Linux Debian 10: Como adicionar um utilizador aos sudoers

11 Comentários

O Linux Debian é uma das distribuições mais populares do mundo e também uma das que serve de base para muitas outras como, por exemplo, o popular Ubuntu. O novo Debian 10 “Buster” foi lançado há já algum tempo, e para dominar o sistema iremos criar alguns artigos com dicas.

Hoje vamos ensinar como podem adicionar um utilizador “normal” à lista de sudoers.

Linux Debian 10: Como adicionar um utilizador aos sudoers


O comando sudo permite que um utilizador execute um comando com privilégios root, sendo que para isso deverá ter a respetiva password do superutilizador (se assim estiver configurado). Para ter a possibilidade de usar o comando sudo, o utilizador “normal” deverá estar na lista dos sudoers.

Adicionar um utilizador no Linux à lista de sudoers

O ficheiro dos sudoers está localizado em /etc/sudoers. Este ficheiro possuiu um conjunto de regras que definem as respetivas permissões de um utilizador. Antes de iniciar, é importante saber que não deve modificar o ficheiro com um editor de texto “normal”. Para isso existe a ferramenta visudo.

Para começar, devem realizar as operações com o utilizador root. Para tal, executem o comando su e depois introduzam a respetiva password. Depois de autenticado, executem o seguinte comando:

sudo visudo

Linux Debian 10: Como adicionar um utilizador aos sudoers

Aí dentro basta adicionar o utilizador que se pretende. A título de exemplo vamos adicionar o utilizador ppinto à lista de sudoers.

ppinto       ALL=(ALL:ALL) ALL

Tal comando significa que estamos a adicionar o utilizador ppinto à lista de sudoers e que este terá permissões para tudo, sendo sempre solicitada a password de root.

Além disso, caso não pretendam que a password de root não seja solicitada, executem o seguinte comando:

ppinto       ALL=(ALL:ALL) NOPASSWD:ALL

E basicamente é isto. Como já referimos em outros artigos, não devemos usar a conta root por questões de segurança. Para garantir os privilégios necessários associem um utilizador ao ficheiro sudoers.

Leia também…

Linux: Não use a conta root! Saiba como usar o sudo…

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Ou podem também adicionar assim: adduser NOME sudo

  2. Avatar de Carlos Mogas da Silva
    Carlos Mogas da Silva

    Porque raio precisa de usar o “sudo” depois de ter feito “su” ? 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não precisas :D, eu é que estava com um utilizador que estava na lista dos sudoers.

  3. Avatar de Bennyold
    Bennyold

    Por isso que a grande maioria dos novatos fogem do linux, porque sempre é ensinado da forma mais difícil. Sendo que, na maioria dos casos, tem como ser feito pela interface gráfica.

    1. Avatar de Roni
      Roni

      Os novatos estão bem servidos com o Windows.

    2. Avatar de Rapha Bessoni
      Rapha Bessoni

      Como?

  4. Avatar de Claudio Junior
    Claudio Junior

    Mais simples é utilizar o gpasswd para adicionar o usuário ao grupo sudo. Não precisa editar arquivos de configuração.

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    Bom dia não sei bem se será aqui o sitio ideal para tirar uma dúvida…. Desde já peço desculpa. Mas gostaria de saber se sabem se o ubuntu ultimate está descontinuado? Obrigado

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Se não estou em erro, a última edição do Ubuntu Ultimate é a 5.8 baseada no Ubuntu Bionic Beaver LTS:
      Release Name: Ultimate Edition 5.8
      Architecture: x64 (64 bit)
      Release Base: Ubuntu 18.04 (Bionic Beaver tree)
      Default Environment: XFCE
      Filesize:3.1 GB (3,137,908,736 bytes)

      Pode ver mais info aqui:
      http://ultimateedition.info/ultimate-edition/ultimate-edition-5-8/

  6. Avatar de Vailton
    Vailton

    São estas coisas que tornam o Linux realmente desanimador. Os conceitos praticidade, padronização, intuitividade, organização abolidos do mundo Linux, é incrível como tudo muda de uma versão para outra. Em geral o Linux pode ter suas vantagens em termos de segurança e programação, mas eu nunca achei que diria que o Windows é um mal necessário. E olha que eu já fui fã do Ubuntu hein