Apple Watch salvou piloto de jetski de se afogar

36 Comentários

Os smartwatches e as smartbands estão na moda. Contudo, atualmente já se pede mais que contar passos ou calcular as calorias gastas. A Apple é a empresa que mais aposta neste dispositivo e os resultados estão à vista. São já muitos os casos de utilizadores a declarar que graças ao Apple Watch estão vivos. Agora foi mais um caso de um utilizador de um jetski que se salvou graças ao dispositivo SOS.

Segundo o que foi detalhado pelo site WBMM, um homem de Chicago acredita que foi graças ao seu Apple Watch que ainda está vivo.

Imagem Apple Watch com sistema SOS Emergência


Apple Watch salva homem de se afogar em acidente com jetski

A Apple introduziu no seu smartwatch um sistema que permite ao utilizador pedir ajuda. Assim, quando o utilizador efetua uma chamada no Modo SOS, o Apple Watch liga automaticamente ao número de emergência local. Nos Estados Unidos, é possível utilizar o Apple Watch com LTE usando, por isso, a rede de comunicações móvel.

Esta funcionalidade não depende do iPhone para estabelecer contactos. Nessa altura, mesmo que o utilizador não possa falar, o Apple Watch envia uma mensagem de texto com a sua localização. Vai mesmo ao ponto de atualizar a localização se esta mudar.

Phillip Esho disse que estava a navegar de jetski no Lago Michigan. Subitamente a embarcação virou e lançou-o à água.

Imagem Phillip Esho que diz que smartwatch o salvou de se afogar

 

Cobertura em tempo real do sistema SOS Emergência da Apple

O homem estava a pilotar o jetski quando se afastou da costa. A sua intenção era fotografar Chicago do horizonte. De repente, foi surpreendido por uma onda grande que capotou o jetski e o fez chocar contra si. Nesse momento de desnorte Phillip ainda tentou encontrar o seu iPhone, mas perdeu-se na água quando o veículo virou.

Nas proximidades, não haveria na altura ninguém que o pudesse auxiliar. As pessoas não o poderia ouvir ou ver dada a ondulação que se fazia sentir nesse momento. Foi então que Esho, que estava a usar o seu Apple Watch, se lembrou de solicitar ajuda.

O homem usou o recurso SOS Emergência para chegar aos serviços de emergência. No entanto, dentro de água com a agitação marítima, Phillip teve dificuldades em perceber se tinha efetivamente conseguido fazer a ligação. Contudo, momentos depois, viu um helicóptero e barcos da Polícia de Chicago e do Corpo de Bombeiros nas proximidades para o resgatar.

Considerando as ondas altas que o empurravam para baixo de água e ele não tinha forma de solicitar ajuda. Esho disse que não tinha certeza do que teria acontecido se ele não fosse capaz de usar o seu Apple Watch para ligar para o 911 (112 de Portugal) e pedir ajuda.

Sem o Apple Watch, Esho não tem certeza de como ele teria recebido ajuda.

Conforme temos assistido, são regulares os testemunhos que dão conta da utilidade do Apple Wath. Cada vez se percebe que a utilização da função ECG veio fazer a diferença, que os sensores de alerta de queda acidental, salvam vidas, que a monitorização cardíaca faz sentido e que as comunicações num dispositivo com tudo isto é realmente evolução tecnológica.

Veja aqui vários outros testemunhos:

Apple Watch volta a salvar uma vida e continua a ser um óptimo negócio para a Apple

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Pinto
    Tiago Pinto

    O apple watch ainda não deverá estar disponível via rede LTE da NOS (a não ser que hajam novidades que eu desconheço).

    https://forum.nos.pt/novidades-16/esim-ja-disponivel-na-nos-11717/index7.html

    1. Avatar de JJS
      JJS

      Pois… a mim também não me parece que esteja disponível.
      O que me dizem é que a Rede NOS não suporta ainda VoLTE, necessária à realização de chamadas de voz a partir do Apple Watch.
      Eu tenho um modelo Apple Watch 4 com LTE e quando tento adicionar um plano de dados na NOS diz-me que não está disponível.

  2. Avatar de Raposao
    Raposao

    Não se usa motos aquáticas em águas agitadas. Apple mais uma vez interferindo na seleção natural.

    1. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      tambem nao se mete o pé na água quando está bandeira vermelha.
      tambem nao se conduz sobre o efeito de alcool.
      tambem se pára sempre nos vermelhos.
      -.-

  3. Avatar de Dot
    Dot

    Grande Vítor, sempre com jeito para a publicidade.
    Por acaso, tenho a ligeira sensação (mas só ligeira) que nos EUA, por ano, muito mais pessoas são salvas por cães do que por o que vendes, mas não é tecnologia não é. Não merece um post.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      por isso é que o pplware é um site de tecnologia e não de animais! Se calhar é por isso que não vemos muitas notícias de cães a salvar pessoas! Talvez quando alguma for salva por um cão robô talvez seja notícia aqui. Admito que parece publicidade porque há outros relógios provavelmente tao
      Bons quanto o Apple Watch, e não vemos notícias deles aqui a mostrar como salvam vidas, mas não é com argumentos idiotas desse tipo que consegues passar a mensagem.

      1. Avatar de Dot
        Dot

        Então eu dou-te um argumento mais ao teu nível, de esperto.
        É um post puramente publicitário, mesmo não usando o mundo inteiro, mas “apenas” os EUA, do ponto de vista estatístico, é totalmente insignificante o número de “casos reportados”.
        Simplificando para tu perceberes bem, é totalmente estúpido tomar algo insignificante como um geand acontecimento, principalmente se na mesma “classe” de acontecimentos, há características com muito maior significância.
        Assim está melhor? Já percebeste porque é que não é notícia e sim publicidade?

        1. Avatar de Vítor M.

          Viva Dot. Sabes bem que não tem nada de publicidade, até fico espanto como engendraste tamanho esquema. Aliás, com esse rebuscado plano, fazes lembrar os terraplanistas, 😉 que quando não percebem, ou é publicidade, ou CGI ou burla. Estás igual meu caro. O assunto é relevante, foi muito bem explicado. Abraço.

          1. Avatar de Dot
            Dot

            Viva Vítor, podes, por exemplo, explica lá este pedaço de publicidade que escreveste: “Cada vez se percebe que a utilização da função ECG veio fazer a diferença”
            Onde é que mediste isto? Quais são os dados? Ou é só técnica de terraplanista de publicidade?

          2. Avatar de Vítor M.

            Claro que se estivesses dentro do assunto saberias, tal como a Apple referiu na última keynotes. Mas se não viste, não vais perceber (ainda está online no YT). 😉 Como te disse, sem argumentos, a tua opinião fica descalçada, tipo a cena que é o sol que roda em volta da Terra 😀 . Não faltam dados meu caro, sobre os números das vendas e da penetração do Apple Watch no mercado dos smartwatches.

            Abraço.

          3. Avatar de Rrrrrr
            Rrrrrr

            Dot, acho que estas apenas a destilar odio pela marca em vez de realmente ver as funcoes que realmente sao uteis ás pessoas em momentos que menos se espera. Nomeadamente o ECG, o sensor de quedas, o botao SOS. Nao se trata apenas de specs mas sim de funcionalidade. Existem muitas pessoas que usam este relogio por essas mesmas funcoes. Acho que constatar isso mesmo nao parece ser publicidade.
            Pessoalmente sei de casos de pessoas que o usam quando vao correr ou andar de bicicleta grandes distancias e nao levam telemovel. O relogio serve nao so para fazer o tracking do exercicio como para pedir ajuda ou fazer alguma chamada de urgencia.
            Conheco casos de pessoas idosas usarem o relogio porque os filhos quiseram, de maneira a que se por alguma eventualidade tenham alguma queda aparatosa inesperada, seja enviado um sinal de alerta.
            Tens de ver alem da marca.
            Estas features sao bem vindas, e podiam ate existir nos dispositivos da concorrencia.

        2. Avatar de just saying
          just saying

          quando se trata de vidas, nada é insignificante. Nem esse teu destilar de ódio atrás de um teclado. 😉

        3. Avatar de Pedro
          Pedro

          Percebo a tua necessidade de insultar…não é incomum em gente com fraca capacidade argumentativa! Da próxima vez, lê com atenção as coisas antes de responder, terias feito melhor figura, porque eu concordei com a tua afirmação de que era um post publicitário! Apenas discordei dos teus argumentos! Mas agora que vejo mais textos teus, começo a entender que não foi um acaso aquele teu primeiro comentário…tens mesmo dificuldades de expressão e pelos vistos de leitura também! Consegues perceber agora ? Estará mais ao teu nível este comentário? Nem usei palavras complicadas para conseguires perceber. Se for preciso vai ler outra vez o meu comentário, mas lê devagar para não te atrapalhares.

          1. Avatar de Dot
            Dot

            Insultar? Onde? Tu chamas os outros idiotas e és insultado?
            Dificuldade de leitura? Um tipo liga para as urgências e é uma grande notícia? Tu mesmo achas publicidade. O meu argumento é uma caricatura sobre o ridículo do argumento da publicidade. E eu é que tenho dificuldades…

          2. Avatar de Vítor M.

            Caros, não há necessidade de se agredirem. Parem lá com isso. Vejam as coisas do ponto de vista tecnológico e usem os gadgets.

            Cump.

            PS: Dot, é velho o adágio, quem semeia ventos, colhe tempestades.

    2. Avatar de jose
      jose

      Pena isso acontecer, da forma como tratam os animais desde a aneutasia dos mustangs às puppy mills, era povo que devia morrer.

      1. Avatar de ZéTó
        ZéTó

        Sem duvida!

  4. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    Hahaha tem de lhe fazer um desenho. Terraplanista só podia.

    1. Avatar de Vítor M.

      A questão é que o Dot, e outros como ele, podiam esquecer a clubite e falar de evolução tecnológica. Assunto que vale a pena debater e dar exemplos de sucesso para que as pessoas saibam o que existe. Depois, é igualmente interessante ver como estes pequenos gadgets podem ser fundamentais. E já o são na verdade. A Apple é um exemplo de como um mercado fértil, como a saúde, pode ser a aposta certa. E nós agradecemos 😉

      Além disso, como sabemos, as marcas vão umas atrás das outras e todas têm feito um fantástico trabalho no que toca a apps e dispositivos para a saúde e bem-estar.

  5. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Interessante o ponto de vista. Não foram os serviços de emergência que salvaram o piloto. Foi um relógio no pulso. Aqueles títulos sensionalistas.
    Quando ligo para o 112 pelo telemóvel posso dizer que o telemóvel salvou alguém, ou devo dizer que foram os médicos que socorreram?

    Menos fanatismo. Enquanto isso esta semana um carro novo ardeu devido a um iPhone em chamas e nao foi notícia aqui, e um outro na cama de uma criança também não foi notícia mas quando é a concorrência exatamente nós mesmos tipos de casos isolados e insignificantes é notícia.

    Moral da história, Apple watch salva vidas, médicos em risco de perder o emprego

    1. Avatar de Vítor M.

      Tudo é notícia, desde que seja tecnológica claro. O facto da tecnologia salvar pessoas, como foi o caso, parece que te incomodou, mas foi um facto. São muitos os casos e variados. Desde a utilização do ECG, que tem ajudado muitas pessoas, os sensores que detetam quedas acidentais, o facto de teres um Apple Watch com LTE e sistema SOS Emergência e outros recursos muito interessantes, ajudam a dar popularidade a este gadget. Algum mérito deve ter para ser desde que saiu o smartwatch mais vendido… mesmo tendo um preço alto. Acredito que não seja esse o motivo que te incomoda, mas sim ser Apple. Mas poderia ser outra qualquer marca, desde que fosse, claro. É essa a ideia, seja qual for a marca, interessa divulgar, quer tu, eu ou outra pessoa goste ou não.

      Abraço Filipe.

  6. Avatar de Caetano
    Caetano

    Ai é para fazer filmes ou séries de ficção?
    Isto vai num caminho tal que, veremos casos em tribunal contra as operadoras reclamando que a coisa não funcionou quando devia, ou para resolver casos passionais em que a coisa funcionou mais do que devia.!

  7. Avatar de Njag
    Njag

    Só gente revoltada por a sua Xiaomi Mi Band de 30€ não fazer o mesmo.
    Calma amigos por esse preço não podem ter tudo, mas também não me posso esquecer que a Mi Band faz uma coisa que o Apple Watch não faz que é medir o ritmo cardíaco a um papel.

    1. Avatar de LR
      LR

      Bem, se os comentários acima são um pouco absurdos, o teu é capaz de ganhar o primeiro prémio, só pela argumentação brilhante. Keep going.

  8. Avatar de Vitor
    Vitor

    Quando vi o titulo do artigo até pensei que o Apple Watch se tinha “transformado” numa boia…ou braçadeiras insufléveis! rsrs

  9. Avatar de Vitor
    Vitor

    *insufláveis

  10. Avatar de Sílvio Pinto
    Sílvio Pinto

    oh apple fan, aceita lá os meus comentários…

    1. Avatar de Sílvio Pinto
      Sílvio Pinto

      Obrigado Vitó <3

  11. Avatar de Luciano dos Santos
    Luciano dos Santos

    Gostei dessa tecnologia, gostaria de possuir um,

  12. Avatar de John
    John

    O sistema SoS (112) funciona em qualquer rede. Até funciona sem cartão.

    1. Avatar de Dot
      Dot

      Então é Apple. Só a Apple para por o sistema SoS a funcionar.
      Já se lembraram de falar com a Apple para meter o siresp a funcionar?!
      Era ver bombeiros com o relógio “inteligente” da Apple a combater incêndios. Até iam mais motivados, porque qualquer coisinha e o relógio está lá para salvar. O que achas Vítor M.?

      1. Avatar de Vítor M.

        Caríssimo, era até interessante divagar contigo sobre este assunto, mas não ias perceber. Primeiro porque já percebemos que não dominas o tema, segundo porque não ias perceber as tecnologias porque desconheces o produto. É como estar a falar para um terraplanista, tu e ele têm a mesma visão. O que não permite uma conversa normal.

        Abraço.

        1. Avatar de Dot
          Dot

          Eu sou da área de tecnológica (já vai para muitos anos) , não sou da área de gestão.
          Portanto verás que consigo perceber o mais eloquente argumento/explicação que tu tenhas para dar.
          Tens é de ter algum, porque argumentos como ” a Apple referiu na última keynotes.” é para rir.
          Epa, tecnologia, não keynotes, isso é para a “área de gestão”.
          A Opel já ao tempo que tem um sistema (com subscrição) que permite entre outras coisas, que em caso de acidente tu nem tenhas de ligar para lado nenhum, podes até estar inconsciente, o próprio sistema envia pedido de ajuda com dados como a tua localização. Já tem anos isso. Em 2017 até escreveste sobre o sistema ve la tu, portanto, quando é que escreves quantas vidas salvaram os carros Opel? Mas faz um TITALU dos que só tu sabes fazer, tipo : “Opel, a ex nazi que salva vidas” , ou melhor, “Opel a salvar vidas desde a grande guerra”
          Aproveitas e fazes a publicidade à apple, dizes que já emparelha com o telemóvel maravilha, que por sua vez está emparelhado com o relógio salvador de vidas.
          Bolas, com esta “combinação” até me sinto imortal…
          P.S: Venha de lá tais divagações, a única parte que tenho muitas dificuldades em seguir são keynotes, porque são basicamente palha.

        2. Avatar de Dot
          Dot

          E não percebo a insistência em falares do “terraplanista”.
          Porque é que a terra tem a forma esférica e não a forma de donut?
          Sabes? Dá a tua melhor explicação do assunto, visto que gostas tanto. Estou extremamente curioso.

        3. Avatar de Dot
          Dot

          E não percebo a insistência em falares do “terraplanista”.
          Porque é que a terra tem a forma esférica e não a forma de donut?
          Sabes? Dá a tua melhor explicação do assunto, visto que gostas tanto. Estou extremamente curioso.