Donald Trump quer reposição rápida das relações com a Huawei

30 Comentários

Foi durante uma reunião com os representantes das maiores tecnológicas dos EUA, entre as quais se contava a Google, que Donald Trump concordou com uma abordagem mais expedita face à reposição das relações comerciais com a fabricante Android sediada na China, a Huawei.

Assim, temos um consenso estabelecido dentro da esfera tecnológica, já favorável à Huawei.

EUA Donald Trump Huawei Android Google


A reunião do executivo norte-americano surge durante o clima de pacificação e retoma das relações comerciais com a Huawei. A fabricante Android havia sido colocada na lista negra do Departamento de Comércio dos EUA no último mês de maio. No entanto, agora dá-se uma total reconciliação.

Procura-se uma retoma das relações comerciais com a Huawei

Ainda que a anterior postura de Donald Trump já apontasse nesse sentido, agora vemos uma ênfase a ser colocada na sua aplicação prática. Isto é, passar das palavras às ações e dinamizar os processos administrativos, marcadamente morosos e com potencial danoso para algumas empresas.

Perante isto, os executivos de empresas como a Google pedem uma “resposta atempada nas decisões de atribuição de licenças comerciais à Huawei“. Fazem-no para que seja possível levantar as restrições comerciais, previamente aplicadas, logo que seja administrativamente possível.

De acordo com a Reuters, à supracitada reunião com Donald Trump compareceram executivos da Google, Western Digital, Intel, Broadcom, Cisco Systems, Qualcomm, Micron, entre outras. O consenso das tecnológicas era claro, desejando o retomar pleno das relações comerciais com a Huawei.

Da Google à Intel, o consenso das tecnológicas sediadas nos EUA

A reunião com Donald Trump ocorreu durante um período de incerteza. Veja-se que até ao momento ainda não é claro o futuro da fabricante Android em solo norte-americano. Aliás, essa temática terá ficado para segundo plano, com o tema mais urgente a serem os laços e pontes comerciais.

Em causa estava, portanto, a imprecisão do executivo dos EUA em clarificar a relação do país com a tecnológica sediada na China. Algo que estava a levantar vários sinais de alerta junto das principais empresas do setor, uma vez que qualquer clima de insegurança é adverso à boa atividade.

 

 

Recordamos ainda que a atual postura do executivo liderado por Donald Trump cautelosa. Mais concretamente, prometem conceder licenças comerciais à Huawei em áreas onde não exista uma ameaça para a segurança nacional dos EUA. Termos marcadamente vagos e imprecisos.

O retomar das relações com a fabricante Android

Com várias das empresas sediadas nos EUA a serem fornecedoras chave da Huawei, a pressão para a retoma é forte. Veja-se, por exemplo, a Micron que sentiu profundamente nas suas contas o bloqueio comercial imposto à Huawei. Aliás, a este exemplo juntam-se mais vozes e empresas.

Agora, o pó começa a assentar e vive-se um clima de retoma e entendimento. No entanto, a esta causa não abona o recente relato do Washington Post, já posto em circulação. O mesmo delatava as atividades comerciais da empresa no “Reino Eremita” apesar das sanções internacionais em vigência.

 

 

Recordamos ainda que os EUA acusam a Huawei de violar as sanções comerciais impostas ao Irão, além do furto de propriedade intelectual norte-americana. Contudo, até ao momento não foram apresentadas provas que permitam fundamentar tais alegações.

Por tudo o quanto foi acusada, à tecnológica chinesa só foram apontadas palavras. Perante tal facto, há já no tecido empresarial dos EUA um forte desejo de retoma. Algo a que Donald Trump foi sensível e acabou agora por colocar a tónica na agilização dos procedimentos administrativos necessários.

Por fim, na reunião com Donald Trump ter-se-á discutido também o futuro do 5G. O advento deste novo padrão de redes, intimamente ligado à Huawei, empresa líder no setor.

Leia mais…

 

Huawei afirma que o Harmony OS não é um substituto do Android

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FIlipe Mota
    FIlipe Mota

    O tiro saiu pela culatra. Já estão borradinhos.

    1. Avatar de Luís Martins
      Luís Martins

      Não é bem assim, o Trump como de costume é um puro imbecil, misturou tudo e deu no que deu,mas uma coisa é certa mesmo de forma trapalhona e aldrabão conseguiu o objectivo final que ers barrar o uso do 5G da Huawei nos EUA e por em causa a instalação do ,5G da Huawei em muito países . Trump não deveria ter feito as sanções ” à bruta baseado em mentiras” à Huaewei pois estamos a falar da China a super potencia que está a comprar a dívida americana e a comprar tecnologia americanas como os processadores Etc.
      É normal países como os EUA não aceitarem ficarem escravos de uma ditadura comunista é normal países como Portugal vender tudo em saldos a quem dê mais dinheiro seja ditadores, ladrões ou mesmo extra terrestres pois o povo Tuga adora votar nos maiores ladrões e corruptos deste desgraçado e falido país

      1. Avatar de FIlipe Mota
        FIlipe Mota

        O objectivo final era prejudicar a China.
        Todas as grandes empresas espiam, tudo que podem.
        O que o Trump conseguiu foi alertar a China. Esta por sua vez tem mão de obra e dinheiro para replicar a tecnologia das grandes marcas americanas. Assim que tenham sucesso, o monopólio americano termina, as empresas chinesas vendem mais barato logo as empresas americanas têm que baixar o preço e desvalorizam, para não falar no impacto económico nos EUA, tendo em conta que grande parte das empresas do top50 (mais ricas) são de tecnologia.

        A curto prazo os EUA permaneciam na mesma e a China era prejudicada. A longo prazo os EUA tramavam-se e a China crescia (ainda mais)

        Poderei ter dito uma outra barbaridade, sintam-se à vontade para corrigir.

        1. Avatar de PPPedro
          PPPedro

          Tenho a mesmo opinião que tu. A china vai apostar forte no desenvolvimento de IP e vai competir diretamente com empresas americanas.
          Daqui talvez a uma decada vao estar ao nivel das empresas americanas, mas a oferecer um produto mais económico

        2. Avatar de iFernando
          iFernando

          Não sejam tão inocentes.
          Imagina se a China deixava uma Cisco ou outra americana/europeia instalar a infra estrutura de comunicaçōes da China. Nem 5g nem 4g.

        3. Avatar de iFernando
          iFernando

          Não sejam tão inocentes.
          Imagina se a China deixava uma Cisco ou outra americana/europeia instalar a infra estrutura de comunicaçōes da China. Nem 5g nem 4g.

      2. Avatar de pauloj
        pauloj

        Sera ele ou tu?!
        O tipo é multimilionário e Presidente dos EUA e tu és quem???!!!…
        O único com ele no sítio para expor o maior perigo há economia mundial e a humanidade.
        o sr é quem?!!!!

        1. Avatar de JP
          JP

          pauloj,
          tanto quanto sei, ser multimilionário e até mesmo o presidente de um país, não blinda a personagem da imbecilidade. O Luís Martins é um participante nestes comentários, como qualquer de nós, num país com liberdade de expressão e expôs a sua opinião de forma educada, argumentaram e civilizada.

          1. Avatar de JP
            JP

            *argumentada

          2. Avatar de pauloj
            pauloj

            Desculpa-me mas os sintomas do sr Luis Martins são demasiado óbvios e como o de muitos ( fake news media inclusive ) sofre the TDS!

            “o Trump como de costume é um puro imbecil,” mas isto e expor a opinião de forma educada, argumentada e civilizada?!

            O mesmo se aplica quando ao tema imigração descontrolada e alguém refere que está errado.

            Aí sim aparece logo uma dúzia de imbecis (PC) a chamarem racistas a quem tem uma opinião diferente. Tb se chama a isto expor a opinião de forma educada, argumentada e civilizada?!

        2. Avatar de KommissarLohmann
          KommissarLohmann

          Como é que sabe se ele é multimilionário?? Ele não entrega sequer declarações de rendimentos ao fisco americano. O que se conhece dele é o record de falências que já abriu. Em segundo lugar, a imbecilidade do Trump é constantemente comprovada por todas as pessoas que trabalham com ele de perto e mais ainda pelos absurdos que saiem daquela boca. Um homem que desrespeito até o que há de mais sagrado para qual republicano: veteranos e heróis de guerra, como o McCaine e além disso ofende e goza em público com pessoas doentes e portadores de deficiências. Não merece nenhum respeito nem consideração, independentemente dos números da conta bancária ou do cargo que possa ocupar. O Sr. Luís Martins é quem? Desde logo alguém com um intelecto muito superior ao Trump, isso sem dúvida.

          1. Avatar de pauloj
            pauloj

            earth call:
            Gritar, violência, ofender e dizer palavrões não são argumentos!

            Deus tu procura-me ajuda psicológica pois demonstras ter elevadas tendências psicóticas devido ao teu TDS! sintoma “libtard”

            “heróis de guerra, como o McCaine ” hehehe,… HAHAHA,… a serio ou foi a fake news network que o disse?!

            Aconselho-te a ler “Donald Trump Biography Biography: How to survive a bankruptcy and be successful”

            Mais aconselho-te a identificares os inimigos da democracia os nazis:

            – Dave Rubin
            – Jordan Peterson
            – Candance Owens
            – Ben shappiro
            – Dennis Pager ( PagerU )
            – Andy NGO
            – Tucker carlson
            – and on and on,…

            E um novo mundo se abrirá, não tenhas medo da verdade.
            The truth will let you free!

  2. Avatar de rui
    rui

    as americanas são tecnológicas a chinesa é fabricante android, quando a menor parte do negócio não está relacionado com android, nem é ponto crítico no mesmo.

  3. Avatar de LFC
    LFC

    Ainda agora se descobriu que a Huawei mentiu e espiou as redes wifi na Coreia.
    https://www.youtube.com/watch?v=-By0QtiVqcw
    E esse Trump quer lá essa empresa a comercializar o 5G?

    LOL….

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Ou o teu inglês é muito mau ou não sei.. ninguém diz que a Huawei espionou redes wifi na coreia do norte há 10 anos. Dizem sim, que ajudou a criar uma rede que seria mais fácil de controlar pelo governo da Coreia. Não estou a dizer que não seja mau, claro que o é, mas tens que entender que a coreia do norte não tem um facebook, nem tinha conhecimento para desenvolver tal tecnologia há 10 anos atrás, portanto teriam de recorrer a ajuda externa. Quer gostes, quer não, governos a “espionar”, armazenar e controlar dados hoje em dia, é tão banal como beberes um café de manhã lol.

      1. Avatar de LFC
        LFC

        Helped to create…. Ladrão tanto é o que rouba como o que fica à porta…..

  4. Avatar de Gintoki Sakata
    Gintoki Sakata

    Aleluia, esse Trumpalhadas já deu com essa história. Espero que resolva o resto o mais rápido possível.

  5. Avatar de greego
    greego

    Reality show da América… Trumpalhadas

  6. Avatar de Jota
    Jota

    A única coisa que a Huawei tem que fazer é ir para a frente com o seu OS, sem olhar para trás!

  7. Avatar de Joao M.
    Joao M.

    Podemos dizer o que se quisere do homem mas ele lá leva avante o que quer… concorde-se ou não com o que ele quer.
    A Huawei é uma empresa Chinesa e sabemos que o PCP dá lá china controla as empresas – é obrigatório todas as empresas terem um representante do partido e com poder de decisão… enfim, cenas de paises democráticos.
    Por outro lado temos o Presidente dos EUA, que tem uma visão de que o que é americano é que é bom e tem de proteger as empresas americanas da concorrencia externa. Na sua essencia até entendo a posição dele, na execução é que começa a discussão. A China é muito agressiva na concorrencia que faz. Cá em Portugal, por exemplo, sofremos bastante com a concorrencia chinesa quando os nossos texteis foram completamente dizimados pela concorrencia chinesa do “barato”. Algumas empresas ainda se adaptaram e sobreviveram mas muitas outras foram à falência. A globalização é bom para o consumidor (concorrencia implica preços competitivos – as vezes) mas para quem investe e cria empresas, pode ser uma dor de cabeça.. para um governo é um problema demasiado complicado para se resolver com falinhas mansas e umas viagens de estado para tirar selfies.
    EUA, Russia, CHina, e a União europeia (com a sua disfunção erectil no que toca a se a sua opinião é ouvida pelos restantes) , são tipo um grupo de gajos que está no balneário a comparar tamanhos e a fazer bullying uns aos outros.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      “Podemos dizer o que se quisere do homem mas ele lá leva avante o que quer… concorde-se ou não com o que ele quer.”

      Linda frase! Já agora, o Hitler fazia o mesmo, levava sempre avante o que queria. É normalmente uma caracteristica muito vincada nos ditadores e psicopatas.

  8. Avatar de Fixo
    Fixo

    O título está mal enjarcado.
    As tecnológicas apoiaram a política de Trump em relação à Huawei – mas querem um processo de licenciamento rápido do que pode ser vendido à Huawei. E ficar a saber o que pode e o que não pode ser vendido.
    Trump concordou, da boca para fora, que o processo de licenciamento fosse rápido. Apenas isso.

    A continuação da história depende das negociações comerciais entre os EUA e a China que vão começar. Sendo certo que o que conta relativamente às Huawei são as redes e o 5G. Os telemóveis Android da Huawei, a que se está a dar tanta importância, são uma questão menor.

  9. Avatar de António Júlio Samorinha
    António Júlio Samorinha

    Isto é doidos não é?

  10. Avatar de João Coelho
    João Coelho

    Então parece que afinal a Huawei é que já não precisa da tecnologia EUA! Desde o princípio que eu assim pensava e o disse! Isto é um soco bem profundo no estômago dos EUA e forte morder de língua do seu presidente! É a vida! Vamos ver agora a resposta da China…

  11. Avatar de PTO
    PTO

    Este presidente americano além de completamente imbecil e imaturo também deve ser bipolar, sinceramente.

    1. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.
      Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.

      O que os americanos mereciam não era o Trump, mas sim um tira-selfies com o nosso, que gosta de tirar fotos com criminosos.
      Para a Rússia e para a China seria um sonho tornado realidade. Até têm sonhos eróticos com isto.
      Agora este Trump, é um osso duro de roer. Faz o que é preciso fazer e diz o que é preciso dizer, sem papas na língua… Que apareçam muitos. O meu voto é garantido…

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A guerra entre Trump e a Huawei nada tem a ver Com a rede 5g,mas sim com a queda acentuada da Apple americana…….. Lol

  13. Avatar de mico
    mico

    Podes falar muito, mas… és latino.
    A tus opinião nada vale e nao me interessa.
    Ass. Trumpes