ANACOM: Saiba já se a sua freguesia vai ter (em breve) melhor internet

34 Comentários

Numa altura onde só se fala em comunicações 5G, a verdade é quem em Portugal há zonas que ainda não têm sequer 4G e algumas ainda estão limitadas ao ADSL.

Recentemente a ANACOM procedeu à revisão da velocidade de acesso à internet que a MEO, a NOS e a Vodafone terão que disponibilizar em 480 freguesias.

ANACOM: Saiba já se a sua freguesia vai ter (em breve) melhor internet

A ANACOM aumentou a velocidade de acesso à Internet a disponibilizar nas freguesias abrangidas pelas contrapartidas do leilão do 4G.  No caso da NOS, essa velocidade sobe de 4 Mbps para 21 Mbps, no caso da Vodafone passa de 7,2 Mbps para 43,2 Mbps e no caso da MEO manteve-se o valor de 43,2 Mbps.

As novas velocidades reforçam a possibilidade de os utilizadores usufruírem de todas as potencialidades de acesso a dados via telemóvel, incluído streaming de vídeo.

ANACOM: Saiba já se a sua freguesia vai ter (em breve) melhor internet

Como as velocidades que estão em vigor são diferentes dos valores agora fixados, no caso da NOS e da Vodafone, e admitindo-se que esta situação implica a necessidade de estes prestadores procederem a ajustes na configuração dos equipamentos de rede, a ANACOM fixa um prazo de três meses para as duas operadoras assegurarem o cumprimento das obrigações de cobertura em conformidade com as novas velocidades.

Lista das 480 freguesias abrangidas pelas contrapartidas do leilão do 4G disponível em: Lista de freguesias tendencialmente sem cobertura de banda larga móvel.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samuel
    Samuel

    Podem vir a ter 4G mais se for da MEO mais valem ficar com a ADSL.

    1. Avatar de FSociety
      FSociety

      Samuel? Eu é que sou o Samuel. Qual é a tua de me roubares o nome?

      1. Avatar de IDroid
        IDroid

        Não, eu é que sou o Samuel.

      2. Avatar de dqdd
        dqdd

        Não, não. Eu é que sou o Samuel!

        1. Avatar de Samuel
          Samuel

          não.. o samuel sou eu ! impostores !!!

          1. Avatar de FAR
            FAR

            Filho!

  2. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
    Rafael Encarnação Cardoso

    Podem definir esses valores, como eles são valores máximos as empresas não tem que fornecer esses valores. Vão sempre arranjar as desculpas que é devido ao número de utilizadores ligados.
    Na realidade a velocidade vai continuar na mesma, 1/2 megas e vão agora cobrar é mais.

  3. Avatar de Dav
    Dav

    Existem locais onde não existe sequer rede. Ex. Almendra (Foz coa) só funciona MEO. Quando tenho que lá passar fico completamente offline com a Vodafone. E existe muitas terras assim.

  4. Avatar de Luis
    Luis

    É ridículo. Quando era cliente MEO, cheguei a reclamar várias vezes. Chegaram a dizer-me que o problema era a localização da minha freguesia (Alto Minho). E nem estou longe da cidade, Viana neste caso. Ainda hoje a cobertura da MEO e Vodafone é vergonhosa. Felizmente a cobertura da NOS é excelente.

    1. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      Distrito de Viana A NÓS é uma miséria… Já tentei cancelar o meu Contrato de net 4g porque simplesmente não funciona… É inútil.. No telemóvel por vezes chega aos 10mb… Já a Vodafone consigo 80mb

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Talvez dependa das zonas. A verdade é que todas elas são uma porcaria.

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Talvez dependa das zonas. A verdade é que todas elas são uma porcaria.

  5. Avatar de Samuel Pires
    Samuel Pires

    Em zonas de Valença (supostamente cidade) existem zonas que não temos ADSL e a rede é 2G fraca…

  6. Avatar de carlos
    carlos

    São exatamente as mesmas que à uns anos colocaram 4g!?!?!?!?!… Não deveriam obrigar a apostar naquelas onde nem sequer têm 2g…???….. Que triste país este…

    1. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      O 4G consegue ter melhor cobertura que o 2g e 3G

  7. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O 5G é mais dificil de passar pelas paredes e arvores, por isso as antenas teem de iradiar mais, no teste do 5G CENTENAS de passaros mortos se encontravam na região, e na suiça 75% dos insetos desapareceram, eu sou contra o 5G!

    1. Avatar de Celso Costa
      Celso Costa

      Isso dos pássaros foi na Holanda e era fake news

    2. Avatar de Jack
      Jack

      Eu sou contra os Rodrigos.

    3. Avatar de AJ
      AJ

      Quanto maior a frequência mais direccionada é. Isso verfifica-se nos serviços de satelite por exemplo, que anda na ordem dos giga-hertz, enquanto frequências baixas, como o sinal de radio dos automóveis, transpõem mais facilmente obstaculos, como paredes.

  8. Avatar de Paulo Fernandes
    Paulo Fernandes

    Teria sido util identificar neste artigo a forma de reclamar pelos serviços minimos de comunicações à Anacom.
    Vivo numa freguesia de Coimbra perto da Cidade mal coberta (apenas ADSL da MEO muito mau e 4G fraco ou inexistente).

    1. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
      Rafael Encarnação Cardoso

      É de Brasfemes? Vou para lá morar e só tem satélite ou ADSL. Onde moro actualmente, a 4km de distância é vou para a ponta mais longe de Brasfemes, já tenho fibra desde o ano passado.
      O que acho incrível é neste caso existirem na povoação 3 empresas com fibra, mas para a população não há. Logo é apenas falta de vontade da meo neste caso

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Contratos empresariais são diferentes, há casos que as empresas pagam muito para instalar o serviço, por norma tem ligação FTTH dedicada paga pelos próprios

      2. Avatar de Paulo Fernandes
        Paulo Fernandes

        Olá Rafael, sou de pertinho, Torre de Vilela.
        O mais cómico é que antes de decidir morar lá perguntei na PT pela qualidade da internet, já que trabalho em informática e a resposta foi que “tinha sorte pois a central era nova”.
        Passado um ano de lá morar ainda não tinha internet …
        Numa vez recebi uma mensagem “a sua internet (Sapo) já vai a caminho”. Passado um mês ainda sem internet, perguntei se vinha de burro?. Ficaram todos chocados e ligaram-me a perguntarem-me se estava a gozar com eles? 0o … ouviram do que não gostaram!

    2. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Vivo na zona de Torre de Vilela, meia dúzia de passos do centro da cidade (Coimbra), e o que existe aqui é um ADSL com velocidades ridículas …tipo 3º mundo. Na verdade Portugal tendo em conta o tamanho esta MUITO desigual quando o assunto é Internet. Mesmo vergonhoso para um país europeu. Quanto a reclamar com a ANACOM, é musica para os ouvidos deles. Nem respondem.

      1. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
        Rafael Encarnação Cardoso

        Não vale a pena reclamar, nem à a Anacom nem a ninguém. Só defendem as empresas ou nem respondem.
        A solução que a meo me deu foi renovar o contrato por mais 2 anos, pagar mais e passar da fibra para satélite ou ADSL.
        E é a única solução ou então continuar a pagar sem usar ou cancelar e pagar. Não há uma entidade que possa ajudar me

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tudo focado em mais velocidade… Ainda gostava de ver o dia em que as pessoas despertassem e tivessem o desejo por tudo isso acabar.. Podem acreditar ou não, mas a porcaria do 2G, 3G, 4G, está a matar-nos.. E agora anda tudo excitado com o 5G.. Será o entretenimento mais importante que a nossa saúde? Acho que quando um de nós estiver as portas da morte com um cancro ou algo do género, conseguiremos responder a esta questão.. e aí talvez despertem.. quando já não puderem fazer nada. Tudo por entretenimento, tudo por mais uma distração.. O problema sempre foi esse, as distrações…
    Querem viver em chernobyl?? Então venha o 5G!!! Para todas as freguesias!! É esse o futuro que querem para os vossos filhos??
    Somos tão ingratos que chegamos ao ponto de preparar as piores condições para o próximo??
    Acordem!!!! Por favor!!!
    Não já temos tudo o que precisamos, não precisamos da tecnologia..
    Enfim …

    1. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      Vamos morrer todos.. Com 4g 5g ou 6g ou sem eles…
      Vamos na mesma todos cos porcos

    2. Avatar de Oretoh
      Oretoh

      Eu adoro pessoas como tu que lêm um artigo na net e depois acham-se experts no assunto. Não o 5G não causa cancro, a frequencia que utiliza não é ionizante.

      “não precisamos da tecnologia” Diz isso aos gajos que precisavam de pulmões de metal, ou ao gajo que precisa de bombas de insulina. Gajos como tu é que me sairam um belo cancro…

    1. Avatar de Celso Costa
      Celso Costa

      Mais teorias e na Holanda é fake news se souberes ler inglês lê isto https://www.snopes.com/fact-check/5g-cellular-test-birds/

  10. Avatar de Márcio
    Márcio

    Sou do Concelho de Nordeste, Ilha de São Miguel – Açores e tenho 2 antenas das 3 operadoras a 100 metros da minha casa, sou MEO e só tenho 3G, 4G nada desde sempre.

  11. Avatar de MM
    MM

    Boas. Santo antonio, achada, salga nao tem 4g apenas a vila tem pk é sede de concelho.

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nem rede da nos tenho em casa quanto mais 4g

  13. Avatar de AJ
    AJ

    Na minha zona tenho 4G da NOS e ADSL, que já fui cliente e fugi. Dizem que a ADSL agora está melhor mas desconheço valores. Neste momento se o serviço ADSL tiver qualidade e me consigam dar 20Mbps na maioria do tempo mudava já! Porquê!? Neste momento estou sobre o escrutíneo da famosa PUR – Política de Utilização Responsável. Para que serve ter uma ligação de 40Mbps, fixa , se de vez enquanto, numa altura pontual , fizermos um movimento de 200GB num mês e noutro ter feito 175GB. Certamento que não será um movimento baixo, mas também em pleno século 21 julgo tb não ser um exagero. Por isso cuidado com este tipo de acessos!