Regresso às aulas: peça já os vouchers para manuais escolares gratuitos na MEGA

72 Comentários

Uma vez mais centenas de estudantes do ensino público obrigatório, irão receber gratuitamente os seus manuais escolares através da plataforma MEGA. A medida abrange os alunos até ao 12º ano de escolaridade e muitos já podem solicitar os vouchers.

Há que ter em atenção que, para já apenas estão disponíveis para alguns anos de escolaridade. Sendo que os restantes ficarão disponíveis apenas a 1 de agosto.

Regresso às aulas: já estão disponíveis os vouchers para manuais escolares gratuitos


MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos

Tal como se pode ler no site da plataforma MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos, “nos termos do Artigo 194º da lei do Orçamento de Estado para 2019, no ano letivo 2019/2020 é alargado o regime de gratuitidade dos manuais a todos os alunos que frequentam a escolaridade obrigatória na rede pública do Ministério da Educação”.

Desta forma, do 1º ao 12º ano, serão centenas de alunos que irão receber os seus livros de forma totalmente gratuita.

Para já, nesta primeira fase de cedência dos vouchers, poderão ser requisitados os manuais para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º e 12.º anos. Os restantes anos, ficarão elegíveis a 1 de agosto.

Uma decisão “inteligente”

Segundo o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, esta é uma decisão inteligente, de forma a não comprometer desempenho da plataforma e próprio êxito do programa. Isto porque o número de candidatos vai aumentar de forma substância.

Como pedir os vouchers e quais as livrarias aderentes

Para solicitar os vouchers, os encarregados de educação deverão aceder ao site do MEGA. Devendo, em seguida, escolher a opção “Sou encarregado de educação” e seguir o procedimento de registo. No vídeo seguinte é explicado todo o processo de registo detalhadamente.

Poderá encontrar aqui mais vídeos explicativos.

Caso não tenha acesso à Internet, o encarregado de educação deverá dirigir-se à escola para que possa ser orientado no processo de requisição dos vouchers.

Para saber onde levantar os livros, poderá ainda consultar aqui as livrarias aderentes. Verifique ainda se os vouchers do ano escolar do seu educando já foram emitidos.


Saiba como pedir os vouchers para manuais escolares gratuitos na MEGA

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Duarte
    Duarte

    Só para alertar que ainda nao estao disponiveis, pelo menos até a esta hora.

  2. Avatar de Claudia Sofia
    Claudia Sofia

    Aqui estamos com o mesmo problema

    1. Avatar de Claudia Sofia
      Claudia Sofia

      pois aqui temos 2, 8 e 9º ano e a pagina da em branca nem informação aparece

  3. Avatar de Lurdes
    Lurdes

    Ajudem-me como anulo a minha adesão pra voltar a fazer de início?! Não consigo entrar de maneira nenhuma. Tenho dois email e não consigo com nenhum! Como faço?

    1. Avatar de HELENA LIMA
      HELENA LIMA

      Tenta recuperar palavra pass

      1. Avatar de Ricardo Oliveira
        Ricardo Oliveira

        Não consigo de maneira nenhuma entrar no mega manuais escolares

  4. Avatar de Sandra Lopes
    Sandra Lopes

    Os mesmos problemas do ano passado….

  5. Avatar de Cláudio Teixeira
    Cláudio Teixeira

    Parece que tem que se ir verificando.

  6. Avatar de Claudia Sofia
    Claudia Sofia

    Isto é uma palhaçada pois já o ano passado os meus filhos receberam os livros quase no fim do 1º período por estas falhas, depois tive de ir a escola pedir o Voucher manual. sem comentários.

    1. Avatar de Cláudio Teixeira
      Cláudio Teixeira

      O melhor a fazer se não ficar disponível dentro de dias é ir à escola e fazer o pedido. É o que diz para fazer para quem não tem acesso à internet.
      Aqui encontra-se ainda em “Processamento”

  7. Avatar de Claudia Sofia
    Claudia Sofia

    Eis a questão tenho 3 menores a estudar e agora aparece o verde em plataforma registada, mas não consigo visualizar os meus educados( aparece em processamento), mais alguém ?Obrigada desde já

    1. Avatar de cecilia almeida
      cecilia almeida

      No meu aparece igual, em processamento os educados!

    2. Avatar de Sandra Lopes
      Sandra Lopes

      Sim, igual.
      No ano passado foi a mesma coisa. Consegui no dia seguinte apenas.

    3. Avatar de Andreia Sousa
      Andreia Sousa

      Registada na plataforma desde 16/7 E nem sequer visualizo o meu educando…a escola não sabe o porquê!!!!

  8. Avatar de Cláudio Teixeira
    Cláudio Teixeira

    O melhor a fazer se não ficar disponível dentro de dias é ir à escola e fazer o pedido. É o que diz para fazer para quem não tem acesso à internet.
    Aqui encontra-se ainda em “Processamento”

  9. Avatar de RuiM
    RuiM

    ATENÇÃO a quem vai ao site : se os vouchers do ano que procuram já deviam estar disponíveis mas não aparecem, devem contatar logo a escola! Se as escolas não tratarem 1º da parte deles, os vouchers não aparecem a ninguém!

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Não façam isto. As escolas ainda estão a enviar dados para o IGeFE dos alunos matriculados/inscritos no ano letivo 2019/2020 e só depois é que os vouchers serão emitidos (gradualmente e não todos de uma só vez). Esta plataforma só deveria ter sido disponibilizada no início de agosto para todos os encarregados de educação. Induz as pessoas em erro porque as escolas ainda não conseguem constituir todas as turmas e enviar a informação necessária (porque não a têm).

  10. Avatar de JOSÉ PARREIRA LOPES
    JOSÉ PARREIRA LOPES

    LAMENTÁVEL. ESTOU REGISTADO. O EMAIL E A PALAVRA PASSE ESTÃO INCORRETOS EHEHEHEH.
    VOLTO A TENTAR DE NOVO FAZENDO NOVA INSCRIÇÃO. RESPOSTA O UTILIZADOR JÁ ESTÁ REGISTADO EHEHE. BRINCAMOS

    1. Avatar de Lurdes
      Lurdes

      Igual comigo. Tentei com um novo email deixa tudo depois diz que o NIF já tá registado!

      1. Avatar de Lucia
        Lucia

        O meu está igual

    2. Avatar de Ruben
      Ruben

      E pedir uma nova palavra passe?
      Eles não mudaram as passes, a minha continua a mesma, mas no caso de não conseguirem é só pedir nova palavra-passe…

    3. Avatar de patricia fernandes
      patricia fernandes

      ola boa noite, comigo é o nif já esta a ser utilizado.

      1. Avatar de sara
        sara

        olá Patricia, ja conseguiu resolver?
        aconteceu-me o mesmo

  11. Avatar de Mafalda Ventura
    Mafalda Ventura

    Já somos dois!!!
    Faço “esqueci a palavra pass”, dizem q enviam um email para a repor, e esse email nem vê-lo!!!

  12. Avatar de Mafalda Ventura
    Mafalda Ventura

    Já somos dois!!!
    Faço “esqueci a palavra pass”, dizem q enviam um email para a repor, e esse email nem vê-lo!!!

  13. Avatar de Cristina Amaral
    Cristina Amaral

    Não consigo, também, visualizar os meus educandos. Encontram-se em “processamento”

  14. Avatar de Alguém
    Alguém

    Os vouchers relativos aos manuais escolares dos 1º, 5º, 7º, 10º e 12º anos só serão emitidos a partir do dia 1 de agosto.

    Os restante anos começam a ser emitidos a partir do dia 9 de julho.

    1. Avatar de Inês Pinheiro
      Inês Pinheiro

      ainda não foi emitido nada no 5ºano pelo menos no que respeita à minha filha

  15. Avatar de Nelson Branquinho
    Nelson Branquinho

    Isto é a partir do dia 9 de Julho… depois os vouchers só vão ficando disponíveis mediante o “processamento” pela escola.
    Tenho quase a certeza que quando estiver disponível o voucher, é enviado um email (como fizeram o ano passado!)

  16. Avatar de Isaura
    Isaura

    Eu não estou conseguindo recomperar a senha de acesso! Quando chega no meu e-mail, o tempo já se esgotou!

  17. Avatar de Carina
    Carina

    A mim ta acontecer o mesmo coloco recuperar palavra passe e e mail nem velo quando aparece ja esgotou o tempo.

  18. Avatar de Elsa Amaral
    Elsa Amaral

    Está acontecer me exatamente o mesmo,acho ridículo.
    Faço “esqueci me da palavra passe”, dizem q enviam um email para a repor, e esse email nem vê-lo!!!

  19. Avatar de Elsa Amaral
    Elsa Amaral

    Fui a escola,para ver se emitia o voucher,disseram me que a palavra passe o o email estaria mal,que tentasse em casa.
    Estou farta de o fazer,e nao aparece nada no email.
    Faço “esqueci me da palavra passe”, dizem q enviam um email para a repor, e esse email nem vê-lo!!!

    1. Avatar de Nelson Branquinho
      Nelson Branquinho

      Já viu no SPAM?

  20. Avatar de jorge antonio
    jorge antonio

    a verdadeira palhaçada, o manuaisescolares.pt e o Portal das Matrículas nao funcionam

  21. Avatar de Antonio
    Antonio

    Aguardem. As escolas ainda estão a enviar dados para o IGeFE dos alunos matriculados/inscritos no ano letivo 2019/2020 e só depois é que os vouchers serão emitidos (gradualmente e não todos de uma só vez). Esta plataforma só deveria ter sido disponibilizada no início de agosto para todos os encarregados de educação. Induz as pessoas em erro porque as escolas ainda não conseguem constituir todas as turmas e enviar a informação necessária (porque não a têm).

    1. Avatar de Sandra Lopes
      Sandra Lopes

      É verdade. No ano passado foi só em agosto. Não percebo porque razão resolveram este ano, marcar data para 09/7 os anos que não são inicio de ciclo, já que as escolas ainda não devem dispor de toda a informação de que precisam.

  22. Avatar de Fernanda
    Fernanda

    Fiz tudo até confirmar o contribuinte e no.final diz me erro ….número contribuinte já está ser utilizado.que faço que palhaçada

    1. Avatar de patricia fernandes
      patricia fernandes

      igual aqui!!!

  23. Avatar de Marta Gonçalves
    Marta Gonçalves

    Boa tarde . Ñ consigo recuperar a palavra passe. Como faço.

  24. Avatar de jacinta barbosa
    jacinta barbosa

    eu estou com um problema.Eu ja me resgistei ,ja entrei ,mas eu tenho duas filhas e sou E.E das duas ,mas so me aparece q sou E.E de uma .como faço

  25. Avatar de Rui da Palma
    Rui da Palma

    *Vales! Não estamos nos Estados Unidos, estamos em Portugal.

  26. Avatar de Daniela
    Daniela

    Boa tarde.
    Alguém me sabe dizer se o manual de inglês para o 4 ano também vai ser dado?
    É que este não me aparece na plataforma dos vouchers,e entretanto já consegui os vouchers dos restantes. Muito obrigada

  27. Avatar de Mónica
    Mónica

    Boa Noite
    Fiz o registo pela 1ª vez, correu tudo bem, faço login , tudo bem
    O meu educando aparece em processamento, falei com a escola, disseram que da parte deles os dados já tinham sido enviados para a plataforma
    O que fazer? Esta situação mantém-se desde dia 9

  28. Avatar de Vanessa
    Vanessa

    Boa noite eu não consigo a aceder a plataforma diz que já estou registado o meu numero de contribuinte. Como faço alguem consegue me explicar? Tentei ligar pra lá não atendem mandei email nem resposta.

  29. Avatar de Ana Barata
    Ana Barata

    Boa tarde,
    Ao fazer a validação da conta com o meu NIF dá erro!!!
    DIZ: O NIF inserido já está a ser usado
    Já aconteceu a mais alguém??

    1. Avatar de Andreia Magro
      Andreia Magro

      A mensagem que me aparece desde o dia 09/07 é sempre esta :

      Autenticação

      O NIF inserido já está a ser usado.

      Voltar para o início Tentar novamente

      1. Avatar de Catherine ross
        Catherine ross

        Estou a passar o mesmo pode me dizer se conseguiu resolver pff e se sim como..obrigada

      2. Avatar de Sérgio Manuel dos Santos Silva
        Sérgio Manuel dos Santos Silva

        Consegui resolver ? como ?

    2. Avatar de Maria
      Maria

      Disseram-me para entrar com outro email que terei usado no ano passado… Não me lembro de outro, mas vou fazer outras tentativas. Se conseguir, volto aqui…

    3. Avatar de Maria
      Maria

      Sim. Liguei para a linha de apoio e quando consegui falar com alguém (não foi à primeira nem à segunda… É preciso um pouco de paciência) o sr foi muito atencioso, eliminou o registo anterior (limpou) e pude logo, em linha com ele, aceder sem problemas. Já tenho os meus vouchers!

  30. Avatar de QUEIRÓS
    QUEIRÓS

    Cliquem em SOU EMCARREGADO DE EDUCAÇÃO, ou então o sistema pode estar a assumir SOU UMA PAPELARIA.

  31. Avatar de paula lopes
    paula lopes

    UMA DUVIDA OS MANUAIS SÃO PARA ENTREGAR AO FIM DO ANO LETIVO ? OU OS ALUNOS FICAM COM ELES ?

    1. Avatar de Nelson Branquinho
      Nelson Branquinho

      Se não os comprar, no final do ano letivo tem que os devolver à escola, apagados!

      1. Avatar de paula lopes
        paula lopes

        OBRIGADA

  32. Avatar de Catherine ross
    Catherine ross

    Alguem sabe me dizer se esta com o mesmo problema que eu?? Diz que o nif ja esta a ser usado?? Nao entendo os outros passos consegui tudo apenas a validacao do nif é que da erro e os dados estao corretos

  33. Avatar de Ana Gaspar
    Ana Gaspar

    Tenho 3 filhos, duas estou eu como encarregado de educação e o outro o meu marido. Registamos ontem este último. Este último só consigo visualizar mas ainda não forma emitidos os vouchers. Entretanto as outras já têm os vouchers emitidos (já os vi antes de registar este último) mas quando tento aceder aparece-me o último que registei, que ainda não tem os vouchers emitidos!!! Os NIF são diferentes mas só me aparece o último que registei e não vejo opções para ver os outros que anteriormente a este último registo, já tinham os voucher emitidos.
    Que faço?

  34. Avatar de Dulio Parreira
    Dulio Parreira

    Uma vergonha… aqui no site em processamento e na escola dizem que não conseguem fazer nada. Mas que raio de sistema este?!

  35. Avatar de Helena
    Helena

    Eu ainda não tenho voucher para o livro de português do 4º ano… acontece a mais alguém?

  36. Avatar de Cristiana silva
    Cristiana silva

    hoje foi verificar e so me aparece 1 livro de matematica isso e normal???

  37. Avatar de Sandra
    Sandra

    hoje é dia 30 e ainda não consigo sequer ver os meus educandos. Continua em processamento e é para o 6º ano, já deveria estar disponivel…

  38. Avatar de Ana Gonçalves
    Ana Gonçalves

    Registada na Plataforma desde o dia 10 de Julho. A minha filha vai para o 8 ano e ainda nem a consigo ver na Plataforma. Diz em processamento. Sei de colegas dela que já receberam.

  39. Avatar de Manuel Alberto Gomes Sobral
    Manuel Alberto Gomes Sobral

    Hoje dia 1 de Agosto ainda não recebi voucher…

  40. Avatar de bruno
    bruno

    dia 2 de agosto e nao estao os voucher disponíveis porque

  41. Avatar de patricia fernandes
    patricia fernandes

    ola boa noite, comigo é o nif já esta a ser utilizado, so se foi o ano passado. será que nao houve actualização do sistema em relaçao ao NIF!!!

  42. Avatar de Ricardo Oliveira
    Ricardo Oliveira

    Não consigo de maneira nenhuma entrar no mega manuais escolares

  43. Avatar de Marisa Couto
    Marisa Couto

    Como posso acrescentar outro educando?

  44. Avatar de Andreia Sousa
    Andreia Sousa

    Registada na plataforma desde 16/7 E nem sequer visualizo o meu educando…a escola não sabe o porquê!!!!

  45. Avatar de Ana Gonçalves
    Ana Gonçalves

    Daqui a nada começam as aulas. Estou registada desde o dia 10 de Julho, a minha filha vai para o 8 ano e continua a dizer “em processamento”. Na escola dizem não poder fazer nada! A maioria dos colegas da minha filha já recebeu os vouchers!

  46. Avatar de Catarina Roque
    Catarina Roque

    O meu filho mudou de escola e agrupamento(transferência) não tenho vochers de lado nenhum.

    Continuo a achar isto uma palhaçada e ainda tenho de andar a pedir para me imprimirem os vochers porque não tenho impressora.
    Esquecem-se sempres destes factores

  47. Avatar de Marta Santos
    Marta Santos

    A minha filha mudou de escola e agrupamento(transferência) não tenho vochers. Desde 03/07/2019 que tentei a transferência. Inicialmente foi gerado voucher, mas como houve necessidade de refazer o registo por motivo de erro da escola de origem, o voucher gerado foi bloqueado.

    Resposta da escola atual na Póvoa de Varzim é que o registo está igual aos demais alunos, todos foram exportados, menos a minha filha. Disseram que já foi feito em contato e que o problema é na exportação. Eu sei que todas as semanas fui à escola até o fim de Agosto. Já não sei mais o que fazer…

    No fim, eu é que fico de um lado para outro a tentar resolver. Pior, que só a escola me atende/responde, embora não resolva…