Donald Trump quer banir a encriptação nas apps e comunicações

39 Comentários

Depois de toda a embrulhada que criou em torno da Huawei, o presidente Donald Trump parece ter um novo alvo. Desta vez olhou para dentro do seu país e pretende dedicar-se a acabar com a encriptação nas apps e comunicações.

É ainda uma ideia que está a ser maturada, mas que deverá ter já começado a ser discutida dentro da Casa Branca. Caso avance, será um sério golpe na privacidade e segurança dos dados dos utilizadores.

Donald Trump encriptação EUA serviços privacidade” width=

Não é nova ou desconhecida a vontade das autoridades americanas em eliminar a encriptação dos serviços de mensagens. Há já algum tempo que esta ideia circula em alguns dos serviços de segurança, como medida para aceder às conversas presentes nos equipamentos dos criminosos.

Donald Trump quer explorar o fim da encriptação

A maioria das empresas têm-se mostrado contra este principio, conseguindo manter esta ideia afastada. A ideia era simplesmente criar mecanismos para dar acesso a estas mensagens. Estes seriam sempre controlado pelas forças policiais.

Agora, e de acordo com fontes próximas deste tema, tiveram inicio conversas dentro do gabinete presidencial de Donald Trump. O presidente dos EUA terá chamado os líderes das principais agencias de segurança para discutir este tema e, quem sabe, colocá-lo em prática.

Donal Trump encriptação EUA serviços privacidade

Ao contrário do que acontecia até agora, a ideia de Donald Trump é impor este fim da encriptação. Para tal quer fazer aprovar uma lei. Desta forma todas as empresas seriam obrigadas a seguir esse caminho, ainda que apenas no território norte americano.

Será o fim da privacidade dos cidadãos dos EUA?

Não se sabe se a medida seria assente na criação de uma porta para acesso ou se seguiria outro caminho. A segunda alternativa, mais destrutiva, passaria pela abolição completa da encriptação nestes serviços. Resta então saber qual o caminho a ser seguido.

Esta parece ser principalmente mais uma tomada de posição complexa para Donal Trump e o seu gabinete. Vai abrir um precedente e uma porta para que sejam tomados abusos. Associado está também inegavelmente a recolha de informação de forma ilegal. Resta todavia saber como vai o congresso e as restantes entidades reagir a esta possível medida.

Ministro alemão quer aceder às mensagens cifradas do WhatsApp e outros serviços

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Mias um tiro nos pés… pelo menos, na minha óptica (que vale o que vale)… não sei se a nível empresarial isso resultará nalgum de muito bom… a ver vamos..

  2. Avatar de Samuel
    Samuel

    Mais uma porta que se abre para a saída do Tumpalhadas.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Esta tentativa americana já é antiga nada tem a ver com o Trump.

    1. Avatar de Redin
      Redin

      A antiga não mas a nova sim e é dessa que aqui se fala.
      Será que haverá reciprocidade ou é apenas para os outros. Ė que a CIA e FBI também lhes agrada ter privacidade nos sistemas que usam.

      1. Avatar de sujeito
        sujeito

        O que ele esta’ a dizer e’ que o Trump nao e’ o responsavel por esta vontade. E’ apenas um veiculo para a aplicar.

  4. Avatar de pedro
    pedro

    vindo deste sujeito, rejeito logo tudo! o maior cabeçudo que conheço ao cimo da terra.

    1. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      ha outro que ganha ao Trump, e fala a nossa lingua.

      1. Avatar de Gintoki Sakata
        Gintoki Sakata

        Bem, esse outro se chama Bolsonaro?

  5. Avatar de RPG
    RPG

    Impor uma coisa destas sim, torna os EUA muito mais seguros.. É isso e andarem com armas tipo óculos de sol.

  6. Avatar de Casuístico
    Casuístico

    Como foi dito acima por um leitor, esta tentativa de acabar com a privacidade não é mérito do atual presidente, Trump. Isto vem de longe, muito longe. Ótima semana a todos. Saudações.

    1. Avatar de Luís Martins
      Luís Martins

      Tem razão , ainda me lembro das proibições na década dos anos 80 do passado seculo nos EUA de usar a encriptação , bom ficaram sozinhos e o resto do planeta protegeu as comunicações e emails com encriptação . Agora os EUA de Trump querem copiar o que faz a ditadura Chinesa para controlar o povo, mas que raio de democracia é a Americana ? E com que direito está a banir a Huawei ? Pois os EUA querem violar a privacidade e a segurança das comunicações de forma impune tal já o faz z China.

  7. Avatar de nacho vidal
    nacho vidal

    A China está a papar os americanos e europeus na economia…Isto é o reflexo dos fracos políticos que temos vindo a ter tanto na América como na Europa.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Por isso é que a economia dos EUA é só a #1 mundial…

      1. Avatar de BC
        BC

        E logo atrás vem a China, a morder os calcanhares aos EUA cada vez mais rápido…

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Com salários de miséria e sem qq proteção social aos trabalhadores é mt fácil ter Pibs elevados. Mas o Pib per capita de cada chinês é no mínimo vergonhoso!!
          Avante para alguns camaradas, estão no caminho certo!!

      2. Avatar de sujeito
        sujeito

        David, nao sei que metricas sao essas mas a economia dos EUA e’ tudo menos numero 1 mundial.

        1. Avatar de Hugo Nabais
          Hugo Nabais

          2019:
          1º GDP USA: 21 US Trillions
          2º GDP CHINA: 14 US Trillions
          3º GDP JAPAN: 5 US Trillions

          “At the top of the list is the United States of America, which according to Investopedia, has been at the head of the table going all the way back to 1871. However, as has been the case for a good few years now, China is gaining on the U.S., with some even claiming that China has already overtaken the U.S. as the world’s Number 1 economy.
          Nonetheless, going by nominal GDP measured in U.S. dollars alone, the U.S. maintains its spot followed by China and Japan.”

    2. Avatar de comunas
      comunas

      Exacto.. Porque os políticos chineses são claramente o exemplo a seguir

    3. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      Comunismo e mao de obra super barata é o caminho portanto!
      Ok…

  8. Avatar de Informatico Amador
    Informatico Amador

    O que o Trump quer, é o que todos os governos querem, mesmo na Europa. Ao contrário dele, que põe as cartas na mesa, os outros fazem-no pela calada e se apanhados, rolam as habituais “cabeças dispensáveis”. O que deve significar que se isto for implementado nos EUA, quem usar produtos americanos mesmo na Europa, desengane-se se pensa que tem alguma privacidade ou secretismo.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Exatamente, a diferença é que ele é mais descarado e disse-o abertamente, os outros tentam encapotar a coisa.

      1. Avatar de BC
        BC

        E isso faz com que seja melhor? “O Trump quer acabar com a privacidade de todos, mas ao menos diz frontalmente! Palmas ao Sr Presidente!”

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Muitas das ditaduras tambem o fazem á descarada, quer dizer que tambem sao sitios porreiros?

  9. Avatar de Áquila Freitas
    Áquila Freitas

    Isso me parece mais uma jogada estatista, principalmente dos de tendencia à esquerda que gostam de meter o governo em tudo, algo Democrata do que Republicano. A fonte não diz mentiras, mas também não diz verdades. É só para deixarem os leitores de títulos a “lerem o que quiserem” com a foto do Trump abaixo.

    1. Avatar de SergioFerreira
      SergioFerreira

      +1

  10. Avatar de Fernando
    Fernando

    Estou mais preocupado com a censura feita pela google e pelo Facebook, com critérios ideológicos altamente discutíveis. Se calhar, quem pratica a censura é quem está preocupado com desencriptação dos dados.

    1. Avatar de Kabindas
      Kabindas

      Tambem concordo, até porque a “privacidade” é uma ilusão.

  11. Avatar de Tim
    Tim

    Ahahah boa sorte. Telegram não cede a imposições. Os servidores são na Suíça e Alemanha.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Telegram é russo, eles nao estao minimamente preocupados com o que o Trump quer. Na pior das hipoteses bloqueam o service para aqueles lados.

  12. Avatar de int3
    int3

    Boa, assim é fácil um criminoso interceptar dados pessoais das vitimas 🙂 Excelente escolha!!!!

  13. Avatar de Pauloj
    Pauloj

    Pensa-va eu que so sofria de TDS era o povo dos states mas dios mio pelo artigo e por grande parte dos comentarios encontra-se aqui muita boa gente a sofrer deTDS!

    TDS e real procurem ajuda de certeza que o nosso querido lider costa ja criou um subsidio qualquer para ajudar sjw que sofrem de TDS!

    TDS – sjw just search on duckduckgo pleo seu significado

  14. Avatar de Paulo L
    Paulo L

    Assim em nome da segurança, acaba-se com privacidade, e já que temos acesso vasculhamos o resto.

    E porque parar por aí, depois coloca-se filtros na internet, porque se não podem aceder a certa informação, não aprendem construir bombas, todos ficamos mais seguros, e já que se tem filtro há certa informação que o melhor é não poder aceder.

    E aos poucos se vai tirando a privacidade, informação e consequentemente a democracia, porque uma sociedade ignorante, é ainda mais fácil de manipular.
    O exemplo de como as eleições sofreram influências externas e de como Trump foi eleito ainda estão presentes, agora imaginem que se pode aceder ás mensagens? Saber o que cada um fala ou partilha!!
    A capacidade que o governo tem de obter informação para fazer chantagem com personalidades influentes, ou saber em primeira mão o que se fala e pensa, desta forma fazer campanha (ainda mais) direcionada às massas.

    Mas pronto, todos nós sentimos mais seguros.

  15. Avatar de Greenshines
    Greenshines

    Tem medo que o dele não seja suficiente seguro mas os dos outro que se f0…@m LOOOOL
    Este gajo já era banido da face do universo 😛

  16. Avatar de daniel
    daniel

    Se acontecer, coisa que duvido, era giro ele ser a primeira vitima ao ser caçado nas suas falcatruas das proximas eleições por falta de encriptação|!
    Era um balde karma pela cabeça a baixo! 🙂

  17. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Não deixa de ser curioso que os trafulhas estejam sempre a arranjar mais e mais lenha para se queimarem. Já cá em Portugal foi a mesma coisa… aprovar leis para ser mais e mais fácil de ouvir as conversas de todos, e quem se tramou logo em primeiro lugar? Aqueles que andaram a pressionar para tal ou os amigos/ conhecidos destes.

    Toda a gente tem direito à segurança e privacidade das suas comunicações. Quantas vezes não são ditas coisas que se fosse ouvida e analisada por outros levaria imediatamente à prisão aqueles que disseram algo, simplesmente porque outros não compreendem conceitos como o desabafo, ou o mero protesto psicológico e coisas do género… algo que aquele que fala e aquele que o conhece e ouve compreende, mas que ouvido por terceiros poderá tomar todo um outro rumo de pensamentos a respeito de algo que nem deveriam estar a ouvir em primeiro lugar!

    E sim, muita gente partilha imensa coisa nas redes sociais, mas até muitas dessas pessoas andam repetidamente a relembrar os outro que não pensem que sabem tudo sobre elas, porque muitas coisas elas não partilham seja porque não querem, ou porque acham que não tem interesse… ou seja: mesmo que tende a partilhar imenso também gosta de ter controlo sobre aquilo que partilha… e de certo que também não gostaria que muita coisa que faz, diz ou pensa fosse partilhada sem o seu consentimento. Logo o conceito de segurança e privacidade também é normalmente apoiado na prática por tais pessoas mesmo que digam o oposto.

  18. Avatar de goolo
    goolo

    está mais que na altura de meter o tumpas de lá para fora, que o homem não dá uma para caixa…

  19. Avatar de PGomes
    PGomes

    Fascismo, obrigado, mas não obrigado.

  20. Avatar de sakura
    sakura

    Pois, as Backdoors da NSA não são validas nos huawei lol.
    Sim a IA muda algumas “”coisas”” nada como usar uma rede neural (NPU). Para quem(o idiota do trump) não acredita no “cambio climático” esta muito bem informado…..

  21. Avatar de Buckethead, O Grande, O Incrível, O Terrível
    Buckethead, O Grande, O Incrível, O Terrível

    Boas, o Trump realmente tem uma característica bastante rara nos políticos ocidentais…É um tipo que diz ao que vem, o que quer, e que quando algo está mal, algo tem que ser feito para corrigir.
    Os políticos ocidentais não são assim, não dizem nada verdadeiro, é mentiras atrás de mentiras, é só artimanhas de falinhas mansas e não fazem nada para resolver os problemas do povo, aliás, até os potenciam.
    Escolher entre Trump, de um lado, e Costa, Juncker, Macron, May, Merkel, do outro… ora digam-me lá qual a vossa escolha?
    A minha há muito que está formada… Obrigado por pensarem como eu.
    Tomara eu que fosse ele o Presidente desta República das e dos Bananas e não o tira-selfies com criminosos….Haja vergonha na cara.