Postos de combustível de emergência? O Waze diz-lhe onde estão

12 Comentários

O Waze é daquelas apps que dispensa apresentações! Além disso, o que se calhar poucos sabem é que em Portugal existe uma comunidade muito ativa e empenhada que garante a melhor informação aos utilizadores.

No âmbito da possível greve dos condutores de transporte de matérias perigosas e de mercadorias saiba quais são os postos de combustível de emergência através do Waze.

Postos de combustível de emergência? O Waze diz-lhe onde estão


A partir da quinta-feira passada passou a ser possível saber, através do Waze, quais os postos de combustível de emergência (REPA e REPA-SOS). Em declarações à RTP, Gonçalo Ventura Martins, porta-voz da Waze, referiu que a ideia surgiu dentro da comunidade e da Vost.pt (Voluntários Digitais em Situação de Emergência), quando foi realizada a primeira greve, no passado mês de abril.

O que são os postos REPA e REPA SOS

REPA e REPA SOS são as siglas que definem a Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA). A diferença entre as duas siglas distingue os postos de abastecimento exclusivos para viaturas prioritárias ou de emergência, sendo estas classificadas como REPA SOS.

Postos de combustível de emergência? O Waze diz-lhe onde estão

Uma vez decretada a emergência energética, os postos de abastecimento classificados como REPA são obrigados por lei a estar identificados de forma visível. Os automobilistas podem abastecer até 15 litros.

Nos postos classificados como REPA SOS, apenas os veículos prioritários (polícia, bombeiros, Proteção Civil, entre outros) poderão abastecer e de forma ilimitada. Para ver a informação no Waze basta procurar por REPA e REPA SOS

Apenas 15 litros nos postos REPA

Como já é sabido, nos dias de paralisação apenas é permitindo atestar 15 litros nos postos REPA. No caso de viaturas prioritárias tal limitação não se aplica.

Cidadãos em geral (não prioritários)

  • Postos normais: ilimitado até esgotar ou até determinação do posto. Em situação de emergência energética, máximo de 25 litros.
  • Postos REPA: máximo de 15 litros por viatura.

O armazenamento de combustível tem um limite de dez litros por pessoa, sendo obrigatório possuir um recipiente adequado para o efeito.

Viaturas prioritárias

  • O abastecimento é ilimitado nos postos normais, REPA e REPA SOS.

Caso pretenda ver os postos de combustível de emergência REPA e REPA-SOS num mapa basta aceder aqui ou aqui. Pode também obter a lista de postos em PDF aqui.

Leia também…

Greve dos combustíveis: Já há um “Manual de Sobrevivência”

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Medo, drama, terror… Já encheram a dispensa de enlatados?

    Ainda somos muito Zé Povinho!

    1. Avatar de chicoesperto
      chicoesperto

      Deve estar a preparar para fazer uma viagem

      1. Avatar de jose
        jose

        Com o tamanho do nosso país é um drama enorme..

    2. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Atum e salsichas por aqui não faltam 😉

  2. Avatar de Joaquim Ze Povinho Já Tenho a Dispensa Cheia de Atum
    Joaquim Ze Povinho Já Tenho a Dispensa Cheia de Atum

    qual é a diferença de um posto REPA e um posto normal? capacidade de armazenamento maior no REPA?
    ou todos os postos vai ser REPA?

    1. Avatar de JOTAPA
      JOTAPA

      Num posto REPA, não é suposto esgotar o combustível.

      Serão repostos pelos “serviços mínimos”.

      1. Avatar de jose
        jose

        Num posto REPA o serviço minimo são 100%.

      2. Avatar de Paulo Pedroso
        Paulo Pedroso

        Galp Gago Coutinho posto REPA sem gasolina completamente e gasóleo a acabar…

        1. Avatar de JOTAPA
          JOTAPA

          Não sei o que se passa, pois que o que eu pensava que era, parece que não é:

          REPSOL Cidade Sol – Barreiro ~(Posto REPA) já não tem gasóleo…

  3. Avatar de Fred Rocha
    Fred Rocha

    Repa é também franja no Porto.

    “Cortei a repa porque me estava a fazer comichão nos olhos.”

  4. Avatar de informado
    informado

    tenho 2 carros electricos lol

    1. Avatar de António
      António

      Eu tenho três. Toma!!!