Huawei pode apresentar esta semana o Hongmeng OS

12 Comentários

A tecnológica chinesa Huawei poderá apresentar o seu sistema operativo próprio já durante esta semana. O Hongmeng OS, pode afigurar-se como uma alternativa ao Android da Google, mas não terá sido criado propriamente para o substituir. Agora, temos uma nova fonte a sugerir a sua apresentação muito em breve!

O Hongmeng OS é uma das figuras mais enigmáticas da atualidade tecnológica, mas o que trará de novo?

Huawei Android Google Hongmeng OS


De acordo com a peça avançada pelo Global Times, uma publicação detida pela máquina estatal chinesa, a Huawei está a ultimar os preparativos para a apresentação. Ainda assim, esta fonte deve ser interpretada com algum grau de ceticismo. Veja-se, por exemplo, a postura anterior da tecnológica, mais comedida.

Hongmeng OS, ou Harmony OS? O “plano B” da Huawei

A primeira nomenclatura é a mais profusa no seu país natal, a China. No entanto, para os mercados internacionais seria adotado um nome diferente, por exemplo, Harmony OS. Ainda assim, até à data não temos uma confirmação oficial neste sentido. Aqui, temos apenas vários relatos, alguns contraditórios.

Já, por outro lado, algo que tem sido constante é a indicação de agosto como mês da apresentação. Para esse fim, a Huawei deverá aproveitar o certame dedicado aos programadores, a conferência que arranca a 9 de agosto, em Dongguan, na China. Aí, rodeada de programadores, a tecnológica poderá fazer o anúncio.

O Hongmeng OS, mais do que um substituto para o Android da Google, pode ser o arquiteto do ecossistema Huawei. Isto é, aponta-se-lhe uma aplicação transversal a smartphones, computadores, bem como outros dispositivos IoT. Veja-se, a esse propósito, o relato anterior da Reuters.

Substituir o Android da Google?

Perante o reatar das relações comerciais entre os EUA e a China, este cenário não será o primário. Contudo, o Hongmeng OS apresentar-se-á como “plano B”, ou alternativa viável caso a necessidade assim o exija. Já perante este novo quadro internacional, mais benévolo, credita-se agora que o seu papel seja secundário.

Isto não quer dizer que a empresa desistirá dele, muito pelo contrário. Com aplicações variadas, o Hongmeng OS deverá figurar numa versão especial do Huawei Mate 30 Pro. O terminal, abdicará excecionalmente do Android da Google para dar a conhecer ao mundo as capacidades do Hongmeng OS.

Por fim, aponta-se ainda um preço de venda ao público extremamente competitivo para esta variante. Até ao momento, o valor estimado é de 2000 yuan, ou cerca de 288 dólares, cerca de 258 euros. Agora, resta saber se a Huawei tenciona efetivamente apresentar este seu sistema operativo ao público.

Leia mais…

Sistema operativo HongMengOS da Huawei será apresentado a 9 de agosto

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kan
    Kan

    achei o nome estranho.

    1. Avatar de O Homem da Motoserra
      O Homem da Motoserra

      Sim, é. Mas eles depois mudam o nome para o mercado internacional. Qualquer coisa como “viva México OS”, ou “No walls OS”. Uma coisa assim, naquela da amizada.

      1. Avatar de Fixo
        Fixo

        Primal OS. Quando não havia espaço nem tempo … nem Android.

  2. Avatar de David
    David

    O que saltou a vista foi… um Mate 30 com o Android que é supostamente gratuito… e o valor que custará usando o sistema da Huawei…
    Comparem o valor com.o Mate 20…

  3. Avatar de Antonio
    Antonio

    isto para os programadores vai ser bonito… desenvolver para iOS, Android OS, Hongkong OS… a segui vai ser Tuga OS… -.-

    1. Avatar de AJ
      AJ

      Já foi divulgado que este sistema operativo será compatível com todas as aplicações Android e todas as aplicações Web.

      1. Avatar de David
        David

        Se funcionar tão bem com a EMUI… Deve ser por isso que a OneUI mm o equipamento sendo mais lento vende imenso…

    2. Avatar de David
      David

      Relaxa… Os grandes não deixarão isso acontecer… Vê quantos já existiram e quantos vingaram!
      E até sistemas melhores…Pq será?
      Nem a MS, Meego, BBOS, etc etc…
      E não são teorias da conspiração… Basta olhar o mercado e como tudo está Estruturado…
      Vejam aos anos que andam nos Andromedas, Fuschias… Etc… Mas nada sai…
      O Android enquanto estiver a render…

      Antigamente eram os pagos para testar sistemas…hoje compramos dispositivos para testar os seus sistemas…e nunca funcionam de forma decente…e nunca ão de…

  4. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Fazem bem em ter um plano «B»…

  5. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco
    Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco

    Isto de plano b não tem nada.
    É mesmo para substituir o Android, caso a aceitação seja maciça.
    Eles não querem ser apanhados desprevenidos novamente… Vão arranjar maneira de ter toda a produção sob controlo.