia tantos idosos usam telemóvel, com tarifários que em 1990 e 1992 eram impensáveis pois as mensalidades e o preço das chamadas eram muito elevadas. Em 1995 a TMN foi pioneira ao lançar o primeiro tarifário pré-pago onde lhe deu o nome de MIMO, em 1996 a Telecel (Vodafone atualmente), lançou também o seu primeiro tarifário pré-pago onde lhe deu o nome de Vitamina T. E daí para a frente tudo mudou e começou a ser mais acessível ter telemóvel. Esta pequena explicação para vos dizer que a evolução das coisas é assim mesmo. A partir do dia 14 de Setembro acabam-se as cadernetas para levantar dinheiro ou transferências e as pessoas tiveram tempo durante muitos anos adaptar-se aos cartões de débito que já existe desde 1983 e as pessoas tiveram mais de 35 anos para se adaptar à evolução, se não o fizeram, não foi só devido aos custos, mas sim o português não é adepto de mudanças. Nós somos um povo que gosta de viver na sua zona de conforto e quando há mudanças, leva tempo a aceitá-las, e esta situação vai ser mais uma. Daqui a uns anos quem sabe possamos ter em todos os bancos o cartão de débito inteiramente livre de custos, da mesma forma como aconteceu com os tarifários dos telemóveis. Daqui a um futuro próximo, acreditem que o futuro passará pelo fim dos cartões físicos e nessa altura será tudo feito de forma digital nos smartphones e nessa altura acreditem que haverão muitos clientes a reclamar que preferem o cartão físico e por ai fora. Portanto nunca seria benéfico se não houvesse evolução e crescimento das novas tendências e tecnologias, ou então também nós não evoluíamos e ainda vivíamos no tempo da Internet dial-up a 10kbps de velocidade.

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Percebi que vai deixar de dar para levantar dinheiro com a caderneta no MB, não percebi é se continua a ser possível ou não levantar dinheiro com a caderneta no balcão.
    Obrigado.

  14. Avatar de Ricardo Gomes
    Ricardo Gomes

    Infelizmente não é essa a verdadeira razão para a limitação da caderneta… 🙁

  15. Avatar de JLB
    JLB

    Já percebi que nem te deste ao trabalho de ler o artigo da DECO e comparar com o que CGD tem escrito… EH EH EH !!!
    E nem percebeste que quem te respondeu lá em cima foi mesmo o JLB (eu) e não o Nunes…
    Terminamos a conversa por aqui, fica lá com a bicicleta que eu vou a pé ! 🙂