Xiaomi e Huawei lideram… lista de smartphones que emitem mais radiação

44 Comentários

As preocupações com as radiações emitidas pelos dispositivos que usamos diariamente são reais, por muitos estudos que indiquem que não existem provas de que estas radiações não são nefastas para a nossa saúde.

No mundo dos smartphones há marcas que tendem a não largar o “pódio” com os smartphones que mais radiações emitem. A boa notícia é que são cada vez menos os modelos recentes a pertencer a esta lista.

Xiaomi e huawei lideram... lista de smartphones que emitem mais radiação


De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a radiação electromagnética pode causar danos no nosso corpo. Na União Europeia, a entidade reguladora, o CENELEC especifica limites do SAR, seguindo as normas IEC. Para telemóveis e outros dispositivos móveis, o limite do valor do SAR é de 2W/kg, considerando uma massa de tecido de 10g, que absorve a maior parte do sinal.

O Gabinete Federal Alemão para a Proteção Contra a Radiação (Bundesamt für Strahlenschutz) tem uma base de dados bastante abrangente de smartphones – novos e antigos – e do nível de radiação que eles emitem durante uma chamada.

No Ranking seguinte, desenvolvido pelo Statista foram tidas em consideração as marcas que mais vendem do mundo dos smartphones, nomeadamente a Samsung, Apple, BlackBerry, Google, HTC, LG, Motorola, OnePlus, Sony, Xiaomi e ZTE.

Lista dos smartphones que mais radiação emitem… onde anda a Huawei?

Nesta lista o destaque vai claramente para a Xiaomi. A marca chinesa é uma das que disponibiliza mais modelos emissores de radiação. Curiosamente, a Huawei não foi tida em consideração. É uma avaliação de estranhar uma vez que, por exemplo, o Huawei P8 apresenta níveis de radiação semelhantes ao Xiaomi Mi A1 que surge no topo desta lista, a baixo.

Outro modelo Huawei que se destaca com um valor de 1,64 W/kg, é o Huawei Mate 9. É certo que todos estes são modelos já mais antigos, no entanto, considerando a análise do site de estatísticas, devem ser considerados.

Por outro lado, continuando a falar da Huawei, é importante referir que os modelos mais recentes da marca apresentam níveis de radiação muito mais baixos, de 0,30 a 0,50 W/kg. O Huawei P30, por exemplo, apresenta um valor de 0,33 W/kg.

O mesmo se passa com a Xiaomi. O seu novo Mi A3, por exemplo, apresenta níveis de radiação de 0,30 watts por quilograma. O Redmi Note 7, já apresenta um valor de 0,59 W/kg.

Valores que respeitam os limites impostos

Embora os valores possam ser considerados altos, a verdade é que estão dentro dos limites impostos pela União Europeia por isso deverá ter um efeito residual. No entanto, sendo um dispositivo que está constantemente connosco, é sempre uma variável que deve ser analisada e considerada na escolha de um smartphone.


Níveis de radiação de radiofrequência dos iPhones são elevados

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Melgaço
    Zé Melgaço

    Nunca vi ninguem morrer por causa da radiação. Parem de botar medo nas pessoas.

    1. Avatar de Vítor M.

      Bom dia Zé. Priovavelmente porque se está atento à radiação, as empresas têm contenção e por isso é que não vês ninguém a morrer. Agora imagina que não se dá importância a esse assunto e, por questões financeiras, as empresas começam a desvalorizar este importante assunto, o que achas que pode acontecer? pensa nisso.

      Tens um exemplo muito bom, repara na radiação que apareceu na Ilha Terceira, na Base da Lages. Enquanto ninguém ligou, aquilo era um lixo radiativo a céu aberto. O que aconteceu quando se começou a dar a conhecer?

      Cump.

      1. Avatar de Ze da Gave
        Ze da Gave

        A radiação da olha terceira, era conhecida e comentada por todas a gente, na ilha, há pelo menos 30 anos. Os tempos eram outros…. .
        O critério SAR e o primeiro critério que tomo em conta na compra de um telemóvel.
        Utilizo telemóvel desde os tempos dos caixotes motorolas, aparentemente não sofri nenhuma mazela, não quer dizer que tenha sido a radiação que tenho sofrido ao longo deste tempo que me torna saudável.
        O bom senso deve prevalecer, radiação as tantas até faz bem, tal e qual como os microplasticos, que eu também não vejo….. por ai fora….

        1. Avatar de Vítor M.

          O que os olhos não veem o coração não sente 😉 essa dos microplástico foi bem trazida.

          Cump.

    2. Avatar de joao
      joao

      se nao fosse mau para a nossa saude, nao havia limite legal para as empresas implementarem os seus sistemas de antenas.
      smartphones so existem ha 10 anos e maior parte do povo a andar colocado a cabeça com eles ainda menos tempo. So daqui a 20 ou 30 anos é que vamos ver as novas “doenças” desta nova “epidemia”.

    3. Avatar de nuno a
      nuno a

      existem vários vídeos no youtube de ovos a serem cozidos entre dois telemóveis com a radiação emitida, se mesmo assim achas que não faz mal ao cérebro humano, provavelmente o teu já está bem cozinhado

    4. Avatar de Francisco Santos
      Francisco Santos

      Zé Melgaço, eu tenho um cancro incurável, mieloma múltiplo. É um cancro na medula e uma das causas e a exposição prolongada a radiações.

    5. Avatar de Kanu
      Kanu

      Verdade… So especulação. Oh gente sem assunto…

    6. Avatar de Tomás Morais
      Tomás Morais

      Se tu achas que n faz mal esta calado pq as radiações fazem mal sim e um dia quando elas te fizerem mal a ti vais te arrepender por ter dito isso.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Radiação ionizante faz mal e mata. Mas as gamas de frequências que são utilizadas pelos telemóveis estão muito, mas mesmo muito abaixo das frequências ionizantes.

    7. Avatar de F Espinha
      F Espinha

      Pois nunca viu morrer porque lhe passa ao lado. Mas o cancro do cérebro a cada dia aumenta nas estatísticas da morte selenciosa. Medite

    1. Avatar de iwnl
      iwnl

      Que tem essa “notícia”?

  2. Avatar de Spoky
    Spoky

    Os da Apple são maiores e passk já a explicar porquê.. Nunca repararam que o iPhone demora a ligar e a desligar? Isso foi feito de propósito e até chegaram a admitir de forma a que não seja desligado.

    Ou seja pode ser desligado, mas o tempo que demora a ligar chateia a alguns utilizadores acabando por não o desligar e essa é a intenção.

    O iPhone serve de antena, tem muita radiação é tipo um hotspot.

    Não estou a dizer que o iPhone é mau ou é melhor que Android não comecem com isso, não há paciência.

    Mas em termos de radiação o iPhone é um dos que emite mais radiação. E serve de antena. A Apple não é tonta.

    Para algumas pessoas pode ser mau, para outras não. Para mim é.

    Sei que vou ser criticado, mas não se preocupem que não ligo a isso muito menos perder o meu tempo a discutir horas a fio na Internet sobre uma opinião Própria minha ou de alguém. (quando não existe fanboys aí talvez mereca a pena)

    Fico me por aqui,ha quem concorde há quem discorde.

    1. Avatar de Miguel Silva
      Miguel Silva

      Disseste tanto mas na verdade não se percebe nada…ou melhor, não está fundamentado. Preocupaste te mais com o que iam dizer do teu comentário do que explicar porque é que ser uma antena ou hotspot implica. Por isso, não há nada para concordar ou discordar.

  3. Avatar de censo
    censo

    Chinezices…de que estavam à espera?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Não abras os olhos não 🙂

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Se fosse só chinezices… E o que tens a dizer da Apple? (fiz um comentário a acima a abordar) a Apple é uma das que tem mais. 🙂

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Tabela tendenciosa, pelo título está tudo dito, devem fazer a tabela dos mais modernos que são os telemóveis vendidos atualmente.

  5. Avatar de Vítor M.

    Boas. Basta ler o texto e já nem fazias esse comentário. 😉

    Cump.

  6. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Com todo o respeito pelo autor do artigo, que são sempre muito bons todos os vossos artigos, vocês devem substituir a palavra radiação por RF ou rádio-frequência.

    Parece-me que , a utilização da palavra radiação e a forma como o artigo está feito (vosso e outros) e é colocada a palavra radiação, tem aqui um contexto alho pejorativo.

    Expliquem-me a mim, como é que vocês querem que um telemóvel funcione sem RF?

    E os que tem resultados baixos , alguém já fez um comparativo de cobertura de sinal, qualidade de audio de chamada? Já testaram os equipamentos de baixa radiação em regiões com pouca cobertura para mostrarem o óbvio?

    Se tem maior “radiação”, utiliza o maior poder de RF, ou mais potência para fazer a ligação com a antena. E o que acontece quando esse sinal não é suficiente para ligar á antena? Ficam com um tablet .

    E o wifi ,nfc, e Bluetooth também emite ” radicação “, e até em frequências bem altas.

    Se dentro da cidade a cobertura não é problema, em sítios mais remotos com poucas antenas ou até a andar na estrada, essa ” radiação ” alta que falam, pode ser a diferença entre teres sinal e não teres.

    Atenção, não estou a fazer do artigo, o vosso site é dos melhores senão mesmo o melhor para tecnologia e não só, mas a informática com os informáticos e rádio-frequência para com quem de direito.

    Claro que todos podem perceber, mas sem sinal nada se faz, não há milagres.

    O que tem a radiação mais baixa , gostaria de ver um teste dele a fazer ligação em áreas remotas com uma só antena gsm contra um dos com radiação mais alta

  7. Avatar de JCFB
    JCFB

    Ui os telemoveis devem emitir raios X ou raios gama. Estou muito assustado com ondas de microonda lol. Por esta ideia até a luz visivel é perigosa ahahah

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Claro, porque SAR, WiFi, IR, Bluetooth, GPS, GPRS, 3G, 4G, é tudo muito saudável para todos. Os casos de cancro vão aumentando, mas a culpa é do sedentarismo.

  8. Avatar de Claudio
    Claudio

    Se a Apple fosse assim tão perfeita como pintam nao eram bloqueados nos aeroportos os Macbooks ( baterias explodem ) a nao ser que ja tenham sido reparados , e a pessoa tenha com ela o comprovativo.
    Todos os telemoveis sao emissores de radiação.
    Da maneira abusiva com se utiliza hoje o telemovel, ja tinhamos morrido todos, principalmente pessoas que jogam e que levam a vida agarrado a eles inclusive ate deixam de ver quem vai á frente .

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Grande confusão que aí vai.

      E ignorância.

  9. Avatar de joao
    joao

    lol os meus comentarios foram todos apagados? azia? nao sabem refutar argumentos validos? enfim, botalhada do costume. mediocridade no seu melhor.

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    As pessoas não morrem de radiação, mas morrem de tumores originados pela exposição à radiação. É por causa deste tipo de pensamentos que depois vejo constantemente a lamentarem se quando nos toca a nós.

  11. Avatar de eataappleandhavefun
    eataappleandhavefun

    os masters da apple nao fazem testes exaustivos antes de lançar pistolas de radiação para o mercado?

  12. Avatar de eataappleandhavefun
    eataappleandhavefun

    quero dar cabo da cabeça a minha sogra vou lhe oferecer um i-pedra

    1. Avatar de Maria
      Maria

      olha aude a Radiomi funcionará melhor para o pretendido r é bastante mais barato como gosta. Eficiência amigo, eficiência. Seja eficiente.

  13. Avatar de Ricardo Reis
    Ricardo Reis

    Meus caros amigos até a banana emite radiacao

  14. Avatar de Lino Oliveira
    Lino Oliveira

    O título não condiz com a imagem apresentada.

    1. Avatar de Ze da Gave
      Ze da Gave

      Perfeitamente de acordo. Aliás devia existir um procedimento aqui para os artigos seguirem as fotos. E já agora aproveito para apelar a uma seleção de modelos que sejam mais …. apelativos, pois acredito que os artigos serão mais interessantes e mais profundos.

      1. Avatar de Vítor M.

        Hahahaha certo certo 😀

  15. Avatar de radamel
    radamel

    Alguem sabe qual o SAR do redmi note 7 pro?

  16. Avatar de Miguel Escaleira
    Miguel Escaleira

    Curioso, na lista que aparece na imagem, não aparece nenhum Huawei.

  17. Avatar de Njag
    Njag

    A Apple é mesmo gigante, em todas as noticias que vejo nos comentários o nome Apple tem de estar lá.

  18. Avatar de Daniel Varino
    Daniel Varino

    E o ASUS ZenFone 5 faz esse problema?

  19. Avatar de Fixo
    Fixo

    Huawei P8 – 1,76 (o Hwaei que atinge maior valor na tabela alemã)
    Huawei Mate 9 – 1,64
    Huawei P9 Plus – 1,48

    Não estão no gráfico não sei porquê.
    Vão ao parágrafo do post …Gabinete Federal Alemão para a Proteção Contra a Radiação, link base de dados, pesquisem por Huawei ou outra marca qualquer, mudem a orientação da seta de resultados de para de decrescente

  20. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Fiquei com o meu comentário bloqueado. Era somente de informação técnica. Foi uma primeira vez aqui na ppware. Não sei porquê é como se estivesse desiludido. Abraço.

    1. Avatar de Vítor M.

      Boas. Estava no SPAM. Já está publicado.

      Cump.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Forte abraço e bem-haja

  21. Avatar de Jose
    Jose

    Quem trabalha na frente de um roteador wf. O dia inteiro é que tem que se preocupar e não quem usa celular.