Aprenda a usar o Signal no Desktop para troca segura de mensagens

16 Comentários

Um dos serviços de mensagens que se destaca no campo da privacidade é o Signal. A privacidade é hoje um requisito fundamental nos serviços que existem para troca de mensagens como exemplo o Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram, Google Allo, entre outros.

O Signal tem app para Android e iOS e também funciona no Desktop. Saibam como usar.

Aprenda a usar o Signal no Desktop para troca segura de mensagens


Quando se fala em segurança nas comunicações, as opções não são muitas. Além do Telegram, o destaque vai também para a app Signal, que pertence à Open Whisper Systems e foi considerada, em 2017, a app mais importante e segura para troca de mensagens. Esta app está disponível para iOS e Android e também para o Desktop. O Signal usa simplesmente o número do cartão SIM do smartphone e os contactos que temos registados. Não há logins separados, usernames, password, pins, etc.

A app Signal cifra as comunicações durante a troca de mensagens com a particularidade das chaves usadas ficarem do lado dos clientes, o que impossibilita a leitura de mensagens pela empresa responsável pelo serviço.

Como usar o Signal no Desktop para troca segura de mensagens

Ter o Signal a funcionar no Desktop é relativamente simples. Para tal basta instalar a app no Desktop (PC ou MAC) e depois ler o QR gerado pela app no smartphone.

Aprenda a usar o Signal no Desktop para troca segura de mensagens

Do lado do smartphone basta carregar no botão do lado esquerdo com o símbolo T e aceder a Dispositivos associados. Depois é só carregar em Associar um novo dispositivo e digitalizar o respetivo código QR.

Usar o Signal no Desktop é extremamente fácil e também seguro. Este serviço tem ganho milhares de utilizadores em todo o mundo, pelo facto de garantir segurança total nas comunicações. Se nunca experimentaram, aqui está um bom momento para o fazer. Ao contrário de outros serviços do mesmo segmento, o Signal não oferece muitas funcionalidades, apostando fortemente na segurança.

Leia também…

Dica Signal: Saiba como destruir automaticamente mensagens

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tim
    Tim

    Não há nada melhor que as Secret Chats do Telegram.
    A ultima actualização está incrível com os grupos/chats por localização. Para falarmos com aquela pessoa que não conhecemos no café onde estamos, ou para um evento qualquer que queremos reunir todos os participantes! Ou para uma revolução! 🙂
    E aquele novo ícone preto está de babar.

    E há apps para todas as plataformas. Desktop: https://desktop.telegram.org/

    1. Avatar de Tim
      Tim

      Uma Secret Chat fica apenas no smartphone que a abre. E se fizermos log out, desaparece.
      E podemos sempre eliminar todo o histórico de todos os aparelhos envolvidos na conversa. Mais nenhuma app permite isto.
      Só confio no Telegram por isto.

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        … apesar de gostar nunca se deve confiar totalmente numa app

      2. Avatar de jonhy
        jonhy

        O telegram diz “Cloud-Based: Telegram lets you access your messages from multiple devices.” se está na cloud pode ser hackeado

        1. Avatar de Tim
          Tim

          As Secret Chats não estão na cloud.

    2. Avatar de Carlos Costa
      Carlos Costa

      O Telegram NÃO é seguro. leva imensas criticas sobre isso. chats de grupo NÃO são cifrados E2E!

  2. Avatar de LSousa
    LSousa

    E dá para não fazer um printscreen de uma conversa secreta nesse Secret Chat?

    1. Avatar de Tim
      Tim

      Não, mas a partir do momento em que os chats são completamente editáveis e passiveis de serem apagados totalmente, nenhum printscreen prova nada!
      É impossível tu provares o que quer que seja com um print do Telegram. Eu posso apagar e editar selectivamente qualquer chat.
      É de genio esta abordagem.

  3. Avatar de Fernando Neto
    Fernando Neto

    No Brasil todas as conversas de um Juiz Federal e sua equipe pelo Telegram a anos atrás estão sendo publicadas na imprensa por um hacker russo. Pesquisem ……

    1. Avatar de Tim
      Tim

      Ninguém consegue fazer nada contra a estupidez.
      O juiz foi estupido.
      Não usou as secret chats nem usava 2FA.
      O hacker roubou-lhe o SIM e acedeu à conta dele. Simples.
      Nada que ver com o Telegram.

      Se ele tivesse usado 2FA o hacker já não acedia
      Se ele tivesse usado as Secret Chats, o hacker mesmo que tivesse acesso à conta, não via estes chats.
      Se usasse as duas tecnologias juntas (2FA e Secret Chats) e hacker ficava a ver navios!

  4. Avatar de rui
    rui

    Até gosto do Signal, mas não o uso porque não permite enviar uma foto para duas ou mais pessoas ao mesmo tempo. O telegram é num instante.

  5. Avatar de Buckethead, O Grande, O Incrível, O Terrível
    Buckethead, O Grande, O Incrível, O Terrível

    Esqueçam Signal e Telegram.
    Melhor protocolo é o XMPP/Converstions, com encriptação OMEMO ou OpenPGP.
    O único em que confio não sendo XMPP é o Wickr, tudo o resto são tretas…

    1. Avatar de Tuaregue
      Tuaregue

      o grandioso gchat qd apareceu era em cima do xmpp, depois fizeram como a Apple pegaram no xmpp alteraram e fecharam o protocolo.

  6. Avatar de Miguel F.
    Miguel F.

    Gosto e uso o signal, mas não recomendo a versão de desktop a não ser que tenham o disco cifrado (com o bitlocker, ou o veracrypt, ou eCryptfs), porque a chave que protege as mensagens fica gravada no disco. Em linux fica guardada neste ficheiro: ~/.config/Signal/config.json
    No WhatsApp isto já não acontece, porque é baseado na Web e requer o telemóvel para fazer a autenticação.

    Embora não tenha estes detalhes todos, recomendo este site para compararem a segurança das aplicações de mensagens seguras: https://www.securemessagingapps.com/

  7. Avatar de Marco
    Marco

    Mas só funciona a app para Desktop em 64bit, quem tiver 32bit como é o meu caso chapéu, tentei instalar na 6a feira dava erro e a mensagem dizia que era necessário ter 64bit… ou existe alternativa?
    Se existir e puderem deixar o link agradecia, e dava cá um jeitasso :)!

  8. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A única aplicação de mensagens que gosto de momento é o Threema.
    A segurança depende dos dispositivos onde está instalada, mas pelo menos tudo o que se envia e recebe por ele é sempre cifrado e autenticado ponto-a-ponto.

    Não recomendo utilizar a função “grupos”, porque acho que ainda utilizam um mecanismo que permite a terceiros em algumas circunstâncias entrarem nos mesmos… o mesmo com a maior parte das outras aplicações do género mais conhecidas. Criaram tal funcionalidade antes de começarem na comunidade académica (?) a investigar a segurança dos grupos neste tipo de aplicações, e só mais recentemente começaram a arranjar protocolos mais seguros para isto que só uma ou outra aplicação utiliza.

    O Threema utiliza o seu próprio identificador (Chave pública/ privada) e por isso pode funcionar em smartphones/ tablets/ computadores e não necessita de número telefone e/ ou endereço de e-mail (embora peça, se ignorarem não volta a solicitar mais tal informação). É pago (pagamento único).