Mint é a próxima distribuição Linux a abandonar a arquitetura de 32 bits

30 Comentários

O mundo Linux tem estado nos últimos anos a fazer uma transição lógica. Estão a abandonar as arquiteturas mais antigas e a focar-se nas mais recentes e mais usadas. É por isso que o abandono dos 32 bits em detrimento dos 64 bits é algo que poderá ser natural. A mais recente distribuição a assumir esse caminho foi o Mint que, como o Ubuntu, também parece decidido.

Linux Mint vai abandonar os 32 bits e abraçar os 64 bits como o Ubuntu


O Linux Mint vai abandonar os 32 bits

Apesar de ser uma mudança que muitos podem considerar lógica e natural, a mudança para 32bits não tem sido pacifica. A maior questão foi levantada recentemente, com a decisão da Canonical, que levava o Ubuntu para esta realidade.

A verdade é que a dona do Ubuntu acabou por recuar e manter em paralelo o suporte para 32 bits e 64 bits. Foram muitos a manifestar-se contra, com a Steam e o Wine a tomarem posições fortes. As suas decisões foram de abandonar de vez esta distribuição.

Mas mesmo com este aparente recuo, o Mint e os seus criadores parecem decididos. Será já a partir da próxima versão, o Mint 20, que o suporte para 32 bits será abandonado. A decisão foi justificada com o caminho que o Ubuntu vai igualmente seguir e com a natural evolução.

Linux Mint vai abandonar os 32bits e abraçar os 64bits como o Ubuntu

Tal como no Ubuntu, os 64 bits são a solução

Clem Lefebvre, o responsável máximo do projeto Linux Mint, garantiu que vão adotar as mesmas soluções que a Canonical adotou. Apenas, no caso da solução envolver os Snap como dependência, a equipa do Mint vai procurar uma solução alternativa.

Quem pretender manter a arquitetura anterior deverá manter-se nas versões 19 do Mint, que têm posteriormente suporte garantido até 2023. Até essa data devem procurar atualizar as suas máquinas para terem suporte à nova arquitetura.

Esta é uma realidade que parece ser a mais lógica neste momento. Há muito que se espera que os 64 bits sejam a regra e a única opção. Os utilizadores precisam de se adaptar e os sistemas Windows, Mac, Linux e outros vão seguir o mesmo caminho.

Conheça o outro lado do Mint

Windows 10 vs Linux Mint: Afinal qual é o sistema operativo mais rápido?

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    Por essas e por outras cada vez gosto mais do Debian

    1. Avatar de Juan
      Juan

      Eles também tem planos pra remover o 32-bits.

  2. Avatar de Alucard
    Alucard

    A polémica com o Ubuntu não foi por este apenas permitir a instalação em máquinas 64 bits a partir de agora. Foi porque mesmo em 64 bits, os utilizadores esperavam ter suporte para correr programas de 32 bits em casos em que isso fosse necessário e a Canonical ia acabar com essa possibilidade. Era como se o Windows a 64 bits perdesse do dia para a noite a compatibilidade com mais de 20 anos de software Win32. Manter compatibilidade é uma coisa importante para os utilizadores.

    Como o Mint é baseado no Ubuntu, não tem muita escolha nesta matéria.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Existem muitos utilizadores que não vão abandonar o Steam! Portanto, mais depressa migram para o Debian.

      1. Avatar de Juan
        Juan

        Tás a brinca, não é? Jogar no Debian? Naquela velharia? Fala sério.

  3. Avatar de JMonte
    JMonte

    Esta é a distribuição que instalo nos computadores antigos d@s amig@s.
    É simples, rápido, reconhece as drivers, etc.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Eu instalei à dias o Mint 19 tessa no meu portatil, no entanto não reconheceu o driver do wireless. Pode-me dar uma ajuda?

      1. Avatar de Marcelo
        Marcelo

        Qual a marca e modelo do portátil?

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Eu instalei à dias o Mint 19 tessa no meu portatil, no entanto não reconheceu o driver do wireless. Pode-me dar uma ajuda? Sou relativamente novo no Linux…

      1. Avatar de João
        João

        Clica no botão do mint, vai ao menu -> Administração->Gestor de controladores.
        Depois aparece uma caixa de dialogo com os drivers. No meu pc, o driver que aparece é o Broadcom Limit, que por defeito vem desabilitado. Basta clicar para habilitar e reiniciar o pc. Depois já deve funcionar.

      2. Avatar de ney vigas
        ney vigas

        Vc tem certeza que o wireless estava funcionando, pq sempre que instalei em diversas maquinas, sempre reconheceram todos os componentes: som, video, touchpad, redes. Verifique tb as teclas de funçoes, por vc ter instalado agora, ela pode ter desligado a placa wireless. A tecla de funçao eh a FN + F(algum numero) verifique se no seu F(algum numero) nao possui um simbolo de propagaçao de sinal wireless, se tiver, faça o seguinte: pressione FN e mantenha pressionada, acione o F(algum numero) para que este ative a placa wireless. Caso o descrito acima nao funcione, verifique se nas laterais do seu notebook nao tem botoes para ativar o wireless.
        Obs.: desculpe a falta de acentuaçao, instalaçao nova e ocupado demais para configurar o teclado. kkkkkkkkk

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Obrigado pelas respostas. O que acontece é que ele deteta a rede, mas quando coloco a password ele simplesmente não se conecta.

      1. Avatar de João
        João

        Alguns drivers de placas de rede têm um bug (aconteceu com a minha raspberry pi e com o telemovel de minha irmã) em que se não se conseguem ligar a redes wifi se estas estiverem a operar em determinados canais (julgo que sejam os canais 11, 12, e 13, posso estar enganado ). Se for este o problema, tens de ir ao ter router retirar o canal do modo automatico, e definir um canal abaixo do 11.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Problema resolvido. Obrigado

  4. Avatar de Samuel
    Samuel

    Lá vou mudar do Mint para o Debian.

    1. Avatar de Victor
      Victor

      E porque não Manjaro baseada em Arch, é uma excelente distro leve robusta e bastante fácil de instalar, sendo Rolling release está sempre atualizada. Tanto a instalação do sistema como o manuseamento deste pode ser todo feito com zero comandos. Tem opção para instalação automática dos drivers free e non-free.
      Com vários sabores á disposição, os oficiais XFCE, Gnome, KDE e Architect (este ultimo para utilizadores avançados, ou para os nobies como eu que querem aprender) e os da comunidade, Awesome, bspwm, Budgie, Cinnamon, Deepin, i3, LXQt, MATE, Openbox, etc.

      Já agora, vale o que vale, encontra-se em 2º lugar na Distrowatch.

      1. Avatar de Juan
        Juan

        A galera tem medinho de rolling release, preferem ficar naquela velharia do Debian

      2. Avatar de Interessado
        Interessado

        Olá, no Manjaro instala bem o Wine em 64 e 32 bits ? Corre jogos com necessidade de Vulkan 32Bits no wine ?

  5. Avatar de Paulo Sergio
    Paulo Sergio

    Escolher uma distribuição Linux é muito mais que preferencia por uma DE ou facilidade de instalacão e uso. É a adoção de toda uma filosofia. Não consigo ver a Canonical como nada mais que uma “Microsoft do mundo Linux” no sentido de estar extremamente sujeita a decisões influenciadas por negocios. Por isso que a melhor coisa que eu fiz foi escolher o Debian e passar longe do Ubuntu ou qualquer distro baseada nisso.
    “Free as in Freedom”.

    1. Avatar de Ze Carlos N
      Ze Carlos N

      Tambem eu! So a grafica Nvidia e’ que ainda nao consegui por a funcionar.

      1. Avatar de Victor
        Victor

        Esse é o flagelo das distros puras como Debian Arch, Gentoo e Slack.
        Instalar drivers proprietários, pode ser uma autentica dor de cabeça, é preciso paciência e dedos.

  6. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    A canonical reverteu essa decisão

    https://m.slashdot.org/story/357438

    1. Avatar de Gilberto Nunes Ferreira
      Gilberto Nunes Ferreira

      Os caras não leem as coisas direito
      32-bit support going forward
      The announcement from Canonical that 32-bit support was to be dropped in Ubuntu 20.04 means that the future Linux Mint 20 will only be able to be released in 64-bit. Linux Mint 19.x is already available in 32-bit and it can be used until 2023. I think most people are happy with this and dropping 32-bit releases going forward makes sense in 2020.
      Many questions were raised about multiarch support though. Steam, Wine and other popular applications used in Linux Mint 64-bit cannot work properly without 32-bit libraries.
      Canonical addressed these questions and announced this wouldn’t be an issue. This is very important to us also. There’s no reason to think Ubuntu 20.04 will lack the proper support. If it did, or if the chosen solutions made Snap a requirement, we’re committed to solving them as well.

  7. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    A canonical reverteu essa decisão

    https://m.slashdot.org/story/357438

  8. Avatar de 2er0cr33p
    2er0cr33p

    Canonical é uma empresa de servidores para empresas, e não um grupinho de desenvolvedores q fazem um s.o só por diversão, o Ubuntu desktop é só um agrado aos adoradores do linux, eles fazem pesquisas antes de tomar qualquer decisão, e o Ubuntu que tornou o Linux popular igual hj, senão tava no underground até hj.

    1. Avatar de Elcio
      Elcio

      Tbm penso assim, acho z comunidade linux muito cheia de milindres.

  9. Avatar de Gilberto Nunes Ferreira
    Gilberto Nunes Ferreira

    O que vocês tem na cabeça? O link para o roadmap dessa matéria diz claramente que irão manter o suporte! Está lá em inglês bem bonito pra quem quiser ler!
    32-bit support going forward
    The announcement from Canonical that 32-bit support was to be dropped in Ubuntu 20.04 means that the future Linux Mint 20 will only be able to be released in 64-bit. Linux Mint 19.x is already available in 32-bit and it can be used until 2023. I think most people are happy with this and dropping 32-bit releases going forward makes sense in 2020.
    Many questions were raised about multiarch support though. Steam, Wine and other popular applications used in Linux Mint 64-bit cannot work properly without 32-bit libraries.
    Canonical addressed these questions and announced this wouldn’t be an issue. This is very important to us also. There’s no reason to think Ubuntu 20.04 will lack the proper support. If it did, or if the chosen solutions made Snap a requirement, we’re committed to solving them as well.

    Leiam ou ao menos traduzam direito antes de publicar isso!

  10. Avatar de LP
    LP

    Ja mandei a Canonical desfazer esta confusão e dar sim o suporte de 32 bit… mandei inclusive pedirem Desculpas. . Não se preocupem..a Canonical ja viltou atrás nesse plano maluco e já esta tudo resolvido. .

  11. Avatar de Maria
    Maria

    Se os editores do site poderem fazer uma review deste programa
    plume-creator.eu