Atirar objetos pela janela do carro pode dar multa até 300 euros

51 Comentários

Quem anda na estrada certamente já se apercebeu que a atitude de certos condutores não é a melhor. Além de uma má condução, de falta de respeito pela sinalização que se encontra na via de rodagem, há quem também não tenha respeito pelo meio ambiente.

Sabia que atirar objetos pela janela do carro pode dar multa que pode chegar aos 300 euros?


Multas para quem atirar objetos para o exterior do carro

De acordo com o Código da Estrada, atirar objetos pela janela para o exterior do veículo constitui uma multa. Segundo o artigo 79.º – Poluição do solo e do ar:

  • 1 – É proibido o trânsito de veículos a motor que emitam fumos ou gases em quantidade superior à fixada em regulamento ou que derramem óleo ou quaisquer outras substâncias.
  • 2 – É proibido ao condutor e passageiros atirar quaisquer objetos para o exterior do veículo.
  • 3 – Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.
  • 4 – Quem infringir o disposto no n.º 2 é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.

Atirar objetos pela janela do carro pode dar multa até 300 euros

Uma das situações mais comuns é o facto dos fumadores atirarem pela janela as beatas do cigarro. Há algum tempo, a GNR alertou tais incumpridores que os carros têm cinzeiros para depositar os cigarros e beatas.

Além do facto de ser proibido, o facto dos condutores atirarem lixo para a via de circulação e bermas pode causar acidentes e no caso dos cigarros pode até dar início a incêndios.

Leia também…

De férias em Portugal? Quem pode conduzir o carro com matrícula estrangeira?

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cosme
    Cosme

    Fosga-se! Atão a minha cumpanheira tem razon, estame sempre a lixar a mona pur atirar os sacos da batatas fritas y a lata de beer pur a janela afora. a murta é forte.

    1. Avatar de RM
      RM

      Vê lá se para a próxima não es tu a sair pela janela 🙂

    2. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      Atão e se eu acertar no caixote do lixo?!

      1. Avatar de Rambo
        Rambo

        Essa é uma boa questão…
        Repara que o objecto ao qual imprimiste uma força cinética, na sua progressão até ao caixote do lixo, sai do veiculo pela atmosfera, como tal, se está a sair do veiculo, estás a cometer uma transgressão, independentemente de teres boa pontaria ou não.

  2. Avatar de Filipe Rafael
    Filipe Rafael

    A mim já me aconteceu no trajeto para o trabalho ver condutores a jogar as beatas pela janela a fora!

    1. Avatar de Xnelox
      Xnelox

      Eu vejo pedestres a terem o mesmo comportamento

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Toda a gente que fuma, basicamente. São raríssimos os casos em que a pessoa se dá ao trabalho de dar meia dúzia de passos para apagar e colocar as beatas num recipiente apropriado.

  3. Avatar de Engenhocas
    Engenhocas

    Enquanto na Tuganlândia imperar a mentalidade do umbigo, vamos continuar enterrados na cauda da Europa, o lugar nos pertence de pleno direito e merecemos na sua totalidade! Enquanto não aprendemos a ter um verdadeiro sentido de comunidade a semelhante dos povos nórdicos, nunca iremos sair da cepa torta!

    1. Avatar de anon
      anon

      Ora nem mais. Por muitas leis que existirem, sem mudança na mentalidade, nada muda. Nem multas pesadas vão resolver nada.

    2. Avatar de PP
      PP

      Sem duvida. Achamo-nos muito bons, mas ainda temos muito para melhorar. E quando sao tomadas medidas para o feito as pessoas ainda se queixam!

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Lógico, ou ainda não entendes-te que isto é a caça ao dinheiro com justificações que o povo gosta ? Portugal deve ser um país sem problemas para se perderem nestas questiúnculas.
        Daqui a 2 ou 3 anos vamos ver o resultado do que andamos a semear. Vamos colher.

    3. Avatar de Rambo
      Rambo

      Ó Sr. Engenhocas, é melhor começar pelo básico em relação ao País …
      Quando um trabalhador desconta para o Estado quase 50% daquilo que ganha, alguma coisa está muito mal…
      Quando há pessoas a morrer de frio em Portugal, porque não têm dinheiro para se aquecerem, algo está mesmo muito mal, não acha ?
      É que a mentalidade dos Nórdicos não é a nossa, pelo menos lá cria-se riqueza, aqui aumentam-se os impostos e multas.
      Mas para o povo está tudo bem…
      O ultimo que feche a porta !

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        E isso justifica mandar lixo para o chão?

  4. Avatar de Woot!
    Woot!

    Digam isso ao atrasado mental que mandou uma beata pelo vidro do carro e me queimou o banco traseiro…

    1. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      Fonix! o gajo tinha pontaria!

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Foi à toa. Eu estava do lado esquerdo a passar e o marmelo atirou a beata e entrou para dentro do carro.

        1. Avatar de Rambo
          Rambo

          Para a próxima, fecha os vidros por questões de segurança.

    2. Avatar de Joao Pequeno
      Joao Pequeno

      Há muitos broncos/as neste país. Outro grupo de lobotomizados são aqueles com aquelas motas que fazem uma matracada.. de Noite acordam uma rua inteira

    3. Avatar de FAR
      FAR

      Isso faz-me pensar naqueles americanos que têm uma câmera no tablier a gravar tudo. Neste caso daria imenso jeito para responsabilizar o individuo em questão. Dá que pensar…

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Já pensei muito nisso só ainda não comprei pq me vou esquecendo e depois não tenho tempo pra instalar.

      2. Avatar de Rambo
        Rambo

        Essa filmagem não serve em tribunal.

  5. Avatar de Susana Santos
    Susana Santos

    Para limpar a porcaria que as pessoas com uma mente pequena como a tua fazem não é de certeza.

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    É uma boa medida, mas nem os sinais como o STOP são respeitados… quanto mais isto infelizmente.

  7. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Os polícias preferem multar os carros que estão paradinhos enquanto os donos foram trabalhar, da menos chatices.

    1. Avatar de Rambo
      Rambo

      Nunca ouviste a máxima: quero ser empregado do Estado para não fazer nada…
      Andamos a semear, chega a altura de colher.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Então estou a trabalhar no Ministério errado, só me dão trabalho…

  8. Avatar de Cesar
    Cesar

    “1 – É proibido o trânsito de veículos a motor que emitam fumos ou gases em quantidade superior à fixada em regulamento ou que derramem óleo ou quaisquer outras substâncias.” – Adorava ver os números sobre isto daqui a um ano.

    1. Avatar de anon
      anon

      A lei em Portugal não funciona. E quando funciona é só para alguns.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Vejamos: “Seria um absurdo uma interpretação literal da lei da 95”, quem disse foi o ministro Augusto Santos Silva, pergunto: mas então a Lei não é para ter interpretação literal ? Ou seja, já esta a dizer que não vai cumprir a Lei, mas pelo meio disse “que ia cumprir a Constituição”, porreiro pá… Quando esta gente tem estes comportamentos, futuro melhor em Portugal só em sonhos, o melhor mesmo é emigrar.

        1. Avatar de Rambo
          Rambo

          Já começaram a ir embora, porque Futuro aqui… só em sonhos.
          Aqui é sobreviver.

  9. Avatar de anon
    anon

    Palavra chave “pode”. Isso muda tudo. “Pode” não é igual ao “dá”.

  10. Avatar de anon
    anon

    Há quem diga que os varredores da rua iriam perder trabalho sem gente porca. Enfim

    1. Avatar de Rambo
      Rambo

      … ou seja, alguém está a contribuir para que haja trabalho.
      É como nas caixas de supermercado, há aquelas em que o cliente faz tudo, e as outras que têm lá uma pessoa a trabalhar, EU vou sempre a essas, gosto de pensar que com a minha atitude estou a contribuir para que aquele posto de trabalho se mantenha.

  11. Avatar de Abre os Olhos
    Abre os Olhos

    E que tal ser proíbido fumar no carro????
    É proíbido comer a conduzer, mas não é proíbido fumar.
    PALHAÇADA TOTAL!!!!

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Só me vem há memória as palavras da Mortágua “temos que ir buscar dinheiro onde o há”, esta gente é boa a meter as mãos nos bolsos dos outros, são Profissionais.

    2. Avatar de Rambo
      Rambo

      Qualquer dia tenho o Governo a dizer-me em que dias devo fazer sexo.
      Quem devo convidar para minha casa…
      Se a estupidez pagasse imposto… estaríamos um pouco mais ricos

  12. Avatar de Nobeata
    Nobeata

    A população ignorante que deita as beatas para o chão ou o lixo para o passeio nem percebe que também se estão a prejudicar a eles próprios, mas lá está, são ignorantes.
    Educar é caro, mas a ignorância é muito mais dispendiosa – Derek Bok

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Se instalassem cinzeiros nas ruas, se calhar não acontecia.

    2. Avatar de Rambo
      Rambo

      Tens toda a razão, quando foi anunciado a fim da crise, e o Governo continua a aumentar impostos, o trabalhador desconta quase 50% daquilo que ganha, vamos a eleições e vota nos mesmos, só pode ser ignorante mesmo.
      Em relação á educação. como deve saber isso não interessa, pois é mais fácil manipular pessoas que não a tenham.

  13. Avatar de Antonio
    Antonio

    O cidadão comum também pode reportar ao imt as infrações que verifica, tendo em atenção a data hora local dados do veículo e a infração praticada, todos podem contribuir para que se observe m as normas civicas

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Como? Existe algum canal online oficial?

  14. Avatar de Vasco
    Vasco

    Vão mas é inspeccionar os catalisadores dos automóveis movidos a diesel antes de se preocuparem com as beatas. Sei de boa fonte que na sua esmagadora maioria andam todos ilegais para renderem mais uma meia dúzia de CV’s, a emporcalhar a atmosfera. Depois preocupem-se com as beatas, coisa com que também concordo. Até la, não me atirem com poeira para os olhos.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Qualquer dia tenho o Governo a legislar a que dias posso fazer sexo… queres ver… já estivemos mais longe…

      1. Avatar de Rambo
        Rambo

        Ate já temos o Presidente da Assembleia a dizer a um deputado, que palavras não deve utilizar.
        Já estivemos mais longe…

    2. Avatar de Rambo
      Rambo

      Toda a gente sabe disso, não é novidade.

  15. Avatar de Diogo
    Diogo

    Multas muito leves, deviam ter o mesmo peso das da velocidade.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Deves ganhar bem, já agora se tens ordenado, dá-o todo ao governo, assim ficas com a consciência mais tranquila.
      Que eu saiba o ordenado mínimo no privado são 600€, no publico 625€, uma multa de 300€ é metade de um ordenado.

    2. Avatar de Rambo
      Rambo

      De tolos e de loucos, todos temos um pouco.
      Não sei se é a loucura ou a estupidez que impera em Portugal, é cada comentário…

  16. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    É só santinhos…

  17. Avatar de Ask Me
    Ask Me

    Acho muito bem e até deviam ser mais pesadas para ver se esses “porcos” aprendiam a ser limpos.