Smart será a primeira marca a fazer a transição completa para os elétricos

57 Comentários

A chegada dos carros elétricos veio trazer novos paradigmas para as marcas automóveis. Estas que sempre assentaram os seus modelos de negócio nos motores de combustão, agora querem mudar.

A transição parece estar a acontecer e uma nova promessa chegou. A Smart poderá ser a primeira marca a fazer a transição completa para os motores elétricos, abandonando os motores de combustão.

Smart elétricos carros Daimler AG transição


Há já alguns anos que a Smart tem propostas de carros elétricos. Eram até agora apenas alguns modelos e a oferta era limitada. Claro que o crescente interesse dos consumidores nesta nova tecnologia veio reforçar também o interesse das marcas.

Smart vai fazer a transição completa para elétricos

Esta empresa do grupo Daimler AG quer agora mudar a sua posição de forma radical. Está a propor a si mesma abandonar os motores de combustão e passar a oferecer apenas propostas baseadas em elétricos. Será um passo importante, mas que colocará a marca numa posição de destaque.

Este passo de migração deverá ser dado já em 2020.

Smart elétricos carros Daimler AG transição

Apesar desta sua vontade, a Smart está, na verdade, a atrasar este processo. Já em 2018 se tinha proposto fazer a mudança durante 2019, mas tal não foi possível. Assim, move para 2020 a sua vontade de migrar de forma completa para esta nova tecnologia.

Os carros elétricos fazem disparar os preços de fabricação

Algo que se sabe é que a produção terá de ser totalmente repensada. Os custos de produção destes carros elétricos são mais elevados, o que vai encarecer o seu preço final. A marca tem já alguns planos, sendo o mais importante a migração da produção para a China, por ter custos mais reduzidos.

A Daimler AG e a Smart mostram assim o caminho que outras marcas devem seguir. Se neste caso será simples pela dimensão reduzida da sua oferta, outras têm muito trabalho pela sua frente.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Maria
    Maria

    um smart elětrico?
    Será um must have.

    1. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Must-have

        1. Avatar de zeBeGod
          zeBeGod

          must-ache

    2. Avatar de Nonnus
      Nonnus

      Onde é que tem andado? Já existem Smart´s eléctricos a alguns anos. Aqui a noticia é que vai ser a primeira marca abandonar os motores a combustão passando a serem todos os modelos equipados com motores eléctricos

  2. Avatar de Rui
    Rui

    So falam de electricos mas como fazem para ir de ferias o pessoal do porto como fazem dormen pelo caminho ?

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Ainda mais o Smart, o carro ideal para ir de férias com a família

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Lugar da sogra a bombar!!

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          leva uma famila de 7 mais 2 malas de viagem para cada um. Com jeitinho ainda leva uma caravana para quem gostar de campismo.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Carga rápida. Carregam 80% da bateria em menos de 20 minutos.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Já viste o preço disso?

        1. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          Já viste os preços dos combustíveis?

    3. Avatar de Louro
      Louro

      Se for do Porto é complicado, se for de Elvas já nao haverá problema…

      É com cada um… se quiser ir de férias certamente que nao será num smart, seja ele eletrico ou nao.

    4. Avatar de Zas
      Zas

      Fiquem no porto

  3. Avatar de pedro
    pedro

    asneira … deviam manter 1 motor de combustão como alternativa !!!!

  4. Avatar de Tiago S.
    Tiago S.

    Primeiro que tudo melhorem a autonomia atroz do F2. Mesmo em circuito urbano, meia dúzia de voltas numa grande cidade vai-se logo a bateria (140kms de autonomia anunciada)

  5. Avatar de FT
    FT

    Sou utilizador à 6 meses, inicialmente à força, de um Smart ForFour EQ.
    Devo admitir que o carro me conquistou e o ser eléctrico, embora careça de maior atenção à carga, não me restringe o dia a dia. Os 100km a 130km de autonomia são mais que suficientes para as rotinas diárias.
    Óbvio que não pode ser o único carro do agregado familiar.
    A ver se no futuro utilizo outras alternativas no mercado dos eléctricos.

    Não acredito que os eléctricos, neste formato a baterias, sejam o futuro. Mas é um bom passo intermédio.

    1. Avatar de anon
      anon

      Ou seja é um carro para dar umas voltinhas, não server para mais nada. Para andar menos que isso por dia pode passar bem sem o carro. Enorme tiro no pé.

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Essas voltinhas são 90% das viagens que as pessoas fazem… se tiver a oportunidade de carregar o carro todos os dias 100km as voltinhas seriam maiores… 500km por semana, faça as contas à gasolina.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        “Para andar menos que isso por dia pode passar bem sem o carro”.
        Ou seja uma carro só tem utilidade se uma pessoa andar pelo menos 100km por dia? Já agora qual é a % de pessoas que faz mais de 250 mil KM por ano (100KM por dia)?

        Smart sempre foi carro para dar umas voltinhas. É esse o conceito de carro urbano.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          … 25 mil KM por ano.

        2. Avatar de anon
          anon

          Um carro urbano para andar só dentro da cidade não faz sentido e vai contra todas as propostas para melhorar o meio ambiente.

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Quando tiveres filhos mudarás de conversa.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Se objectivo dos ditos urbanos é fazer muitos KM’s (minimo 100KM/dia) e longas viagens, então não faz sentido comprar algo melhor que um Toyota IQ ou um Smart.

            E não esquecer as aceleras electricas que só possuem autonomia para 80km, Alguem que precise de fazer 100 ou 200km por dia também nao serve.

          3. Avatar de anon
            anon

            Quase nenhum elétrico atual serve para longas distancias. E os que servem são demasiado caros. Quem tem dinheiro para um carro elétrico atualmente, de certeza não está preocupado com o dinheiro que gastaria se tivesse um à combustão. Até porque muitos trocam carros passados 5 ou 10 anos.

          4. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Portanto vai-se comprar um Smart a combustão, onde só podem viajar 2 pessoas sem bagagem com o objectivo de fazer viagens longas.

          5. Avatar de Ruy Acquaviva
            Ruy Acquaviva

            Seu raciocínio é invertido. Muitas pessoas usam carros grandes, com capacidade para longas viagens e vários passageiros, na cidade. De fato a maior parte das viagens dos carros convencionais são em circuito urbano, sendo as viagens longas a minoria de sua utilização. O conceito de carro urbano é substituir esses carros que já estão em uso por carros menores, com menor consumo de combustível e ocupação de espaço. Não se trata de substituir o transporte coletivo, este sim o mais racional em uso urbano, pelo carro urbano e sim substituir os carros grandes que já estão em uso urbano, por um modelo mais racional. Claro que isso precisa ser feito em um contexto onde o transporte coletivo é priorizado e incentivado pois o carro urbano sozinho não resolve nada.

      3. Avatar de FT
        FT

        Será sempre difícil que apenas um carro corresponda a todas as necessidades do utilizador.
        Por vezes gostaríamos de ter um descapotável, outras vezes um jipe e outras uma carrinha de transportes.

        O eléctrico, para já e na minha opinião, ainda é um carro desse género. Só irá servir um nicho de pessoas em que as limitações do carro não “chateiam”.

        Estes pequenos eléctricos, sejam que marca forem, com autonomias de 100km a 150km serão sempre excelentes escolhas para cidade, deslocação para o trabalho, para levar os miúdos à escola, para fazer recados, etc…

        Por isso mesmo é que não pode ser o único carro do agregado familiar!

  6. Avatar de LA
    LA

    Vai ser um tiro no pé. Quem não tem garagem, ou postos de carregamento ao pé da casa, como carrega o carro? Ainda não existem infraestruturas suficientes, para fazer já está transição. Pelo mesmo cá em Portugal.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Quem nao tiver nao compra,.
      Se formos a ver os carros desportivos nao servem para nada porque quem morar no monte nao pode o conduzir em caminhos com buracos, pedras e lama

      1. Avatar de anon
        anon

        Quem ganha é a China.

    2. Avatar de anon
      anon

      E vai continuar assim por muito tempo. Pelo menos nas grandes cidades.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Engracado que é nas grande cidades que se vendem mais carros electricos.

        1. Avatar de anon
          anon

          E quem compra os ditos carros? Eu conheço vários sítios onde vivem pessoas com dinheiro e ainda não vi nenhum carro elétrico estacionado à porta. Conclusão?

          1. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            Provavelmente essas pessoas com dinheiro têm garagem, não deixam os carros à porta.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Depende de onde vives e o que consideras ” pessoas com dinheiro” na empresa onde trabalho temos 4 carros electricos e nem é grande cidade.

            Mas é um facto que os carros electricos sao mais populares nas cidades.

            Em Londres carros electricos é ao pontapé e a muitas das pessoas que conheco já estao a instalar carregadores em casa/garagem e vao comprar electricos no espaco max de 2 anos.

  7. Avatar de Realista
    Realista

    Por isso é que os F2 andam a desaparecer das estradas…

  8. Avatar de João Coelho
    João Coelho

    O carro elétrico está prestes a chegar em força! Finalmente vamos ter muitas e boas opções, para além da marca americana de que se fala todos os dias! Próxima estação, trocar a bateria por células fotovoltaicas! Essa será a via para a autonomia que precisamos! E não as baterias!

    1. Avatar de anon
      anon

      Estes carros com células fotovoltaicas devem ter uns impostos bem grandes, imagino.

    2. Avatar de Micaela
      Micaela

      As celulas fotovoltaicas servem para acumular energia nas baterias, que por sua vez alimentam os motores elétricos. Sem baterias o carro não anda, pq a potência gerada dos painéis fotovoltaicos é muito pequena, menos de 250 W e qq motor elétrico tem pelo menos 50 000 W, ou seja 50KW

  9. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    A Smart só vai ser electrifica porque a construtora Chinesa “Geely” comprou 50% à Daimler. E como muitos não sabem, os Chineses estão a produzir em força carros/autocarros/camiões/motos eléctricos… e sendo o Smart um carro pequeno é ideal para o mercado deles. Claro está vão fazer o Smart 100% electrifico, e a Daimler aproveita a tecnologia, quem sabe para implementar nos seus Mercedes num futuro próximo.
    As construtoras Europeias estão a dormir com os eléctricos, vamos ver é se não morrem durante o sono, enquanto os Chineses e os Americanos levam anos de avanço!

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Em termos de veiculos electricos os chineses sao quem está mais a investir. Nas motos é exactamente o mesmo, existem inumeras marcas que vendem exclusivamente motas electricas.

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        O governo Chinês está a subsidiar fortemente as suas empresas para elas passarem a produzir apenas veículos eléctricos. Por ex. em algumas cidades, com índices de poluição elevado, compras a matricula (que é basicamente uma licença) e renovas anualmente… o que acontece é que não há mais “matriculas” para carros a combustão, obrigando as pessoas a comprarem veículos eléctricos.
        Daí dizer que num futuro muito próximo as construtoras Europeias vão levar “porrada”… basta uma marca Chinesa entrar no mercado Europeu (salvo erro até já se falou que irá acontecer em 2020), com carros 100% eléctricos com uma autonomia e qualidade decentes e com preço entre os 15-20mil Eur…

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Se as construtoras Europeias não reagirem rapidamente, bem podem estar em apuros, andam a adiar ao maximo e quando abrirem os olhos pode ser um pouco tarde.
          Muitos são contra os electricos mas o certo é que mais uns anos e os carros a combustão já não podem ser vendidos, e nessa altura quem se não se adaptou fica para tras

          1. Avatar de Micaela
            Micaela

            A VW tem 50 biliões (milhares de milhoes) investidos nos elétricos, que vão desde o Taycan (luxo) até aos citadinos (e-up, e-city go e e-mii). Tem 2 carros de volume de vendas a comecR vendas no fim do ano, id.3 e el-born, para além de 3 ou 4 suvs. Ou seja, o porta-avioes demora a mudar de direção mas depois é imparável. Cumprimentos

    2. Avatar de Heinz
      Heinz

      A chinesa Geely possui 9,7% das ações da Daimler AG.

  10. Avatar de DUFLES
    DUFLES

    Já é realidade anda em um carro eletrico e recarrega na energia solar,custo zero!!

    1. Avatar de Micaela
      Micaela

      É verdade, mas os painéis num dia completo ensolarado acumulam o equivalente a 30km de autonomia. Nada mau, para quem quiser andar à borla na cidade. O preco do carro é superior a 25mil euros, mas não é comparável aos das marcas conhecidas. O nome é Sion, da Sono Motors !!

  11. Avatar de Anibal Emanuel
    Anibal Emanuel

    “Os custos de produção destes carros elétricos são mais elevados, o que vai encarecer o seu preço final” Como?? O chassis é praticamente o mesmo que os de motor a combustão, o motor elétrico tem muito menos componentes e a tecnologia em si é mais simples que um motor a combustão. O único componente com um valor bastante dispar dos convencionais é a bateria, mas esta por norma não é vendida, é alugada.

    Conclusão os preços dos carros elétricos vão à boleia da moda verde e de ter quem compre, porque certamente os custos de produção são bastante reduzidos em comparação com os carros de combustão.

    1. Avatar de anon
      anon

      Nem mais. E não tarda nada vão ser inventados mais impostos para estes carros para recuperar o dinheiro perdido com combustíveis.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Então isso significa que a maioria das marcas nao investe muito em carros elétricos porque as margens são demasiado grandes. Convem manter as margens de lucro bem baixas …

      1. Avatar de Micaela
        Micaela

        Verdade, mas a marca elétrica Tesla e algumas chinesas (Bio, BYD etc) obrigam as europeias a converterem-se ou morrerem. O mercado de concorrência tem as suas vantagens!

  12. Avatar de Adriano Siqueira
    Adriano Siqueira

    Aqui no Brasil ainda são muito caros, o que inviabiliza…o smart seria excelente pra andar dentro das cidades.

  13. Avatar de Tiago
    Tiago

    encarecer mais o carro? Sao pouco baratos ja, por acaso são…. Daqui a nada vendam-nos ao preço de 63 amgs….

    1. Avatar de anon
      anon

      Ser amigo de ambiente não é barato.

  14. Avatar de Marco
    Marco

    Em percursos com declives ao longo do percurso é para esquecer, nem faz 100 Km por carga…mais vale um Zoe ou um Leaf…só serve mesmo para quem faz percursos muito curtos e é casa/trabalho/casa até porque nem dá para trazer muita coisa do supermercado!