Bitcoin em forte queda depois de ataque de Trump no Twitter

30 Comentários

As criptomoedas estiveram recentemente na agenda de Donald Trump. Mais concretamente, tanto o Bitcoin como a Libra do Facebook foram o tema de uma série de publicações no Twitter em torno desta temática. A tónica foi colocada na volatilidade, bem como na necessidade de regulação estatal.

tweet foi rapidamente propagado e as suas repercussões já se fazem sentir no valor do Bitcoin.

Libra do Facebook Bitcoin criptomoedas


Assim, tendo em conta a crescente atenção dada aos planos de Mark Zuckerberg para lançar a sua Libra, os reguladores norte-americanos querem escrutinar estes planos. Veja-se que esta empresa está constantemente na agenda das mais variadas entidades, sobretudo nestes últimos dias.

O “medo” da regulação provocou queda do Bitcoin

Com efeito, registou-se uma quebra superior a 10% durante o último fim de semana no valor do Bitcoin. A mais paradigmática das criptomoedas foi afetada pela onda a desconfiança por parte dos agentes estatais. No entanto, a “culpa” não foi propriamente do Bitcoin, mas sim da Libra do Facebook.

Ainda assim, cumpre precisar a quebra de 11.1% sentida no valor do Bitcoin, entre a última sexta-feira e esta segunda. Aliás, só no último domingo a quebra foi de 10,4%, um rombo significativo, sendo o segundo maior do ano. São consequências severas para uma série de tweets de Donald Trump.

 

 

O presidente norte-americano expressou os temores sentidos por vários outros atores, sobretudo dentro do setor financeiro. À medida que os legisladores e reguladores de todo o mundo lançam um apelo ao escrutínio das criptomoedas, coube a Trump lançar o alerta no seu meio favorito, o Twitter.

A Libra do Facebook arrastou o Bitcoin

Com a Libra do Facebook em mente, Trump criticou a própria essência das criptomoedas (que não são dinheiro e cujo valor é altamente volátil e baseado em fumo). Associou ainda a sua natureza e utilização ao fomento de atividades ilícitas da mais variada espécie.

Assim, sente-se cada vez mais a necessidade de regular as criptomoedas. Sobretudo com a Libra do Facebook já no horizonte. Algo que levantou imediatamente receios quanto à privacidade de todo o sistema, uma vez que esta empresa tem um dos piores históricos neste quesito.

 

 

Trump afirma que se o Facebook se quiser tornar num banco terá de se sujeitar à regulação geral do setor. Ora, caso tal se aplique à Libra do Facebook, o mesmo deverá suceder às demais criptomoedas, incluindo a original, o Bitcoin. Está assim completo o círculo de “medo” em torno do escrutínio.

As criptomoedas e o receio do escrutínio estatal

Ainda que inicialmente as declarações de Trump tenham sido descartadas como piada, as consequências estão agora à vista. Ao expressar preocupações que transcendem largamente as suas, a queda no valor do Bitcoin foi um reflexo imediato disso mesmo.

Entretanto, o setor das criptomoedas já não pode ser ignorado. Não quando uma das maiores empresas do mundo quer lançar a sua própria moeda num projeto colossal. A Libra do Facebook pode vir a redefinir (ou acabar) com o setor. Aqui, tudo dependerá da vontade dos governos de todo o mundo.

 

 

Frisamos ainda que o valor do Bitcoin disparou cerca de 55% quando se ficaram a conhecer os contornos da Libra do Facebook no mês passado. O projeto animaria todo o setor com o pico a sentir-se durante o dia 18 de junho.

Atualmente a Libra do Facebook está a ser analisada pelos EUA, pelo Japão, bem como o Banco Central Europeu.

Leia mais…

Facebook acaba de ser multado em 5 mil milhões de dólares nos EUA

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Tenho vindo aqui a dizer que não faz sentido haver uma moeda sem controlo central. O que muitos advogam como a sua maior virtude é na realidade a sua maior fraqueza. Era bonito como ela responderia a uma crise.

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      a Bitcoin e as outras criptomoedas é a resposta da sociedade á inresponsabilidade dos Bancos Centrais e Políticos.

  2. Avatar de Bitcoin
    Bitcoin

    Sérgio, vai ver porque é que existem crises 🙂

  3. Avatar de paulo
    paulo

    numa crise ia subir como o ouro!

  4. Avatar de paulo
    paulo

    controlo do banco central????? amigo ja não existe lastro na moeda fiduciária. o dólar desde que perdeu o lastro do ouro perdeu 96% do seu valor ! sem querer ofender acho que ainda não estudaste a proposta do bitcoin vejo muita gente a falar mal do BTC e ainda nem sabem como funciona falam mal so porque os outros estao dentro a ganhar , mas nem é esse o proposito do btc (invewstimento)!

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Ou seja, a anarquia é a solução. Nada de governos. Cada um por si.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Não digo que anarquia seja solução mas o actual também precisa de muita mudança, só que agora apenas alguns fazem o que querem, o resto do povo é isso mesmo, povo

  5. Avatar de Ficolixado
    Ficolixado

    Eu pessoalmente adoro esta volatidade. Na realidade é o que faz ganhar dinheiro. Caso contrário a bolsa seria o caminho.
    Perder?!!! Só pra quem não gosta de esperar.

  6. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Continua Trump a ver se o Facebook desiste da ideia da sua propria moeda.
    O Facebook a controlar uma moeda só ia dar em m***a!

  7. Avatar de paulo
    paulo

    Já agora o titulo do post nao é verdade, o comentário do trump não mudou nada do mercado! ja que ele já estava em queda ou correcção depois de subir dos 3.2k para 14k nem se pode chamar queda!
    mas sei que so olharam o preco do btc com o tweet do trump !
    foi tipo aquela noticia que o btc so subiu por causa do faceboock anunciar a libra, as redes social é que comandam as ovelhas !

    1. Avatar de Marques
      Marques

      Aqui é que está a realidade. Não há qualquer relação entre Libra, Trump e BTC. O mercado simplesmente está em correção da subida parabólica que teve.

    2. Avatar de BA
      BA

      @Paulo, exatamente já se encontrava em queda anteriormente. Essa queda no meu ver tem por base 2 fatores:
      1 – Correção do valor após a subida de 300% em 2 meses
      2 – Uma exchange em Tokio (grande impulsionador de crypto) foi hackada e roubaram $32M de cryptos. O que ja aconteceu por duas vezes este ano

      O ponto 2 é algo que faz sempre os mercados tremerem, pois acentua a desconfiança na segurança envolvida no merda de crypto como um todo. O mesmo acontece num assalto a um banco, se o banco é assaltado os clientes que têm dinheiro nesse banco têm tendencia em tirá-lo de lá. Nestes casos de exchange de crypto os clientes por norma vendem os portfolios o mais rapido possivel para fazer cashout, estas vendas “puxam” o mercado para baixo.

  8. Avatar de Carlos Oliveira
    Carlos Oliveira

    Penso que se diga uma bitcoin. Uma criptomoeda, uma “moeda”, uma unidade de bitcoin e não um.
    Corrijam-me se estiver errado.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      O que dizes faz todo o sentido mas seguindo essa lógica dir-se-ia duas euros.

  9. Avatar de mlopes
    mlopes

    “and based on thin air”, sim porque depois de os mesmo estados unidos pela mão do “famoso” nixon terem jogado o acordo de bretton woods às urtigas a moeda atual de qualquer estado do mundo é baseada o quê para além de thin air(?) confiança(?) e confiança é o quê mais do que thin air(?)

  10. Avatar de Antonio
    Antonio

    Haja volatilidade no BTC.
    Só e pena que a alavancagem nos Brokers seja baixa, senão era uma mina de ouro para o meu EA/Expert Advisor.

    1. Avatar de Alexandre
  11. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    “Moeda é o meio pelo qual são efectuadas as transacções monetárias. É todo activo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social” Esta é a definição de moeda. Por agora as criptomoedas estão mais perto de títulos que moedas.

    1. Avatar de Joaquim Alcobia
      Joaquim Alcobia

      Falta dizer que uma das funções da moeda é a reserva de valor:
      “A moeda pode ser utilizada para acumulação de poder aquisitivo, a usar no futuro. Assim, tem subjacente o pressuposto de que um encaixe monetário pode ser utilizado no futuro.”
      Não havendo garantia de valor futuro (porque não tem regulação, só lei da oferta/procura), falha aqui como moeda.

      1. Avatar de Nuno José Almeida
        Nuno José Almeida

        Não quis estar a complicar com as funções mas sem dúvida pertinente até mais que o meu comentário.

  12. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Lol tráfico de droga..
    Com que pagam sem haver criptomoedas? será melhor desistir com o dinheiro dito “real”?

  13. Avatar de CarlitosM
    CarlitosM

    Passados 10 anos ainda continuam os profetas da desgraça a malhar no bitcoin… desde o 1º ano que andam nisso. Boa sorte! Os caes ladram e a caravana passa!

    1. Avatar de Marques
      Marques

      Quantos anos forem precisos para as pessoas começarem a usar bancos e cartões de débito? Mudança demora tempo. Não é de um dia para o outro que se implementa um novo sistema monetário.

  14. Avatar de José Pedro
    José Pedro

    Eu acho excelente. A Bitcoin a entrar nas promessas eleitorais. É comprar antes que seja tarde!

  15. Avatar de nop90
    nop90

    Sou fã de cryptocurrency, mas não sou cego. A Bitcoin está na mão de meia dúzia de chineses, assim que desligarem as máquinas com poderosos ASIC quem mantém a bitcoin? eu tu e nós com PCs caseiros? sim, foi assim que nasceu, mas na época não era necessário tanto poder de processamento.
    Apostem tudo numa unica criptomoeda e depois queixem-se.

    1. Avatar de Joaquim Alcobia
      Joaquim Alcobia

      ..e além disso ainda há outra questão relevante: O que é que depois os chineses vão fazer com todo o poder de computação instalado?

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Vão montar um museu para irem la visitar, e conhecer o funcionamento de como foi a bitc, já que existe muita gente como muitos aqui disseram e bem, que falam e julgam , mas se lhes perguntarmos o que é a btc, enrrolam…..

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Posso estar enganado, mas penso que se os chineses e todos os mineradores fortes desligarem as máquinas, a complexidade de gerar o próximo bloco (halving) desce, permitindo menor esforço.
      bsicamente se fossemos meia dúzia a minerar até o portátil servia, o que hoje é impossivel pois poucos são os que desligam..

      quando forem todas geradas, vais receber recompensa por sustentar a rede, sendo o processamento e gasto energético mais baixo

      1. Avatar de paulo
        paulo

        até serem todas mineradas vai haver muitos halving´s se o btc chegar a esse ponto o valor dele vai ser astronómico ou seja uma moeda adoptada ou usada para reserva de valor !
        quanto ás maquinas desligadas o algoritmo do bitcoin ajusta a dificuldade para o hashrate que existe na rede, para tornar sempre os blocos gerados na media dos 10 minutos!

    3. Avatar de paulo
      paulo

      achas que essa gente investe furtunas só no momento!
      eles sabem que existe grande potencial nas crypto!
      isto e gente que investe centenas de milhoes e nao tem intecoes de desligar para prejudicar a rede pois la esta o seu investimento (visionarios da tecnologia)
      nao é só mais um tiro no escuro!

      o Bitcoin tecnicamente é muito complexo para se ecplicar num simples post! acreditem tudo na rede esta pensado ate ao promenos nao foi a toa que saiu de 0 para 20000 dllrs