Tirou a carta de condução antes de 2013, saiba quando renovar

38 Comentários

A carta de condução é o documento que atesta, em Portugal, a aptidão de um cidadão para conduzir veículos a motor na via pública. O IMT é a entidade competente para a emissão das cartas de condução.

Se já é condutor, saiba quando tem de revalidar obrigatoriamente a sua carta de condução. Não se esqueça que deve proceder à renovação do título durante o prazo legal que a lei lhe concede – os seis meses que antecedem as idades obrigatórias e não antes desses 6 meses.

Tirou a carta de condução antes de 2013, saiba quando renovar


Quando revalidar a carta de condução?

A revalidação da carta de condução pode ser requerida nos seis meses que antecedem o termo de validade do título e deve ser revalidada de acordo com as idades abaixo indicadas, para as diferentes categorias de veículos, e independentemente da validade averbada no documento.

Idades para revalidação da carta de condução

Condutores do GRUPO I – condutores de veículos das categorias AM, A1, A2, A, B1, B e BE, Ciclomotores e Tratores Agrícola.

Tirou a carta de condução antes de 2013, saiba quando renovar

Em resumo, se tirou a carta de condução antes de 2 de janeiro de 2013 deve revalidá-la aos 50, 60, 65 e 70 anos.

Condutores do GRUPO II – condutores de veículos das categorias C1, C1E, C, CE, D1, D1E, D e DE, bem como os condutores das categorias B e BE que exerçam a condução de ambulâncias, de veículos de bombeiros, de transporte de doentes, de transporte escolar, de transporte coletivo de crianças e de automóveis ligeiros de passageiros de aluguer.

Tirou a carta de condução antes de 2013, saiba quando renovar

Atenção:

  • O título de condução não pode ser revalidada com mais de seis meses de antecedência.
  • Se deixar passar o prazo de revalidação está a cometer uma infração rodoviária ao conduzir com a carta de condução caducada. Após 2 anos e até ao limite de 5 anos,  sem que tenha revalidado a carta, terá de efetuar uma prova prática.
  • Se o título de condução não for revalidado no prazo de cinco anos, é cancelado. Os titulares de carta de condução cancelada consideram-se, para todos os efeitos legais, como não habilitados.

Leia também…

Portal das Contraordenações: Quantos pontos tem na carta de condução?

 

IMT

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Artur Antunes
    Artur Antunes

    Fantochada.
    Sou apenas condutor e não iria retirar qualquer compensação financeira, mas digo que uma ou duas manhãs de sábados de formação de actualização sobre o código da estrada, obrigatórias mas sem classificação para aprovação da renovação da carta seria altamente benéfico! A malta iria aprender coisas que nem nos passam pela cabeça. E há sempre coisas que também nos vão passando com os anos.

    Assim olhem… vamos continuar a circular na rotunda a tentar cumprir o código e ou levamos com carro daquele velhote em cima ou na melhor das hipóteses sai da rotunda a par connosco a ralhar que nem um desalmado.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Nas rotundas muita gente “faz-se” de burra…

      1. Avatar de Samuel
        Samuel

        Como um amigo me disse uma vez: “Nas rotundas é tudo ao molhe e fé em Deus”
        Se fosse todos condutores fazer o exame de condução mais de 80% reprovava ou seja menos 80% de automóveis e menos receitas para o estado. Eu vejo com cada coisa nas estradas que eu até fico assustado mas o mais comum é a falta de utilização de Piscas.

    2. Avatar de anon
      anon

      Todos os dias apanho com cada um que não sabe fazer rotundas. Resumindo e concluíndo, se formos seguir o código à risca, arriscamos a sofrer acidentes todos os dias. Triste.

    3. Avatar de Vilna
      Vilna

      Os mais idosos são um problema. Mas maior problema é mudar de faixa e via e nunca fazer pisca. Pode-se generalizar que a maioria desde novos a idosos muito raramente fazem. Isso é um grande problema.

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Eu diria mais, de tempos a tempos vemos o código da estrada ser alterado. Temos o exemplo das rotundas, em que, quando eu tirei a carta, quem entrasse na rotunda pela via mais à direita, poderia sair na primeira ou segunda saída. Entretanto, ha uns anos essa situação foi alterada, quem entra na rotunda pela via mais à direita é “obrigado” a sair na primeira saída. Ora… se não fossem alguns posts de facebook a falar sobre o assunto, eu nunca iria ter conhecimento de tal coisa. Ou seja, das duas uma, ou se criam aulas especiais para introduzir as novas regras a quem já tem carta ou então, no mínimo dos mínimos, criam uma brochura ou um flyer, uma treta qualquer para deixar no correio das pessoas a falar sobre as novas regras de transito.

      Como é que velhotes que mal sabem mexer no telemovel vão ter acesso a informação sobre alterações no código da estrada? Enfim… é apenas mais uma daquelas coisas na nossa sociedade onde quem “manda” percebe muito pouco daquilo que faz…

      1. Avatar de Pedro Pinto
        Pedro Pinto

        Por isso é que as seguradoras optam por dar 50/50 em acidentes nas rotundas…

        1. Avatar de jose
          jose

          Isso era antigamente era dúbio, hoje em dia só se fores burro aceitas 50% da culpa, eu sei fazer as rotundas e já evitei muito acidente por estar atento nas rotundas, mas caso bata faço valer a lei.

      2. Avatar de jose
        jose

        Pois, então significava que alterações ao código de trabalho, ao código penal e a outros códigos tinham de ter formação também, então e quando fosses para outro país, também terias nova formação.. Quem percebe pouco daquilo que faz és tu, cabe a cada um conhecer as leis de onde está, se eu vou para outro país ajusto-me aos limites de velocidade desse país, até me ajusto a não atirar lixo para o chão mesmo que sejam graínhas de uvas, cabe-nos a nós enquanto cidadões e membros de uma sociedade estarmos atentos e informados sobre o que nos rodeia.

      3. Avatar de Samuel
        Samuel

        Na altura que entrou em vigor a lei que define atualmente a forma como circular numa rotunda, os telejornais de todos os canais, incluindo a RTP1, passou essa informação durante vários dias utilizando uma animação para diferentes tipos de rotundas.
        E certamente, os jornais e mesmo as páginas de internet dos jornais possuíam e possuem essa informação.
        Agora a sociedade limita-se às redes sociais, que por vezes pessoas que de alguma idade que o único contacto que têm na internet é o facebook e pensam que aquilo tem tudo que necessitam de saber.

  2. Avatar de DIAS MOISÈS
    DIAS MOISÈS

    A partir dos 70 anos, até concordo que fosse obrigatório assistir a aulas de formação/atualização. Antes disso, aquilo que deveria ser feito era mais controlo sobre o alcool e excesso de velocidade. Nas rotundas não só são os velhotes que não cumprem as novas regras de trânsito, hà muita egnte nova que faz o mesmo ou pior.

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    Parabéns pela publicação. Útil. Verdadeiro serviço público.

    1. Avatar de jose
      jose

      Se tivesses estado atento nas aulas de código não dirias que esta informação é útil.

      1. Avatar de LR
        LR

        Se tivesses ficado calado, não dirias disparates. Quando tirei a carta, a renovação não era aos 50, era aos 65. E não, não sou assim tão velho, ainda não tive que renovar a carta.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Caro José, o amigo “LR” já lhe respondeu à letra.

        Sabe, tenho 40 anos (quase a fazer 41). E estive muito atento às aulas de código.
        Tenho carta desde 2000. Na minha carta está escrito que a categoria B é válida até 2043, portanto quando eu fizer 65 anos.

        Só que não! As regras entretanto mudaram e tenho que revalidar aos 50 anos!
        A DGV/IMT têm os meus contactos mas nunca me disseram nada. O que sei é pela comunicação social.
        É muito mais fácil (e prático) ver aqui a informação toda resumida do que andar a navegar nas páginas do imt-ip.pt (que por acaso agora até está mais fácil com o “IMT online”).

        Se, para si, a informação não é útil… passe à frente. Ignore.
        E sobretudo não perca tempo a deixar este tipo de comentários.
        Felicidades e saudinha é o que lhe desejo (porque o CRESCER, virá com o tempo).

        1. Avatar de Nuno Manuel Nogueira Afonso
          Nuno Manuel Nogueira Afonso

          +1

  4. Avatar de Carlos Fernando Xavier Campeão
    Carlos Fernando Xavier Campeão

    Sr.Artur Antunes, estou perfeitamente de acordo com o senhor, uma reciclagem sem custos mas obrigatório só
    trazia vantagens a muitos condutores, porque muitos apesar de serem ilucidados do mal que estão a fazer
    ainda nus mandão fu…

  5. Avatar de JLB
    JLB

    Boa tarde PPLWARE!
    Seria útil ter um “botão” para ser possível fazer um print dos vossos artigos.
    É possível fazer “Print…”, mas também faz o print da coluna da publicidade.
    Conseguem disponibilizar esta funcionaalidade?
    Por vezes constumo guardar estes vossos artigos em “pdf”, com a respectiva resalva da origem/autor do artigo.
    Obriagdo.

    1. Avatar de censo
      censo

      Abres o artigo no teu browser em modo de leitura e a publicidade desaparece. Imprimes. Simples.

      1. Avatar de JLB
        JLB

        Explica lá isso…
        Abres este site em modo de leitura ?
        https://pplware.sitedev.pt/informacao/carta-de-conducao-revalidar
        Explica lá como fazes isso no Chrome !!!

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      +1
      Apoio a ideia do amigo JLB.
      Eu também costumo guardar alguns dos artigos do PPLWARE em PDF através do Chrome.
      Sugiro ainda a possibilidade de clicar num botão e indicar o email para o artigo específico ser enviado para o email.

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Como saber os pontos para quem tem antiga carta cor-de-rosa? No site oficial não dá

    1. Avatar de joao
      joao

      pensava que era o unico que ainda tinha dessas cartas 🙂

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Não lhe sei responder a isso. Mas porque não tenta pedir uma 2ª via da sua carta já no formato/tamanho cartão multibanco? É mais prático para guardar na carteira.
      E suponho que transitará para a nova base de dados que poderá consultar pelo portal das contraordenações.

  7. Avatar de luis sirgado
    luis sirgado

    Velhos são os trapos, e peste branca já chega!! Fiquem sabendo que embora com setenta anos, e cinquenta de carta sem acidentes, posso dar me ao luxo de dizer que conduzo muito melhor do que muitos que ainda a pouco tiraram a fralda, mal conduzem, e pensam que são os Fitipaldis, ou Lewis Hamilton nas estradas nacionais. De facto, muitos deveriam andar de ovo estrelado as costas, não por um ano mas sim por meia duzia! Desde os jovens Fangios pelos vinte (que pensam ser os únicos na estrada) passando por toda as camadas etárias, há, e haverá sempre quem não cumpra as regras. Não são os velhos como dizem, são todos! Ou nunca viram um jovem ou uma senhora e circular numa rotunda pelo lado errado? O condutor português tem uma condução agressiva e uma falta de civismo considerável o que o torna um dos piores condutores da Europa. Com estes dois predicados a situação não deve melhorar,

  8. Avatar de RMMA
    RMMA

    A regra das rotundas é uma idiotice… Nas rotundas com duas faixas de entrada e saída, levar a sério muitas vezes implica que na entrada ficam em fila inúmeros carros à esquerda, quando a direita fica vazia, caso ninguém pretenda sair na 1ª à direita…

  9. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Para mim… depois dos 70 fechava a loja, desculpem lá qualquer coisinha mas uma pessoa com uma certa idade nem com formações lá vão… é reforma e siga…

  10. Avatar de Daniel Bastos
    Daniel Bastos

    Nao percebi uma coisa. Se por exemplo for fazer 50 anos de idade em 2020, tenho de renovar a carta categoria B, 6 meses antes da minha data de aniversario? Alguem consegue exclarecer melhor esse promenor?

    1. Avatar de LR
      LR

      Não, pode renovar durante os seis meses antes de fazer 50 anos. A data em que faz 50 anos é a data limite, e pode iniciar o processo até 6 meses antes

  11. Avatar de João Mavioso
    João Mavioso

    As seguradoras optam por 50/50 mas é para não terem que pagar nada!

  12. Avatar de João Mavioso
    João Mavioso

    O principio da não retrotividade da lei é usado como papel higiénico pelos legisladores. Então eu tenho um documento com uma validade e agora deixa de ser? Palhaçada.

  13. Avatar de Maria João
    Maria João

    Tenho 57 anos. Tirei a carta antes de 2013. A minha carta está válida até 22-04-2022. Devia ter renovado aos 50 ou devo renovar até essa data, que é qua do faço 60 anos?

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Há 7 anos ainda não existiam estas regras novas.
      Portanto para si a data de validade é 22/04/2022.
      Pode iniciar o processo 6 meses antes e é aconselhável que o faça pois vai precisar de ir a uma consulta médica para lhe ser passado o atestado.

      1. Avatar de j neves
        j neves

        Ola Paulo
        Tem a certeza que e assim. e que me parece que esta senhora ja anda a conduzir sem carta.
        O que me foi dito e que como nao se renovou 5 anos depois e como se nunca tivesse carta.
        Eu estou no estrangeiro vai para 15 anos e nunca ai voltei continuo a conduzir e nao renovei aos 50. Tenho 56 e dai uma escola de conducao disse-me que para todos os efeitos ja nao estou habilitado a conduzir, mas a minha carta expira 2028.
        Obrigado

      2. Avatar de j neves
        j neves

        Ja agora de quando ou que ano sao estas novas Leis.
        obrigado]

  14. Avatar de zekinha
    zekinha

    é só mamar!

  15. Avatar de José Costódio estrada dos Santos
    José Costódio estrada dos Santos

    Boa tarde Queria tirar a carta de condução saber os preços valores obrigado