Apple lidera nos lucros obtidos com a App Store face à Google Play Store

12 Comentários

O mercado das aplicações para dispositivos móveis Android e iOS (Apple) continua a ser um dos mais rentáveis, além de estar em franco crescimento. Ao propósito, a Sensor Tower partilhou agora o seu relatório alusivo à primeira metade de 2019, com a App Store a liderar sobre a Google Play Store nos lucros.

No entanto, a Google Play Store tem uma grande vantagem face à alternativa da rival, Apple.

Apple Google App Store Google Play Store


Em boa verdade, várias das conclusões do novo relatório acabam por ser uma constatação do óbvio. Tome-se, por exemplo, a quantidade massiva de apps na Google Play Store, como principal vantagem sobre a rival, App Store. Algo que também não é desprovido das suas desvantagens face a tamanha diversidade da oferta.

A App Store continuam a ser a loja mais lucrativa

Com efeito, os utilizadores do universo Apple são mais propensos a comprar aplicações e serviços através da App Store. Ainda que a oferta possa ser menor, ao final do dia acaba por ser a tecnológica de Cupertino quem mantém a liderança nos lucros auferidos. Contudo, o diferencial neste quesito é cada vez menor.

De acordo com os dados da Sensor Tower, a App Store terá gerado cerca de 25,5 mil milhões de dólares durante a primeira metade de 2019. Isto é, 22,7 mil milhões de euros no espaço de 6 meses. É um considerável aumento face ao período homólogo de 2018, em que os lucros atingiram os 22,6 mil milhões de dólares.

 

 

Como um todo (Google Play Store e App Store), o mercado de apps gerou cerca de 39,7 mil milhões de dólares, ou 35,3 mil milhões de euros. Desse modo, regista-se um aumento anual na ordem dos 15,4%, face aos 34,4 mil milhões de dólares, ou cerca de 30,6 mil milhões de euros. Em síntese, um crescimento notório.

A Google Play Store continua a ter a maior oferta de apps

Já por sua vez, os utilizadores da Google Play Store foram mais comedidos nos gastos. A saber, durante os primeiros seis meses do ano terão gasto 14,2 mil milhões de dólares, cerca de 12,6 mil milhões de euros. No entanto, também aqui se registou um crescimento (19,6%) face ao período homólogo de 2018.

Algo que nos permite aferir um crescimento mais significativo nos lucros gerados pela Google Play Store. Ainda que a liderança continua a pertencer à rival de Cupertino, vemos um gradual caminhar em direção ao equilíbrio. Isto é, a alternativa da Google aproxima-se cada vez mais das cifras da App Store.

 

Ainda de acordo com a mesma fonte, temos outras métricas de interesse. A saber, foi na Google Play Store que se registou o maior número de primeiras instalações. Isto é, utilizadores que descarregaram e instalaram para o seu terminal, pela primeira vez, uma determinada app. A vantagem da Google neste ponto é expressiva.

O crescente mercado das aplicações móveis

Com todo o mercado em forte crescimento, apesar de a Apple ter lucrado cerca de 80% mais do que a Play Store, a partir desta os utilizadores instalam mais apps. Aliás, estão mais dispostos a experimentar uma nova aplicação do que na solução rival. Mais uma vez, durante o primeiro semestre de 2019.

Além disso, vemos que os utilizadores de iOS instalaram menos aplicações nos seus terminais. Mais concretamente, tivemos uma contração de 1,4%, ao passo que o inverso se registou na Play Store. A saber, este lado cresceu 16,4%, significando que se instalam cada vez mais apps em dispositivos móveis Android.

 

 

Este último e curioso indicador pode também ser o início de uma tendência. De consolidação no universo iOS e de descoberta no lado Android. Já no que às aplicações mais rentáveis diz respeito, o Tinder continua a liderar em ambas as lojas. Em seguida temos a Netflix, bem como a Tencent Video Service e o YouTube.

Por fim, vemos que os jogos são cada vez uma fonte de rendimento. Entre estes, os mais lucrativos foram o Honor of Kings da Tencent, seguindo-se o Fate/Grand Order da Sony. Temos ainda o Monster Strike, o Candy Crush Saga e, por fim, o PUBG Mobile.

O domínio da loja da Apple:

 

App Store: Apple bate recorde de venda nos feriados de fim de ano

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fulano
    Fulano

    Esquecem-se sempre de referir que muitas das apps pagas na Apple são grátis no Android.
    Isso sim era um post que valia a pena fazer…

    1. Avatar de Tim
      Tim

      Gratis entre aspas.
      Carregadas de ads e malware. Os developers sabem que só os pobres têm android e portanto não vale a pena colocar um preco nas apps porque eles não têm dinheiro para pagar.
      Pagam com o corpo!!

      1. Avatar de Artemus
        Artemus

        Oh, Tim! Ainda andas com o teu Fiat Punto que compraste em segunda mão há uns anos na AutoVizela?

        1. Avatar de Tim
          Tim

          Se isso te faz dormir melhor, sim, ando.
          Mas a realidade é que ando de 4GTS todos osdias.

          1. Avatar de Artemus
            Artemus

            Os Renault 4 GTS também são uns maquinões!!

      2. Avatar de Blam-O
        Blam-O

        “Carregadas de ads”
        Não é muito diferente em iOS depois do que eu vi.

        “e malware”
        Senso comum é bom de ter.

        “Os developers sabem..”
        Sim, felizmente eles têm um melhor senso do que tu.

        “só os pobres têm android”
        Pessoas com menos possibilidades possivelmente vão aderir com mais facilidade a Android.
        Pessoas com senso comum e uma não necessidade de usar iOS também.

        “Pagam com o corpo!!”
        Não sei o que tiveste de fazer para ter o teu iPhone, mas acredito que a maior parte das pessoas, utilizadores de Android ou iPhone não o fazem.

  2. Avatar de Tim
    Tim

    Falta dizer que iOS representa para aí 1% no mundo dos smartphones, ou seja, os consumidores Apple sao os unicos que gastam dinheiro a serio em apps.
    Android é só truques, hacks, e malware para a canalha se entreter.

    1% da população com smartphone gasta 22B
    99% da população com smartphone gasta 14B

    1. Avatar de Celso R
      Celso R

      A Apple congratula-se de ter mil milhões de dispositivos iOS activos, por isso, pelas tuas contas, o planeta Terra deve ter 100 mil milhões de habitantes…

    2. Avatar de Fulano
      Fulano

      Se a estupidez pagasse impostos, estas no topo dos contribuintes.

    3. Avatar de Blam-O
      Blam-O

      “os consumidores Apple sao os unicos que gastam dinheiro a serio em apps.”

      Embora não diria isso, já que tens apps pagas e não necessariamente baratas em Android, tens escolha suficiente de qualidade em apps gratuitas para cobrir uma boa parte das necessidades.

      “Android é só truques, hacks,”
      Nós chamamos a isso liberdade.

      “para a canalha se entreter.”
      Acho que tens esta visão muito torcida da vida em que se tiveres um dispositivo Apple de repente pertences a uma classe social distinta.
      Por outro lado, muitos fanboys da Apple realmente consideram a posse de um dispositivo Apple um símbolo de status e é a única razão pela qual esvaziam a carteira, portanto não seria muito estranho.

    4. Avatar de Fixo
      Fixo

      Ó “Tim do Android disfarçado”
      Cala a boca 😉

  3. Avatar de Celso R
    Celso R

    Estes estudos pecam sempre por apenas considerarem a Play Store do lado Android.

    A China é o maior mercado do mundo e a Play Store não existe lá.

    Mesmo no Ocidente existem várias lojas “third party” como a da Amazon, Galaxy Apps, etc, assim situações como a do Fortnite.

    Seria interessante ver um estudo que comparasse a totalidade do Android com iOS.