Jony Ive: a saída da Apple terá sido motivada pela conduta de Tim Cook

35 Comentários

Jony Ive deu a saber que abandonaria a Apple para fundar a sua própria empresa, ainda que tenha prometido continuar a trabalhar com a gigante de Cupertino. Assim, um dos pilares da era Jobs, segue um novo rumo e, de acordo com algumas fontes, isto deve-se à falta de entusiasmo de Tim Cook num ponto crucial.

Segundo a nova narrativa, Ive já estava a traçar este rumo há vários anos…

Apple Tim Cook Jony Ive iPhone


Com efeito, há uma nova narrativa a ser tecida em torno destes dois nomes de peso. De acordo com a mesma, a efeméride noticiada há alguns dias terá sido fruto de uma crescente tensão dentro da Apple. Mais concretamente, o gradual desinteresse no design e foco, sobretudo, nas operações e vendas.

Jony Ive colaborou durante 30 anos com a Apple

O relato é avançado pelo The Wall Street Journal que nos retrata várias das tensões no seio de Cupertino. Em boa verdade, um “drama” que terá começado com a criação e design do iPhone X. O iPhone que comemorou a primeira década do produto mais bem-sucedido da empresa atualmente liderada por Tim Cook.

A maçã com revestimento dourado, mas com problemas perfeitamente humanos. Assim aponta também a Bloomberg, na sua peça, com mais pistas sobre o caso. De acordo com a mesma, a presença de Jony Ive na sede da Apple era cada vez mais rara, fruto de um crescente ressentimento com as decisões de Tim Cook.

 

A saída de Ive causou alguns temores junto dos investidores, não fosse ele um dos pilares e rostos da empresa de Cupertino. No entanto, o caso remonta aos anos de criação do iPhone X, ou até mesmo ao lançamento do Apple Watch em 2015, evento a que Ive não compareceu. Agora, começamos a ver as motivações.

Tim Cook lidera uma empresa focada em resultados

Jony Ive pertencia a uma empresa que primava pela inovação. Entretanto, a mesma passou a ser focada nos resultados (e estes têm aparecido ano após ano). Mesmo assim, o desgaste na motivação de Ive em permanecer na empresa atingiu níveis críticos, sobretudo a partir do lançamento do iPhone X.

Atentando na narrativa do WSJ, vemos 6 motivações principais. Em primeiro lugar, Jony Ive estava desmotivado pela falta de interesse de Tim Cook no processo de design e desenvolvimento do produto. Cook queria resultados e a forma como estes são obtidos é uma nota de rodapé.

https://twitter.com/antoniofonseca/status/1145122819728138240

Ainda de acordo com a mesma fonte, em algumas instâncias, Cook estaria a olhar pela primeira vez para os produtos após o seu lançamento. Ao propósito temos a foto de topo, no artigo, com o novo computador da tecnológica de Cupertino. Naturalmente, para a motivação do designer, não existe pior incentivo.

Em segundo lugar, Jony Ive ter-se-á sentido cada vez mais frustrado com a mudança no painel de administração da Apple. Aí, estariam presentes mais e mais diretores oriundos de áreas não centrais da empresa, ou não diretamente relacionadas.

Em terceiro lugar, a Apple trabalhará com a nova empresa de Jony Ive. Ao propósito, é referida uma quantia que ascende aos milhões de dólares anuais. Assim, “LoveFrom”, continuará a providenciar as soluções necessárias para a empresa responsável pelo iPhone.

Acessórios de moda, o iPhone e sobretudo o Apple Watch

Seguindo a lista com os principais destaques, Jony Ive terá discordado da colocação do Apple Watch como uma simples extensão do iPhone. Para Ive, o Watch deveria ser um produto de luxo e acessório de moda. E, ainda que fosse atingido um consenso, com a versão base do relógio a ser “a extensão” do iPhone, ao passo que a versão de topo, a Watch Edition, era orientada para o mercado de luxo, a cisão estava feita.

Como resultado, Ive não compareceu na apresentação do produto. Vale apontar que a versão de topo, em parceria com a Hermès, não foi um sucesso de vendas. Ainde de acordo com o WSJ, a visão de Ive não triunfou, com milhares de unidades a ficarem paradas nos armazéns.

Pouco depois, Jony Ive seria promovido a responsável máximo pelo design. Uma promoção que veio reconhecer o seu desejo em afastar-se das tarefas diárias de gestão e administração. De acordo com a fonte, Ive precisava de “tempo e espaço para pensar”. Entretanto, esta tendência foi-se mantendo no seio da Apple.

 

 

Ao mesmo tempo, a equipa de design continua a trabalhar no desenvolvimento dos óculos de RA (realidade aumentada). Um produto que traria cartões visuais, bem como mensagens e até mesmo mapas. Tudo isto num novo produto que continua a ser remetido para o fim da lista de prioridades.

“Tempo e espaço para pensar” após o lançamento do Apple Watch

Por fim, temos o AirPower. O produto da Apple que nunca chegou a carregar um iPhone. Aliás, de acordo com os engenheiros da empresa a base de carregamento limitava-se a aquecer as moedas e outros itens que se colocasse em cima. A energia dissipava-se em calor e não conseguia carregar o iPhone, AirPods, etc.

Em suma, Jony Ive sentia-se desvalorizado na empresa. Fruto de uma inclinação de Tim Cook para os resultados, em detrimento do processo como estes eram obtidos. Agora, cada qual seguirá o seu rumo, ainda que continuem a colaborar.

A narrativa de Jony Ive resume as frustrações do meio artístico, concorda?

 

E agora Apple? Jony Ive vai abandonar a gigante de Cupertino

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    Claro que foi! O Tim Cook queria os dispositivos da apple com 7 cores cada um!

  2. Avatar de Pedro Rebelo
    Pedro Rebelo

    Toda a gente critica o design da apple que não inova, que não faz nada de novo, que faz raladores de queijo….

    Se calhar foi o melhor para a apple assim podem contratar alguém que tenha ideias novas… hehheh

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Não percebeste nada do artigo, pois não?
      O Ive aparentemente já não contribuí positivamente para as criações da Apple há uns valentes anos porque o Tim Apple não quer saber de inovações, quer apenas dinheiro.

    2. Avatar de Sxac
      Sxac

      Quando perceber que um produto totalmente novo é mostrado ao público uns 2 ou 3 anos após o início a sua concepção, perceberá que esse comentário é…

    3. Avatar de Pedro Rebelo
      Pedro Rebelo

      é a minha opinião… não gostam não leiam…

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Uma opinião é sempre subjectiva e pode ser criticada ou refutada ou resultar noutras opinoes. Se não gostas não escrevas

      2. Avatar de Dc
        Dc

        E a tua opinião poder ser criticada/debatida, visto que isto é uma democracia.

        1. Avatar de sujeito
          sujeito

          Democracia nao tem nada a ver com isso.

      3. Avatar de IDroid
        IDroid

        As opiniões não estão certas nem erradas, mas criticam-se.

        E se não lemos como é que podemos saber se vamos gostar ou não? E esta,heim?

  3. Avatar de PC
    PC

    O processo de desagregação da Apple em curso. Se o Steve Jobs cá voltasse, morria de susto. Passámos de uma empresa de culto do produto a uma empresa de culto do dinheiro, ou, como diz o artigo, de resultados.
    Até pode ser boa estratégia a curto prazo, mas no longo prazo, será o fim da empresa. Capitalismo no seu melhor.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      +1

      O habitual hoje em dia nos EUA e Europa

  4. Avatar de Cortano
    Cortano

    Esta saída e possíveis motivos só confirmam o que muita gente diz há anos, a Apple perdeu inovação após a morte do Jobs e que o Tim Cook é outro Balmer.

    Felizmente o Balmer saiu da Microsoft na altura certa… será que o Tim Apple sairá a tempo da Apple?

    1. Avatar de sujeito
      sujeito

      Exceto que a situacao ‘e completamente inversa e portanto nao faz sentido o que estas a dizer.

  5. Avatar de Cortano
    Cortano

    Para o AirPower tenho solução:
    Vender como base de aquecimento de canecas de café ou chá.
    Com o logotipo da Apple podem vender na mesma a 200€ que os iSheeps compram.

  6. Avatar de Tim
    Tim

    Se isto for verdade, entao ainda bem que saiu. O parolo queria que o Apple Watch não fosse um acessorio de moda!!! Lol, mas alguem ia andar com uma porcaria tecnologica no pulso se não fosse minimamente bonita e tendy? Epa Ive dedica-te à pesca.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Não percebeste nada do que está escrito pois não?
      Não consegues perceber é apenas uma questão de marketing e que o Tim Cook resolveu catalogar o reolgio como artigo de luxo e isso fez com que não vendesse?

      1. Avatar de Tim
        Tim

        Que não vendesse? Ahahahah
        O Apple Watch domina completamente o seguemento e é um enorme sucesso.

        1. Avatar de BC
          BC

          Continuas a dar razão ao Cortano: Não percebeste o que está escrito.
          Acessório de moda, refere-se ao Apple Watch Edition, que era caríssimo. O Tim queria entrar nesse segmento, e falhou redondamente como o Ive preveu.
          O Apple Watch normal, isso sim, é um sucesso, mas não é a esse que o artigo se refere.

          1. Avatar de Fixe
            Fixe

            É ao contrário: o segmento do Apple Watch de luxo que existiu e deu bota era o preferido por Jony Ive.
            O que vingou foi o a preços normais. Atualmente um em cada três smartwatch vendido é Apple.

        2. Avatar de Cortano
          Cortano

          Antes de comentares artigos ou respostas dos outros, ao menos lê o artigo primeiro.

        3. Avatar de Pedro
          Pedro

          Que segmento? Dos smartwatches? Tem juízo. Neste momento a Samsung e outra empresa chinesa dominam o mercado dos smartwatches. O relógio deles está em declínio desde o início do ano.

          1. Avatar de Tim
            Tim

            Ahahahahhahahahaahhaahah

      2. Avatar de Pedro Rebelo
        Pedro Rebelo

        Não vende nada…

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Exatamente um autêntico parolo e sem conhecimento nenhum da coisa. Pode ser que um dia aprenda a desenhar um produto de sucesso

  7. Avatar de Vasco
    Vasco

    São dois monstros. Um o CEO de uma multinacional de peso, outro um designer industrial ligado a uma multinacional de peso. Nada mais natural que caminhem cada um para o seu lado, se os objectivos não são coincidentes. É a vida. Nunca tive o fetiche “Apple” na vida, mas reconheço a superioridade tradicional dos seus produtos em termos de design, mas isso por si só não chega nos mercados globais que são o âmbito de actuação da Apple. Empresas abrem, crescem, entram em declínio, abrem outras, etc. É assim o mundo capitalista em que vivemos, que dá a todos a oportunidade de serem diferentes e ganhar ou perder dinheiro com isso. Bem longe do cinzentismo socialista, a isto chama-se diversidade e liberdade, sendo algo intrinsecamente espectacular. Bons voos.

  8. Avatar de Ze Carlos N
    Ze Carlos N

    A Apple cada vez mais como a Inditex.

  9. Avatar de Fixe
    Fixe

    “Assim aponta também a Bloomberg [link] na sua peça, com mais pistas sobre o caso. De acordo com a mesma, a presença de Jony Ive na sede da Apple era cada vez mais rara, fruto de um crescente ressentimento com as decisões de Tim Cook”

    Aonde é que a Bloomberg diz isso? Por*a, não inventem. Se querem inventar não ponham o link 😉

    1. Avatar de Rui Bacelar

      “Ive still only came to the office a couple of days a week, with many meetings shifting to San Francisco, according the people familiar with the matter. ” ex vi Bloomberg, com a restante peça a ser fundamentada também na publicação do WSJ. Inventar? Só nos comentários.

      1. Avatar de Fixo
        Fixo

        Faz-te desentendido 😉
        Onde é que está: “fruto de um crescente ressentimento com as decisões de Tim Cook”?

        1. Avatar de Rui Bacelar

          Pelo contrário, o que digo acima, é fruto também da peça do WSJ. É preciso fazer uma interpretação do que se lê, comparar e cruzar fontes. Só no fim, se produz algo que não seja mera transcrição.
          Escrevi essa frase, não só pelo que diz uma fonte, mas por tudo o que as demais também acrescentam. Aí, Cook representa a empresa e o seu “novo” rumo, algo que a meu ver terá sido a grande causa do afastamento. Várias fontes, um mesmo desfecho e causa.

      2. Avatar de Fixo
        Fixo

        O que diz o Bloomberg é:

        O que diz o Bloomberg”
        “Ive still only came to the office a couple of days a week, with many meetings shifting to San Francisco, according the people familiar with the matter. That helped him avoid the long commute from his home in the Pacific Heights district of the city to Apple’s headquarters in Cupertino, California. Ive sometimes met with his team at the homes of his employees, at hotels, or other venues. The design executive even set up an office and studio in San Francisco to do much of his work.”

  10. Avatar de Tony
    Tony

    “Ive also grew frustrated as Apple’s board became increasingly populated by directors with backgrounds in finance and operations rather than technology or other areas of the company’s core business.”

    O problema que quase todas as empresas portuguesas.

  11. Avatar de Tony
    Tony

    “Ive also grew frustrated as Apple’s board became increasingly populated by directors with backgrounds in finance and operations rather than technology or other areas of the company’s core business.”

    O problema de quase todas as empresas portuguesas (em especial as de IT).

  12. Avatar de Tiago
    Tiago

    Quando uma empresa tecnologica se vira mais para resultados e não para desenvolvimento dá nisto..
    Aproveitam se do culto que existe à volta da marca, como marca da moda, em que confiam de que toda a gente fã da marca irá sempre trocar de iPhone todos os anos, porque são viciados simplesmente, e modelo apos modelo a reter todas as inovaçoes para irem “espalhando-as” ano apos ano para fazerem durar a coisa…

    Como se admite que o iPad que saiu o ano passado conte com carregamento USB-C, e os novos iphones a preços exorbitantes ainda tenham carregamento lightning, carregamento esse que leva nos equipamentos topos de gama XS e XS MAX 3h a 3h e tal o seu total carregamento, estou só a dar um pequeno exemplo, mas foi o que fizeram tambem com os seus ecrans, quando já havia AMOLED’s e etc, a apple continuava a segurar os seus pessimos ecrans no que toca a brilho e qualidade mantendo para isso só a sua boa relaçao de resolução/pixel.
    Enfim… como diz o outro, “pode ser que se f*dam”.